TÁ PAGO!

Palmeiras supera calor, gramado e arbitragem, vence Ceará/CE e “paga” derrota do 1º Turno

Meus amigos.

Só quem já jogou no Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo, mas conhecido como “Castelão”, em Fortaleza/CE, sabe o inferno que é. Hoje, até que o Palmeiras deu uma certa sorte, pois o tempo mudou e o calor não foi tão insuportável quanto se previa, mas as sempre péssimas condições do gramado e as ainda piores atuações de árbitros de campo e de VAR se fizeram presentes mais uma vez, o que por pouco não impediu mais uma vitória do nosso time.

A bem da verdade, e eu sempre a valorizo, Ânderson Daronco – a quem considero o melhor árbitro do País – e Rodrigo Nunes de Sá, este o responsável pelo VAR, não erraram apenas contra o Verdão. Ainda na etapa inicial, Gustavo Gómez praticamente deu um tapa na cara de Mendoza dentro da área, cometendo um desnecessário e claríssimo pênalti ignorado por ambos. Certamente por isso, o apitador gaúcho e seu auxiliar carioca fizeram de conta de que Danilo derrubou Vina e concordaram com um penal para os cearenses que chegou a beirar o ridículo.

Mas deixemos esses cara pra lá, até porque o que mais importa é que estes três pontos que o Palmeiras obteve servem bem mais do que para apenas devolver a derrota por 3 a 2 que sofremos pra os caras em casa no Primeiro Turno ou mesmo para nos manter na liderança isolada do Brasileirão por, pelo menos, mais duas rodadas (afinal, estamos quatro pontos à frente do atual vice-líder). É que dos outros quatro times que, neste momento, são os principais candidatos ao título do Brasileirão, apenas um – o Fluminense/RJ – venceu o Ceará/CE, mas com o detalhe de o jogo ter acontecido no Maracanã. Os outros três foram ao Castelão e não ganharam: Flamengo/RJ e Atlético/MG só empataram, enquanto “eles” perderam. São resultados como o obtido nesta tarde de sábado que, lá no fim, podem valer a conquista da taça.

Em campo, mesmo antes de abrir o placar, o Verdão esteve sempre superior. Se teve alguma dificuldade, sobretudo nos primeiros minutos, para realizar suas jogadas ofensivas, também não permitiu que o adversário lhe criasse qualquer tipo de problema. Isso porque Abel Ferreira, percebendo mais uma até então pouco inspirada atuação de Raphael Veiga, aos 20 minutos de jogo deslocou Gustavo Scarpa da ponta esquerda para o meio, mudança que deixou o Palmeiras muito mais criativo. Não à toa, pouco depois Dudu marcou seu 82º gol pelo time e se tornou o 25º maior artilheiro de nossa história, ao lado de Ademar Pantera.

Mas eu gostaria de chamar a atenção para o segundo gol do Verdão, marcado por López. Além de ter sido fruto de mais uma ótima jogada de Scarpa, a finalização do argentino foi perfeita, digna de um camisa 9. E o que é mais importante ainda: o primeiro jogador a abraçá-lo foi ninguém menos do que seu reserva imediato, Merentiel. Ou seja: o cara que disputa com o “Flaco” um lugar entre os titulares, não colocou sua vaidade acima dos interesses do grupo. E isso, meus amigos, é fundamental para o sucesso de qualquer equipe.

Para finalizar, queira Deus que esta boa sequência de vitórias (hoje foi a quinta seguida e a sexta em sete jogos) sirva também de incentivo para o primeiro grande desafio das quartas de final da Libertadores, quarta-feira, diante do Atlético/MG, em Belo Horizonte/MG.

Pois estejam certos, meus amigos: será o próximo jogo o mais complicado deste ano até agora.

O MELHOR: DUDU
Ótimo – Nota 7,5

Já disse, e mais de uma vez, que o ponto em que Dudu mais precisa melhorar é a finalização. Pois hoje ele me deu a resposta que sempre queremos, marcando o primeiro gol do Palmeiras em lance de oportunismo. E, como quase sempre acontece, foi nosso principal e mais perigoso atacante.

MERECE DESTAQUE: GUSTAVO SCARPA
Ótimo – Nota 7

Mais uma vez ele aparece entre os melhores do Palmeiras, como normalmente vem acontecendo desde o começo deste ano. Hoje, participou diretamente dos dois gols do nosso time e foi bem tanto na ponta quanto, principalmente, pelo meio. A verdade é que já sinto saudade de Scarpa…

PALMAS PRA ELE: LÓPEZ
Muito Bom – Nota 6

Ok: ele não teve uma atuação de encher os olhos, mas sua escolha se explica por dois motivos: o primeiro, claro, foi pelo gol que marcou, em lance idêntico a inúmeros que já vimos vários de nossos atacantes perderem. E o segundo foi pela marcação na saída de jogo do Ceará/CE, pela qual roubou duas bolas importantes.

Confira abaixo avaliações de todos os demais profissionais que participaram do jogo de hoje: 

Abel Ferreira – Muito Bom: nota 6,5
Raphael Veiga – Bom: nota 6
Weverton, Murilo, Zé Rafael, Vanderlan e Rafael Navarro  - Satisfatório: nota 5,5
Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Piquerez, Danilo e Mayke - Regular: nota 5
Gabriel Menino e Breno Lopes - Sem Avaliação: sem nota

FOTOS: CÉSAR GRECO/AG.PALMEIRAS

4 Responses to TÁ PAGO!

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, vitória importante do Verdão neste campeonato que é equilibrado, como bem dito em sua crônica na quarta – feira temos o jogo mais importante, vamos manter a cabeça fria e conseguir um bom resultado.

    Agora quanto ao VAR lamentável!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      O Galo tem jogadores de qualidade em maior número do que a gente, mas precisa ver se isso será suficiente para nos superar, pois talvez tenhamos uma equipe mais bem montada.

      Quanto ao VAR, já nem quero falar mais – me enchi.

      Abs.

  2. Ótima vitoria.
    +3 pontos na tabela.
    Sem dúvida nenhuma os 2 centroavantes que irão revesar no comando de ataque do Palmeiras serão Endrick e Lopes.
    Merentiel será a 3ª opção.
    Navarro ou será a 4ª opção ou vai ser negociado.
    Rony o esforçado tem cadeira cativa no ataque do Palmeiras, mas não de centroavante.
    Palmeiras terá ótimos atacantes, pena que vai ficar sem o melhor meia armador do Brasil, o ótimo Scarpa.
    Rafael “bibelo” Veiga não merece sequer engraxar a chuteira do Scarpa.
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Endrick e López poderão, sim, revezar no comando do nosso ataque, mas apenas a partir de 2023. Até o fim do ano, o dono da posição, mesmo sem ser da posição, é Rony.

      E em relação a Scarpa, realmente será uma pena ficar sem ele no ano que vem. Só que Veiga, embora em má fase, ainda é um ótimo jogador. Portanto, creio que você exagerou só “um pouquinho”. Rs…

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>