É CAMPEÃO… DO PRIMEIRO TURNO. MAS CAMPEÃO!!!

Palmeiras garante “título” com antecedência. Mas façanha pode não ser tão simbólica assim.

Meus amigos.

Quem tem, pelo menos, 50 anos, certamente se lembra das dificuldades que o Palmeiras viveu nos anos 80. Por isso, não me sai da lembrança uma tarde de domingo, primeira rodada do returno do Paulistão de 1984, em que à chegada no saudoso Palestra Itália os jogadores foram recebidos com o grito de “É Campeão!!”, referindo-se à conquista simbólica do Primeiro Turno daquele torneio. Eram tempos muito complicados, e por isso qualquer conquista, por mais insignificante que pudesse ser, era comemorada de foram efusiva por todos os palmeirenses.

Pois bem: o tempo passou, o futebol mudou e eis que hoje, 38 anos após aquela tarde de domingo, eis que não apenas eu, mas todos nós podemos novamente comemorar a conquista simbólica de um turno, no caso o do Campeonato Brasileiro. Mas comemorar por quê, já que isso nada representa e nada garante? Explico, meus amigos: desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, foram disputados 19 torneios, e o campeão ao fim de todas as rodadas foi o mesmo em 14 oportunidades (ou em 73.6% das vezes). Apenas em 2008, 2009, 2012, 2018 e 2020 o time que ficou com a “taça” do Primeiro Turno – respectivamente Grêmio/RS, Inter/RS, Atlético/MG e São Paulo/SP, por duas vezes – não a levantou ao final do Returno, honra que coube a São Paulo/SP, Flamengo/RJ, Fluminense/RJ, Palmeiras e, novamente, Flamengo/RJ, também pela ordem.

Por isso, o resultado de 1 a 0 sobre o América/MG, nesta noite, na capital mineira, pode – ou talvez até mesmo deve – ser comemorado com muito mais entusiasmo do que se fosse apenas a soma de mais três pontos diante de um dos times mais fracos da competição. A vitória – que, como sempre, poderia ter sido bem mais tranquila não fossem as chances de gol que o Verdão desperdiçou, mas que por outro lado só não escapou por milagre com o inacreditável gol perdido por Juninho praticamente embaixo do travessão de Weverton – mantém o Palmeiras como um dos principais candidatos à conquista de mais um Brasileirão e a consequente ampliação de seu status de maior campeão do Brasil.

Podemos melhorar? Claro que sim. Mas pense bem e perceba: ainda que não melhoremos, mas que mantenhamos este índice de aproveitamento (66.6% dos pontos disputados) nos próximos 20 jogos que nos restam, somaremos mais 39 ou 40 pontos e terminaremos o Campeonato Brasileiro com 75 ou 76 pontos, quantia que neste ano, diante de tanto equilíbrio, será suficiente para garantirmos o hendeca.

E aí, bora comemorar?

O MELHOR: DUDU
Ótimo – Nota 7

Ótima atuação do nosso principal atacante. Além de realizar várias jogadas individuais com muita qualidade e criar boas chances de gol, ainda não se furtou em ajudar na marcação, recompondo o lado direito de nossa defesa. Tivesse apenas um pouco mais de qualidade nas finalizações e certamente teria nota e avaliação ainda melhores.

MERECE DESTAQUE: GUSTAVO SCARPA
Muito Bom – Nota 6,5

Ele saiu do banco para marcar mais um golaço e garantir mais uma vitória do Palmeiras. Mas resumir sua atuação a apenas isso seria injusto: na verdade, a partir do momento em que foi a campo nosso time passou a ter um organizador de jogadas, algo que com Raphael Veiga, mais uma vez, não aconteceu.

PALMAS PRA ELE: ABEL FERREIRA
Muito Bom – Nota 6,5

Hoje nosso treinador merece mesmo ser aplaudido. Além de poupar dois jogadores que estavam mais desgastados – Murilo e Scarpa -, montou a equipe inicial com três atacantes e um centroavante de ofício, o que logo de cara mostrou ao nosso adversário que o objetivo era vencê-lo. Além disso, e ao contrário do que costuma acontecer, não demorou para mexer no time e promover duas mudanças que foram essenciais à vitória palmeirense: Scarpa e López nos lugares de Veiga e Merentiel.

Confira abaixo avaliações de todos os demais profissionais que participaram do jogo de hoje:

Weverton, Gustavo Gómez, Danilo e López – Bom: nota 6
Marcos Rocha, Luan, Wesley, Mayke e Breno Lopes – Satisfatório: nota 5,5
Vanderlan – Regular: nota 5
Zé Rafael, Merentiel e Raphael Veiga – Ruim: nota 4,5
Gabriel Menino – Sem Avaliação: sem nota

FOTOS: CÉSAR GRECO /AG. PALMEIRAS

6 Responses to É CAMPEÃO… DO PRIMEIRO TURNO. MAS CAMPEÃO!!!

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, valeu pela vitória fora de casa e mantendo distancia dos demais adversários, por ser um Campeonato acirrado, temos elenco para nos disputarmos na ponta da Tabela.

    Belo Golaço do Scarpa, que nos ajude até o final do ano.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      O mais legal é que Scarpa, mesmo com data de saída marcada, continua jogando com o mesmo empenho.

      Parece até que o cara que renovar o contrato.

      Tomara que continue assim.

      Abs.

  2. Ó nós aqui ó, em primeiro lugar. E campeão do primeiro turno. E sobre o jogo o tal Meretiel me lembrou o Cristaldo, grosso e esforçado, não creio que vá vingar. Em compensação, o tal do Lopez, já caiu nas graças da torcida, parece que vai dar bom hem.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Espero estar enganado, mas creio que Cristaldo era umas 10 vezes melhor do que o tal do Merentiel. Mas vamos dar um tempo pro cara.

      Quanto ao López, de fato me parece um jogador mais interessante, porém ainda longe de ser aquele 9 de que tanto precisamos. Aliás, acho que o Pedro Raul, hoe no Goiás/GO, é bem melhor do que os dois.

      Abs.

  3. Bom dia, Márcio.

    Eu posso estar enganado, mas acho que atualmente a probabilidade do time que termina como campeão no primeiro turno ser, de fato, o campeão brasileiro é menor.

    Em anos anteriores, uma das equipes era visivelmente superior às demais. Hoje, destaco pelos menos três times que tem totais chances de reverter o jogo e ainda se sagrar campeão brasileiro.

    É uma conquista simbólica que merece ser destacada, mas não comemorada. Como disse o Scarpa ao final da partida e ontem, isso não quer dizer nada.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Respeito a sua opinião e também a de Scarpa, mas discordo dela.

      Metade do caminho já foi percorrida, meu amigo, e ninguém a percorreu melhor do que o Palmeiras.

      Ou seja: não precisa nem melhorar no returno – se repetir a campanha do turno, certamente o Verdão será campeão.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>