DE VOLTA À NORMALIDADE

Palmeiras goleia em Caxias do Sul/RS e já está entre os melhores do Brasileirão

Meus amigos.

Não faz muito tempo escrevi aqui mesmo, nesta seção, que o Verdão deveria ficar esperto e por um fim aos tropeços inesperados neste início de Campeonato Brasileiro pois, caso contrário, rapidinho iria ver se distanciando as chances de conquista do título. Pois bem: parece que o nosso time me ouviu. Após a goleada por 3 a 0 sobre o Juventude/RS, nesta gelada tarde de sábado em Caxias do Sul/RS, chegamos à parte de cima da tabela de classificação e, mesmo que todos os resultados dos jogos deste domingo no sejam desfavoráveis, terminaremos a rodada entre os quatro mais bem colocados.

Isso aconteceu devido a dois fatores. O primeiro, inegavelmente, é a fragilidade do adversário. O simpático time da Serra Gaúcha, cuja diretoria homenageou nosso clube antes da partida com a entrega de uma placa alusiva à origem italiana de ambos, lutará apenas para não cair. Nem todos os esforços de Eduardo Baptista, nosso ex-treinador, serão capazes de fazer com que ela almeje algo a mais do que apenas permanecer na elite da bola nacional.

Já o segundo tem a ver com a gente, mesmo: ainda que desfalcado de dois de seus principais jogadores – Gustavo Gómez e Raphael Veiga -, o Palmeiras foi taticamente perfeito no Alfredo Jaconi. Além de impedir qualquer possibilidade, por menor que fosse, de articulação ou de conclusão perigosa por parte do Juventude/RS (e a prova disso foi que Weverton não fez uma única defesa importante em toda a partida), ainda dominou durante todo o tempo e só não obteve uma goleada por 5 ou até mesmo 6 a 0 devido ao goleiro César, de longe o melhor homem  em campo.

A soma destes três pontos foi importantíssima também porque os dois próximos compromissos pelo Brasileirão serão muito complicados. O clássico com o Santos/SP, domingo que vem, na Vila Belmiro, e a partida diante do Atlético/MG, dia 05/06, na Arena Palestra Itália, serão duas provas de fogo para a nossa equipe, nas quais não se pode garantir a obtenção de duas vitórias. 

Voltamos à normalidade, prezado palmeirense. E espero que dela não saiamos nunca mais.


O MELHOR: GUSTAVO SCARPA
Ótimo – Nota 8

Se ele está a fim de renovar seu contrato com o clube, vem fazendo certinho: comendo a bola em quase todos os jogos. Seja como hoje, em sua real posição, seja deslocado para as pontas direita ou esquerda, Scarpa vem sendo o melhor jogador do Palmeiras neste ano, melhor até mesmo do que o principal nome do time, Raphael Veiga. Hoje, mereceria ter feito pelo menos um gol, mas César não lhe permitiu tamanha justiça.


MERECE ELOGIOS: RONY
ÓTIMO – Nota 7,5

Todos vocês sabem que ele está longe, mas muito longe de ser um jogador técnico. Mas todos devemos reconhecer que tem uma personalidade invejável, pois ameniza sua pouca qualidade com um empenho descomunal. Além do gol que marcou hoje – feio, mas ainda assim, gol -, foi o principal nome do nosso ataque e preocupação constante para a defesa do Papo.


PALMAS PRA ELE: ABEL FERREIRA
ÓTIMO – Nota 7

Nosso treinador erra, e quando em minha opinião isso acontece deixo isso bem claro em meus comentários. Mas ele também acerta – aliás, até mais do que quando comete equívocos -, e quando isso acontece é meu dever também tornar isso público. Hoje, Abel Ferreira acertou na escalação inicial, pois escolheu corretamente os substitutos dos titulares que não puderam jogar; na forma como montou o esquema tático da equipe, deslocando Rony da esquerda para o comando do ataque sempre que tivemos a bola e com isso abrindo um corredor para o apoio de Jorge; e, principalmente, dando mais uma oportunidade a Gabriel Menino, evitando desta forma que mais uma revelação das categorias de base fosse perdida.

Os demais profissionais ficam com as seguintes avaliações:

Marcos Rocha, Kuscevic, Danilo e Zé Rafael: Muito Bom – nota 6,5
Dudu e Gabriel Menino:
Bom – nota 6
Murilo, Jorge, Rafael Navarro e Breno Lopes: Satisfatório – nota 5,5
Weverton, Atuesta, Wesley e Naves: Regular – nota 5

FOTOS:
 CÉSAR GRECO /AG. PALMEIRAS

6 Responses to DE VOLTA À NORMALIDADE

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, sem dúvida vitória importante deste Sábado fora de casa, pois temos nos próximos jogos pauleira.

    Agora é buscar boa classificação geral na Terça – Feira e descansar para o Brasileirão.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      No jogo de terça, até mesmo um empate nos garante a liderança geral, pois se isso acontecer só iremos perdê-la se River Plate/ARG, Estudiantes/ARG ou Flamengo/RJ obtiverem goleadas históricas. Depois, os jogos pela Libertadores só voltarão a ser disputados em julho.

      Por isso, a partir do último domingo de maio e durante todo o mês de junho todas as nossas atenções estarão voltadas ao Brasileirão e à Copa do Brasil.

      Abs.

  2. Bom dia, Márcio.

    Das duas características que você bem escreveu em sua crônica, exalto a segunda. A disciplina tática do Palmeiras ontem foi tão evidente que o Juventude não conseguiu criar um lance de arrepiar os cabelos (nem mesmo os poucos que você tem). Com uma marcação perfeita do Verdão, qualquer indício de lance perigoso do Papo era rapidamente anulado.

    Da mesma forma que você, reforço a entrega do Rony. Ele não é craque, mas certamente jogaria no meu time. A dedicação desse rapaz durante os 90 minutos é admirável, mesmo com a ausência de intelecto para a bola (convido você a ver um vídeo dele comprando um carro em uma concessionária de São Paulo. Quando perguntado pelo vendedor que horas eram, ele demora uns 10 minutos para associar os ponteiros do seu relógio e dizer a hora. Chega a ser hilário).

    A fase é boa e tomara que continue assim.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      Fiquei curioso: vou procurar o vídeo.

      Provavelmente Rony deve ter um leve retardo mental – rs…

      Abs.

  3. Eita, ó eu aqui ó. Caro Trevisan, Tem alguns jogadores que para mim estão abaixo da média. Navarro, por exemplo, não sei até quando será uma promessa, quem sabe né, treinando bastante quem sabe… O tal Jorge, meu Deus, é um perigo constante, como lateral na marcação é um desastre e na frente é até bonzinho. Agora o Ratuesta, sem condições, o cara tem corpo de garotinho, cabeça de rato, ô bixim feio, acho que teria que colocar ele no time da base e deixar ele por lá até ficar mais fortinho um pouco e aprender a jogar futebol, esse vai ser emprestado logo logo para algum time da série B ou C. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Nem sempre a adaptação de um jogador a um novo clube é imediata.

      Lembro-me que, no final dos anos 70, o São Paulo/SP contratou um meia considerado craque, mas que demorou pelo menos dois anos até mudar de posição e passar a jogar seu verdadeiro futebol: seu nome era Dario Pereyra.Daí que ter um pouco mais de paciência com o Atuesta, pelo menos até o fim deste ano, é recomendado.

      No caso do Navarro, pode ser a mesma coisa, guardadas as devidas proporções. Lembre-se de Raphael Veiga era muito criticado até pouco tempo atrás, e Rony, mesmo diante de tantas limitações, hoje é bem melhor do que era quando chegou.

      Por fim, Jorge é umas cem vezes melhor do que Piquerez. Porém, ainda não jogou no Palmeiras nem 10% do que jogou no Flamengo/RJ e, principalmente, no Santos/SP. Espero que ele reencontre muito rapidamente o seu verdadeiro futebol, pois o uruguaio é ruim de dar ódio.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>