LÁ VEM O VERDÃO, DESCENDO A LADEIRA

Palmeiras despenca no Brasileirão, e se não fosse Jaílson teria levado outra goleada.

Meus amigos.

Como disse após a vergonha que sofremos no fim de semana, todas as equipes passam por ótimas e péssimas fases. Infelizmente, o momento que atravessa o nosso time é o pior não só deste ano, mas de muito tempo. Só para que vocês tenham uma ideia, hoje completamos sete partidas seguidas sem vitória e superamos nosso pior desempenho desde 2014 e 2015, quando ficamos seis jogos sem vencer (cinco derrotas e um empate, quando éramos dirigidos por Dorival Júnior, e quatro derrotas e dois empates, sob o comando de Marcelo Oliveira, respectivamente).

Mas o pior não é nem superar tais marcas tão negativas, e sim perceber que o time parece ter perdido completamente o rumo. Mesmo desfalcado de alguns titulares, nada justifica um futebol tão pífio e, principalmente, tão diferente de um tempo para outro. Hoje, fizemos uma etapa inicial equilibrada e, se analisarmos friamente, até criamos as melhores chances e por pouco não abrimos o placar com Luiz Adriano. Mas nos últimos 45 minutos, meu Deus! Levamos um baile do Bahia/BA, uma das equipes mais fracas deste Brasileirão e séria candidata ao rebaixamento. O Palmeiras vem descendo a ladeira, prezado internauta, e quando isso acontece de forma tão vertiginosa medidas extremas se fazem necessárias.

Creio que não preciso ser mais especifico, certo?

O MELHOR: JAÍLSON

Graças a esse cara, voltamos de Salvador/BA com pelo menos um pontinho e sem passar vergonha. As três defesas – ou melhor: os três milagres – que praticou no segundo tempo provam que, apesar da idade avançada (já tem 40 anos), ainda é essencial ao grupo e ao time. E o pior é que talvez não tenha seu contrato renovado ao fim deste ano… (nota 8).

MERECE DESTAQUE: FELIPE MELO

Pode até ser que a visível melhora em seu desempenho nos últimos jogos se explique pelo fato de estar em fim de contrato e ainda não ter garantida a sua renovação, mas é inegável que, com ele, defensivamente ficamos mais protegidos e ainda temos uma melhora na saída de bola, sobretudo com lançamentos. Hoje, foi ótimo, sobretudo nas bolas aéreas, lance no qual perdeu apenas uma vez. (nota 6,5).

PALMAS PRA ELE: JORGE

Aos poucos, mas bem aos poucos, vem apresentando sensível melhora em seu desempenho. Ofensivamente, está mais perto daquilo que vimos no Flamengo/RJ e, principalmente, no Santos/SP; defensivamente, ainda cede alguns espaços porque demora para retornar à marcação. Mas nesta terça teve uma atuação segura (nota 6).

Os demais jogadores ficam com as seguintes avaliações:

Renan – nota 6
Luan, Gabriel Menino, Raphael Veiga, Rony e Luiz Adriano – nota 5,5
Kuscevic, Dudu, Patrick de Paula, Danilo Barbosa e Deyverson – nota 5
Wesley – nota 4
Matheus Fernandes – sem nota

O TREINADOR: ABEL FERREIRA

Já somo 53 anos de idade e 34 de profissão. Portanto, tenho certeza absoluta do que vou escrever agora: Abel Ferreira está completamente perdido. Não posso afirmar que ele perdeu o vestiário, pois me parece que o grupo, ou pelo menos parte dele, ainda o respeita, mas o gajo dá provas, jogo após jogo, que não sabe exatamente o que fazer. Dentre suas ações equivocadas estão as constantes mudanças no esquema tático – ora o 3-5-2, ora o 4-3-3, ora o 4-4-2… -, a indefinição quanto a titularidade ou não de alguns jogadores – ora Kuscevic some até do banco, o mesmo se aplicando a Breno Lopes, Matheus Fernandes e Danilo Barbosa, e pouco depois os três reaparecem e atuam toda hora – e, o que me parece mais grave, o visível mau relacionamento com o principal jogador do time, Dudu. Hoje, reconheço, ele teve mais problemas do que poderia, dadas as contusões do zagueiro chileno e, principalmente, de Gabriel Menino. Mesmo assim, sua postura ao lado do gramado e suas decisões táticas e técnicas deixaram a desejar mais uma vez. Sua total perda de rumo se torna claríssima nas entrevistas quando, sempre arrogante, não responde a quase nenhuma pergunta feita pelos jornalistas e, dependendo do resultado, ou culpa a arbitragem, ou responsabiliza o excesso de jogo ou então joga nas costas dos desfalques o peso de mais um mau futebol. Qualquer outro treinador, dados os resultados e a forma como o time não vem evoluindo, já teria tomado um pé na bunda daqueles históricos, e isso só não lhe aconteceu porque, graças a um milagre ainda sem explicação, conseguiu levar o Palmeiras a mais uma decisão da Libertadores. Mas a questão é: se ele não fizer o time jogar outra vez, até quando irá durar a paciência da torcida? Ate porque, como sabemos, não é toda a cebola nos faz chorar (nota 4,5).

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AGÊNCIA PALMEIRAS

9 Responses to LÁ VEM O VERDÃO, DESCENDO A LADEIRA

  1. Boa noite, Márcio.

    Tem coisas que realmente não dá para entender. Qual foi a variável que fez o Palmeiras perder o rumo?

    O técnico é o mesmo há quase um ano e os jogadores são os mesmos que ele vinha trabalhando desde então, sagrando-se campeão da Copa do Brasil e da Libertadores. Não ocorreram mudanças drásticas, nem no elenco, nem na comissão técnica. O que, então, aconteceu?

    Vejo algumas hipóteses:
    1. O que vivemos foi uma tremenda euforia desmedida, sendo favorecidos por uma combinação de jogos fáceis, tanto na Libertadores quanto na Copa do Brasil 2020. Claro que tivemos competência, mas fomos iludidos por um elenco que não é, nem de longe, aquilo que se pensava. Compramos o famoso gato por lebre;

    2. Abel é um vendedor de sonhos. Pegou um time “queimado” pelo Luxa, elevou a auto estima dos jogadores e, por um tempo, tirou leite de pedra. Hoje, seu discurso não cola mais e os jogadores se cansaram do jeitão do Portuga, não fazendo nada do que ele pede;

    3. O time deu as caras – que nesse caso, é feia demais – e Abel não sabe o que fazer com tantos pernas de pau no elenco. Ele tenta o que pode, mas não consegue acertar em nada do que propõe, porque os caras simplesmente não ajudam.

    Eu tenho minhas irritações com Abel e às vezes me canso da sua incapacidade de dar um padrão ao time, mas dou o braço a torcer em um aspecto: ele pelo menos tenta e não tem culpa se tem nas mãos Luiz Adriano, Deyverson, Kuscevic, Rony, Breno Lopes, Zé Rafael, Veiga, Scarpa, Luan, Danilo Barbosa e outros talentosos jogadores.

    Se eu pudesse escolher, manteria o Abel e mandaria embora imediatamente o Anderson Barros. Coloquemos um diretor de futebol alinhado com as pretensões do treinador e vamos ver no que dá.

    Um abraço.

    Valter

    • José Aparecido

      Excelente post

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Se o que vc escreveu nos itens 1, 2 e 3 estiver correto – e pode mesmo estar -, não adianta nada trocar o diretor de futebol.

      A troca tem de ser de treinador, pois é a ele que o grupo não vem atendendo.

      E digo mais: se o motivo de manter Abel ser mantido é apenas em razão da final da Libertadores, então pode trocá-lo pelo Cebola, pois seja com um ou co outro nossas chances serão as mesmas -ou seja, mínimas.

      Abs.

  2. José Aparecido

    Boa noite a todos!
    Parece que ficou evidente que este time tá morto.
    Tudo bem que jogaram no sábado, viagem, calor, etc, mas os caras estão muito mal fisicamente.
    O Palmeiras tem o melhor CT, melhores profissionais de fisiologia, melhor academia de ginástica, melhor blá blá blá e os caras tudo morto.
    O GM deu a impressão que foi mais um migué aquela contusão.Tava morto em campo
    Outro que vem decepcionando e faz tempo é o Wesley.
    Obrigado Jailsão…pegou tudo.
    Sinceramente:vai ser osso.

    • Márcio Trevisan

      Zé, salve!

      Até entendo seu ponto de vista.

      Mas pergunto: e quando o time teve uma semana inteira sem jogos, só treinando. Jogou alguma coisa?

      Abs.

  3. Que ponto maravilhoso que conquistamos !
    Só falta mais 5 pra nos livrarmos da série b.
    Craques maravilhosos, com salários estratosféricos, nós temos mais 13 jogos pra chegarmos nos 45 pontos.
    Não desanimem !
    Força !
    Garra !
    Viva Luan e Rafael “bibelo” Veiga!
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Jair: se já não tivéssemos somado 40 pontos juro que eu também ficaria preocupado.

      Nossa resposta tem de ser o mais rápido possível, mas não sei se acontecerá já neste domingo – o Inter/RS está jogando muito bem.

      Abs.

  4. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, e olha que temos agora o São Jaílson.

    Está mais do que na hora de uma conversa séria com o Elenco e Comissão, para aparar arestas e começar a jogar bola como se deve.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Mas a pergunta é: quem irá falar com o treinador e o elenco? O diretor de futebol, um mosca-morta? O presidente, que já está esvaziando as gavetas?

      Fica difícil.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>