ATÉ QUANDO NÃO MERECE

Palmeiras joga menos do que pode, mas Lomba e Gómez garantem vitória sobre o Santos/SP

Meus amigos.

Quando um time se encontra em uma fase positiva – algo que, graças a Deus, acontece com o nosso já há um bom tempo – muitas vezes consegue resultados que até nem faz por merecer. Um bom exemplo disso vimos na tarde deste domingo, em que mais uma vez (por sinal, pela 54ª vez) o Palmeiras obteve mais uma vitória no histórico estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro.

O futebol que nosso time jogou esteve bem aquém daquele com o qual todos nós estamos acostumados. Talvez por estar desfalcado daquele que tem sido o grande “motor” da equipe, Danilo; talvez por seu mais importante jogador, Raphael Veiga, estar visivelmente abatido devido à Covid da qual mal havia se recuperado; devido, enfim, a uma tarde pouco ou nada inspirada de importantes nomes, como Zé Rafael, Dudu e Gustavo Scarpa, o fato é que o Verdão, na tarde deste domingo, se não chegou a dar raiva, com toda a certeza deu sono.

Por outro lado, nosso adversário jogou mais até do que normalmente consegue. Talvez por atuar em sua casa e do lado de sua torcida; talvez por ter uma apresentação tática elogiável, na qual conseguiu anular os principais pontos positivos palmeirenses; talvez, por fim, por saber que somente se doando ao máximo conseguiria, senão vencer, ao menos não perder mais uma vez o clássico, o fato é que o Santos/SP jogou contra nós como quase nunca, e perdeu para nós como quase sempre.

E olha que o magérrimo placar poderia ter sido um pouquinho mais amplo, já que até mesmo o incrível aconteceu: Raphael Veiga perdeu um pênalti. Mas nem assim a sorte – que, vale lembrar, sempre está ao lado de quem trabalha – nos deu as costas: pouco depois, Gustavo Gómez subiu após escanteio cobrado por Scarpa e, contando com um desvio na zaga santista, colocou a bola no ângulo do sempre ótimo João Paulo.

Contudo, é inegável que além do acaso um outro fator garantiu mais três pontos para o Palmeiras neste Brasileirão: Marcelo Lomba. O goleiro reserva do Verdão, novamente, não fez ninguém se lembrar de Weverton, e praticou pelo menos quatro ótimas defesas. Graças também a elas retornamos da Baixada Paulista (e não “Santista”, como muitos insistem) com mais uma vitória. O resultado disso tudo? Liderança do Campeonato Brasileiro – algo que, neste momento, não significa grande coisa, mas pelo menos dá um certo moral para seguirmos na luta pelo hendecampeonato nacional. 

E se o Verdão continuar a ganhar até quando não o faz por merecer, de repente tal façanha poderá ser obtida com menos esforços do que inicialmente se imaginou.

O MELHOR: MARCELO LOMBA
Ótimo – Nota 7,5

Weverton não pôde jogar porque está na Seleção Brasileira. E daí? Como já aconteceu outras vezes, Marcelo Lomba o substituiu à altura, fechou o gol e foi o principal responsável, individualmente falando, por mais uma vitória do Palmeiras. Eita reserva bom!

MERECE ELOGIOS: GUSTAVO GÓMEZ
Ótimo – Nota 7

Sua qualidade técnica no aspecto defensivo é inegável, assim como importância em jogadas aéreas ofensivas. Hoje, ele marcou em cima o principal atacante santista, Marcos Leonardo, não dando chances ao jovem talento de criar muitas dificuldades. E, além disso, foi no segundo andar após o escanteio de Gustavo Scarpa para marcar o gol da nossa vitória.

PALMAS PRA ELE: MARCOS ROCHA
Muito Bom – Nota 6,5

Mais uma partida muito boa do lateral-direito palmeirense, que vive neste semestre o melhor momento desde que chegou ao nosso time. Hoje, além de não dar espaços aos apoios de Felipe Pires, principal saída de jogo do Peixe pelo lado esquerdo, ainda foi ótimo nos desarmes, no início das jogadas ofensivas e ainda sofreu o pênalti que Raphael Veiga desperdiçou.

Os demais profissionais ficam com as seguintes avaliações:

Gustavo Scarpa, Naves e João Martins: Bom – nota 6
Murilo, Gabriel Menino, Rony e Rafael Navarro: Satisfatório – nota 5,5
Jorge, Dudu e Fabinho: Regular – nota 5
Zé Rafael e Raphael Veiga: Ruim – nota 4,5
Atuesta e Breno Lopes: Sem Avaliação – Sem nota

FOTOS:
CÉSAR GRECO /AG. PALMEIRAS

12 Responses to ATÉ QUANDO NÃO MERECE

  1. Vida de palmeirense não é fácil.
    Nos livramos do vitor luiz para cairmos no conto do vigário de Jorge, o migué em campo.
    Impressiona a capacidade dos empre$ário$ no Palmeiras.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jurandir.

      Jorge, tecnicamente, é umas 100 vezes melhor do que Piquerez.

      O problema é que parece não conseguir jogar nem 10% do que pode após a séria contusão que sofreu.

      Espero que retome seu melhor futebol o quanto antes, pois caso contrário ou teremos de aguentar o uruguaio ou, então, dar uma chance a Vanderlan e ver o que o garoto pode fazer.

      Abs.

  2. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, muito importante está vitória fora, mesmo jogando mal.

    Agora é recuperar as forças, pois na próxima rodada vem mais pauleira!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Boas, Alfano.

      E põe “pauleira” nisso: é o Atlético/MG, meu amigo, com Hulk. E a gente sem Danilo e Gómez…

      Torçamos.

      Abs.

  3. Jogo nota 4,5.
    Time do Santos horripilante !
    Acompanho o futebol desde os anos 60 do século passado.
    Jamais vi o time da “baixada paulista” com tantos perebas, um exercito de jogadores absolutamente medíocres.
    Pergunta que não quer calar, como este time do Santos não caiu no campeonato Paulita, e mais incrível ainda, mesmo sendo tecnicamente o pior elenco disparado do campeonato brasileiro, ele se encontra numa posição intermediaria na tabela.
    Mas vamos ao Palmeiras:-
    Atuação na média = 4,5
    2 perguntas :-
    1ª Jorge vai jogar 1148 jogos na “moita” enganando na lateral esquerda, até que alguém mande ele inicialmente pro banco de reservas ?
    2ª … e o Atuesta, o maior “cercador de galinhas do futebol mundial”, vai fazer sucesso no amistoso da Seleção Colombiano, composta de jogadores quase todos sub-23, no amistoso contra a seleção da Arabia Saudita, e conseguir uma espetacular venda pra algum time das arabias e salvar os trocentos milhões de dólares que o Palmeiras investiu nele ?
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Respondendo às suas perguntas:

      1 – Jorge, tecnicamente, é umas 100 vezes melhor do que Piquerez. O problema é que parece não conseguir jogar nem 10% do que pode após a séria contusão que sofreu.

      2 – Atuesta, dizem, joga muito. Mas admito que já estamos quase no meio do ano e, até agora, não vi absolutamente nada nele. Pode até ser que melhore com o decorrer do ano, mas neste momento já não estou muito confiante nisso, não.

      Abs.

      P.S.: Vc voltou!!! Que bom!!!

  4. Bom dia, Márcio.

    Muitos times estão com o Palmeiras entalado na garganta, e o Santos é um deles. Quando entram para jogar contra nós, entram com sangue nos olhos e não perder é o objetivo maior.

    Vejo os jogadores Santistas e o próprio Bustos reclamando da arbitragem após o jogo. Sinceramente, achei que tudo o que foi revisto pelo VAR foi correto, desde a anulação do gol do Santos até o pênalti a favor do Palmeiras. O choro é livre, mas é apenas choro.

    Na sua última crônica pós jogo, fiz um comentário a respeito do Dudu e gostaria de falar sobre ele novamente neste espaço. Sinto que, apesar do respeito mútuo, Dudu e a comissão técnica não se bicam. Mostrou insatisfação ao ser substituído e postou em sua rede social que agora só joga por 60 minutos. Disse que não queria causar polêmica, mas alfineta a comissão técnica com estes comentários.

    Merece um puxãozinho de orelha para não escrever mais besteira.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      O VAR salvou a atuação do Luiz Flávio de Oliveira, impedindo-o de cometer dois erros gravíssimos e que interfeririam no resultado final.

      Em relação a esta história do Dudu, há um lado positivo: ele está bravo porque quer jogar a partida inteira. Problema maior seria se ele estivesse feliz da vida por sempre ser substituído.

      Mas é claro que o post que fez nas redes sociais foi uma forma de reclamar publicamente de algo que deveria tratar de forma interna. É lamentável, mas jogadores de futebol, como e já lhes disse certa vez, são “crianças grandes”.

      Por fim, concordo contigo: o português deveria chamá-lo no cantinho do pensamento e lhe dar uma bronquinha, nem que fosse de leve.

  5. Caro amigo Márcio. Vc disse muito bem sobre a falta que o Danilo fez e sobre o talento do Gomes que nos fará muita falta, então eu pergunto, já sofrendo por antecedência, como faremos para ganhar do Galo no próximo fim de semana, sem o Danilo e o Gomes?

    Agora voltando ao jogo de ontem, estou rindo até agora com o seu comentário: ‘o fato é que o Santos jogou contra nós como quase nunca e perdeu para nós como quase sempre’. Valeu Marcião. Boa semana a todos. Dá-lhe Sangue VERDE.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Agradeço o elogio e fico feliz por vc ter gostado da matéria.

      O problema é um pouco mais embaixo, meu amigo, pois além do Gómez poderemos ficar também sem Murilo. E aí a pergunta nem é como faremos pra ganhar do Galo, mas sim quem marcará Hulk?

      Pelas circunstância, começo a achar que um empate não será de todo ruim.

      Abs.

  6. JORGE MARCOS TEIXEIRA FARANI

    Concordo com seu comentário e digo mais; estamos numa fase que tudo vem dando certo, mas vamos numa outra que a de verificar se temos banco ou não com os desfalques que estamos começando a ter.

    • Márcio Trevisan

      Farani, boas.

      Olha só: nosso banco não é tão bom quanto nosso time titular, o que é até uma obviedade.

      Mas, com certeza, temos se não o melhor, com certeza um dos melhores bancos do País.

      O que pode acontecer é uma perda específica e momentânea, como por exemplo a que teremos neste sábado, quando não poderemos contar com Gómez.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>