É MELHOR ABRIR O OLHO

Palmeiras só empata em Goiânia/GO e já perde cinco pontos no início do Brasileirão

Meus amigos.

É quase impossível a qualquer time do mundo ganhar todos os títulos que disputa em uma mesma temporada. Por isso, é claro que o Palmeiras não irá ganhar os três campeonatos que ainda tem a disputar neste ano. E como já faturou duas das três taças a que competiu em 2022 (a da Recopa e a do Paulistinha), poderá ganhar mais uma, de repente, até duas, mas levantar os três troféus, lamento, é muito improvável. Daí que, se de fato não garantirmos o hendeca do Campeonato Brasileiro ainda neste ano, paciência. Sobretudo se, como disse acima, conseguirmos sucesso em mais uma ou duas empreitadas.

Contudo, deve-se tomar muito cuidado com o futebol. A verdade dos fatos é que, em seis pontos pontos disputados até aqui, o Verdão faturou apenas um – ou 16.6% -. Este percentual só é superior, por exemplo, ao obtido pela Chapecoense/SC no Brasileirão do ano passado, e vale lembrar que a equipe catarinense terminou na última colocação da tabela. Em outras palavras: por ora, nosso desempenho é de time rebaixado.

Obviamente, não estou dizendo que o Palmeiras corre o risco de cair. Se o dissesse, provaria total desconhecimento sobre o jogo de bola e, claro, mostraria minha brutal incapacidade de entender o que acontece neste esporte. Afinal, foram apenas duas rodadas e ainda restam outras 36 pela frente. Só que, analisando a tabela antes do início da competição, vencer o Ceará/CE e o Goiás/CE eram resultados mais do que esperados, e isso não aconteceu.

O que eu quero dizer, prezado palmeirense, é que estes cinco pontos que deixamos escapar com toda a certeza nos farão falta no futuro, quando saberemos se a equipe irá ou não brigar por este que poderá se seu 11º título do Brasileirão. Então, como diz o título desta crônica pós-jogo, é melhor abrir o olho e, preferencialmente, recuperar estes pontos que perdemos já nas próximas duas partidas. E se os adversários seguintes são os que são, o Palmeiras que se vire.

O Jogo – Uma das características mais apaixonantes do futebol é que, muitas vezes, algo que parece ser ruim se torna bom, e vice-versa. Hoje, no acanhado Estádio Hailé Pinheiro, o Palmeiras dominou o Goiás/GO desde o começo da partida, e só não abriu pelo menos 2 a 0 antes mesmo dos 15 minutos graças ao ótimo, embora “encerador”, goleiro Tadeu.

Tudo caminhava bem até que o volante dos caras, Auremir, se machucou logo aos 17. O estreante Jair Ventura mandou a campo, então, o zagueiro Da Silva, e com isso alterou o esquema tático do 4-4-2 para o 3-5-2. Com isso, ele diminuiu os espaços que o Verdão tinha pela direita, onde Marcos Rocha, Raphael Veiga e Dudu deitava e rolavam, e aos poucos foi minando as forças da nossa equipe e, simultaneamente, crescendo em campo, só não abrindo o placar ainda na etapa inicial graças a um verdadeiro milagre de Weverton.

No segundo tempo, sem conseguir escapar desta armadilha montada totalmente sem querer pelo técnico adversário, nossa equipe foi sentindo mais o jogo, alguns jogadores – como Dudu e Danilo – sumiram e a queda de rendimento foi inevitável. Para piorar, em mais uma falha do horrendo Piquerez (Pqp! Quem inventou este infeliz?), levamos um gol polêmico e tudo piorou. Só então nosso treinador mexeu na equipe, e por pouco não foi tarde demais.

O MELHOR: RAPHAEL VEIGA
Ótimo – Nota 7,5


Sei que estou me tornando repetitivo, mas não tenho culpa se e quase todas as partidas ele é o nosso maior destaque. Hoje, esteve ótimo na armação das jogadas, nos passes e nos lançamentos, e quase marcou mais um gol – só não o fez porque Tadeu é, de dato, um ótimo goleiro.

MERECE ELOGIOS: WEVERTON
Ótimo – Nota 7

Vou ser bem sincero: não fossem os dois milagres que praticou, um em cada tempo, e o Palmeiras teria voltado do Centro-Oeste com um resultado bem pior do que este 1 a 1. Depois de ser um mero espectador diante do ridículo time boliviano, no meio de semana, hoje Weverton voltou a ser protagonista e mostrou, mais uma vez, que sua constante presença na Seleção Brasileira é algo justíssimo.

PALMAS PRA ELE: ABEL FERREIRA
Bom – Nota 6

Abel Ferreira, como disse, demorou para mexer no time, o que aliás é uma de suas características quando não estamos perdendo. Porém, quando o fez pela primeira vez, acertou em cheio: mandou o horrível Piquerez, que não acerta um cruzamento e ainda é péssimo na marcação, para o chuveiro (se bem que eu o teria mando a outro lugar…) e colocou em campo Gustavo Scarpa. O meia, transformado em lateral, não foi lá grande coisa, mas pelo menos não atrapalhou tanto quanto o maldito uruguaio. O português também acertou quando trocou Gabriel Veron, que não foi bem porque teve de ajudar o lateral-esquerdo na marcação, por Rony, pois isso tornou o lado canhoto do nosso ataque bem mais perigoso. Também foi muito feliz ao sacar Dudu, que desapareceu no segundo tempo, e colocar Wesley, muito embora este não tenha jogado nada bem e ainda perdido uma boa chance. Em relação às entradas de Jaílson e de Atuesta nos lugares de Zé Rafael e Marcos Rocha, respectivamente, confesso-lhes que não as entendi.

Os demais profissionais ficam com as seguintes avaliações:


Zé Rafael: Bom – nota 6
Marcos Rocha, Murilo, Dudu, Gustavo Scarpa e Rony: Satisfatório – nota 5,5
Gustavo Gómez, Danilo, Gabriel Veron e Jaílson: Regular – nota 5
Rafael Navarro e Wesley: Ruim – nota 4,5
Piquerez: Muito Ruim – nota 4

FOTOS: CESAR GRECCO/AG. PALMEIRAS

6 Responses to É MELHOR ABRIR O OLHO

  1. Bom dia, Márcio.

    Feliz Páscoa para você e sua família.

    No futebol, às vezes se tem a sorte do campeão e às vezes se tem o azar dos bons times que são rebaixados. Na partida contra o Goiás, infelizmente, tivemos o azar dos bons times rebaixados, pois poderíamos voltar para São Paulo com um placar mais favorável.

    Não quero transferir a responsabilidade desse empate para fatores extra campo, mas a confirmação do VAR para o gol do Goiás foi algo, no mínimo, suspeito. Por todas as razões explicadas durante a transmissão da partida, e que no meu ponto de vista fazem total sentido, o gol deveria ser anulado.

    Por isso, quando li o título da sua crônica, pensei que você fosse se referir ao tipo de malandragem que o Verdão pode ser submetido ao longo do campeonato. Hoje somos a vidraça que muitos querem atirar pedras.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Agradeço e retribuo os votos.

      Em relação ao gol dos caras, sinceramente creio que o choque foi casual. Se estivesse apitando ou no VAR, confirmaria o lance.

      Mas vc tem razão: todo mundo quer ganhar do Palmeiras e, como nosso time tem sido protagonista nas conquistas nos últimos tempos, sempre que for possível para a arbitragem complicar a nossa vida isso certamente acontecerá.

      Meu título tem, como vc bem notou, também esta finalidade.

      Abs.

  2. roberto alfano

    Bom dia caro Trevisan desejo uma Feliz Páscoa a voçê e a toda sua Família.

    Em pontos corridos não se pode perder pontos como tal, agora vai ter que jogar melhor nos clássicos que estão por vir!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      O mesmo para você e aos seus.

      Vc lembrou bem: como eu disse, a resposta tem que ser rápida. Nos dois próximos jogos, teremos de somar pelo menos quatro pontos.

      Abs.

  3. JORGE MARCOS TEIXEIRA FARANI

    Palmeirenses, lembra do que aconteceu em 2002 e 2012. Estamos em 2022 e tomara que não volte acontecer os fatos ocorridos nos 2 anos citados.

    • Márcio Trevisan

      Farani: a diferença é que o time atual é bem superior ao de 2002 e infinitamente melhor do que o de 2012.

      Quanto a esquecer, para mim é impossível: em 2002 eu estava no grupo e também fui rebaixado.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>