BEM MAIS DO QUE APENAS TRÊS PONTOS

Vitória sobre o Goiás/GO pode ser fundamental para o Palmeiras no Brasileirão

Meus amigos.

Em campeonatos cujo sistema de disputa é o de pontos corridos (antigamente chamados, com picardia, de “papai e mamãe”) toda partida tem o mesmo valor, já que em cada uma delas o que está em jogo são os mesmos três pontos. Isso, claro, é tão óbvio que chega a ser, como costumo brincar, “obóvio”. Ocorre, porém, que o futebol e suas disputas têm lá os seus caprichos, e por isso os 3 a 0 que impusemos ao Goiás/GP nesta tarde de domingo poderão ser fundamentais a uma possível conquista do título deste Brasileirão.

Explico: os próximos três jogos que teremos válidos por esta competição serão pra lá de complicados – no próximo sábado, teremos de encará-los na casa “deles”, o que sempre é muito difícil; em seguida, receberemos o Flamengo/RJ que, vindo completo ou mesmo com um time mesclado, é uma das melhores, ou talvez até mesmo a melhor equipe do País; por fim, no domingo seguinte, iremos a um Maracanã provavelmente quase lotado encarar o Fluminense/RJ e sua excelente e quase inexplicável grande fase.

Vou lhes ser bem sincero: se nestes três próximos compromissos somarmos apenas três pontos,  mais do que por conformado me darei por satisfeito, pois em um torneio tão equilibrado quanto o Campeonato Brasileiro é impossível – repito: impossível! – ganhar todos os jogos. Neste momento, sei que muitos de vocês estão pensando algo como “Poxa, o Trevisan não confia no Palmeiras!”. Confio, sim, mas também sei que time nenhum do mundo consegue um desempenho superior a 71% dos pontos disputados por um tempo tão longo quanto o Verdão tem conseguido neste Brasileirão.

O jogo - Dadas as diferenças técnicas entre as equipes, era esperado que o Palmeiras – mesmo contando com apenas cinco titulares – impusesse seu ritmo de jogo desde o primeiro minuto e buscasse aquilo que sempre faz quando atua na Arena Palestra Itália: abrir o placar o quanto antes e fazer com que a partida fique a seu gosto. E bem poderia ter conseguido isso logo aos 4 minutos, quando Wesley perdeu a primeira das duas inacreditáveis e indesculpáveis chances que teve.

Sem permitir que o Goiás/GO sequer respirasse, invertendo as jogadas e, com isso, envolvendo por completo o adversário, nossa equipe abriu o placar com um golaço de Mayke que, por mais bonito que tenha sido, foi apenas a cereja do bolo de uma linda jogada coletiva. Por falar em nosso lateral-direito nesta tarde, foi ele o principal caminho ofensivo do time no primeiro tempo, também por que contou com o apoio de Wesley na marcação, já que o ponta que hoje atuou deslocado pela direita cumpriu à risca, defensivamente falando, sua função tática – já a técnica… Bem, deixa pra lá.

Com o segundo gol marcado já nos acréscimos da etapa inicial por Raphael Veiga (em um pênalti cujas determinações da FIFA mandam marcar, mas que em minha opinião trata-se de um absurdo inexplicável), o Verdão voltou para o tempo final bastante tranquilo, já que precisaria errar muito – e o Goiás/GO acertar tudo – para que a vitória lhe escapasse. Daí a inteligente decisão de Abel Ferreira em sacar de cara três titulares (Zé, Veiga e Dudu) e, assim, poupá-los para o dificílimo compromisso da próxima quarta, contra o Atlético/MG, pela Libertadores.

A diminuição do ritmo do time a partir de então não se deveu, em absoluto, às entradas de Danilo, Gustavo Scarpa e Rony, embora este tenha deixado bem clara a quase total falta de ritmo após ficar quase um mês sem atuar – sua última partida fora no dia 10/07, diante do Fortaleza/CE. O relaxamento que se viu em campo por parte do Palmeiras se deveu à naturalidade com a qual passou a levar a partida, poupando-se ao máximo possível. Daí que o terceiro gol – por sinal, muito bonito – marcado por Atuesta (isso mesmo, palmeirense: eu disse Atuesta!!!) apenas selou o que já estava definido mesmo antes de o jogo começar.

O Verdão iria ganhar.

O MELHOR: MAYKE
Ótimo – Nota 7,5


Sim, ele fez um golaço, e por isso já merecia ser elogiado e aparecer por aqui. Mas Mayke foi mais do que apenas este lindo lance: apoiou com frequência e qualidade, iniciou jogadas ofensivas com competência e segurança e marcou com afinco e precisão. Foi o melhor não apenas do Palmeiras, mas de toda a partida.

MERECE DESTAQUE: GABRIEL MENINO
Ótimo – Nota 7

 

Aos poucos, parece que este rapaz está voltando ao seus melhores dias. Hoje, começou como primeiro volante, ou seja, o principal marcador em nosso meio-campo, e foi muito bem. Depois, com a saída de Zé Rafael, passou a atuar um pouco mais à frente, e foi ainda melhor.

PALMAS PRA ELE: ATUESTA
Muito Bom – Nota 6,5

 

Ainda que pareça não ter entendido muito bem o que é o futebol brasileiro como um todo e o Palmeiras em especial, hoje Atuesta aparece por aqui, claro, pelo belo gol que marcou, por sinal o primeiro com a nossa camisa, mas também como incentivo para que ele possa, o mais rapidamente possível, se tornar aquilo que dele se espera e ainda não é: uma boa opção em nosso banco de reservas.

Confira abaixo avaliações de todos os demais profissionais que participaram do jogo de hoje:

Gustavo Gómez e Raphael Veiga – Muito Bom: nota 6,5
Weverton, Dudu, Gustavo Scarpa e Abel Ferreira – Bom: nota 6

Luan, Vanderlan, Zé Rafael, Rafael Navarro, Danilo e López - Satisfatório: nota 5,5
Rony - Regular: nota 5
Wesley – Ruim: nota 4,5

FOTOS: CÉSAR GRECO/AG.PALMEIRAS

4 Responses to BEM MAIS DO QUE APENAS TRÊS PONTOS

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, muito boa está vitória do Verdão, pois no Brasileirão nos próximos confrontos é só pauleira!!!

    Na próxima quarta-feira é decisão pela Libertadores, força com coragem e determinação vamos conseguir.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Vencer o Goiás/GO foi essencial, como aliás eu disse no texto.

      Já o jogo pela Libertadores você tem razão: precisaremos de muita força, coragem e determinação, pois o adversário é fortíssimo e tem em seu banco opções melhores que as nossas.

      Abs.

  2. Ô Trevisan, ó eu aqui ó, primeirão de novo, igual ao Palmeiras. Quanto ao jogo, que passeio do Verdão mas esse Wesley e o tal Navarro, meu Deus. Agora é virar a chavinha e se preparar para eliminar os galinha de Minas Avanti Palmeiras.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Como eu disse, taticamente Wesley foi muito bem, mas tecnicamente perdeu dois gols que poderiam nos ter feito muita falta.

      Em relação ao Navarro, reconheço que ele é um jovem – tem apenas 21 anos – e se esforça bastante, mas parece muito limitado no aspecto técnico.

      Quanto ao jogo de quarta, meu amigo, embora estejamos psicologicamente mais leves do que o Atlético/MG, creio que as chances são de 50% para cada um.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>