PARA UM TREININHO, ATÉ QUE FOI BOM

Palmeiras estreia no Paulistinha como o torneio merece: sem lhe dar muita bola

Meus amigos.

Quando o Palmeiras se sagrou campeão paulista no ano passado, recebi algumas críticas por, ainda assim, continuar chamando a competição estadual pelo seu diminutivo. Minha resposta àqueles que me criticaram foi simples: só voltarei a chamar o torneio pelo seu nome correto ou, então, pelo aumentativo como é mais conhecido no dia em que a Federação Paulista de Futebol voltar a dar ao nosso clube o respeito que ele merece. Como isso ainda não aconteceu – e parece longe de acontecer –, para mim ele seguirá sendo somente “Paulistinha”.

Querem uma prova? O clássico desta noite, disputado em Itaquera sob intenso temporal durante vários minutos. Mesmo tendo a final da segunda competição mais importante do País no próximo domingo, a entidade não atendeu à solicitação da diretoria e manteve o jogo, numa claríssima evidência de que não está nem um pouco preocupada se um de seus principais filiados será ou não mais uma vez campeão em nível nacional. Com a experiência de quem está no futebol há mais de 32 anos e que conhece a FPF, eu lhes asseguro: qualquer outro clube em situação idêntica teria sido atendido. Mas o Palmeiras, porque já há alguns anos peita o órgão sobretudo no que diz respeito à arbitragem, é sempre visto com maus olhos.

Por isso, achei corretíssima a decisão de Abel Ferreira em mandar a campo uma equipe totalmente reserva e promover a estreia de garotos do Sub-20 e até do Sub-17 neste derby. Aliás, não fosse o dilúvio que caiu entre o fim do primeiro tempo e o começo da etapa final e estou certo de que teríamos ganhado de novo. Explico: mesmo sem seus principais jogadores, o Verdão não só dominava amplamente o derby – tanto que abrira 2 a 0 no placar – como também tinha jogadores que tocavam a bola. A partir do momento em que o campo daquilo que “eles” chamam de estádio passou a ter mais água do que grama, este fator equilibrou as ações e nós sofremos o empate.

Vale lembrar, porém, que não fossem dois vacilos de nossa parte, o adversário jamais teria empatado o jogo: no primeiro gol “deles”, Luan não conseguiu cortar o cruzamento e permitiu que a bola chegasse a Matheus Vital, que se aproveitou de um escorregão (olha a água aí de novo…) de Gabriel Menino; no segundo, a indecisão e a demora de Vinícius em abandonar a meta facilitaram a vida de Rodrigo Varanda.

Sei que você, torcedor palmeirense, queria mais uma vitória sobre nosso maior rival – eu também queria. Mas para um campeonato que marca seu maior clássico logo para a segunda rodada, numa indiscutível prova da mais ampla e total burrice, este treininho que fizemos na Zona Leste até que ficou de bom tamanho.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

VINÍCIUS – 5
REGULAR

GABRIEL MENINO – 4,5
RUIM

LUAN – 5,5
SATISFATÓRIO

RENAN – 5
REGULAR

LUCAS ESTEVES – 5
REGULAR

DANILO – 6
BOM

GUSTAVO SCARPA – 5,5
SATISFATÓRIO

LUCAS LIMA – 6
BOM

BRENO LOPES – 6
BOM

GABRIEL SILVA – 6,5
MUITO BOM

WILLIAN BIGODE – 6
BOM

ABEL FERREIRA – 6
BOM

VICTOR LUÍS – 5,5
  SATISFATÓRIO

GARCIA – 5
REGULAR

PAPAGAIO – 5
REGULAR

FABINHO – 5,5
SATISFATÓRIO

GIOVANI – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

CRÉDITO FOTOS: CÉSAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

8 Responses to PARA UM TREININHO, ATÉ QUE FOI BOM

  1. roberto alfano

    Boa tarde, foi um bom treino para está molecada encarar desafios.

    Agora é treinar para a grande final no Domingo é para valer.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: sinto que seremos tetracampeões no domingo.

      Claro que o Grêmio/RS não jogará tão mal quanto jogou em Porto Alegre/RS, mas também não creio que o Palmeiras irá bobear de novo como contra o River Plate/ARG.

      Acho que vai dar empate e, neste caso, a festa será nossa.

      Abs.

  2. Bom dia, Márcio.

    Depois de tudo o que você escreveu, e que faz muito sentido, eu só gostaria de lhe perguntar uma coisa: por que você acha que o Jailson não tem recebido oportunidades de atuar com o Abel?

    Se me permite, vou dizer a minha opinião. Me parece que o Abel privilegia atletas mais jovens – que é o caso do goleiro Vinícius – em detrimento dos mais velhos. Penso que ele enxerga o Jailson já em fim de carreira.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Jaílson ficou 10 dias sem treinar porque um de seus familiares contraiu esta m…. de COVID-19.

      O português tem uma maneira de pensar que é lógica: se o cara saiu por contusão e quem o substituiu foi bem, este toma o lugar daquele.

      Mas que o Jailsão da Massa está no bico do corvo, está. É só até o fim deste ano, pode apostar.

      Abs.

  3. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Bom dia a todos!
    É…se não fosse a chuva.
    Só que novamente, o Luan falhou, e na minha opinião nos dois gols dos gambás.
    Esse Lucas esteves também é outra pereba.
    E tá mais que provado que LL, VL, etc não tem condições de vestirem a camisa do Palmeiras.
    São horríveis.

    • Márcio Trevisan

      Zé: ontem o LL fez um gol – e depois não jogou mais absolutamente nada.

      Ele é assim, infelizmente.

      Abs.

  4. Opa Trevisan, ó eu aqui de novo ó, o primeiro a comentar. Ontem Chuva 2 x 2 Palmeiras. Ah se não fosse a chuva hem, teriamos enfiado outra goleada nos gambhás. Agora alguém me explique porque esse goleiro do Palmeiros, Vinicios, deita o corpo toda a vez que vai fazer uma defesa? Ontem se tivesse ficado em pé teria defendido o segundo gol dos caras. Falta um pouco de experiência né? mas será um bom goleiro. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: tb acho que Vinícius tem futuro.

      Poderá, sim, ser um grande goleiro, mas deveria ser novamente emprestado para jogar e ganhar mais experiência. Assim, não cometeria o erro que cometeu ontem.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>