NEM NO RETROVISOR

Palmeiras mantém distância de 9 pontos do maior adversário na luta pelo hendeca

Meus amigos.

Possivelmente, muitos palmeirenses esfregaram as mãos quando viram a escalação inicial do Flamengo/RJ para o jogo desta tarde. Afinal, Dorival Júnior iniciou a partida com apenas quatro titulares. Mas eu não estava entre estes: na verdade, já previa que as dificuldades que teríamos pela frente seriam muito grandes, pois o time reserva – ou quase – dos caras também é muito, muito bom, e até leva uma vantagem em relação aos titulares: marca melhor.

Talvez por isso, no primeiro tempo nossa equipe teve muitas dificuldades para impor seu jogo. Pelo meio, Veiga era implacavelmente marcado por Thiago Maia; pelas pontas, os hoje invertidos Dudu e Gustavo Scarpa até ganhavam, vez ou outra, de seus marcadores, mas também sofriam quando estes apoiavam, pois tinham de voltar para ajudar Marcos Rocha e Piquerez. Daí que equilíbrio foi a tônica da etapa inicial, e não fosse uma falha dupla – primeiro, de Rocha, que permitiu o cruzamento, e depois de Zé Rafael, que não subiu para impedir o gol de Victor Hugo -, o placar teria sido o mesmo do começo.

No intervalo, Abel Ferreira tomou apenas duas decisões: fez Dudu voltar à direita e Scarpa à esquerda e, o que foi mais importante, pediu que o Verdão tivesse um pouco mais de coragem e um pouco mais de ímpeto. Ou seja: fez com que nossa equipe voltasse a jogar, ou pelo menos tentar jogar, como sempre joga. Foi o bastante para que os espaços, antes raríssimos, se tornassem corriqueiros, e não à toa as chances de gol começaram a surgir. Principalmente com Raphael Veiga, que marcou duas vezes – pena que na primeira estava, de fato, impedido.

Obviamente, o treinador flamenguista não iria assistir a tudo isso sem agir. Daí que, rapidamente, começou a mandar a campo seus principais jogadores – Pedro, Gabriel, Arrascaeta, Éverton Ribeiro – e, desta forma, qualificar bastante seu time. Durante alguns minutos, é verdade, o time carioca chegou a dominar as ações, mas curiosamente foi contra o time quase titular do Flamengo/RJ que o Palmeiras mostrou um melhor futebol, e por pouco não chegou ao gol da virada.

De qualquer forma, prezado palmeirense, o fato é que este empate por 1 a 1, ainda que disputado em casa, pode ser considerado um resultado positivo para o Verdão. Afinal, diminuímos uma rodada e mantivemos os 9 pontos de distância da equipe que, como todo mundo sabe, é a maior adversária em nossa caminhada rumo ao hendecampeonato brasileiro. 

O MELHOR: DUDU
Ótimo – Nota 7

Enquanto teve fôlego, Dudu foi nosso principal jogador, ofensivamente falando. Deu um trabalho dos infernos ao lateral-esquerdo flamenguista, criou jogadas de qualidade tanto individual quanto coletivamente e só não leva avaliação e nota ainda melhores porque não concluiu a gol.

MERECE DESTAQUE: RAPHAEL VEIGA
Muito Bom – Nota 6,5

Não que ele tenha tido uma apresentação daquelas às quais nós nos acostumamos nas duas últimas temporadas, mas principalmente na segunda etapa do jogo Veiga chamou para si não apenas a criação de nossas jogadas pelo meio como também as finalizações – e em uma delas marcou seu 64º gol pelo nosso time.

PALMAS PRA ELE: PIQUEREZ
Bom – Nota 6

Ok: ele contou com o constante apoio de Dudu no primeiro tempo e de Scarpa na etapa final, mas isso não diminui a boa partida feita pelo uruguaio. E a prova disso é que Marinho, sempre perigoso, foi substituído na etapa final e saiu de campo com raiva de si mesmo.

Confira abaixo avaliações de todos os demais profissionais que participaram do jogo de hoje:

Weverton, Gustavo Gómez, Gustavo Scarpa, Mayke e Abel Ferreira - Bom: nota 6
Murilo, Danilo, Zé Rafael, Rony, Gabriel Menino e López - Regular: nota 5
Marcos Rocha – Ruim: nota 4,5
Bruno Tabata e Wesley – Sem Avaliação: sem nota
 

FOTOS: CÉSAR GRECO/AG.PALMEIRAS

6 Responses to NEM NO RETROVISOR

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, mais um bom jogo contra o Flamengo, ao menos jogamos de igualdade e olha que faltou pouco para a vitória.

    Já era de se esperar que os caras viriam para cima, por serem atualmente o melhor Time, mais com a Força da nossa Torcida o nosso Palmeiras reagiu.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      De fato, faltou pouco para a nossa vitória.

      Mas a verdade é que também não faltou muito para a nossa derrota.

      Que sirva de alerta para caso nos encontremos novamente na decisão da Libertadores.

      Abs.

  2. Boa tarde, Márcio.

    Eu penso de forma diferente. Jogando em casa, com mais de 40 mil torcedores apoiando e o Flamengo com reservas e molecada da base, o Palmeiras tinha, sim, a obrigação de conseguir um placar melhor no primeiro tempo, principalmente considerando a condição de que treinou a semana toda, enquanto o Flamengo foi a Curitiba eliminar o Athletico/PR da Copa do Brasil.

    Fomos medrosos. Arrisco a dizer que, pela postura adotada no jogo, teríamos perdido se o Flamengo tivesse escalado o time titular. Claro que o empate foi um excelente resultado, mas tudo que é em excesso faz mal, inclusive respeito e canja de galinha.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Primeiramente, é ótimo tê-lo de volta por aqui. Sentimos sua falta nos últimos jogos.

      Entendo seu ponto de vista, mas a verdade, meu amigo, é que o time reserva dos caras é quase tão bom quanto o titular e, arrisco dizer, também quanto o nosso. Por isso salientei que o resultado foi positivo.

      No que diz respeito à sua segunda colocação, concordo plenamente: se tivessem jogado com todos os titulares, provavelmente nos teriam vencido.

      Por isso, espero que um milagre aconteça e que eles seja eliminados na semifinal da Libertadores.

      Abs.

  3. Caro amigo Márcio Trevisan. Eu concordo plenamente que tenha sido um bom resultado e acrescento, há duas semanas vc falou aqui que se dos três próximos jogos (Curintxa, Flamengo e Fluminense) fizéssemos quatro pontos vc já estaria por satisfeito, certo? Então já fizemos os quatro pontos em dois jogos, já estamos no lucro? E mais um detalhe que vc nem comentou, não teria sido penalty no Gomes? Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Dizer que estamos no lucro talvez seja um pouco de exagero, mas realmente não esperava mais do que quatro pontos nestes três jogos. Desta forma, se somarmos mais um no sábado, em minha opinião já estará de ótimo tamanho, mesmo que a diferença para os demais clubes possa diminuir um pouquinho.

      Em relação ao lance do GG, de fato não comentei porque ainda não me convenci totalmente de que tenha sido pênalti. Parece que sim, mas não consegui ter certeza.

      Certeza eu tenho de que o VAR deveria ter chamado o árbitro para verificação, e se não o fez é porque uma vitória do Palmeiras deixaria o Brasileirão bem mais sem graça, o que não é nem um pouco interessante para a emissora que transmite seus jogos.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>