E A GENTE NEM FAZIA QUESTÃO…

Sem esforço e com apenas um titular, Palmeiras vence Macaca e vai às quartas do Paulistinha

Meus amigos.

Mais de uma vez ocupei este espaço para salientar o quão frágeis são as equipes interioranas que disputam o Paulistinha. Ainda que uma ou outra, vez ou outra, até jogue bem uma partida ou até mesmo consiga um expressivo resultado, a verdade é que, se juntarmos todas, o resultado vai ser pouco – ou até mesmo nenhum.  Neste domingo, por sinal, tivemos mais uma prova disso: mesmo atuando com apenas um titular – Viña –, o Palmeiras não encontrou dificuldade alguma para vencer a Ponte Preta/SP, no Moisés Lucarelli, por 3 a 0, com direito a mais uma excelente atuação de Gustavo Scarpa.

Para comprovar ainda mais a minha opinião sobre este que, outrora, já foi um grande campeonato, mas que nos últimos anos acabou relegado à condição de mera pré-temporada dos principais clubes do Estado, basta dizer que o resultado garantiu a presença alviverde na próxima fase do torneio, algo que até poucos dias atrás era dado como muito pouco provável – afinal, o Novorizontino/SP chegou a abrir nove pontos – isso mesmo: nove pontos! – de vantagem e, por total incompetência, conseguiu terminar um ponto atrás da nossa equipe. Hoje, inclusive, teve pela frente o time “deles” repleto de reservas e garotos e muito pouco interessado em jogar bola, mas mesmo assim saiu derrotado de Itaquera.

A classificação palmeirense para ser o adversário do Bragantino/SP na próxima quinta-feira reforça, também, outro ponto: a decisão de Abel Ferreira de escalar em todas as partidas, sem exceção, um time formado por raríssimos titulares, vários suplentes e muitos, muitos garotos, alguns deles ainda imberbes. Ao mesclar todo o elenco e utilizar, até agora, inacreditáveis 34 jogadores, o treinador do Verdão vem conseguindo não levar à exaustão seus principais nomes e, ao mesmo tempo, dar oportunidades e experiência àqueles que só agora começam a conquistar um lugar ao Sol.

É bem verdade que, aos olhos de muitos torcedores, tudo o que escrevi acima perderá parte ou até mesmo a totalidade do peso se, após o jogo da próxima quinta-feira, em Bragança Paulista/SP, o Palmeiras estiver eliminado do Paulistinha – afinal, como todos sabemos, no futebol o que importa, para alguns ou até mesmo muitos, é o resultado. Mas, sinceramente, agora já nem tenho tanta certeza, assim, de que o nosso time não irá lutar por mais um título estadual.

E isso porque a gente nem fazia tanta questão assim…

ANÁLISES INDIVIDUAIS

JAÍLSON – 7
ÓTIMO

MAYKE – 6,5
MUITO BOM

MICHEL – 6,5
MUITO BOM

VANDERLAN – 7
ÓTIMO

GIOVANI – 6,5
MUITO BOM

MUITO BOM – 6,5
REGULAR

ZÉ RAFAEL – 6
BOM

GUSTAVO SCARPA – 8,5
EXCELENTE

VIÑA – 6
BOM

WILLIAN BIGODE – 7,5
ÓTIMO

WESLEY – 6,5
MUITO BOM

ABEL FERREIRA – 7
ÓTIMO

GARCIA – 6
BOM

LUCAS ESTEVES – 6
BOM

PEDRO BICALHO – 6
BOM

FABINHO – 6
BOM

LUCAS LIMA6
BOM

CRÉDITO FOTOS: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

13 Responses to E A GENTE NEM FAZIA QUESTÃO…

  1. roberto alfano

    Boa tarde, estamos ainda vivos no Paulista, agora é mata – mata na próxima rodada com Redbull vamos ver.

    Força Verdão mostra a sua Raça.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Corrigindo, Alfano: é apenas “mata”.

      O jogo é único e no campo dos caras. Se empatar, decisão nos penais (mas creio que isso não é muito bom para gente, certo?)

      Abs.

  2. Bom dia, Márcio.

    O Verdão nem precisa ser campeão, mas ficar de fora das oitavas do Paulista teria sido muita incompetência e falta de planejamento. Pela própria fragilidade dos adversários que você citou acima o Palmeiras tem, sim, elenco para conquistar essa vaga e nem precisava ter sido com tamanha combinação de resultados. Bastava o Abel ter adotado como base este time que venceu os últimos três jogos e teríamos garantido a classificação sem tantas dificuldades.

    Me permita usar este espaço para falar de um jogo que não foi o do Palmeiras.

    Eu não consigo entender a falta de estratégia do Corinthians. Tiveram a chance de eliminar um dos candidatos ao título e não o fizeram. Isso, para mim foi a maior estupidez que o clube poderia ter feito, e não venham de dizer que seria falta de profissionalismo.

    Profissionalismo é você avaliar todas as variáveis que uma competição impõe e fazer o que for necessário para maximizar os seus resultados e conquistar o título. Se para isso for necessário perder um jogo para eliminar um forte oponente, ainda mais considerando que seu time já está classificado, que assim o faça.

    Torço para que o Corinthians encontre o Palmeiras nesse campeonato e que seja eliminado ou que, na melhor das hipóteses, perca o título em uma final. Isso fará com que muitos clubes entendam o que é necessário para ser campeão.

    Seu jantar no Madalosso está garantido. Basta avisar quando estiver em Curitiba e combinamos este evento.

    Um abraço.

    Valter

    • Joao Gabriel Mestieri.’.

      Não me espanto em saber que o delicioso e grandioso restaurante é gerido por um palestrino. E sim, aposto que tem muito gambá bem nervoso e tenso com a chance de tomarem na tarraqueta, de novo, para nós.

      • Márcio Trevisan

        Olá, João.

        Isso pode acontecer nas semifinais, se eles ficarem em segundo e nós em terceiro lugar.

        Quanto ao gerente palestrino, a que restaurante vc se refere?

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Imagine-se na seguinte situação: vc é o técnico do Corinthians/SP e diz para seus jogadores: “Aí, rapaziada, é o seguinte: hoje a gente tem que perder para o Novorizontino/SP e eliminar o Palmeiras, que é mais forte do que a gente”.

      Aí, nesta terça, vc fala o seguinte: “Aí, rapaziada, é o seguinte: hoje a gente tem que ganhar da Inter de Limeira/SP, que é mais fraca do que a gente”.

      Cara, isso não existe no futebol. Se um técnico faz uma coisa dessas, perde o moral com o grupo inteiro, além de mostrar um medo inaceitável em se tratando de uma grande equipe.

      Se fosse assim, então o Palmeiras deveria ter perdido para o Junior de Barranquilla/COL e, assim, eliminado o Boca na Libertadores de 2018? Vc torceu para que isso acontecesse?

      Seu pensamento, como torcedor, é explicável, mas no mundo do futebol profissional se torna inaceitável.

      Abs.

      PS.: Pode ter certeza de que irei cobrar o jantar no Madalosso… Rs!

  3. JORGE FARANI

    Enquanto isso a diretoria “vai adiando” a contratação de um meia e um atacante, e com isso esperando vencer o empréstimo de Dudu e Deyvison para reintegra-los sem gastar nada.

    • Márcio Trevisan

      Farani: é bem por aí.

      Aliás, até mesmo Borja tem chances de voltar (se bem que prefiro ele a Deyverson).

      Abs.

  4. Ótimo resultado e classificação.
    …Mas vamos ver se nas próximas entrevistas o Abel e seu famigerado empresário vão meter o pau na federação paulista, cbf, comembol, fifa, Onu, União européia, etc…
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Jair: Abel está correto em criticar FPF, CBF, etc.

      O problema é que esta postura pode prejudicar o Palmeiras nas competições.

      Então, é preciso que a Assessoria de Imprensa do clube o oriente neste sentido – algo que, ao menos aparentemente, não vem acontecendo.

      Abs.

  5. Fábio P. R.

    Márcio, sinto falta dos seus comentários sobre o aproveitamento de cada jogador nas partidas, isso até ajuda a entender as notas dadas.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Fabio.

      Em razão do tempo um tanto quanto escasso e, sobretudo, da sequência absurda de jogos, não há como comentar as atuações de cada atleta e do treinador (que podem chegar a 17 profissionais) e, além disso, escrever a crônica da partida, como fazia há alguns anos.

      Até entendo o seu ponto de vista, mas espero que você também entenda o meu.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>