PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

Um ano e um dia após apresentação de Abel, Palmeiras ganha mais uma do Grêmio/RS

Meus amigos.

Talvez por ainda estar emocionado após a homenagem que recebeu de todos os funcionários da Academia de Futebol em razão do seu primeiro aniversário no comando do Palmeiras, completado no último sábado, o técnico Abel Ferreira voltou a ter uma boa atuação no comando do nosso time. Hoje, na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio/RS, no Sul (a quarta seguida, só neste ano), ele foi um dos destaque do nosso time.

O treinador palmeirense começou bem na hora de escolher o time titular. Jogando fora de casa e diante de um adversário já bastante preocupado com a probabilidade cada vez maior de ser rebaixado, era de se esperar que sofrêssemos um forte pressão, sobretudo nos primeiro minutos do jogo. Por isso, ele alterou o esquema tático para o 4-4-2 promovendo a entrada de Gustavo Scarpa no lado direito do meio-campo e a saída da equipe de Luiz Adriano, também conhecido como “cone”. Com isso, ele não apenas povoou o setor intermediário da nossa equipe como deu um motivo a mais para o sistema defensivo gremista ter com o que se preocupar.

Abel Fereira recebe camisa autografada por todos da Academia

Outro ponto positivo do português foi ter mantido a calma e mantido o time calmo mesmo termos levado o gol, fruto de erros cometidos por Marcos Rocha, que simulou uma falta, e Luan, que chegou atrasado na hora da conclusão de Diego Souza. Mesmo atrás, o Verdão seguiu melhor, jogando sempre no campo de ataque e mostrando que o empate seria apenas uma questão de tempo. E se conseguimos não apenas empatar, mas também virar o placar em apenas quatro minutos, isso só foi possível graças à tranquilidade que ele passou a nossos jogadores.

Na etapa final, é verdade, acabamos por dar mais campo ao time gaúcho do que deveríamos, mas o pior nem isso, e sim não termos conseguido puxar os quase sempre fatais contra-ataques que nos caracterizaram nos últimos tempo. Percebendo tal problema, Abel mandou a campo o rápido Wesley que, no entanto, hoje não viveu uma boa jornada. Tal situação poderia ter nos custado a vitória, visto que o Grêmio/RS só não empatou o jogo graças à ação do VAR. Mas até mesmo nas mudanças que promoveu para ganhar tempo, já nos últimos minutos, o nosso portuga foi bem, já que Danilo Barbosa iniciou a boa jogada que terminou com um belo chute cruzado de Breno Lopes.

Embora tenhamos diminuído momentaneamente nossa diferença para o líder da competição, esta vitória serve mais para aumentar nossas chances de terminarmos este Brasileirão no G-4. Afinal, no ano que vem também haverá Libertadores.

O MELHOR: RAPHAEL VEIGA

O pênalti que ele cobrou não foi tão bom quanto os que ele costuma bater, já que a bola foi no meio do gol. Mas o meia aparece aqui como o melhor do Palmeiras não apenas por ele, e sim por ter feito também o segundo gol do time e por ter ajudado tanto na criação quanto nos desarmes, algo que, aliás, nem é sua obrigação (nota 8).

MERECE DESTAQUE: WEVERTON

Goleiro não precisa fazer milagres todo jogo; precisa apenas manter uma estabilidade em suas atuações e, com isso, passar confiança ao time. E Weverton vem cumprindo bem este papel, tanto que hoje mais uma vez praticou duas grandes defesas em momentos decisivos da partida (nota 6,5).

PALMAS PRA ELE: GUSTAVO SCARPA

Enfim ele ganhou uma nova chance no time titular, algo que não acontecia havia seis jogos. E com muita competência soube aproveitar esta oportunidade, dando o passe decisivo para o segundo gol do Verdão, acertando a trave em precisa cobrança de falta e ocupando com competência a faixa direita do nosso meio-campo (nota 6,5).

Os demais jogadores ficam com as seguintes avaliações:

 Felipe Melo – nota 6,5
Luan, Danilo Barbosa e Breno Lopes – nota 6
Dudu, Danilo, Gustavo Gómez e Zé Rafael – nota 5,5
Piquerez, Rony e Wesley – nota 5
Marcos Rocha – nota 4,5
Luiz Adriano – sem nota

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AGÊNCIA PALMEIRAS

4 Responses to PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

  1. roberto alfano

    Boa noite caro Trevisan, achei muito importante a homenagem feita ao Abel, pois mostra a união e humildade de todos do clube Palmeiras.

    Devagar estamos nos mantendo no G4 do Brasileirão, e o mais importante reagindo nas partidas.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: também gostei muito da homenagem feita pelos funcionário, o que prova que Abel é bastante querido por todos.

      Tal postura só tinha visto com relação a Scolari.

      Quanto ao Brasileirão, sejamos sinceros: nossas chances de título são mínimas. Então, temos é que lutar, mesmo, por uma vaga no G4.

      Abs.

  2. Bom dia, Márcio.

    Esse mundo do futebol é realmente engraçado. A pseudocrise que havia se instalado no Verdão parece que resolveu atacar o time do Rio de Janeiro.

    Sendo bem pragmático no meu post de hoje, quero lhe fazer uma pergunta: você acha que o momento vivido pelo Flamengo tende a nos ajudar ou nos prejudicar na final da Libertadores? Me permita dar a minha opinião.

    Penso que nos prejudica e explico o porquê. Dentre os dois campeonatos disputados nesse momento por eles, o único que possuem chances reais de ganhar é a Libertadores. Depois do vexame sofrido na Copa do Brasil e da real dificuldade de serem campeões brasileiros, estes caras vão encarar a decisão da Libertadores como questão de honra para salvar a temporada.

    O Verdão terá que ser muito inteligente durante o jogo da final no dia 27/11. Apesar dos problemas vividos pelo Flamengo, continua a ser um desafio muito grande.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Válter, salve!

      Concordo plenamente com você. O que acontece agora com os caras pode até ser prejudicial para nós pelos motivos que vc mesmo já citou.

      Quanto a ser muito inteligente na final da Libertadores, entenda-se ser muito defensivo e rezar para aproveitar um contra-ataque. É a nossa única chance.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>