MUITO MELHOR DO QUE SE ESPERAVA

Nos penais, Palmeiras perde a Supercopa do Brasil. Mas prova ter time e personalidade para ganhá-la.

Meus amigos.

Até um paralelepípedo sabe que o Flamengo/RJ é melhor do que o Palmeiras. E a maior prova disso é uma comparação pura e simples de jogador com jogador – se feita, perderemos em quase todas as posições.

Da mesma forma, até um saco de 1 kg de açúcar mascavo sabe que a CBF fez o que estava a seu alcance para que o título da Supercopa do Brasil de 2021 ficasse com a equipe carioca, já que nosso clube tem sido um pé no saco da entidade nos últimos tempos. E a maior prova disso foi o fato de ter marcado esta partida, que poderia tranquilamente acontecer no domingo que vem, justamente para hoje, ou seja, entre os dois jogos finais da Recopa Sul-Americana – numa prova mais do que cabal que o presidente e são-paulino fanático Carlos Caboclo não está nem aí para o fato de um de seus filiados estar lutando para dar ao futebol brasileiro mais um título internacional.

E é exatamente pelas razões acima que, apesar do empate e da derrota nos pênaltis, estou muito satisfeito e até mesmo orgulhoso com o desempenho do Verdão nesta ensolarada manhã em Brasília/DF. Mesmo tecnicamente inferior, nossa equipe em nenhum momento teve medo do atual bicampeão brasileiro. Aliás, muito pelo contrário: se durante alguns minutos, na etapa final, houve um time que dominou as ações e chegou inclusive a sufocar o adversário, este time foi o Palmeiras. Não uma, mas pelo menos duas vezes, poderíamos ter marcado mais gols e, por mais inesperado que fosse, termos vencido no tempo regulamentar.

Obviamente, é claro que cometemos erros. Os dois primeiros foram por Abel Ferreira. Sei que todo treinador tem as suas predileções e suas teimosias, mas insistir em começar com Zé Rafael, visivelmente fora de ritmo, é uma cabal prova de burrice. Até porque a presença deste segundo volante sobrecarrega Felipe Melo, que cai de rendimento por ter de realizar duas funções e corrigir os erros do companheiro (vide o lance em que recebeu o amarelo logo no começo do jogo).

A segunda pisada na bola foi seu comportamento fora de campo: todo jogo ele reclama acintosamente da arbitragem. Nosso técnico precisa entender que o nível dos árbitros brasileiros está muito abaixo dos europeus. Hoje, foi corretamente expulso por Leandro Pedro Vuaden que, ao meu ver, cometeu apenas dois erros em todo o jogo: não mostrou cartão amarelo para Diego (no lance que, aliás, causou a expulsão do comandante alviverde), e não expulsou Wesley no começo da etapa final após uma duríssima falta.  

O terceiro e gravíssimo equívoco fica por conta da nossa diretoria: será que presidente, diretor de futebol e demais “aspones” não perceberam que precisamos urgentemente de um centroavante? Hoje, sem poder contar com o pra lá de meia-boca Luiz Adriano, a equipe se viu órfã de alguém que comandasse nossas ações ofensivas. Rony, coitado, faz o que pode, mas suas limitações técnicas o impedem de entregar algo além do que já entrega.

Como a decisão foi para os pênaltis, qualquer das equipes poderia ter sido a vencedora – aliás, vale lembrar que por duas vezes (isso mesmo: duas vezes!!!) estivemos a um gol do título, e conseguimos desperdiçar ambas. Por sinal, vai aqui mais um erro palmeirense – o quarto: jamais, sob hipótese alguma, deveria ter sido permitido a Luan cobrar o primeiro penal decisivo. Mesmo que a ordem já estivesse decidida, o zagueiro teria de ser o último dos 11 jogadores a bater, e por uma razão muito simples: mais uma vez, ele falhou em um jogo decisivo e proporcionou um gol ao adversário (no caso, o primeiro do Flamengo/RJ). Ou seja: do banco, deveria ter vindo a ordem para que outro jogador fizesse a cobrança decisiva – mas como isso seria possível, se Abel no banco não mais estava? No mais, palmas para Diego Alves – afinal, um goleiro que defende quatro de nove pênaltis só pode ser considerado o herói do título.

É, prezado palmeirense, desta vez não deu. Mas sabe o que é legal? O futebol por vezes proporciona chance de imediatas reversões. Assim, pode ficar tranquilo, porque rapidinho de novo gritaremos “É Campeão!!!” mais uma vez.

Basta esperar apenas mais três dias.      

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 8
EXCELENTE

MARCOS ROCHA – 5,5
SATISFATÓRIO

LUAN – 3,5
PÉSSIMO

GUSTAVO GÓMEZ – 7
ÓTIMO

VIÑA – 5,5
SATISFATÓRIO

FELIPE MELO – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ RAFAEL – 4
MUITO RUIM

RAPHAEL VEIGA – 8,5
EXCELENTE

BRENO LOPES – 5,5
SATISFATÓRIO

RONY – 6,5
MUITO BOM

WESLEY – 5
REGULAR

ABEL FERREIRA – 5
REGULAR

MAYKE – 5
REGULAR

PATRICK DE PAULA – 6
  BOM

GUSTAVO SCARPA – 6
BOM

DANILO – 5
REGULAR

GABRIEL MENINO – 4,5
RUIM

GABRIEL VERON – 6,5
MUITO BOM

CRÉDITO FOTOS: AGÊNCIA REUTERS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

28 Responses to MUITO MELHOR DO QUE SE ESPERAVA

  1. José Eduardo Berti

    Bom dia

    Não concordo que o cheirinho seja melhor que nós alguns jogadores podem ter técnica apurada nós também temos e o Patrick de Paula não entrou no jogo Abraço

  2. Claudio Longo

    BOA NOITE, RESPEITANDO SUA OPINIÃO, NÃO CONCORDO QUE O LIXO CARIOCA SEJA SUPERIOR AO PALMEIRAS, O FATO PARECE SER UMA CONTAMINAÇÃO LETAL DE TODA A MIDIA, O REFERIDO LIXO CARIOCA, SÓ FOI “CAMPEÃO´´ BRASILEIRO EM 2020, POR UMA ROUBALHEIRA FEITA PRIMEIRO NO MARACANÃ, CONTRA O INTER E DEPOIS NO BEIRA RIO, ONDE UM PENALTI NÃO MARCADO EM FAVOR AO COLORADO E A ANULAÇÃO DE UM GOL LEGAL, DERAM DE MÃO BEIJADA AO TIME QUE MATOU MAIS, MATOU DEZ, NÃO ESQUEÇA NUNCA DE VALTER CLACK , UM GRANDE FDP, QUE MANIPULOU RESULTADOS DESDE QUE FOI DIRIGENTE E ATE PRESIDENTE DO LIXO JOGADO NA GAVEA CARIOCA !

  3. RODRIGO MIRANDA

    Bom dia Marcio e amigos,

    Gostei do jogo, logico que queria a taça, mas pra mim, valeu o recado de que o Palmeiras é forte também.
    Também concordo que o time titular do Flamengo é melhor, mas ficou claro que nosso banco supera o deles.
    Agora, tirando a paixão, como é bom assistir um jogo bem jogado, foi um programão ontem.

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Rodrigo.

      Palmeiras e Flamengo/RJ mostraram que o Brasil pode voltar a ser o País do Futebol.

      Tomara que isso aconteça.

      Abraços e seja bem-vindo ao nosso site.

      Abs.

  4. Fábio P. R.

    Gostaria de ressaltar a excelente fase que vive nosso goleiro, está exuberante. Raphael Veiga também, excelente. E a entrada do Danilo melhorou muito o time.

    Luan não é tão mau zagueiro, mas acho que a história dele no Palmeiras já era, não há mais condições.

    Fomos roubados SIM, Vuaden já entra nos nossos jogos mal intencionado. Se o Palmeiras tivesse alguma força de bastidores, esse sujeito não apitaria mais jogos nossos.

    Precisamos de algumas peças, mas este time mostrou brio e qualidade, não estou tão decepcionado desta vez, só um pouco puto, rs.

    • Boa tarde, Fábio.

      Rapaz, não sei se estou sendo muito inocente, mas vou te falar uma coisa: não vi nenhum lance que colocasse em xeque a arbitragem do jogo. Para mim, o Palmeiras não ganhou por pura incompetência na cobrança dos pênaltis.

      Um abraço.

      Valter

      • Márcio Trevisan

        Valter: faço minhas suas palavras.

        Mas entendo os torcedores: quando o nosso time não ganha, quase sempre muitos procuram culpara arbitragem.

        Se Vuaden estivesse a fim de nos sacanear, não teria marcado dois pênaltis para o Palmeiras e certamente teria expulsado Wesley.

        Abs.

      • Fábio P. R.

        Valter, na minha opinião (e não estou sozinho), o juiz foi tendencioso, excessivamente rigoroso com nossos jogadores, e não aconteceu o mesmo com o outro lado. Amarelou dois palmeirenses com 15 minutos de jogo. Há fotos desse juiz comemorando com jogadores do Flamengo e tudo mais. Sem contar nosso retrospecto altamente negativo com esse cidadão apitando.

        Isso posto, concordo que a incompetência de alguns dos nossos jogadores foi o que realmente nos tirou o título, afinal estivemos com 2 gols de vantagem e conseguimos perder (Danilo foi muito ingênuo caindo na provocação do goleiro deles, o que aliás faz parte do futebol).

        Abs.

        • Márcio Trevisan

          Fábio: sem que vc não respondeu a mim, mas tenho a obrigação de corrigi-lo.

          As fotos que todos vimos não foram de Vuaden com jogadores, mas sim com torcedores após uma partida. Tal fato não deveria ter acontecido, mas ele foi ingênuo e agora paga por isso.

          Em relação ao nosso retrospecto com ele no apito, vamos aos números: 37 jogos, 10 vitórias, 12 empates e 15 derrotas (detalhe: destas, 12 foram fora de casa). Ao todo, ele mostrou 69 cartões amarelos para nossos jogadores (média de apenas 1,86 por partida) e apenas três vermelhos (Josimar, em 2014; e Willian Bigode e Luan, em 2017). No meu modo de ver, tudo dentro da maior normalidade.

          Mas entendo seu ponto de vista: quase todos os torcedores procuram culpar a arbitragem quando o resultado não acontece.

          Abs.

    • Márcio Trevisan

      Fábio, olá!

      Sinto o mesmo: na verdade, apesar da derrota nos pênaltis, fiquei orgulhoso pela forma como jogamos, pois não tememos o Flamengo/RJ em momento algum e, na etapa final, até fomos superiores em campo.

      Abs.

  5. Boa noite, Márcio.

    Eu também achava que ganhar do Flamengo seria uma tarefa difícil e se tivéssemos perdido no tempo normal eu não ficaria tão frustrado como fiquei na derrota nos pênaltis.

    Estávamos com uma mão e meia na taça, bastava Luan ou Danilo converter suas cobranças para ganharmos mais um título, e os dois cidadãos me fazem aquilo? Um bate um pênalti grotesco e o outro estava tão nervoso que demorou séculos para fazer a cobrança, pensando no que iria fazer.

    Por que não colicar Viña e Verón entre os principais batedores? Insistir com o Luan, um jogador que já demonstrou que pipoca em situações como essas, e dar uma responsabilidade grande para um garoto como o Danilo?

    Parabéns pelo jogo que fez, mas de maneira geral, os pênaltis cobrados pelo Palmeiras foram um festival de horrores.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Foi exatamente isso o que eu escrevi: no momento em que o penal do Luan se tornou decisivo, o português deveria ter trocado o batedor.

      Só que não ele estava no banco porque havia sido corretamente expulso.

      Agora, tem um detalhe: Diego Alves fez quatro excelentes defesas porque é especialista em penalidades.

      Abs.

  6. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa noite a todos!

    É angustiante o fato de que tivemos chances de conquista dessa taça nos 90 minutos e nas cobranças de pênaltis nem me fale.
    Mas tudo bem, enfrentamos “adversários” difíceis e que também tiveram oportunidades.
    Como eu já havia falado esse ZR bundudo não sei como o Portuga escala essa traste.
    Quanto ao Luan, é um grande profissional, tem qualidades, deve ser um cara bom de grupo, mas não tem estrela, infelizmente.
    Mas quarta tem mais. Tenho certeza que não ficaremos frustados.

    • Márcio Trevisan

      Zé: como eu disse, a insistência em Zé Rafael começa a ser irritante.

      Mas técnico de futebol é assim mesmo.

      Quanto ao Luan, é tudo o que vc disse: é um ótimo profissional, mas infelizmente quase sempre comete erros em jogos decisivos.

      Abs.

  7. roberto alfano

    Boa noite, caro Trevisan antes, gostaria de Parabenizar o Palmeiras por jogar de igual para igual com o Flamengo, pois no jogo salvo os erros já citados nesta crônica, na minha opinião fomos melhores o goleiro deles estava inspirado!!!

    Como bem dito, nos falta centroavante de área e melhorar a marcação no meio campo.

    Agora para a próxima Quarta – Feira jogar para a vitória.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: relaxe.

      Quarta-feira só não seremos campeões se errarmos muito, mas muito, mesmo.

      Abs.

  8. Feliz com o que jogaram, mas com dor no coração pelo resultado. Pensar que chegamos tão perto. Arbitragem tendenciosa do c.
    …… Precisamos de um zagueiro urgente, vir para ser titular.

  9. Leonardo Madureira

    Boa noite Márcio. Você não comentou sobre a revisão do VAR que tirou nosso primeiro pênalti, já que não poderia ser revisado isso (segundo os comentaristas). Vou me unir ao coro dos amigos, chega de LUAN. Aquele pênalti, andando, sem vontade, foi um total desrespeito ao Palmeiras, e tenho certeza que perdemos a decisão ali. Se é pra errar, pelo menos erra enchendo o pé.

    • Márcio Trevisan

      Léo: não faei sobre o primeiro penal porque não foi penal – foi falta.

      E se algum comentarista disse que o lance não poderia ser revisado pelo VAR, disse besteira. O lance era capital e cabia, sim, revisão.

      Quanto ao Luan, lamento, mas teremos de aguentá-lo por mais algum tempo. Pode apostar.

      Abs.

  10. António Manara

    Me desculpe Márcio, mas mais uma vez decepcionei-me com seus comentários. Hoje sofremos mais um assalto dirigido pela CBF/RGT/Vuaden. Hoje foi minha última vez a ler comentários de um falso Palmeirense. Infelizmente o Abel , por falar a verdade”o melhor árbitro do Brasil”, foi expulso com sua comissão técnica Echaide sendo a primeira vez a acontecer.

    • Márcio Trevisan

      Manara: não precisa se desculpar.

      Você tem todo o direito de discordar do que eu escrevo e externar sua opinião. O espaço, aqui, sempre foi democrático.

      Só não entendi a quem você se referiu quando escreveu “falso palmeirense”.

      Por favor, explique.

      Abs.

  11. Opa. Ó eu aqui ó, o primeiro a comentar. Na verdade eu estou p da vida. Perder o título para o Flamengo já é chato, mas o que mais dá raiva é deste zagueiro Luan. Chega de Luan, não dá mais. O cara ‘kága’ em tudo que faz. Agora eu peguei raiva mesmo, chega. Expulso na final da CB, penalty no jogo do mundial, entregada no primeiro gol de hoje e aquela cobrança de penalty que irresponsável. Será que não dá para afastar esse cidadão?

    • Jorge Farani

      Muito embora ainda vá fazer o meu comentário a respeito do jogo, faço das sua palavras as minhas, pois nunca gostei desse “beque mamão” que só tem é pose, Fora Luan! Volta para o seu Vascaindo.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: jamais um treinador afastaria Luan agora, pois isso colocaria sobre suas costas a perda do título.

      Até acredito que ele sairá do time, mas isso se dará nas próximas semanas.

      Abs.

  12. Tiago Santos

    Salve, Márcio!
    Já estava ansioso esperando pela análise pós jogo!
    Realmente, batemos de frente com a mulambada. Fica a frustração por conta do desperdício de mais uma taça, tão próxima nós penais. Agora é aguentar os rivais, os quais só podem secar e torcer pro time dos outros.
    Essas derrotas servem pra uma coisa: apontar os erros a corrigir. O principal é o Luan. O Gomes precisa de um parceiro pra complementar a zaga, não pra atrapalhar.
    Ainda bem que temos uma taça internacional pra levar na quarta.
    Avante, Palestra!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tiago.

      Agradeço o constante apoio.

      O futebol tem dessas coisas: estamos sofrendo desde domingo, mas já na quarta é certo que seremos campeões de novo.

      Quanto ao Luan, concordo contigo, mas se conheço futebol ele continuará titular por mais alguns jogos.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>