SE BOBEAR, A GENTE CHEGA

Palmeiras vence Santos/SP e, de repente, pode até se classificar no Paulistinha

Meus amigos.

Não é segredo pra ninguém que o nível técnico do torneios estaduais é baixíssimo, e isso vale até mesmo para o paulista, sem dúvida alguma o melhor – ou o “menos ruim”, se comparado a todos os demais. É por isso que, muitas vezes, uma equipe vai muito bem na competição regional, até mesmo se sagra campeã, mas quando disputa um campeonato em nível nacional ou internacional seu rendimento cai de forma espantosa.

Uma boa prova disso vimos na noite desta quinta-feira, na Arena Palestra Itália. Depois de estar praticamente eliminado da próxima fase do Paulistinha, eis que o Palmeiras venceu o Santos/SP por 3 a 2 e, contando com mais um tropeço do Novorizontino/SP, agora tem até mesmo chances de ser o adversário do Bragantino/SP na próxima etapa da competição.

O ponto mais positivo de mais esta vitória do Verdão sobre o Peixe (aliás, a 140ª em 333 jogos) foi o fato de, acertadamente, Abel Ferreira ter optado por escalar uma equipe com apenas dois titulares (Weverton e Viña), mas também sem tantos garotos. Desta forma, nomes como Danilo Barbosa, Emperur, Felipe Melo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Willian Bigode deram ao nosso time a dose de experiência necessária para se jogar um clássico. Detalhe: nosso adversário desta noite, por extrema necessidade – ainda corria o risco de rebaixamento que, agora, ficou ainda maior – foi a campo com o que tinha de melhor, deixando de fora apenas um único titular – o contundido Alisson.

É verdade que o futebol apresentado pelo Palmeiras não foi de encher os olhos, mas também não foi ruim. Voltando a ser escalado no 4-4-2, mostrou segurança na defesa, rapidez na transição de bola entre o meio-campo e o ataque, boas jogadas pelas laterais, sobretudo a esquerda, e um razoável poder ofensivo. Já os pontos negativos ficaram por conta do exagerado espaço em nossa intermediária defensiva, fruto da atuação pouco inspirada de Felipe Melo e pela gigantesca quantidade de finalizações santistas de fora da área, e a péssima partida de Wesley, que nada acrescentou ofensivamente e, para piorar, ainda cometeu o infantil e desnecessário pênalti que resultou no segundo gol santista.

Agora, prezado palmeirense, a decisão será em Campinas/SP. O Verdão não dependerá exclusivamente de seus esforços diante da Ponte Preta/SP (para a qual a partida nada mais valerá), já que o Novorizontino/SP soma uma ponto a mais e, se vencer a equipe “deles” em Itaquera, ficará com a vaga.  Mas, para quem já quase havia dito “adeus” ao campeonato estadual, chegar vivo à última rodada da fase classificatória é algo surpreendente e até mesmo positivo. Só resta saber se o “bando de loucos” da Zona Leste honrará sua camisa e jogará para vencer (ou pelo menos para não perder) ou, então, abrirá as pernas e, com isso, impedirá o Palmeiras de seguir com chances de ser bicampeão.

Algo que, se de fato se der, será muito mais comemorado por “eles” do que lamentado por nós.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MAYKE – 5,5
SATISFATÓRIO

DANILO BARBOSA – 6
BOM

EMPEREUR – 5
REGULAR

VIÑA – 7
ÓTIMO

FELIPE MELO – 5
REGULAR

ZÉ RAFAEL – 6,5
MUITO BOM

GUSTAVO SCARPA – 6,5
MUITO BOM

GIOVANI – 5
REGULAR

WILLIAN BIGODE – 6
BOM

WESLEY – 3,5
PÉSSIMO

ABEL FERREIRA – 6
BOM

DANILO – 5
REGULAR

LUCAS ESTEVES – 6
BOM

PEDRO BICALHO – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

PAPAGAIO – 4,5
RUIM

CRÉDITO FOTOS: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

8 Responses to SE BOBEAR, A GENTE CHEGA

  1. JORGE FARANI

    Só para registrar:
    A respeito dessa situação que se encontra o Palmeiras, quando tem que depender do “arqui rival”, penso que acontecendo a entrega do jogo eles vão sorrir para nós, até porque no ano passado eles estavam quase que rebaixados e a derrota do Palmeiras contra eles embalou o time deles e fez com que eles chegassem a final.

    • Márcio Trevisan

      Farani, salve.

      De fato, terem nos vencido deu um alento ao pessoal de Itaquera.

      Mas quem os colocou nas quartas foi o Guarani/SP, que conseguiu perder vários jogos seguidos.

      Abs.

  2. roberto alfano

    Boa tarde, estamos vivos no Campeonato Paulista, ao menos até a rodada de grupos, que cada um faça a sua parte.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      É por aí, Alfano.

      Mesmo com o time provavelmente C, temos de vencer a Macaca.

      Aí, deixa a responsa de entregar o jogo para o time “deles”.

      Abs.

  3. Bom dia, Márcio.

    Gostaria apenas de entender a seguinte situação: por que Abel não utilizou o time de ontem para a disputa do campeonato Paulista? Com exceção de Viña e Weverton – que poderiam ser substituídos por outros jogadores – teríamos uma equipe muito competitiva e poderíamos, mesmo assim, continuar a dar oportunidades aos garotos da base, fossem através de substituições ou até mesmo jogando metade da partida.

    É por essas e outras que defendo a tese que o Abel utilizou o campeonato Paulista para, acima de tudo, testar as suas ideias.

    Você mencionou um jogador em particular que também defendo uma tese a respeito: Felipe Melo. Para mim, ele não está aceitando o fato de ser reserva de Danilo, principalmente nos jogos da Libertadores, e isso o desmotivou. Nota-se que seu rendimento em campo, ultimamente, está bem abaixo do que era e acho que se alguma equipe chegar com uma boa proposta ele deixa o Palmeiras. Eu, pessoalmente, prefiro ele a Danilo.

    Em relação à classificação do Palmeiras, não acredito que aconteça. Lanço aqui a minha previsão: o Corinthians irá perder por 1 a 0, com gol de pênalti marcado no segundo tempo. E será um pênalti sem a menor discussão.

    Se eu acertar o cenário, você me paga um jantar em uma cantina italiana em São Paulo. Se eu errar, você viaja para Curitiba e vamos em um restaurante escocês (Mc’Donalds).

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      Vamos às respostas:

      1 – Os jogadores do time B formam o banco e, muitas vezes, até mesmo o time A. Se fossem utilizados em todos os jogos do Paulistinha, desfalcariam a equipe principal na Libertadores. Mas é claro que Abel utilizou o regional para testar suas ideias e, também, para ver quais destes moleques de fato vão dar certo.

      2 – É visível o descontentamento de Felipe Melo. E é algo muito simples de se revolver: basta escalar o cara na zaga, no lugar de Luan ou, se o esquema for com três zagueiros, no lugar de Renan (porém, atuando como líbero).

      3 – Também não acredito na vaga, e sinceramente acho melhor até que ela não aconteça. Mas gostaria de vencer a Ponte Preta/SP só para deixar a pecha de “entregador” para o time “deles”.

      Por fim, irei a Curitiba/PR (cidade pela qual sou apaixonado) no próximo mês de julho. E aí vc me pagará um almoço no Madalosso. Que honra, hein!

      Abs.

  4. Ótima vitoria
    Ótimos 3 pontos
    Futebol nota 6,34
    Oh Marcio, como ótimo historiador e tendo a paciência de Jó que você tem pra nos aguentar, você conseguiria informar quantos jogos o super craque Papagaio já atuou pelo Palmeiras ?
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Papagaio atuou, até agora, em 15 partidas pelo time principal do Palmeiras.

      E marcou dois gols.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>