A VAGA QUE VEIO DO CÉU

Palmeiras goleia nas alturas e garante 1º lugar do grupo da Libertadores

Meus amigos.

Somente quem já esteve na altitude sabe o quão difícil é encará-la. Este jornalista já passou por esta situação, teve de encarar os 3.680 metros de La Paz/BOL e lhes garanto: é horrível para andar, para falar, para respirar. Imaginem, então, ter de correr durante uma partida de futebol. Sei que os 2.800 metros de Sucre/BOL não são tão terríveis quanto os da capital administrativa do país, mas ainda assim a cidade fica cerca de 2.000 metros acima de São Paulo/SP, onde nossos jogadores mais estão acostumados a jogar.

Por isso, a vitória e, mais ainda, a goleada por 5 a 0 que o Palmeiras impôs ao coitadinho do Independiente Petrolero/BOL devem ser muito comemorados. Com este resultado, nossa equipe não só garantiu sua classificação às oitavas de final da Copa Libertadores da América como também assegurou o primeiro lugar da chave – e com duas rodadas de antecipação. E se der a lógica e ganhar os dois últimos jogos desta etapa do torneio – diante de Emelec/EQU e Deportivo Táchira/VEN, ambos em casa -, será também o líder na classificação geral, pois dificilmente será ultrapassado no critério de saldo de gols. E vantagem desta última conquista, como sabemos, é poder jogar a partida decisiva na Arena Palestra Itália até as semifinais, se a ela chegarmos.

Em relação ao jogo desta terça-feira, pouco há o que falar. Abel Ferreira, no meu modo de ver, acertou em escalar o time titular, pois agora poderá mesclá-lo ou até mesmo poupá-lo por completo nos compromissos dos próximos dias 18 e 24. Diante de um adversário tão fraco, mas tão fraco que nem mesmo tendo a altitude a seu favor conseguiu nos dar muito trabalho (com exceção de duas excelentes defesas de Weverton, uma em cada tempo), o Verdão fez o que deveria fazer: se impôs, criou várias oportunidades e chegou à goleada com todos os méritos. E quando o nosso querido Cristaldo foi expulso, aí tudo ficou ainda mais fácil.

Agora, é focar nos três próximos desafios, dois deles pelo Campeonato Brasileiro, e buscar duas vitórias. Afinal, no Brasileirão resultado algum vem do céu.

O MELHOR: RAPHAEL VEIGA
Ótimo – Nota 8

Vive uma fase encantada, na qual quase tudo o que tenta acaba dando certo. Hoje, fez três gols, roubou de Rony a artilharia isolada do time em todas as Libertadores e ainda fez grandes jogadas com Dudu.

MERECE ELOGIOS: DUDU
Ótimo – Nota 7,5

Foi nosso principal atacante no primeiro tempo, criando as mais agudas jogadas ofensivas do time. E deu uma enorme prova de companheirismo ao dar de presente a Veiga o gol que ele próprio poderia ter marcado. Na etapa final, se cansou e foi corretamente substituído.

PALMAS PRA ELE: GUSTAVO SCARPA
Ótimo – Nota 7

Entrou e melhorou o meio-campo e o ataque palmeirenses, pois Veiga já estava exausto. Além de cobrar o escanteio que originou o último gol da noite, marcado por Murilo, acertou a trave após forte chute de fora da área e fez boa dobradinhas com Rafael Navarro.

Os demais profissionais ficam com as seguintes avaliações:

Abel Ferreira: Ótimo – nota 7
Weverton e Zé Rafael: Muito Bom – nota 6,5

Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez, Rony, Gabriel Veron e Rafael Navarro: Bom – nota 6
Marcos Rocha, Danilo, Mayke, Gabriel Menino e Wesley: Regular – nota 5

FOTOS: CESAR GRECCO/AG. PALMEIRAS

9 Responses to A VAGA QUE VEIO DO CÉU

  1. Boa tarde, Márcio.

    Falar sobre o jogo – depois do que você escreveu – é chover no molhado. Gostaria de escrever sobre o momento do Verdão.

    Fazia tempo que eu não via um astral tão bom em todas as frentes do time. Seja na relação entre os jogadores, entre os jogadores e a comissão técnica, entre a comissão e a diretoria e entre o time e a torcida, tudo caminha na mais absoluta paz, e olha que a condição de paz era muito difícil de ser vivida nos bastidores do Palmeiras. Nem a imprensa maldosa e parcial está conseguindo intervir.

    Parece que estamos blindados das interferências ruins, que os egos foram colocados de lado e a vitória é o único objetivo, independentemente de quem joga.

    Quando se fala em Libertadores, então, é recorde atrás de recorde. Por ser um torneio tão competitivo, tenho a mais absoluta certeza de que o Palmeiras escreveu seu nome como um dos maiores times da América do Sul e talvez o maior da atualidade.

    Como torcedor, só espero que esta fase se prolongue pelo maior tempo possível.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      De fato, resultados positivos e conquistas em sequência acalmam qualquer clube, até mesmo o nosso. E olha que eu sempre digo que união é algo quase impossível no Palmeiras, pois se italiano fosse unido o Império Romano existiria até hoje.

      O mais importante é que esta excelente fase vai propiciando mais confiança e, por tabela, mais bons resultados. É o tal do círculo virtuoso.

      Mas, amigo, tenho de lhe ser sincero: como historiador do futebol, afirmo sem medo de errar que este esporte é cíclico. Espero que demore muito para a nossa fase “virar”, pois quando isso acontecer a tendência é ela ser terrível.

      Abs.

  2. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, parabéns Palmeiras pela goleada fora de casa e ainda na altura.

    Gostaria também de bater palmas a dois jogadores Dudu e Raphael Veiga jogam muito, merecem chance na Seleção, pena que não tem olhos a eles!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Deixa os jogadores do Palmeiras apenas no Palmeiras. Se forem para a Seleção, correremos muito mais risco de perdê-los para o futebol europeu.

      Abs.

  3. Gustavo Cantieri

    Excelente vitória! O terceiro gol do Veiga foi espetacular. Melhor campanha dessa Libertadores. Maior saldo de gols e os dois primeiros artilheiros são o Navarro e o Veiga. Será que os outros times ficam com medo de nós?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Gustavo.

      Uma campanha como esta, com certeza, gera apreensão por parte dos adversários.

      Mas devemos lembrar que levamos uma sorte imensa no sorteio e pegamos três equipes fraquíssimas.

      Abs.

  4. Pecado o que fizeram com o Cristaldo ontem Hem. Juizão estragou o jogo. Enfim, bola prá frente. Creio que teremos que ganhar os próximos dois jogos dessa fase de grupos da libertadores pois o Flamengo e o River também estão vindo com 100% de aproveitamento.

    • Márcio Trevisan

      Fala, Tadeu.

      Concordo contigo em relação ao Cristaldo.

      Foi um lance de disputa normal que mereceria o amarelo. Aliás, achei o árbitro rígido demais em todos os cartões que aplicou.

      E vc está certo: se tropeçarmos em um dos dois próximos jogos correremos o risco de não sermos o primeiro na classificação geral – se bem que não fomos no ano passado e acabamos campeões.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>