PRA ESPANTAR A CRISE. E QUASE GARANTIR A VAGA.

Palmeiras mete 5 em time que eliminou o Grêmio/RS. E poderia ter sido mais.

Meus amigos.

Se existe uma torcida que hoje está mais irritada do que a do Independiente del Valle/EQ esta deve ser a do tricolor gaúcho. Afinal, o atual vice-campeão da Copa do Brasil conseguiu perder duas vezes e ser eliminado na Copa Libertadores da América pela equipe que, nesta noite, foi goleada pelo Palmeiras por 5 a 0 – placar que, por sinal, só não foi maior devido à incompetência de Willian Bigode e ao excesso de individualismo de Wesley, que perderam dois gols mais do que feitos. Por sinal, se os tivessem marcado, igualariam a maior goleada do nosso time nesta competição (7 a 0 sobre o El Nacional, também do Equador, em 04.04.1995, com dois gols de Edmundo, outros dois de Rivaldo, mais dois de Válber e um de Paulo Isidoro).

De qualquer forma, seria este jornalista ainda mais crítico do que normalmente já o é se criticasse a partida que disputou o Verdão na Arena Palestra Itália. Mais uma vez escalada no 3-5-2, nossa equipe utilizou-se de uma estratégia bem clara desde o início do confronto: dar a bola ao adversário e, dada a superioridade técnica que possui, marcar os gols necessários à vitórias em rápidas jogadas de contra-ataque. Deu certo? Claro que sim. Porém, é inegável que tal tática foi também muito perigosa: sobretudo nos primeiros 20 minutos da etapa final, o domínio do Independiente do time equatoriano foi tão grande que, não tivesse o Palmeiras aquele que é, neste momento, o melhor goleiro do Brasil, certamente estes três pontos não teriam sido obtidos com tanta facilidade.

Por falar neles, eis que acabam se tornando muito importantes. Mesmo se der a lógica e o Defensa y Justicia/ARG vencer o horroroso Universitario/PER nesta quarta-feira, estaremos na liderança isolada do grupo e, o que é também muito importante, com um ótimo saldo de gols: 6. Desta forma, se não perdermos na semana que vem, na Argentina, terminaremos o Primeiro Turno da Liberta em primeiro e com um pé e meio nas oitavas de final.

Mas eu disse no título desta crônica pós-jogo que esta goleada serviu também para espantar a crise. Obviamente, refiro-me aos resultados do Verdão no Paulistinha, muito aquém daqueles que muitos torcedores esperavam. De fato, ainda que depois de amanhã joguemos contra a Inter de Limeira/SP com um time B ou até mesmo C, o ambiente estará mais leve e, assim, poderá ajudar na conquista de uma vitória. Aliás, hoje o Novorizontino/SP só empatou com o São Bento/SP e, desta forma, deixou nossa classificação um pouquinho (mas só um pouquinho, mesmo) menos difícil.

Ou seja: mesmo disputando o torneio regional como se ele fosse – e talvez de fato o seja – uma pré-temporada, se o Tigre bobear muito a gente pode até chegar.    

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 7,5
ÓTIMO

LUAN – 6
BOM

GUSTAVO GÓMEZ – 5,5
SATISFATÓRIO

RENAN – 5,5
SATISFATÓRIO

MARCOS ROCHA – 5
REGULAR

DANILO – 5,5
SATISFATÓRIO

PATRICK DE PAULA – 6,5
MUITO BOM

RAPHAEL VEIGA – 5,5
SATISFATÓRIO

VICTOR LUÍS – 6,5
MUITO BOM

RONY – 8
EXCELENTE

LUIZ ADRIANO – 7
ÓTIMO

ABEL FERREIRA – 6
BOM

DANILO BARBOSA – 6
BOM

FELIPE MELO – 6,5
  MUITO BOM

ZÉ RAFAEL – 6
BOM

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

WESLEY – 5
REGULAR

CRÉDITO FOTOS: 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

15 Responses to PRA ESPANTAR A CRISE. E QUASE GARANTIR A VAGA.

  1. Obrigado Fábião. Abraço.

  2. Jose Eduardo Berti

    Bom dia

    Porque vc não faz uma live na Turma do Amendoim seria interessante

    Abraço

  3. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, este é o verdadeiro Palmeiras que nossa imensa Torcida gosta.

    Sei que não vamos acertar sempre mais temos que tentar sempre, agora na próxima terça tem aquele time que confesso, está engasgado na garganta de qualquer torcedor nosso.

    Como disse o Abel, contra tudo e contra todos, avante Verdão.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: já vencemos lá e poderemos vencer de novo.

      E se vencermos, já teremos nossa classificação garantida.

      Abs.

  4. Gustavo Cantieri

    Bom dia, Márcio.
    Ano passado, depois da tentativa em contratar o técnico deles, esses jogadores do Del Valle pediram o Palmeiras no sorteio da fase seguinte na Libertadores. Por fim, conseguiram!
    Esse jogo do Edmundo foi aquele onde ele chutou a câmera e quase foi preso no Equador?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Gustavo.

      Não. Este jogo foi o da volta.

      O problema com o Edmundo, que teve de passar quase uma semana no quarto do hotel para não ser preso, foi no jogo da ida, quando perdemos por 1 a 0 (07.03.1995).

      Abs.

  5. Caro Trevisan e amigos do grupo, acho que agora podemos mandar um sonoro CHUPA para essa imprensa dos cheirinhos e imprensa de gambhás.

  6. Bom dia, Márcio.

    Partida quase que perfeita do Verdão, colocando o Del Valle no chinelo durante quase todo o jogo.

    Vamos falar de Abel!

    O técnico palmeirense está começando – repito, começando – a sentir na pele o que é comandar o nosso clube. Percebeu que a lua de mel chegou ao fim e está se incomodando com as críticas que, no caso do Palmeiras, sempre são pesadas. O lema que antes era “todos somos um” virou “contra tudo e contra todos”.

    Em certo ponto, acho bom que ele tenha percebido essa situação. Finalmente, ele está entendo que 2020 ficou para trás, que o torcedor já se curou da ressaca e quer outras festas.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, Salve!

      É por aí, mesmo.

      Só precisamos saber até que ponto ele suporta uma pressão e, também, até que ponto o Palmeiras suportará esta soberba que se vê em todas as coletivas.

      Abs.

  7. RODRIGO MIRANDA

    Bom Marcio e Amigos,

    Excelente resultado, ainda mais sobre o Dell Vale, que pra mim é o principal adversário do Palmeiras neste grupo.
    Como o Rony se transforma em outro jogador na Libertadores, impressionante!
    Agora, este sistema de 3 zagueiros, liberando os laterais é interessante, porém, tomara que o Abel não insista com esta maneira do time jogar em todos os jogos, pois notei uma certa fragilidade em nosso sistema defensivo que pode der fatal em determinadas situações. Veremos…

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: o 3-5-2 só se explica se os alas apoiarem, como aconteceu ontem com o Victor Luís.

      Mas a fragilidade defensiva vista nesta partida não se deu ao esquema, mas sim à tática de deixar o adversário com a posse de bola.

      E vc tem razão: se isso é feito diante de um adversário qualificado, a chance de levarmos um monte de gols é enorme.

      Abs.

  8. Ótima partida.
    Maravilhosos 3 pontos.
    A única observação que vou fazer é sobre o Abel Ferreira.
    Como demora pra fazer alterações em momentos que os adversários estão pressionando o time do Palmeiras de forma clara e contundente.
    Tem jogadores no banco e fica assistindo passivamente os adversários buscar o empate e até mesmo tentar viradas no placar.
    Abcs.

    • Márcio Trevisan

      Perfeito, Jair.

      Parece até que ele espera levar um gol para resolver o problema – e olha que agora se pode fazer cinco substituições.

      Mas é aquele tal negócio: cada técnico tem as suas manias.

      Vou dar um exemplo: Jair Picerni (trabalhei com ele e vi isso acontecer inúmeras vezes). Independentemente do resultado, o cara jamais mexia no primeiro tempo ou no intervalo (a menos que alguém se machucasse ou o time sofresse uma expulsão). Segundo ele, se ele escolheu os 11 titulares era preciso dar tempo para que eles cumprissem o que lhe fora pedido. Só a partir dos 15 do segundo tempo é que ele começava as alterações.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>