COM A MAGIA DE VALDIVIA

Raphael Veiga volta e brilha como o ídolo El Mago em mais uma vitória sobre “eles”

Meus amigos.

Contra fatos não há argumentos. Por isso, afirmo sem hesitar: nos últimos tempos, o time “deles” tem sido uma dos nossos maiores fregueses. Afinal, nos últimos 10 derby’s, vencemos nada menos do que seis, empatamos três e perdemos apenas um. Além disso, marcamos 20 gols e sofremos somente 10. Outra coisa: vale lembrar que nestes jogos atuamos só quatro vezes em casa, já que cinco clássicos aconteceram no Entulhão e um em campo neutro – a Arena Barueri. Todos estes números, somados a todos os demais que envolvem este grande encontro, ampliam ainda mais a nossa vantagem sobre eles que, hoje, é de quatro vitórias (134 a 130) e de 46 gols (538 a 492).

Por que decidi abrir esta crônica pós-jogo com tantos números? Elementar, prezado palmeirense: por que o derby deste sábado pouco valeu em termos de classificação do Campeonato Brasileiro, já que a competição está apenas em sua terceira rodada. Mas é que quando temos pela frente nosso maior rival, vencer tem um sabor tão especial quanto se significasse a conquista de mais um título. 

Assim, explica-se minha alegria ao ganhar “deles” mais uma vez. Aliás, ela só não foi maior do que ver Raphael Veiga comemorar seu gol repetindo o famoso “chororô” de Valdivia em 2 de março de 2008, quando “El Mago” fez o único gol do clássico disputado no Morumbi. Homenagear aquele que, apesar de todas as polêmicas que criou, foi um dos maiores craques que vestiram a nossa camisa, foi mais um golaço que Veiga marcou pelo Palmeiras.

Ah, se Valdivia ainda estivesse jogando com a nossa camisa 10…

WEVERTON – REGULAR
NOTA 5

Não fez uma única defesa em todo o jogo, e só levou o gol devido à baixíssima qualidade de Piquerez.

MAYKE – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Se no primeiro tempo marcou com enorme facilidade o tal de Romero, na etapa final teve um trabalho dos infernos com Róger Guedes. Correu tanto atrás dop ponta corintiano que nem consegui ficar até o fim. 

GUSTAVO GÓMEZ – BOM
NOTA 6

Viveu uma noite molezinha, já que sua missão foi anular o já nulo – e há muito tempo – Yuri Alberto. Mas foi bem nos desarmes.

MURILO – ÓTIMO
NOTA 7

Depois do vexame que deu no Maracanã, hoje foi um dos nossos destaques. Marcou um golaço de cabeça, acertando o ângulo esquerdo, e ainda esteve bem demais nas antecipações. 

PIQUEREZ – MUITO RUIM
NOTA 4

Normalmente, um gol contra acontece por infelicidade ou, então, por desatenção de quem o comete. Mas o cara aí de cima é tão ruim de bola que somente ele conseguiu marcar um gol contra por total falta de condições técnicas. Se eu sou o Weverton, dou um soco bem no meio do nariz deste cidadão. Mas, não tem jeito: enquanto Abel Ferreira for o nosso treinador, ele será o titular.

ZÉ RAFAEL -  MUITO BOM
NOTA 6,5

Contando hoje com uma ajuda mais efetiva de Gabriel Menino na marcação e se alternando com ele na função de segundo volante, destacou-se bem mais do que em partidas anteriores.

GABRIEL MENINO – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Como disse acima, neste derby atuou um pouco mais atrás e, por isso, apareceu menos em campo. Mas taticamente foi muito importante.

RAFAEL VEIGA – EXCELENTE
NOTA 8

Nem parecia que havia ficado fora do time por cinco partidas. Voltou jogando o fino, colocando a bola na cabeça de Murilo no primeiro gol e marcando o segundo após insistir num lance quase perdido. Jogou tanto que o coitado do Fausto Vera foi sacado ainda no primeiro tempo, de tão tonto que estava ao tentar marcá-lo. Mas seu ato mais brilhante foi comemorar o seu gol homenageando um dos maiores craques que já vestiram a camisa do Palmeiras: Valdivia.

ARTUR – MUITO BOM
NOTA 6,5

Gostei bastante de sua atuação. Ofensivamente, criou ótimos lances individuais e deu importantes passes e lançamentos. No aspecto defensivo, voltou bastante para ajudar na marcação a Róger Guedes na etapa final.

RONY – RUIM
NOTA 4,5

Seria um exagero dizer que ele atrapalhou, mas também não exagero quando digo que em nada ajudou. Hoje, pareceu mais uma barata tonta tentando interceptar a saída de bola “deles”. Foi engolido por Gil e não fez uma única jogada individual.

DUDU – ÓTIMO
NOTA 7,5

Mais uma vez, cresceu em um jogo grande. Infernizou o improvisado Du Queiroz o jogo todo, com dribles desconcertantes e jogadas de alta qualidade. Foi o autor do passe para o gol de Veiga e ainda deu uma grande força na marcação.

ABEL FERREIRA – MUITO BOM
NOTA 6,5

Hoje o nosso português foi muito bem, obrigado. Primeiro, não inventou na escalação inicial e mandou a campo aquilo que o Palmeiras tinha de melhor para este jogo, inclusive promovendo a volta de Raphael Veiga. Em seguida, orientou o time a pressionar desde o começo, o que resultou na abertura do placar logo aos 15 minutos. Aproveitando-se do retorno do nosso melhor armador, determinou que Gabriel Menino e Zé Rafael revezassem na funções de primeiro e de segundo volantes, o que fortaleceu nossa marcação no setor e gerou maior presença ofensiva na intermediária de ataque. Nas substituições, demorou um pouco para sacar Rony, que em campo era um zero à esquerda, mas percebeu rápido que RV estava cansado e também o trocou. Só lamento ter recebido mais um cartão amarelo, o que prova que neste quesito Abel Ferreira é mesmo um caso perdido. 

JHON JHON – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Entrou bem e deu até mais poder ofensivo ao time, oscilando entre o meio e a ponta direita. Só não fez um golaço porque Cássio operou mais um de seus conhecidos milagres. 

RAFAEL NAVARRO – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Teve uma enorme falta de sorte ao, na primeira vez que tocou na bola, acertar o travessão. Depois, perdeu boa chance em um contra-ataque por não tocar a bola e realizou ótima jogada individual já no fim da partida. E quase causa uma grande confusão ao dar um chapéu em Giuliano quando o jogo já estava parado.

GARCIA – REGULAR
NOTA 5

Deu sorte ao entrar somente aos 24 do segundo tempo, quando Róger Guedes já estava bem cansado. Não comprometeu.

GIOVANI – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 12 minutos, sem tempo para ser analisado.

RICHARD RÍOS – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 12 minutos, sem tempo para ser analisado.

FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

18 Responses to COM A MAGIA DE VALDIVIA

  1. Revendo o gol deles com calma, falha do Weverton também, bola foi desviada pelo Piquerez mas veio fraca e totalmente defensável. Goleiro tem que estar atento.

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Ed.

      Mas nunca que um goleiro vai esperar uma grossura tão grande de um profissional. Mesmo sendo este o Piquerez.

      Abs.

  2. José Aparecido - Mogi das Cruzes

    Bom dia a todos!
    Ganhar é bom e ganhar deles é muitíssimo mais que bão.
    Apesar que poderia ser melhor.
    Os caras não viram a cor da bola no 1 tempo.
    No 2 tempo poderíamos ter tomado o empate de bobeira.
    Caro Trevisan, não entendo pq o Portuga não colocou o Endrik.
    O muleke foi bem em quase todos os clássicos.
    Creio que eu e milhões de Palmeirenses queria o Endrik nesse jogo. Ele gosta de fazer gols neles.
    Oque pode estar acontecendo?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Zé.

      Também queria ver o menino, pelo menos por alguns minutos, jogando contra “eles” pela primeira vez no profissional.

      Creio que a escolha por Navarro se deveu ao fato deste ser mais alto e mais forte, o que poderia dar mais chances ao nosso time me bolas cruzadas. Aliás, no primeior lance de RN ele acertou o travessão após uma linda cabeçada.

      Abs.

      • José Aparecido - Mogi das Cruzes

        Permita-me te corrigir.
        O Endrik já jogou contra eles no profissional.
        Foi ainda este ano no paulistão naquele 2×2 no entulhão.
        Aliás o muleque deu um sufoco danado no fagner e cia. E também não entendi o Portuga ter ele daquele jogo

  3. Vamos falar 1° dos marginais sem n°.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Depois de + 1 derrota e passar 1 semana num verdadeiro INFERNO, de chegar ao ponto das princesinhas do time feminino fazer 1 manifesto contra o técnico do time masculino e não é que os dirigentes super incompetentes estão a beira de contratar o novo técnico do time masculino por ele ser ATIVISTA de causas feministas, sociais, etc.. , não podemos mencionar NADA além disto !!!!!
    É só alegria pra nós minha gente. !!!!!

    Vamos falar agora das coisas do Palestra !!!!
    Ver Rony jogar partidas com o braço quebrado e jogador do Palmeiras homenagear o pseudo mago Valdivia o maior CHINELINHO Chileno da História do Departamento MÉDICO do Palmeiras, me obriga a terminar o comentário, somando_se o INFERNO dos marginais sem numero + homenagem ao chinelinho chileno, da seguinte forma_
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      O que está acontecendo no time “deles” expliquei em minha coluna no portal Futebol em Rede da semana passada. Caso tenha curiosidade, segue o link: https://www.futebolemrede.com.br/post/a-democracia-e-a-%C3%A1gua

      Quanto a Valdivia, respeito sua opinião e até concordo em parte com ela no que diz respeito ao profissionalismo do ex-atleta. Mas em relação ao talento do ex-jogador não cabe discussão.

      Abs.

  4. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, boa vitória que a magia do Valdivia continue, pena que no segundo tempo tiraram o pé.

    Agora rumo as alturas na Libertadores na próxima quarta-feira, bom feriado.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Ter um jogador com a metade da qualidade técnica mas com o dobro da entrega de Valdivia tornaria o Palmeiras quase imbatível.

      Mas me permita uma correção: o jogo contra o Barcelona/EQ será em Guaiaquil/EQ, que fica ao nível do mar. Portanto, não há altitude.

      Abs.

  5. Boa tarde, Márcio.

    O Verdão dominou o derby. Pessoalmente, pensei que seria uns 4 a 0, mas o Piquerez resolveu aprontar uma que não tem explicação. Acho que se ele tentar cortar a bola em uma mesma jogada mil vezes, ele não acerta o gol de novo.

    Eu costumo não opinar em suas avaliações dos jogadores, mas achei o Artur meia boca ontem. Todas as vezes que a bola chegava nele, a jogada morria. Demonstrou vontade e teve boa participação no segundo gol, mas para mim foi só.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      O que o Piquerez aprontou tem, sim, explicação: a ruindade dele.

      Quanto à nota e à avaliação do Artur, esteja à vontade para opinar e, se for o caso, discordar.

      Como vc bem sabe, o espaço aqui é sempre democrático.

      Abs.

  6. Previsão de tempo bom e ensolarado no Palmeiras por muito tempo.
    Quem viveu os tempos de nuvens pesadas e tempestades tem que aproveitar muito o Sol e curtir bastante…rs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ed.

      Cara, você tem razão. O que a gente já torceu pra jogador ruim é algo inacreditável.

      Só para você e todos os demais “matarem as saudades”, segue a equipe-base de 2010: Deola; Figueroa, Léo, Danilo e Armero; Pierre, Márcio Araújo, Tinga e Lincoln; Ewerthon e Robert.

      Abs.

  7. Marcos Alvim

    Prezado Trevisan e amigos

    O jogo estava 2×0 e o time deles achando que iam tomar de 4, 5 ,6 estávamos sobrando em campo , aí chega aquele momento odioso que sempre acontece , ” tirar o pe” isto porque estava apenas 2×0…..aí como apenas o Abel sabe fazer coneca tirar craques por cansaço….ou seja puro desprezo aos caras e todos vimos de um jogo que poderia ter sido 6×0 ganhamos no sufoco devido a sim um grau de soberba do Sr Abel Ferreira em tirar R Veiga e da incrível teimosia de manter este ridículo Piquerez que desde o primeiro tempo só errava

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Entendo sua frustração, pois de fato poderíamos ter obtido uma vitória bem mais expressiva.

      Porém, quanto à saída de RV, Abel acertou. Explico: além de voltar de um tempo inativo, que sempre pode ocasionar novas lesões musculares, teremos um jogo importantíssimo na quarta-feira e na longínqua Guaiaquil/EQ (eu já fui lá e demora uma vida pra chegar). Não podemos nem pensar em derrota nesta partida, e até mesmo um empate pode não ser um bom resultado.

      Daí precisarmos de todos os principais jogadores bem descansados.

      Abs.

  8. O Palmeiras já está em primeiro na tabela, ô alegria. E o super fluminense foi goleado pelo Fortaleza, hehehe, só alegria. Márcio, me desculpe a sinceridade mas em não concordava com vc sobre o Piquerez até ontem mas agora começo a mudar de opinião, ele realmente é bem cintura dura, tipo robocop. O Navarro é outro bem grossão, cintura dura, não sei como virou jogador de futebol. O Murilo precisava de uma partida boa como a de ontem, pois estava começando a nos fazer pensar no Luan. Detalhe final: é tão bom ver o Palmeiras ganhar e os gambá perder, e quando isso ocorre ao mesmo tempo é melhor ainda, hehehe. Abraços. Dá-lhe Sangue VERDE.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Não existe a necessidade de se desculpar apenas porque você tem – ou neste caso tinha – uma opinião diferente da minha.

      O espaço aqui é sempre democrático.

      Quanto a ganhar deles, foi o que eu disse: o jogo não valia nada, mas mesmo assim é bom demais chutar o traseiro deles.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>