COM TESÃO FICA MAIS FÁCIL

Aplicado e talentoso, Palmeiras vence primeiro dos cinco “amistosos” antes da Copa do Brasil

Meus amigos.

Por mais indigesta, ingrata, frustrante ou mesmo enfadonha que possa ser uma missão, existe um segredo para torná-la ao menos um pouco mais palatável, reconfortante, satisfatória e interessante: cumpri-la com determinação, pois desta forma normalmente se chega ao seu final com maior rapidez e menor desgaste.

Foi exatamente isso que o Palmeiras (que, vale lembrar, começou o jogo com apenas cinco titulares) fez nesta tarde. Mesmo tendo pela frente a primeira das cinco partidas “amistosas” antes de dar início à decisão da Copa do Brasil, nosso time encarou o jogo com o Fortaleza/CE com a seriedade que deveria e, consequentemente, com a vontade que merecia. E qual o resultado de tamanha aplicação? 3 a 0 no placar, resultado por sinal obtido ainda no primeiro tempo. Aliás, a vantagem poderia ter sido ainda maior, já que Marcos Rocha foi visivelmente seguro pelo calção dentro da área e nem mesmo após consultar o VAR o fraco árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro marcou o pênalti. Ou seja: mesmo ainda com toda a etapa final pela frente, todos já sabiam qual das duas equipes seria a vencedora.

Mostrando um futebol que não se via desde a goleada sobre o time “deles”, o Verdão teve em seu meio-campo o ponto mais forte. Com ótimas atuações de Lucas Lima e, principalmente Gustavo Scarpa, o time mostrou conjunto, futebol envolvente, troca rápida de passes e diversas conclusões a gol. Em outras palavras: fez tudo o que deveria ter feito mas que, sabe-se lá por que, não fez no Mundial Interclubes.

Toda e qualquer equipe que tem em seu setor de criação pelo menos dois jogadores talentosos normalmente vence muito mais do que perde, e o Palmeiras tem não só dois, mas três jogadores nestas condições: além dos já citados, há também Raphael Veiga. O problema é que nenhum deles consegue manter um mínimo de regularidade – num dia, como hoje, jogam muito; na partida seguinte, só fazem número no gramado.

De qualquer forma, esta vitória – por mais limitado que seja o adversário – serve para acalmar a situação pelos lados da Academia. Muito embora tenha sido bicampeão da América há apenas 15 dias, nosso time foi alvo de severas (e, em alguns casos, até mesmo exageradas) críticas por parte da Imprensa e também de muitos torcedores devido à fraca campanha no Catar. E este tipo de resultado, além de devolver em parte a confiança, um tanto quanto e visivelmente abalada, também coloca a famosa “água na fervura”.

Que os próximos quatro “amistosos” deste Brasileirão o Palmeiras possa, se não vencer todos, ao menos buscar a vitória em todos, pois desta forma chegará muito mais forte do que já é nos dois jogos contra o Grêmio/RS. Para tanto, como se viu neste domingo, basta querer.

É que com tesão tudo fica mais fácil.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO

MARCOS ROCHA – 6
BOM

KUSCEVIC – 5
REGULAR

GUSTAVO GÓMEZ – 5,5
SATISFATÓRIO

RENAN – 5
REGULAR

DANILO – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL MENINO – 6
BOM

LUCAS LIMA – 7,5
ÓTIMO

GUSTAVO SCARPA – 8
EXCELENTE

BRENO LOPES – 6
BOM

LUCAS ESTEVES – 5,5
SATISFATÓRIO

ABEL FERREIRA – 6
BOM

WILLIAN BIGODE – 5
  REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 5,5
SATISFATÓRIO

PATRICK DE PAULA – 5
REGULAR

FELIPE MELO – 5,5
SATISFATÓRIO

MAYKE – 5
REGULAR

CRÉDITO FOTOS: CÉSAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

11 Responses to COM TESÃO FICA MAIS FÁCIL

  1. Roberto Alfano

    Boa tarde, que os próximos amistosos sirvam de treino para a grande Final da Copa Brasil, e também da Recopa.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: nem se preocupe com a Recopa.

      Se o Palmeiras perder um título (não um jogo, um título) para o Sampaio Corrêa da Argentina eu viro corintiano.

      Abs.

  2. Bom dia, Márcio.

    Dos amistosos que restam só tem um que me interessa: contra o time dos bambis. Esse eu quero ver o Verdão com a força máxima e batendo o último prego no caixão do São Paulo, para que descansem em paz.

    Perguntas para você, Márcio: o que você tem ouvido sobre a possível contratação do Diego Costa? Alguns sites dão o acordo quase que selado.

    Supondo que desse certo, qual a sua opinião sobre a contratação?

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Válter: o jogo contra “elas” será um amistoso para nós, só que um amistoso de luxo.

      E, vale lembrar, se não perdermos as chances de título deles, que já são ínfimas, se tornarão inexistentes.

      Quanto ao Diego Costa, pode ser uma boa, desde que o cara esteja a fim de jogar. O bom é que seu temperamento é forte e ele não costuma afinar em campo.

      Abs.

  3. Bom dia Marcio e a amigos,

    Independente da formação do meio campo, pra mim está muito claro que o Danilo precisa ser titular, não dá para troca-lo pelo Felipe Melo, pois este já não consegue entregar a movimentação que nosso meio campo necessita.
    É certo que antes da contusão, quando voltou ao meio de campo, o FM fez ótimas partidas, mas hoje, está muito abaixo do Danilo.

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: concordo que Danilo tenha de ser titular, mas este mau momento do FM pode ser em razão do pouco tempo desde sua volta aos campos.

      Aliás, se eu fosse o Portuga o escalaria na zaga, pois é bem melhor do que o Luan.

      Abs.

  4. A melhor partida do Palmeiras nos últimos tempos foi a Vitória contra o River Plate em Buenos Aires com o meio de campo formado por Danilo, Gabriel menino, Patrick de Paula e Gustavo Scarpa.
    Raphael “Bibelo ” Veiga estava absolutamente sentado no banco de reservas
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Jair, curioso o que acontece com RV.

      Ele, às vezes, dá pinta de que será craque, mas logo depois volta a ser um jogador normal.

      E mais: já percebi que em jogos grandes ele meio que some.

      Abs.

  5. Opa, ó eu aqui ó, primeiro a comentar. Caros Sangue Verde. O jogo foi fácil porque o Palmeiras tornou o jogo fácil. Não podemos nos esquecer que perdemos para esses caras no primeiro turno, lá no nordeste de 2 a zero, e o então técnico deles – Rogerio Ceni – disse que foi um resultado normal. Então temos que afundar esses caras mesmo. E como diria Evander Holyfield, se voce ficar com dó voce apanha.

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Tadeu.

      Não temos de ter pena de ninguém porque ninguém tem pena de nós – vide o que lemos e ouvimos neste Mundial.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>