NADA MAIS DO QUE A OBRIGAÇÃO

Palmeiras joga para o gasto, vence Juazeirense/BA e vai às oitavas da Copa do Brasil

Meus amigos.

Confesso a vocês que fiquei muito feliz quando o sorteio desta fase da Copa do Brasil apontou como adversária do Palmeiras uma humilde equipe nordestina que disputa a Série D, ou seja, a 4ª divisão do futebol brasileiro. Em minha ótica, dadas as mais óbvias diferenças técnicas entre ambas, seriam dois “passeios” que nossa equipe iria aplicar na baiana.

Como vimos, eu estava errado, bem errado. Na verdade, os dois jogos diante do Juazeirense/BA foram bem mais complicados do que não só eu, mas todos poderiam imaginar. Não que o time comandando pelo simpático – e palmeirense! – Barbosinha seja lá grande coisa (no máximo, é muito bem treinado e consciente no aspecto tático). O que tornou a classificação alviverde às oitavas de final da Copa do Brasil mais difícil foi, em primeiro lugar, o visível cansaço dos nossos jogadores e, também, a já mais do que batida tecla da falta de um centroavante minimamente decente.

Hoje, por exemplo, o placar ao final do primeiro tempo poderia, tranquilamente, ter sido 4 a 0, e não apenas 1 a 0 para o Verdão. Se Dudu não pode ser responsabilizado pelo quase golaço que fez, já que a bola se chocou ao travessão, o mesmo não se pode dizer em relação a Rony, que perdeu duas chances claras, ambas de cabeça. O único desconto que se pode dar ao nosso camisa 10 é que ele vem quebrando o galho na posição, já que nunca foi um “9″ na vida. Mesmo assim, é impressionante o número de oportunidades que desperdiça cada vez que vai a campo.

Nossa sorte em Londrina/PR, prezado internauta, é que mesmo com nossos principais atletas em noite pouco inspirada (veja nas avaliações abaixo), outros mantiveram o ótimo nível de atuação ou, até mesmo, surpreenderam. Danilo, por exemplo, talvez animado com a convocação para a Seleção Brasileira, foi o grande nome do Palmeiras, e não apenas pelo gol que marcou, mas principalmente pelo futebol que apresentou tanto no início das nossas jogadas ofensivas quanto nos passes, hoje chamados de “assistências”.

Mesmo quando já havíamos chegado ao segundo gol e garantido a vaga, ainda assim nos demos o direito de desperdiçar chances. A principal delas, já no fim da partida, esteve nos pés de Rafael Navarro, que conseguiu chutar por cima uma bola que estava a cerca de um metro da linha fatal. Um erro como este é imperdoável, mesmo para um centroavante que tem apenas 22 anos.

Mas, se o que importa é a vitória e a classificação, beleza: conseguimos ambas. Mas que fique bem claro ao nosso time e à nossa diretoria: ao eliminar um time inexpressivo e garantir sua sequência em um torneio nacional, o Palmeiras nada mais fez do que cumprir com a sua obrigação.

O MELHOR: DANILO
Ótimo – Nota 7,5

Se o treinador da Seleção Brasileira não tivesse convocado Danilo na tarde desta quarta-feira, certamente o faria logo após o jogo. Em uma de suas mais destacadas partidas pelo Palmeiras, ele foi o grande nome do jogo em todas as ações que desempenhou.

MERECE ELOGIOS: GUSTAVO GÓMEZ
Ótimo – Nota 7

O placar apertado não reflete com exatidão o que foi a partida, tantos foram os gols que o Verdão perdeu. E justamente por não ter quase trabalho nenhum na marcação, o zagueiraço aí da foto se aventurou ao ataque e, chegou, inclusive, a dar duas perfeitas assistências – pena que os “assistidos”, Rony e Navarro, pecam pela falta de qualidade na hora de concluírem as jogadas.

PALMAS PRA ELE: MARCOS ROCHA
Muito Bom – Nota 6,5

Marcos Rocha repete a dose e aparece pela segunda vez seguida em destaque nesta seção. Hoje, fez ótima dobradinha com Gustavo Scarpa pela direita, participou de forma efetiva no lance do primeiro gol e não chance alguma para o adversário em seu setor de atuação.

Os demais profissionais ficam com as seguintes avaliações:

Abel Ferreira e Dudu: Bom – nota 6
Zé Rafael, Murilo, Raphael Veiga, Gustavo Scarpa e Atuesta: Satisfatório - nota 5,5
Weverton, Jorge e Breno Lopes: Regular – nota 5
Rony e Rafael Navarro: Ruim - nota 4,5

FOTOS: CESAR GRECCO/AG. PALMEIRAS

8 Responses to NADA MAIS DO QUE A OBRIGAÇÃO

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, e olha quantos Gols perdidos, valeu pela classificação.

    Agora para a próxima partida pelo Brasileirão preocupa, pois é nítido o desgaste físico da Equipe no segundo tempo, tem que rodar o elenco, ainda mais contra o RedBull!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      O problema é que devido à nossa horrível campanha neste início de Brasileirão, não podemos poupar muita gente neste sábado. Temos de ganhar este jogo de qualquer jeito, meu amigo, caso contrário o clima ficará pesado na Academia.

      Além disso, no meio de semana temos um jogo simples, em casa, contra os equatorianos. Aí pode mandar até o time sub-17 que não haverá problema.

      Por fim, em relação aos gols perdidos, qual a novidade?

      Abs.

  2. Ótima classificação
    Meus respeitos ao time adversário que não deu 1 pontapé nos nossos jogadores.
    Quanto ao nosso futuro centroavante ele tem nome ENDRICK.
    Isto se o DEUS hiper idolatrado que por hora dirige o Palmeiras assim o quiser.
    Se o DEUS hiper idolatrado não quiser Endrick vai continuar no sub -20 levando tesouras voadoras dos garotos adversários que estão sedentos pra quebra-lo.
    Abçs.

  3. Bom dia, Márcio.

    O filósofo Tiririca, em uma das suas principais pérolas, costumava a olhar para as pessoas desprovidas de beleza física e dizia: “Ohh povo feio!”. Se ele assistiu ao jogo de ontem, deve ter trocado os substantivos e dito “Ohh jogo feio!”.

    Foi um dos jogos mais entediantes que eu assisti do Palmeiras esse ano. Visivelmente desinteressado e acreditando que a onça já estava morta, os caras realmente jogaram para o gasto. Confesso, porém, que o Verdão ficou devendo. Um time como o Palmeiras tem que massacrar um adversário da série D – com todo o respeito ao Juazeirense – independentemente de quem jogar.

    Como não me atrevo a fazer uma análise técnica do jogo, gostaria de fazer algumas perguntas de torcedor para você fora do contexto do jogo.

    1. Você acredita que o Tite não convocou o Veiga, e sim o Danilo, para dizer que quem manda é ele ou falta força política para o Veiga ser convocado?

    2. Você acredita que o Danilo é merecedor de ser integrante da seleção brasileira e o Veiga não?

    3. Estamos forçando a barra quando pedimos o Veiga na seleção?

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Vamos às respostas.

      1. Você acredita que o Tite não convocou o Veiga, e sim o Danilo, para dizer que quem manda é ele ou falta força política para o Veiga ser convocado?
      R – Nem uma coisa, nem outra. Veiga ainda não foi convocado porque seu empresário ainda não se acertou com o treinador da Seleção Brasileira.

      2 – Você acredita que o Danilo é merecedor de ser integrante da seleção brasileira e o Veiga não?
      R – Ambos merecem jogar na Seleção Brasileira e, em minha opinião, como titulares.

      3 – Estamos forçando a barra quando pedimos o Veiga na seleção?
      R – Absolutamente. Mas falem por vocês: por mim, ninguém do Palmeiras seria chamado. E por duas razões: se não estão na Seleção chamam menos a atenção dos clubes europeus e, portanto, têm mais chance de ficarem conosco por mais tempo. Além disso, enquanto a Seleção Brasileira for formada por 90% de jogadores que atuam fora do País, eu quero mais é que ela se dane.

      Abs.

  4. JORGE MARCOS TEIXEIRA FARANI

    Caro Márcio,

    Me lembro muito bem que, quando da primeira entrevista dada após sua posse, a nossa presidente prometeu a contratação do centroavante como sendo o presente de natal para a torcida. Hoje já estamos com 5 meses de mandato e nada.
    Penso eu, que pelo andar da carruagem, ela foi orientada por alguém que “entenda do ramo” para aguardar a abertura da janela e conseguir algum jogador livre e com isso sem gastar nada com os direitos federativos. Acontece que, se isso realmente ocorrer não vejo vantagem em economizar agora e depois ter que arcar com o custo mensal que um atleta desses proporciona.
    Esse é meu pensamento.
    Um grande abraço.

    • Márcio Trevisan

      Farani: esta é uma das possibilidades.

      A outra é esperar pelos 16 anos do Endrick, que serão completados em julho, assinar um contrato de 5 anos e ganhar uma fortuna quando for a hora de negociá-lo.

      O que eu sei é que, se por enquanto um “9″ não nos fez tanta falta, pode ter certeza de que chegará o dia em que fará.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>