QUEDA EM QUATRO V’s: VEIGA VACILA E “VODE” VERDÃO

Meia faz um gol, mas perde dois pênaltis e elimina o Palmeiras da Copa do Brasil

Meus amigos.

O futebol é um esporte coletivo e, justamente por isso, sempre se deve evitar escolher um único responsável por uma vitória ou por uma derrota de uma equipe. Contudo, seja por uma questão cultural, seja por uma questão passional, o fato é que sempre estamos a eleger, partida após partida, um herói ou um vilão. E, apesar de termos vencido o Choque-Rei desta quinta-feira, nossa precoce eliminação na Copa do Brasil de 2022 tem, sim, senão um único, com certeza um maior culpado: Raphael Veiga.

É simplesmente inadmissível que o principal jogador do Palmeiras, apontado por muitos como o melhor time do País, perca dois pênaltis em um mesmo jogo, sendo que o primeiro deles colocaria o 3 a 0 no placar e acabaria de vez com qualquer possibilidade de reação por parte do São Paulo/SP. Ele bateu mal? Talvez não. Ele deu azar? Talvez, sim. Mas isso não importa: o jogo era em casa, com o apoio de mais de 41 mil palmeirenses, diante de um adversário muito mais fraco e que, naquele momento do jogo, tinha como único objetivo não levar mais uma goleada na Arena Palestra Itália. Assim que chutou a bola na Lua, o craque palmeirense deu uma injeção de ânimo em um moribundo que, por sorte, conseguiu um pênalti no lance seguinte.

Veiga tem crédito? Claro que sim. Acertou 24 cobranças seguidas e já garantiu não uma, mas várias vitórias da nossa equipe. Porém, a verdade é que as três mais recentes que cobrou, errou, e hoje duas delas nos eliminaram de um torneio do qual éramos um dos maiores – ou até mesmo o maior favorito. Aliás, por falar em pênalti, esta foi a 5ª disputa seguida que perdemos, algo inédito em toda a nossa mais do que centenária história. E isso, prezado palmeirense, não é coincidência – é falta de competência.

Dudu foi o melhor do clássico, mas não foi capaz de evitar nosso eliminação

Mas será que foi pênalti para o São Paulo/SP? Talvez, sim: afinal, Gustavo Gómez visivelmente segura Calleri pelo ombro; mas talvez, não: afinal, Calleri puxa insistentemente a camisa de Gustavo Gómez durante toda a jogada. Mas será que o lance foi legal? Não, definitivamente não: afinal, CALLERI ESTAVA IMPEDIDO QUANDO A BOLA LHE FOI LANÇADA!!! Mas isso, nem o árbitro assistente e nem o árbitro do VAR perceberam, tanto que o primeiro não levantou sua bandeira e o segundo não traçou a linha de impedimento. Por que será?

Para que não me acusem de não falar das flores, o único ponto positivo desta derrota mascarada de vitória é que o Palmeiras terá livres duas datas a mais do que teria caso tivesse se classificado nesta noite. Desta forma, entre a última partida do Primeiro Turno do Brasileirão (contra o Inter/RS, dia 24/07) e a estreia no returno do torneio (diante do Ceará, em 30/07), e também entre os jogos contra o Corinthians/SP (13/08) e o Flamengo/RJ (21/08) haverá uma semana cheia para treinamentos e para seguirmos bem vivos na luta pelo hendecacampeonato brasileiro.

Em síntese, amigo internauta: apesar do erro capital, não responsabilizo a arbitragem pela eliminação do nosso time que, diga-se de passagem, teve hoje uma de suas melhores atuações do ano. O culpado, para mim, tem nome e sobrenome.

Veiga “vodeu” o Verdão.

Confira abaixo avaliações de todos os profissionais que participaram do jogo de hoje:

Dudu – Excelente: nota 8
Weverton e Piquerez – Ótimo: nota 7,5
Marcos Rocha, Murilo, Danilo, Zé Rafael, Gabriel Veron e Abel Ferreira – Muito Bom: nota 6,5
Gustavo Gómez e Breno Lopes – Satisfatório: 5,5
Wesley – Péssimo: 3,5
Raphael Veiga – Péssimo: 3
Gabriel Menino e Breno Lopes – Sem Avaliação: sem nota

FOTOS: CÉSAR GRECO /AG. PALMEIRAS

24 Responses to QUEDA EM QUATRO V’s: VEIGA VACILA E “VODE” VERDÃO

  1. José Aparecido

    Na minha opinião o SP só serviu de bode expiatório.
    O Palmeiras teria que ser eliminado nesta fase pra não ficar muito na cara, se é que vcs me entendem.
    Mas independente dos erros da arbitragem e do VAR, já virou rotina a incompetência de perder oportunidades claras de gol e pênaltis (até o Veiga).
    O Wesley fumaça cobrar o último pênalti foi de f…

    • Márcio Trevisan

      Olá, Zé.

      Existe, sim, uma má vontade em relação ao Palmeiras sobretudo por duas razões: a chatice ímpar de Abel Ferreira e o fato de o time chegar em quase todas as finais, o que tira um pouco da graça do futebol.

      Mas, como vc bem disse, bastaria o Veiga não ter perdido mais um pênalti no tempo normal de jogo e, hoje, estaríamos classificados com um pé nas costas.

      Em outras palavras: podem até estar de sacanagem com a gente, mas neste jogo não temos muito moral para reclamar dos outros.

      Abs.

  2. Fábio P. R.

    O Palmeiras fez um primeiro tempo absolutamente genial, massacrou o time do Morumbi. Depois que perdeu o pênalti, provavelmente se acalmaria e continuaria controlando o jogo.

    O problema foi LOGO NA SEQUÊNCIA ter sofrido um pênalti irregular sob vários aspectos, como foi (sem contar que teve antes um penal no Dudu nem sequer checado pelo VAR). Isso abalou time.

    E, claro, nada justifica a imensa incompetência desse time em disputas por pênaltis.

    Pelo menos, agora temos mais tempo para focar nos campeonatos que mais importam.

    • Márcio Trevisan

      Esta é a minha esperança, Fábio.

      Mesmo muito difíceis, tanto a Libertadores quanto o Brasileirão ainda podem ser nossos.

      Se a vontade de vencer estas duas competições for mantida, teremos boas chances.

      Abs.

  3. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, bem que já comentamos aqui neste conceituado site, o primeiro jogo do mata-mata é importantíssimo não tomar Gols, que sirva de lição para o resto da temporada.

    Parabéns aos 40.000 mil torcedores que vibraram até o fim, pena aos erros de arbitragem e aos penaltis mao batidos!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Falou tudo, Alfano.

      Um simples 0 a 0 no Panetone e, agora, estaríamos classificados.

      Já os erros – tanto do VAR quanto do cobradores de pênaltis – são lamentáveis e injustificáveis.

      Abs.

  4. Mauricio Mahfud

    Olá Marcio e a todos, realmente é frustrante ser eliminado pelos Trikas em casa, mas… já foi, e como diz o “outro”, se tem 1 limão, faça uma limonada. Que esse jogo, no qual achei que no geral fomos muito bem (aliás, ganhamos o jogo), sirva pra colocar qualquer um lá dentro do Palmeiras nas sandálias da humildade novamente (não acho que tem ninguém de salto ali, mas é que a “imprensa fala tanta bobagem de que somos tão superiores e etc, time a ser batido, que inconscientemente os caras absorvem essa bobagem sim, acho uma bobagem, uma cilada esse tipo de coisa, um “mata burro” daqueles). Então, que isso sirva pra virmos mais fortes e concentrados pros mais importantes do ano (que definitivamwnte não era a Copa-BR) que são os jogos durissimos que termos contra o Galo, e os próximos jogos do BR, onde qqer jogo vale os mesmos 3 pontos, e já faz tempo que não somamos os 3 pontos. Só um ultimo comentário, tb não gosto de apontar culpados individuais, mas tá na hora do nosso grande Weverton se tornar um pegador de penaltis tb, coisa que ele nunca foi. Pra ser goleiro do Palmeiras tem que fazer milagres pq nossa barra histórica é muito alta, o Weverton parecia intimidado nas cobranças, braço que não estica, face tensa, caramba, assiat uns videos de goleiros catimbeiros tirando a concentração do atacante, deixa de ser bonzinho, ou até mesmo, veja a simplicidade com o o Cassio pega pênaltis, tá na hora Weverton!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maurício.

      Esta eliminação em casa pode nos ser positiva em um ponto: nossos jogadores entrarão em campo na partida de volta contra o Galo sabendo que, se forem eliminados de novo, pagarão um mico daqueles e a crise será inevitável.

      Em relação ao Weverton, não existe isso de “se tornar um pegador de pênaltis”. Ou o cara sempre foi ou nunca será. E ele seguirá não sendo porque não é esta sua característica.

      Abs.

  5. JORGE FARANI

    Tudo isso é bom que aconteça para que a diretoria não fique nessa inércia e trate de fazer as contratações que o clube precisa, pois com esse banco de reserva já está mais que provado que nada acontecerá caso o técnico precise para mudar, ainda mais que tem muitos jogadores nesse plantel que “acham que eles jogam mais do que eles jogam”. Também não consigo entender como pode o clube contratar 1 atacante e dispensar os 4 que eram seus e, chegar no jogo de ontem sentindo falta de um “atacante mediano” que vem há 7 meses jogando improvisado, pois o que foi contratado não convence a ninguém.
    Outra coisa: Os clubes que tem melhor plantel que o nosso estão contratando e ainda assim colocam jogadores da base e eles jogam grande futebol. Até quando vamos ter que aguentar esse jogadores da base que não se firmam?

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Farani.

      Com a grana que o Palmeiras tem esperava jogadores do nível dos que foram contratados por Flamengo/RJ e Atlético/MG, e não apostas como as que chegaram (se bem que, claro, de repente eles podem dar certo).

      Quanto à nossa base, ela é mesmo muito boa, mas todos os garotos precisam de um tempo para ver se, entre os profissionais, seguirão jogando o mesmo. Isso sem falar os problemas extracampo, como o que vimos com Patrick de Paula e Gabriel Veron.

      Abs.

  6. Bom dia, Márcio.

    Claro que o Verão não ganharia tudo esse ano, mas essa eliminação foi dolorosa. Perder um pênalti que certamente terminaria com o jogo para logo em seguida levar um gol de pênalti é um castigo sem precedentes.

    Você mencionou em sua crônica sobre a incompetência nas cobranças de pênaltis e eu concordo plenamente. Pênaltis são a criptonita desse time do Palmeiras e ela se revela, por exemplo, na cobrança também ridícula do Wesley. Jogador que vai para a bola com firulas e essa paradinha maldita me irrita profundamente. Por isso, sou fá do Cristiano Ronaldo, que acerta quase todas as suas cobranças porque corre para a bola, enche o pé e não dá chance para o azar.

    Por fim, gostaria de manifestar uma opinião. Por mais importante que seja, jogador que assina pré-contrato com outro clube não merece sequencia em um time como o Palmeiras. Agradeço ao Scarpa por tudo que fez, mas por mim ele sairia do time e daria espaço ao seu possível substituto, seja ele quem for.

    Um abraço.

    Valter

    • casa Fábio P. R.

      Eu discordo com relação ao Scarpa, afinal ele mostrou ontem todo o comprometimento com o time, diferente de tantos que, quando estão para sair, tiram mesmo o pé das jogadas.

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Também não gosto de manter no time jogador que já está assinado com outra equipe.

      O problema é que Scarpa é muito importante e, se mantiver a forma como vem jogando (ou, em outras palavras: se não tirar o pé daqui pra frente), certamente nos ajudará até o fim do ano.

      Abs.

  7. Quanto ao impedimento do Caleri na hora do pênalti, eu não consegui achar uma imagem que mostra essa situação. Se vc tiver Márcio, gostaria de pedir para vc nos disponibilizar, por favor. Abraços.

    • Márcio. Perfeita a sua observação. Eu recebi uma imagem que mostra que o tal Calleri estava de fato impedimento.

      • casa Fábio P. R.

        estava em impedimento e além disso ajeita a bola com a mão

        • Márcio Trevisan

          Oi, Fábio.

          Ele tocou com a mão na bola, mas após ser puxado pelo GG que, aliás, só o puxou porque antes tivera sua camisa puxada pelo Calleri que, por sinal, só fez esta falta porque recebeu um lançamento em impedimento.

          São erros demais para um único lance.

          Abs.

    • Márcio Trevisan

      Amigo: está em todos os lugares.

      E tanto o árbitro do VAR quanto o seu auxiliar foram afastados agora à noite pela CBF e terão de passar por uma reciclagem.

      Abs.

  8. Caro Márcio, tudo bem que agora poderemos nos dedicar aos outros dois campeonatos que, diga-se de passagem, são mais importante do que a copa do Brasil. Mas como dá raiva perder para os Bambitos, ainda mais num jogo que estava praticamente ganho como vc mesmo explicou. Abraços a todos. E Avante Palestra.

    • Márcio Trevisan

      Fernando Tadeu: pior do que perder é perder depois de ganhar.

      E também de estar com a vitória e até a goleada nas mãos.

      Indesculpável.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>