TUDO BEM: A GENTE BUSCA NO ANO QUE VEM

Palmeiras luta, mas não consegue o bi mundial. Só que em 2023 tem mais…

Meus amigos.

Sei que no coração de cada um de vocês impera, neste momento, um misto de dor e decepção. O primeiro sentimento, é claro, nem precisa ser explicado, já que perdemos a chance de faturar o bicampeonato mundial. O segundo, este sim, merece uma explicação: é que após eliminarmos Atlético/MG e Flamengo/RJ aumentou em muito a esperança de que mais uma vitória improvável acontecesse. Ocorre, porém, que um raio pode até cair duas vezes no mesmo lugar, porém isso é pouco provável. Além disso, atingir exatamente a mesma localização uma terceira vez é algo, pelo pouco que conheço do assunto, um tanto quanto impossível.

Weverton: sem chances no pênalti.

No fundo, no fundo, todos nós já sabíamos qual seria o desfecho desta história. O Chelesea/ING é infinitamente superior ao Palmeiras, tanto que é o atual campeão do continente que abriga quase que 100% dos melhores times do mundo. Aliás, o que me surpreendeu – e também orgulhou – foram as dificuldades que eles tiveram para nos superar. O fato de estarem no meio de uma temporada, com certeza, influenciou, já que foi visível a queda física dos ingleses no segundo tempo e na prorrogação, mas ainda assim poderíamos, até, ter tido melhor sorte no jogo.

Para tanto, precisaríamos apenas de duas coisas a mais do que nosso adversário desta tarde de sábado: a primeira é um banco de suplentes com a mesma qualidade que a deles – o que, dadas as diferenças financeiras entre as duas realidades – é algo impossível; e a segunda é uma coragem uma pouco maior, pois sobretudo no tempo adicional ficamos demasiadamente fechados e esperando apenas o tempo passar para tentarmos a sorte na cobrança de pênaltis. Somente após o segundo gol deles (que falta de sorte do Luan, não? O cara parece predestinado, mesmo quando não tem culpa, a protagonizar lances capitais em jogos decisivos) é que o Verdão partiu ao ataque – só que aí, prezado palmeirense, a vaca já havia ido para o fundo do brejo.

Mas, não tem nada, não. No ano que vem, caso a FIFA cumpra o que vem dizendo e altere a fórmula de disputa do Mundial Interclubes, ampliando o número de participantes para 24 ou mesmo para apenas 16 clubes, é certo que estaremos na briga, pois seremos, no mínimo, o campeão de duas das três últimas edições da Copa Libertadores da América e, claro, o atual vice-campeão mundial.

Ou seja: o bi é logo ali. Mais uma vez.

AQUI, AS AVALIAÇÕES DOS NOSSOS JOGADORES

Weverton – 5,5
Gustavo Gómez – 5
Luan – 5
Piquerez – 5
Marcos Rocha – 6
Danilo – 5,5
Zé Rafael – 5
Raphael Veiga – 6
Gustavo Scarpa – 5,5
Dudu – 5,5
Rony – 6
Jaílson – 5
Wesley – 4,5
Rafael Navarro – 4,5
Atuesta – 4
Deyverson – sem nota

FOTOS: Michael Regan – FIFA/FIFA via Getty Images
Tullio Puglia – FIFA / Colaborador / Getty Images
Angel Martinez – FIFA/FIFA via Getty Images)

12 Responses to TUDO BEM: A GENTE BUSCA NO ANO QUE VEM

  1. Marcio, parabéns. Com a mesma elegância e fineza de sempre, você tem uma visão bastante completa do tema, em poucas palavras. Concordo plenamente que poderiamos ter tido melhor sorte se tivessemos melhores suplentes e não ter jogado tão covardemente, com o Chelsea em frangalhos. OK. MAS, por favor: 1- é cristalino que Gabriel Menino e Patrick de Paula são infinitamente melhores (ah, e de enorme participação nas gloriosas 2 libertadores e copa do Brasil) que o tal de Jailson (jogador mediano) e, principalmente do cercador de galinhas Atuesta (o cara é muiiiiiiito ruim). Quem fez estas escolhas foi o …. treinador. 2- Se faltou coragem, quem fez a tática foi o …. treinador. Sr. Abel Ferreira, treinador razoável, teve a ajuda de diversos milagres só explicados pelos deuses do futebol, mas eu não tenho dúvida de que ele jogou na lata do lixo um muito provável titulo se não tivesse sido tão ingrato e injusto com GMenino e PPaula que tanto entregaram (exemplo jogo contra o River lá) e que agora receberam esta absurda injustiça. E que armou o time para tentar não perder. Quanto ao Luan, até quando vamos ficar a mercê da “predestinação” (ruindade mesmo) dele?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jurandir.

      Agradeço os elogios que me fez.

      Uma das coisas que aprendi nestes meus quase 34 anos de Jornalismo no futebol é que todo treinador, sem exceção, tem suas convicções, que muitas vezes podem ser chamadas também de “teimosias”.

      Abel Ferreira ganhou três títulos importantíssimos jogando na defesa e no contra-ataque – não seria agora, diante do mais difícil adversário que teve desde que chegou ao Verdão, que ele mudaria. O problema é que ele exagerou, pois sobretudo no segundo tempo da prorrogação poderia ter tentado algo a mais no ataque.

      Em relação a Patrick de Paula e Gabriel Menino, entendo seu ponto de vista e até concordo em parte com ele. Mas tem um detalhe: ambos têm curtido demais a noite, e isso é um fato que todos no clube já sabiam. Certamente este detalhe foi um fator preponderante na hora da definição dos 23 jogadores.

      Por fim, no que diz respeito a Luan, desta vez não vi erro de sua parte, já que a bola bateu em sua mão.

      Escreva sempre, ok?

      Abs.

  2. Bom dia, Márcio.

    Como eu escrevi anteriormente – independentemente do resultado – tenho orgulho do que o Palmeiras fez neste mundial. Impusemos uma dificuldade de quem briga de igual para igual contra uma equipe que tem uma realidade financeira muito diferenciada e que venceu tendo que correr, e muito. Não fomos humilhados, nem tão pouco abaixamos a cabeça para uma equipe europeia. O Palmeiras representou muito bem o futebol brasileiro nesse mundial, e isso, por si só, já me deixa muito feliz.

    Claro que o título seria a cereja no bolo de uma campanha espetacular, mas o bolo já me agradou, e muito.

    Temos mais um título a ser disputado nos próximos 10 dias. Que recebamos nossos jogadores de braços abertos para uma temporada que promete trazer muitas alegrias.

    Um forte abraço e viva o Verdão!

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Minha linha de raciocínio é a mesma: vamos cuidar dos vivos, porque pelos mortos não podemos fazer mais nada.

      E é muito bom que sejamos campeões da Recopa Sul-Americana, pois se isso não acontecer teremos uma crise a enfrentar.

      Abs.

  3. Salve caros amigos palmeirenses. Acho que mereceria também uma notinha para a atual diretoria que teve desde o final de novembro para trazer um centroavante e não trouxe. Pô, tá parecendo uma tia minha que guardava e guardava dinheiro e morreu com bastante dinheiro guardado.

    • Márcio Trevisan

      Você tem razão, Tadeu.

      Todos os centroavantes, mesmo os meia-bocas, custam caro quando o Palmeiras é o clube interessado.

      Só que o clube tem dinheiro e pode ser um pouco mais ousado do que tem sido.

      Não dá pra jogar sem centroavante.

      Abs.

  4. Salve, Palestrinos!
    Infelizmente não vencemos, mas o time se portou bem. Claro, abdicamos do ataque para defender, o que foi executado rigorosamente, pois o Chelsea não nos amassou (o Weverton não fez nenhuma defesa), mas poderíamos ter feito algo a mais no ataque, ao invés de esperar por uma bola. No primeiro tempo fomos melhores, com Dudu e Roni abertos nas pontas, o que abria a defesa adversária. A mudança no segundo tempo, com o Roni e, depois,o Dudu isolados no comando de ataque, minou o nosso ataque. Além do mais, o Veiga não conseguiu entrar no jogo, embora tenha convertido com perfeição o penal. Enfim, bola pra frente porque no fim do mês tem outra decisão.

    • Márcio Trevisan

      Exato, Tiago.

      Também achei que nos defendemos em demasia, sobretudo na prorrogação, quando os caras estavam visivelmente cansados.

      Neste ponto o português errou.

      Mas, você lembrou bem: temos de recolher os cacos e ganhar a Recopa Sul-Americana de qualquer jeito, pois se isso não acontecer pode apostar que teremos crise.

      Abs.

  5. roberto alfano

    Boa noite caro Trevisan, não deu mais valeu pela luta em campo, com um Time que só de olhar vale muitos Euros!!!.

    Acredito no seu Titulo desta crônica, o ano que vem tem mais.

    Força Verdão, vamos buscar novamente.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Assim espero, Alfano.

      Mas não me iludo: mesmo que a FIFA cumpra o que vem prometendo e aumente o número de clubes no Mundial, nossas chances continuarão pequenas.

      Enquanto houver este abismo financeiro entre a Europa e o resto do mundo dificilmente um time do Velho Continente será superado.

      Abs.

  6. Hoje é pra se escrever pouco !
    Luan, “Lo di siempre”, falhou no gol do Lukako, deu 1 cochada numa bola quase batendo na sua mão e quase cometendo o 1º penalti, mas fez a lambança final no penalti.
    Ze Rafael, num contra ataque mortal 2 x 1, ao invés de fazer o arroz com feijão, tentou de pé direito dar uma de “3 dedos”, não passou a bola pro Rony e destruiu 1 das poucas chances do Palmeiras na partida.
    Atuesta = kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (QUE PIADA DE MAU GOSTO !)

    Abçs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>