FALTAM APENAS 77. OU NEM TANTO.

Palmeiras soma os três primeiros pontos na luta pelo endeca do Brasileirão

Meus amigos.

Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, o Verdão ganhou dois. E em ambas as ocasiões, coincidentemente, somou 80 pontos. Ou seja: se analisarmos este quadro de forma mais simples, chegaremos à conclusão de que, agora, faltam apenas 77 pontos para que o sonhado endecacampeonato seja conquistado.

Sei que parece muito, talvez porque de fato o seja. Mas a boa notícia é que, de repente, nem precisemos repetir a pontuação acima para obter idêntico resultado. É que a o time dirigido por Cuca terminou nove pontos à frente do vice-campeão (o Santos/SP) e a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari somou oito pontos a mais do que o segundo colocado (o Flamengo/RJ). Assim, talvez os pontos necessários para que mais um Brasileirão venha para a nossa conta não sejam 80, mas sim 73 (que podem, muito bem, ser obtidos com 21 vitórias e 10 empates – e ainda poderemos perder mais seis jogos além do que perdemos na semana passada).

Tenho certeza absoluta de que todos, agora, estão pensando que eu fiquei excessivamente empolgado com a vitória por 3 a 1 que obtivemos sobre a Chapecoense/SC, agora há pouco, na Arena Palestra Itália. Mas não é isso, não: tenho ciência de que o time catarinense é fraco e que, se tudo lhe sair muito bem, terminará o torneio no meia da classificação. O que me faz acreditar que, como disse alguém certa vez, “si, se puede”, é que não vejo tanta diferença técnica entre o Palmeiras de 2021 e o Palmeiras de 2016 ou o de 2018. E, vale lembrar, a partir de 01/08 Dudu estará de volta, o que por si só já melhorará muito a nossa equipe.

Será que estou sendo otimista demais? Talvez. Mas a verdade é que toda caminhada, por mais longa que seja, começa sempre com o primeiro passo.

SETOR POR SETOR

 A DEFESA

JAÍLSON (NOTA 6)

Nosso goleiro teve uma boa atuação neste noite. Mesmo sem ter praticado nenhum milagre, realizou três importantes defesas quando o jogo ainda não estava decidido. Além disso, é notório que o grupo confia em seu talento, já que é um dos jogadores que há mais tempo estão no clube. No lance do gol que sofreu, deveria ter ido para a bola com a mão mais firme, é verdade, mas temos que lembrar que o chute foi  muito forte e de uma distância bem curta. O lado direito de nossa defesa esteve relativamente bem: Mayke foi, no primeiro tempo, um dos destaques da equipe, apoiando sempre e com muita qualidade, mas caiu muito na etapa final (nota 5,5); já Luan não comprometeu em nenhum lance e, além disso, foi bem nas antecipações e até nos lançamentos, como o que Rony desperdiçou, de cabeça, já no fim do jogo (nota 5,5). Contudo, o lado esquerdo foi o inverso: Renan falhou e foi o principal culpado pelo gol da Chape (nota 4,5), e Victor Luís… Bem, deixa pra lá (nota 4,5)

O MEIO-CAMPO

GUSTAVO SCARPA (NOTA 6,5)

Se ele conseguisse manter na etapa final o mesmo desempenho que teve no primeiro tempo muito provavelmente terminaria o jogo como o melhor em campo. Mesmo tendo perdido um gol incrível antes mesmo dos dois minutos, não se abalou e, além de iniciar a jogada de um dos gols de Wesley, cobrou o escanteio que culminou com Luiz Adriano balançando as redes. Pena que, de novo, “pregou” após o intervalo e teve de ser substituído. Outro que jogou muito bem foi Patrick de Paula, que hoje teve de desempenhar duas funções: proteger a nossa saga e iniciar nossas jogadas ofensivas. E em ambas cumpriu seu papel. Lamentavelmente, se contundiu e teve de sair (nota 6,5). Completando o setor, Raphael Veiga teve mais uma atuação bem “mais ou menos” e muito diferente das que já mostrou no Palmeiras (nota 5).

O ATAQUE

WESLEY (NOTA 8)

Queira Deus que ele esteja, de fato, voltando. Depois de brilhar e se tornar titular absoluto do time, uma séria contusão no joelho o afastou do time por mais de quatro meses, período no qual deixou de disputar 31 partidas. Quando retornou, não repetiu o futebol e perdeu o lugar. Mas, aos poucos, parece voltar a seus melhores dias, e hoje foi o grande destaque do jogo – não apenas pelos dois gols que fez, um deles sensacional, mas também por todas as jogadas individuais e perigosas que criou. Luiz Adriano também esteve bem, sobretudo quando buscou o jogo, e mesmo com sorte também marcou o seu (nota 6). Por fim, Rony não conseguiu, de novo, repetir atuações anteriores e mais errou do que acertou (nota 5).

OS SUPLENTES

FELIPE MELO (NOTA 5)

Ele deveria ter entrado antes, a fim de melhorar a marcação em nossa intermediária. Neste ponto, cumpriu o que dele se esperava, mas deixou a desejar na saída de jogo. Zé Rafael, escolhido para substituir Patrick de Paula, não tem a característica defensiva que a função exigia e, por isso, não conseguiu realizá-la (nota 5). Willian Bigode (nota 5,5) e Lucas Esteves (nota 5) entraram já perto dos 30 minutos do segundo tempo e pouco contribuíram.

O TREINADOR

ABEL FERREIRA (NOTA 6)

Abel Ferreira, muito embora tenha escalado o Palmeiras diversas vezes seguidas no 3-5-2, hoje foi bastante inteligente e bastante corajoso. Teve o técnico inteligência para perceber que o adversário era bem mais fraco e que, por isso, poderia tranquilamente começar o jogo com três atacantes. E teve coragem para montar o meio-campo não com um, mas com dois meias, e ainda por cima transformar em primeiro volante alguém que sempre joga como segundo volante. Na etapa inicial, ambas as qualidades deram certo e por pouco não a terminamos com uma vantagem ainda mais ampla. O mesmo sucesso porém, ele não teve, nas alterações. Primeiro, errou ao escolher Zé Rafael e não Felipe Melo para o lugar de Patrick de Paula, pois isso deixou nossa equipe ainda mais exposta. E foi mal, também, quando sacou Luiz Adriano – e não Rony – para colocar Willian Bigode, pois o “cara da Libertadores” não vinha nada bem. Já a entrada de Lucas Esteves foi apenas para preservar Wesley.

CRÉDITO FOTOS – CÉSAR GRECO/AG. PALMEIRAS

8 Responses to FALTAM APENAS 77. OU NEM TANTO.

  1. Boa noite Trevisan!
    O jogo foi bom, no meu conceito!
    Os melhores para mim foram Patrick e Wesley.
    Os demais foram razoáveis.
    Vamos juntando os pontinhos. Lá na frente poderá ser os pontinhos do título!!
    Que venha agora nosso freguês!!
    Até a próxima.
    Abs

  2. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, muito boa sua crônica, para atingir tal objetivo temos que buscar o maior numero de vitórias, por tanto quando for de 1 X 0 tá bom demais.

    Temos elenco suficiente e mais o Dudu para conseguir criar gordura, pois o Campeonato é longo.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Seguindo esta linha de raciocínio, precisaríamos de mais 20 vitórias e 10 empates (ou seja: de mais 70 pontos).

      E, vale lembrar, ainda faremos 18 jogos em casa…

      Abs.

  3. Jailson falhou na reposição da bola anterior a falta, entregando a bola ao adversário na intermediária do Palmeiras.
    Jailson falhou na cobrança da falta, a bola foi exatamente onde ele deveria estar e defender a falta.
    Jailson foi o maior culpado pó gol sofrido.
    Eu não renovaria o contrato do Jailson.
    Temos que adquirir mais 1 goleiro pra reserva do weverton.
    Vinicius Silvestre, vindo da base é fraco.
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Jair: vc está sendo duro demais com Jaílson.

      Como eu disse, antes de falhar no gol ele havia feito pelo menos três defesas importantes. E o maior culpado pelo gol que sofremos, amigo, foi quem deu a bola no pé do adversário que sofreu a falta. E este “quem” foi Renan.

      Em relação à sua permanência, creio que ela não acontecerá. E se isso acontecer, o reserva de Weverton será, infelizmente, Vinícius, que ainda não está pronto para tanto, como já vimos.

      Abs.

  4. Bom dia, Márcio.

    Eu gostei muito da escalação do Abel. Creio que não será possível mantê-la sempre, mas o ataque formado por Rony e Wesley fica muito veloz e, se considerarmos que o contra ataque tem sido a principal característica do Verdão, juntamos a fome com a vontade de comer.

    Claro que a Chape não ajudou muito. Aliás, para ser sincero, me surpreendi com a fragilidade de um time que é o atual campeão da série B. O time de Santa Catarina não deu trabalho em nenhum momento do jogo.

    O campeonato é longo e muita água ainda vai passar por debaixo da ponte. Porém, que o Palmeiras é candidato ao título, não há dúvida.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Também gostei da escalação inicial, pois diante de um time mais fraco e jogando em casa temos de ser mais ofensivos.

      E por falar em ofensividade, assim que Dudu puder reestrear ficaremos ainda mais fortes neste ponto.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>