TÁ NA MAIS DO QUE NA CARA

Time praticamente “C” contra Mirassol prova que Palmeiras não está nem aí para o Paulistinha

Meus amigos.

Em um clube de futebol existe o time titular, existe o time reserva e, quando o elenco assim o permite, existe também o time reserva do reserva, normal e maldosamente chamado pelos boleiros de “Banguzinho”. Obviamente, o objetivo de qualquer treinador é mandar sempre a campo sua equipe principal, mas quando o calendário não permite entram os suplentes, mesmo. O problema é quando até mesmo estes já se mostram estafados com uma absurda e inaceitável sequência de jogos a cada 48 horas. Aí, não tem jeito: torna-se necessário iniciar um jogo com o chamado “time C” ou, pelo menos, com vários atletas a eles pertencentes.

Foi o que aconteceu com o Palmeiras nesta noite, na Arena Palestra Itália. Entre os 11 que iniciaram na derrota por 2 a 1 para o bom time do Mirassol/SP estavam dois jogadores titulares (Weverton e Viña), três reservas (Empereur, Zé Rafael e Lucas Esteves) e nada menos do que seis suplentes dos reservas (Garcia, Henri, Fabinho, Pedro Bicalho, Giovani e Papagaio). E dentre os 11 que a terminaram estavam, também, mais um titular (Wesley), um reserva (Gabriel Menino) e outros três do tal “Banguzinho”(Marcelinho, Newton e Gabriel Silva).

Os dois parágrafos acima já deixam muito clara a importância que o Verdão está dando ao Paulistinha deste ano. Estar neste momento nove pontos (!!!) atrás do líder Bragantino/SP não seria o mais preocupante, pois são dois os times que se classificam. O problema é ver o vice- líder Novorizontino ter cinco pontos à frente (e com o mesmo número de partidas). Em outras palavras: se o Tigre somar oito dos próximos 12 pontos que tem a disputar, bye-bye pra nós – e vale lembrar que o último de seus jogos será diante do time “deles”, que aliás já está matematicamente classificado e, portanto, se for preciso não pensará duas vezes para lhe ceder pontos e complicar nossa vida.

Nas últimas crônicas, tenho sido criticado por muitos torcedores, tanto aqui em nosso site como também nas redes sociais, por dizer que o melhor para o Palmeiras é ser eliminado antes mesmo das quartas-de-final do Paulistinha, pois isso nos dará maior tempo de treinamento e descanso para as três últimas rodadas da Primeira Fase da Libertadores e também para os dois primeiros jogos da Copa do Brasil, que possivelmente acontecerão no decorrer do próximo mês.

Mas é a pura verdade: se conseguirmos o que hoje parece improvável e nos qualificarmos como adversário do Massa Bruta na etapa seguinte, é certo que os jogadores que entrarão em campo serão formados, se não na totalidade, ao menos em sua maioria pelos titulares. E assim sucessivamente, enquanto seguirmos no torneio. É duro admitir, mas a verdade é que a vida é feita de escolhas.

E nossa diretoria e nosso treinador já têm deixado bem claras quais são as deles.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

GARCIA – 4,5
RUIM

HENRI – 3,5
PÉSSIMO

EMPEREUR – 5
REGULAR

VIÑA – 3,5
PÉSSIMO

FABINHO – 4,5
RUIM

PEDRO BICALHO – 5
REGULAR

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

GIOVANI – 6
BOM

PAPAGAIO – 4
MUITO RUIM

LUCAS ESTEVES – 4,5
RUIM

ABEL FERREIRA – 4,5
RUIM

GABRIEL MENINO – 3,5
PÉSSIMO

GARCIA – 5
REGULAR

MARCELINHO – 5,5
SATISFATÓRIO

NEWTON – 5,5
SATISFATÓRIO

WESLEY – 5
REGULAR

CRÉDITO FOTOS: LÉO ROVERONI / AGÊNCIA MIRASSOL

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

18 Responses to TÁ NA MAIS DO QUE NA CARA

  1. Fábio P. R.

    Independente de qualquer coisa, me preocupa o baixo rendimento na cobrança de pênaltis. Esse pessoal não treina? Cobrar um pênalti tem o lado psicológico, mas também tem técnicas, dizem que pênalti bem batido é indefensável (desde que o goleiro não se adiante). Vi em algum lugar que o Evair só perdeu um penal em toda sua carreira.

    • Márcio Trevisan

      Fábio: não é verdade.

      Evair perdeu alguns penais pelo Palmeiras, e um deles nos tirou de uma Copa do Brasil (1994, contra o Ceará).

      Cara, esse negócio de treinar pênaltis nunca me convenceu. Para mim, na hora de bater um pênalti olhando para o goleiro que treina contido todo dia é completamente diferente de bater um pênalti olhando para a cara do goleiro adversário. Isso sem contar a pressão, inexiste no primeiro caso e absurda no segundo.

      Estamos errando penais porque estamos estafados emocionalmente.

      Abs.

  2. JORGE FARANI

    No ano passado o técnico Vanderley Luxemburgo jogou para ganhar tudo começando pelo Paulistão, foi campeão e ainda deixou o Palmeiras na 1ª colocação geral da Libertadores e só caiu por conta dos resultados obtidos contra times que terminaram caindo como Coritiba Goiás e Botafogo.
    Esse ano estou vendo o Portuga “brincando com gasolina”, pois se esse time não se classificar para a próxima fase do Paulistão a torcida vai começar a “pegar no pé dele”, ainda mais se tiver algum tropeço na Libertadores. Espero que esse incêndio não aconteça.

    • Márcio Trevisan

      Farani: apenas uma correção.

      Luxa foi derrubado pelo elenco quando perdeu o vestiário. E ele perdeu o vestiário quando questionou a qualidade do elenco.

      Para minha surpresa, um treinador experiente como ele cometeu um erro juvenil como este.

      Abs.

  3. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa tarde a todos!

    Pela situação absurda de jogos dia sim, dia não, também sou da opinião de desistir do Paulista.
    Calendário não ajuda. É fato.
    Maioria da mulekada não ajudam. É fato.
    Reservas não ajudam. É fato.

    • Márcio Trevisan

      Zé, boas.

      A verdade é que de todos os jogadores da base foram quatro – e apenas quatro – os que podemos considerar que deram certo ate agora: Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Menino e Wesley. Ainda estou observando Renan e Vinícius.

      Já os que, pelo menos por ora, não têm condições de jogar no time de cima, nem mesmo como reservas, há vários: Lucas Esteves, Papagaio, Garcia, Newton, Gabriel Silva…

      Mas faço uma importante observação: fique atento ao Giovani. Este garoto tem muito futuro.

      Abs.

  4. RODRIGO MIRANDA

    Bom dia Marcio e Amigos,

    Sou forte apoiador de usarmos o Paulistinha para rodar a garotada, e não ligo nem um pouco se não passarmos para próxima fase.
    Dito isto, até que gostei do jogo ontem, principalmente pelo primeiro tempo, mas é evidente que a grande maioria da garotada não é extraclasse.
    Agora, espero uma atuação convincente contra o Dell Vale amanhã, uma segunda vitória na Libertadores, contra um possível adversário direto pela primeira vaga no grupo, deixaria o Palmeiras em situação mais confortável.
    Porém, uma derrota amanhã, poderá trazer pressão absurda. Veremos…

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: concordo com tudo o que você escreveu.

      Se nem podemos pensar em perder do Del Valle nesta terça.

      Abs.

  5. roberto alfano

    Bom dia caro Trevisan, vale lembrar que o Mirassol tirou o São Paulo no ano passado, além de que o Muralha jogou muito ontem.

    Agora vamos ver na próxima Terça, temos que jogar com seriedade e Raça.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: mesmo tendo vencido na estreia, temos de ganhar nesta terça de qualquer jeito.

      Até para ficarmos tranquilos quanto à classificação na Libertadores.

      Abs.

  6. Bom dia, Márcio.

    Como venho dizendo neste espaço que você nos concede, não sou contra a utilização dos garotos da base no Paulista, mas ficar de fora das oitavas de final do campeonato é, sim, motivo de vergonha para o Palmeiras.

    Em certo ponto isto é falta de planejamento. Há outras equipes que estão disputando os mesmos campeonatos que nós e estão encarando seus campeonatos estaduais com um nível de seriedade que lhes permita, pelo menos, disputar o títulos.

    Escolhas precisam ser feitas, mas acho que o Palmeiras está usando o mal desempenho que vem tendo no campeonato como desculpa para dizer que não se importa com ele.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      É um modo de ver as coisas.

      E também uma questão de opinião.

      E é claro que eu respeito a sua.

      Abs.

  7. Que maravilha podermos assistir os jogos do campeonato Paulista com os garotos da base.
    Não estou sendo irônico !
    Estou sendo absolutamente realista !
    Papagaio, Henri, Gabriel Silva, Esteves, não tem a mínima condições de pertencer ao elenco principal do Palmeiras.
    Devem se juntar a Mike e Victor Luiz e assim que possível, serem negociados por empréstimo ou venda pra mercados alternativos, paíes árabes, Japão, etc…
    Tem que continuar a usar o Paulista pra ver quais jogadores da base tem condições de ficar no Palmeiras
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Jair: emprestar Victor Luís???

      Não, pelo amor de Deus: ele precisa ser vendido para nunca mais voltar.

      Abs.

  8. Opa. Ó eu aqui ó. Realmente, caro Trevisan, além de estar difícil a classificação tem que ver se o nosso time quer mesmo se classificar. Quanto ao Henri pode mandar de volta para a base, o Esteves já mostrou que é cabeção de bagre, Gabriel Silva coitado, fraquinho, e o Menino se não voltar a jogar pode emprestar.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: as informações que tenho de dentro do cube apontam que Henri é um ótimo zagueiro.

      Aliás, foi até capitão da seleção brasileira que ganhou o Mundial Sub-17.

      Mas provou não estar maduro, pelo menos por enquanto, para jogar no time principal do Palmeiras. Talvez o melhor seja mesmo ele retornar à base e ganhar mais experiência.

      Abs.

      • Fábio P. R.

        Importante observação essa: às vezes, simplesmente ainda não é o momento de lançar no time principal. Difícil aparecer um Pelé, Maradona, Messi que arrebentam ainda na adolescência.

        Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>