É FREGUÊS QUE CHAMA?

 Palmeiras enfrenta o Santos/SP pela quarta vez em 2021… e ganha pela quarta vez!

Meus amigos.

Tudo começou no 1 a 0 de 30 de janeiro, quando Breno Lopes marcou o gol que garantiu o bicampeonato da Libertadores da América, no Maracanã.

Depois, em 6 de maio, na Arena Palestra Itália, pela fase de  classificação do Paulistinha, foi 3 a 2, com gols de Willian Bigode, Viña e Lucas Esteves. Pois é: até do Esteves.

Em seguida, mais uma vez em nossa casa, outro 3 a 2, desta vez valendo pelo 1º turno do Brasileirão, com Bigode – olhe ele aí de novo! -, Breno Lopes – olha ele aí de novo! – e Gustavo Gómez.

E hoje, mesmo atuando no campinho dos caras, 2 a 0. Com gols de Raphael Veiga e Rony. E nem dá para eles reclamarem, pois poderia ter sido bem  mais.

Quatro jogos contra o Santos/SP em 2021, quatro vitória sobre o Santos/SP em 2021.

Se isso não se chama “freguês”, então não sei que nome tem.

O MELHOR: RAPHAEL VEIGA

O que esse cara tá jogando chega a ser uma sacanagem. Hoje, além de ter dado o passe, mais do que perfeito, para Rony abrir o placar, ainda por cima marcou um golaço que só quem sabe muito de bola consegue marcar. E se já não fosse o bastante, ainda por cima deu uma de falso 9 quando o Palmeiras não teve a bola nos pés. Deus queira que repita uma atuação como esta daqui a 20 dias (nota 8,5).

MERECE DESTAQUE: RONY

Ele precisou marcar três gols para que um fosse confirmado. Aliás, tenho pra mim que se o árbitro não se chamasse Claus o toque involuntário de Dudu não teria sido considerado irregular. Mas o que vale é que, durante todo o jogo, Rony foi um inferno para a frágil defesa santista, com direito até mesmo à assistência para o golaço de Veiga (nota 8).

PALMAS PRA ELE: PIQUEREZ

Se você está surpreso por ver o uruguaio por aqui, saiba que eu me sinto da mesma forma. Até que enfim Piquerez apresentou um futebol realmente elogiável, tanto na defesa – e olha que teve um trabalho dos diabos com o Marinho – como no ataque, aparecendo não uma, mas várias vezes no apoio e – incrível! – acertando cruzamentos. Na boa: acho que estou sonhando (nota 7).

Os demais jogadores ficam com as seguintes avaliações:

Weverton, Gustavo Scarpa e Dudu – nota 6,5
Danilonota 6
Luan, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Patrick de Paula e Breno Lopes – nota 5,5
Marcos Rocha – nota 5
Danilo Barbosa, Deyverson e Willian Bigode – sem nota

 

O TREINADOR: ABEL FERREIRA

Nosso treinador começou seu trabalho nesta tarde surpreendendo, pois sacou do time e até mesmo do banco o capitão Felipe Melo. Apesar das ótimas atuações que vinha tendo, o experiente jogador de 38 anos foi poupado após cinco partidas seguidas, sendo quatro delas completas e uma em que deixou o gramado já aos 35 do segundo tempo.

Mas esta decisão acabou dando muito certo, pois Zé Rafael foi recuado para o que antigamente se chamava de “cabeça da área” e Danilo – muito mais leve e rápido na saída de jogo – atuou como segundo volante, o que deixou o meio-campo palmeirense bem mais criativo e tão seguro como sempre. Tal estratégia matou qualquer chance de criação no setor adversário, limitando o Peixe a jogar apenas pelas pontas, com Marinho e Lucas Braga.

Outro ponto a favor de Abel Braga foi o posicionamento de Raphael Veiga. Quando tínhamos a bola, ele era o que sempre é – um meia criativo. Mas, quando não a possuíamos, ele ocupava o espaço no comando do ataque, fazendo com que Rony se deslocasse para o lado direito, assim como já acontecia pela ponta esquerda com Dudu. Desta forma, ficou muito mais difícil para o Santos/SP iniciar suas jogadas.

Nas substituições, todas feitas já com o 2 a 0 no placar, agiu mais para poupar titulares – afinal, voltaremos a campo já na próxima quarta-feira – e para ganhar tempo (nota 6,5).

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AGÊNCIA PALMEIRAS

11 Responses to É FREGUÊS QUE CHAMA?

  1. valentine vigar

    marcio amigo …. o werverton merecia uma nota bem melhor… 2 defesas espetaculares.. abração

    • Márcio Trevisan

      Olá, amigo.

      Que bom ver você por aqui de novo!!!

      Talvez vc tenha razão. É que, como bem sabe, eu sou mais exigente nas notas, mesmo – rs.

      Vê se aparece sempre por aqui, hein?

      Abs.

  2. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, e olha que faltam 20 dias para grande decisão da Libertadores e o Palmeiras vem jogando sempre em busca da Vitória, é o que interessa.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Alfano.

      Se não tivéssemos perdido pontos bobos, poderíamos ainda ter boas chances de obter o hendeca.

      Mas, neste momento, o que mais nos importa é mesmo a Libertadores. Até lá, haja ansiedade.

      Abs.

  3. Bom dia, Márcio.

    Começo a pensar que vai dar jogo dia 27/11. Não vai ser aquela moleza que o Flamengo pensava.

    Claro que ainda temos que manter os pés no chão e jogar dentro das nossas limitações, mas estamos crescendo no momento certo.

    Pergunta para você: o primeiro gol do Verdão foi devidamente anulado? Para mim, gol legítimo e me pergunto como a arbitragem anula um gol daqueles com todos os recursos disponíveis.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve.

      Com certeza o Flamengo/RJ esperava uma decisão mais fácil, mas dadas as dificuldades pelas quais o time carioca vem passando também começo a achar que vai dar jogo. Mas é como você disse: temos de ter os pés no chão, manter a humildade e reconhecer que os caras são melhores. Se agirmos desta forma, nossas chances serão um pouco maiores.

      Em relação à sua pergunta, é uma questão de interpretação. Eu não anularia porque ficou claro que o Dudu não tocou com o braço na bola, e sim que a bola tocou em seu braço. Porém, para o os caras do VAR isso não fez diferença, já que a bola caiu mais à frente e facilitou a jogada do atacante do Palmeiras.

      Mas o que me chamou a atenção foram os áudios dos árbitros do VAR: o principal, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, apenas diz ao Raphael Claus: “Sugiro sua revisão, pois o lance pode ser irregular”. Já o safado do Claus berra como um louco: “Ele usou o braço para levar vantagem! Foi falta, foi falta!”.

      Graças a Deus este erro não nos prejudicou, porque se tivesse prejudicado daria um enorme pano pra manga.

      Abs.

  4. Caros Sangue VERDE. O jogo de ontem não era fácil não, foi o Palmeiras que fez o jogo parecer fácil. Que seja assim até o final desse ano ou, pelo menos, até o final desse mês. Hehehehe.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: se ficar exatamente assim, tanto pra nós quanto pra eles, ficarei muito, mas muito feliz.

      Abs.

  5. Fábio P. R.

    Márcio, acho que você deve ter digitado “6,5″ em vez de “8,5″ na nota do Abel, não foi? Até porque seu texto só contém elogios ao portuga…

  6. Time se encorpando pra enfrentar o grande adversário na final da Copa Libertadores da América.
    Renato Gaúcho sorrateiramente, de tocaia, preservando o time pro grande embate.
    Vamos aguardar.
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Jair.

      Espero que no dia 27 a fase do Palmeiras seja a mesma de hoje. E a do Flamengo/RJ também.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>