CRAQUE DE BOLA, CRAQUE DE ESCOLA… DE DANÇA!

Jogando com quase 70% de pratas-da-casa, Palmeiras vence mais uma no Paulistinha

Meus amigos… Voltei!

Do fim dos anos 60 até o ano de 1978, havia uma competição destinada a jovens entre 12 e 14 anos exibida pela extinta TV Tupi chamada “Futebol Dente-de-Leite”. Numa época em que eram raros os torneios para adolescentes desta faixa etária, o programa – criado pelos jornalistas Roberto Petry, Ely Coimbra e Sérgio Baklanos e pelo ex-árbitro José Astolphi – fez um gigantesco sucesso, e como para participar os garotos precisavam apresentar o boletim escolar sem notas vermelhas, seu lema mais conhecido era “Craque na Bola, Craque na Escola”.

Pois bem: do time do Palmeiras que hoje venceu a Ferroviária/SP por 2 a 0, nada menos do que 10 dos 15 atletas utilizados são frutos das categorias de base do clube – apenas Mayke, Empereur, Lucas Lima, Gustavo Scarpa e Breno Lopes iniciaram a carreira em outros clubes. E como os pratas são ainda muito jovens, não surpreende em nada a alegria e até mesmo a irreverência com que eles, muitas vezes, comemoram gols e títulos. Neste domingo, por exemplo, eles ensaiaram (e colocaram em prática) uma dança coreografada.

Considero tal postura válida porque, afinal de contas, futebol é diversão, e desde que a comemoração ou a postura não ofenda, humilhe ou desrespeite o adversário não vejo motivo algum para ser cerceada. E isso vale mesmo quando o futebol apresentado não foi lá grande coisa, exatamente como aconteceu na calorenta tarde deste domingo na Paulisteia Desvairada.

Na verdade, apesar do placar que, inicialmente, aponta uma vitória sem grandes dificuldades, o jogo foi bem complicado para a gente. No primeiro tempo, por exemplo, tivemos na morosidade e na falta de criatividade as principais caraterísticas do time, e o motivo principal disso foi a forma como o Verdão começou a partida: utilizando o 3-5-1, o técnico auxiliar João Martins povoou nosso meio-campo, mas isolou totalmente o único atacante que, para piorar, atuou fora de sua posição (é segundo atacante, não centroavante).

Ciente disso, a equipe de Araraquara/SP não só equilibrou as ações na etapa inicial como retornou ao segundo dando as cartas em campo. Nossa sorte foi o gol de Danilo logo aos 8 minutos, que abateu bastante a equipe muito bem dirigida pelo ex-volante Pintado e, ao mesmo tempo, deu mais tranquilidade aos nosso jogadores. A partir dos 25 da etapa final, após a mudança do esquema tático para o 4-4-2, o Palmeiras melhorou visivelmente mas, ainda assim, a vitória só foi garantida já nos acréscimos e somente após falhas da zaga e do goleiro adversários e perspicácia do nosso Papagaio (eu me recuso a chamá-lo pelo nome).

Em síntese, prezado palmeirense: caso os jogos sigam acontecendo, seja lá onde for, a tendência é que a equipe melhore e, quando os principais jogadores retornarem das férias, estejamos em uma ótima colocação neste Paulistinha. Afinal, nossos ótimos garotos podem até não ser craques de bola, mas com certeza são craques na escola…

…De dança.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

VINÍCIUS – 5,5
SATISFATÓRIO

MAYKE – 6
BOM

EMPEREUR – 6,5
MUITO BOM

RENAN – 4
MUITO RUIM

LUCAS ESTEVES – 5
REGULAR

DANILO – 6
BOM

PATRICK DE PAULA – 5
REGULAR

LUCAS LIMA – 5
REGULAR

GUSTAVO SCARPA – 6
BOM

GABRIEL MENINO – 5,5
SATISFATÓRIO

BRENO LOPES – 5,5
SATISFATÓRIO

JOÃO MARTINS – 5,5
SATISFATÓRIO

PAPAGAIO – 6
BOM

VICTOR LUÍS – 5
REGULAR

FABINHO – 5,5
SATISFATÓRIO

GIOVANI – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

CRÉDITO FOTOS: CÉSAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

13 Responses to CRAQUE DE BOLA, CRAQUE DE ESCOLA… DE DANÇA!

  1. Mauricio Mahfud

    Amigo Márcio, sou seu leitor assíduo, mas faz alguns anos que não deixo comentários, mas sempre o leio. Acabei de assistir no youtube a entrevista do Prof Abel Ferreira pro SporTv, a primeira exclusiva que ele dá, de forma mais descontraída. Não sei se teve a chance de assistir, mas que baaaaita entrevista, pelo menos eu achei. Que ele ainda nos dê muitas alegrias e que quando sair deixe um legado diferente pro Palmeiras, além de títulos, mas também de processos de trabalho. Se vc assistir, depois, nos deixe suas impressões. abraços.

  2. Prezado Marcio,
    Em 1977 disputei esse torneio dente de leite “Craque na bola, craque na escola” pelo time de Piracicaba “CODESPOR”, e tive o privilégio de ser campeão e artilheiro do torneio, por isso fui capa da revista Placar, que fez uma excelente reportagem do torneio.
    Infelizmente do nosso time apenas o Tato, Inter de Limeira, Palmeiras, México, etc., conseguiu ter uma vida de profissional de futebol.
    Tive a oportunidade de conhecer todas essas grandes figuras que você citou, jornalistas Roberto Petry, Ely Coimbra e Sérgio Baklanos e pelo ex-árbitro José Astolphi, uma pena que hoje já não exista mais esses torneios.
    Grande abraço.

    • Márcio Trevisan

      Boa noite, Adauri.

      Fico feliz por ter proporcionado a você esta doce recordação.

      Em relação aos profissionais citados, conheci Petry e Ely, e trabalhei com Baklanos (em A Gazeta Esportiva) e Astolphi (no SAFESP).

      Agradeço seu post e lhe dou as boas-vindas a esta seção.

      Abs.

  3. roberto alfano

    Bom dia, sempre digo no Futebol tem que começar pela Base e hoje podemos dizer sem falsa modéstia que o Palmeiras tem.

    Pode deixar esta molecada no Paulista, lógico com Treino e Tática da comissão do Abel, que eles vão longe.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: mais ou menos.

      Não sei se em clássicos ou em jogos eliminatórios os garotos segurariam a barra.

      Mas, como não ligo muito pra esse Paulistinha, de repente sua sugestão pode ser boa.

      Abs.

  4. José Eduardo Berti

    Bom dia

    O time poderia ser esse com Vitor Luiz no lugar do Estevam e o ataque o Breno Lopes e Papagol.

  5. Antonio Teruo Ogura

    Bom dia Márcio,
    A única coisa que me deixa chateado em relação às nossas categorias de base é a absoluta ausência em citar os nomes dos técnicos das categorias de base que preparam esses jogadores para o profissional. Wesley Carvalho (técnico do Sub-20) e Artur Itiro(Sub-17) estão fazendo trabalhos espetaculares nas categorias de base, enchendo a nossa sala de troféus nas categoria de base e principalmente, moldando os garotos para o profissionalismo.

    • Márcio Trevisan

      Ogura, boas!

      Vc tem total razão. Estes dois que você citou e também os dirigentes que comandam o departamento merecem todo o crédito.

      Abs.

  6. Bom dia, Márcio.

    Começo a pensar que o time principal do Verdão precisa apenas manter o condicionamento físico e só entrar em campo para jogar os clássicos do Paulista. A molecada está dando conta do recado sem grandes problemas.

    Concordo com a sua opinião em relação ao jogo. Acredito que a Locomotiva vai dar trabalho nesse campeonato, pois é muito bem treinada pelo Pintado e mostrou um futebol muito competitivo para este tipo de campeonato.

    Por outro lado, já que não tivemos crônica contra o São Caetano, coitado do Azulão. O time está esfacelado, sem a menor condição técnica de disputar qualquer campeonato. Impressionante como uma equipe que já teve grande repercussão no cenário nacional vem se acabando nos últimos anos.

    Como o Verdão não tem nada com isso, que caminhemos a passos largos para a disputa do Bi.

    Um forte abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve.

      Creio que o São Caetano/SP será rebaixado.

      Lá, falta tudo, principalmente talento.

      Abs.

  7. RODRIGO MIRANDA

    Bom dia Marcio e Amigos,

    Gosto muito do futebol do Danilo, pra ser honesto, caso fosse minha decisão, eu teria colocado ele para jogar a final da copa do Brasil no lugar do FM, mas ainda bem que não sou técnico, pois o FM jogou muito bem aquele jogo e foi um dos responsáveis direto pelo jogo fácil que tivemos na final.
    Mas enfim, acho que o Danilo, apesar de menos badalado em comparação as outras joias, ainda renderá muitos frutos.

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: vc tem razão.

      E digo mais: dos três porquinhos, creio que ele seja o que mais potencial de crescimento possui.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>