NÃO DEU. MAS VAI DAR.

Palmeiras joga mal demais e não irá à final. Mas chances de tri e bi estão mais próximas do que parece.

Meus amigos.

Por favor, relembrem a equipe do Palmeiras que disputou a final do Mundial Interclubes de 1999: Marcos; Arce, Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Galeano (Evair), Zinho e Alex; Paulo Nunes (Euller) e Asprilla (Oséas).

Agora, comparem-na com a equipe que disputou a semifinal do Mundial Interclubes de 2020: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Gustavo Gómez e Viña; Danilo (Felipe Melo), Zé Rafael (Patrick de Paula), Gabriel Menino (Willian Bigode) e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Luiz Adriano e Rony.

Se analisarem friamente, verão que o único jogador do atual elenco que – talvez – pudesse ter lugar na equipe vice-campeã mundial há 21 anos seja Gustavo Gómez, muito embora Roque Júnior, como todos sabemos, era tão bom que até Copa do Mundo ganharia pela Seleção Brasileira dois anos e meio mais tarde.

Fiz questão de colocar lado a lado estas duas formações para mostrar a vocês que o atual Palmeiras foi além, mas muito além do que poderia ter ido. Os tais “deuses do futebol”, de quem tanto venho falando em nossos mais recentes encontros e que tanto nos ajudaram na Copa Libertadores da América e na Copa do Brasil, fizeram mais uma vez o que puderam. Mas nem mesmo esses caras são capazes de realizar um milagre depois do outro – uma hora chega em que são eles que dizem “chega”.

É claro que eu, você e todos os palmeirenses acreditavam que poderíamos chegar à decisão na próxima quinta-feira. Afinal, o Verdão é o atual campeão da América do Sul e teria pela frente apenas o campeão das Américas do Norte e Central e também do Caribe. O detalhe é que o Tigres/MÉX, mesmo enfrentando adversários mais fracos do que o nosso time em seu torneio continental, tem uma equipe que se equivale à nossa e, em alguns casos, até mesmo alguns valores individuais que se sobrepõem aos nossos. De fato, trata-se de uma equipe lenta, mas que soube muitíssimo bem se aproveitar dos pontos mais fracos do Palmeiras: a terrível marcação pelo lado direito, a falta de criatividade na armação pelo meio e a quase sempre pouca inspiração ofensiva.

Para piorar a vida alviverde, neste domingo entramos em campo com um sono “daqueles”. Com inspiração zero, velocidade “menos 1” e vontade de ganhar bem perto de ambos os índices, os comandados de Abel Ferreira pareciam acreditar que, mais uma vez, conseguiriam o milagre de terminar vencedores ou pelo menos classificados mesmo sem merecerem. Daí terem assistido ao time mexicano dominar todo o primeiro tempo e, também, a Weverton ter mais uma de suas brilhantes atuações (por sinal, não fosse ele o jogo teria sido definido ainda na etapa inicial, e com um placar nada agradável para nós).

Por falar em nosso treinador, não discuto aqui suas qualificações e seus méritos por tudo o que já fez pelo Palmeiras. Com toda a certeza, independentemente do que acontecer no futuro e de quanto tempo ele permanecer à frente da equipe, seu nome já está inscrito em uma das páginas mais gloriosas de toda a nossa história. Contudo, hoje ele foi mal: se manteve a coerência ao repetir a formação inicial da sobre o Santos/SP, errou feio ao não mudar taticamente em nada a forma da equipe jogar e não promover pelo menos duas mudanças já no intervalo, mesmo após o “baile” que levamos no primeiro tempo.

Tal postura, ao mesmo tempo em que relaxou ainda mais seus atletas (“afinal, se nada mudou é porque estamos bem”, certamente pensaram), deu força ainda maior aos adversários que, não à toa, abriram o placar logo aos 8 minutos. Só depois de a vaca ter começado a ir para o brejo é que o português resolveu agir – mas, então, quem entende um pouquinho de futebol já sabia que nossa viola já havia ido para o saco. Agora, só nos resta ter um mínimo de vergonha na cara e, pelo menos, terminar este torneio na terceira colocação.

Quanto ao sonho de mais um título mundial, ele segue vivo e recomeçará em 21 de abril, data mais provável da estreia do Palmeiras na edição deste ano da Copa Libertadores do América.

Ou seja: o tri está logo aí. E a chance do bi mundial (que será em dezembro próximo, no Japão) também.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 8
EXCELENTE

MARCOS ROCHA – 3,5
PÉSSIMO

LUAN – 6
BOM

GUSTAVO GÓMEZ – 6
BOM

VIÑA – 6,5
MUITO BOM

DANILO – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ RAFAEL – 4
MUITO RUIM

RAPHAEL VEIGA – 5
REGULAR

GABRIEL MENINO – 5
REGULAR

LUIZ ADRIANO – 5
REGULAR

RONY – 5,5
SATISFATÓRIO

ABEL FERREIRA – 4,5
RUIM

PATRICK DE PAULA – 4,5
  RUIM

FELIPE MELO – 5
REGULAR

MAYKE – 5
REGULAR

GUSTAVO SCARPA – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 6
BOM

CRÉDITO FOTOS: CÉSAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

20 Responses to NÃO DEU. MAS VAI DAR.

  1. JORGE FARANI

    Vou deixar pra emitir minha opinião depois que acabar todas as competições referente ao ano de 2020, quando então vou saber o que o “portuga” vai fazer com esse plantel enganador e com as indicações de jogadores que ele vai fazer.

  2. Bom dia Márcio e Amigos,

    Infelizmente, alguns jogadores sentiram um pouco a pressão, com GM e ZR.
    Mas ainda assim, estou bem satisfeito com o Palmeiras, pois ontem, mesmo jogando abaixo, eu vi um time em campo, indo para o abafa no fim. Lembro que pouco tempo atrás, uns 3,5 meses, o Palmeira parecia um amontoado, sem animo nenhum, e olha onde estamos hoje, campeões da Libertadores, nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria este final de temporada.
    Mesmo se não ganhar a Copa do Brasil, que acho que temos totais condições, ainda sim, estou bem satisfeito.

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: não sei se ganharemos a Copa do Brasil porque o Grêmio/RS e seu treinador são especialistas nesta competição, mas você tem razão quando diz que temos chances de ganhar o tetra.

      Já quando à Recopa Sul-Americana, tenho certeza absoluta de que ganharemos, pois nem o time de 2012 ou de 2014 perderia um título para uma espécie de Sampaio Corrêa da Argentina.

      Abs.

  3. Raul Paulo Rodrigues de Lima

    Bom Dia a todos palmeirenses bi-campeões da Libertadores.

    Se me permitam alguns tópicos, vamos là:

    A equipe do Tigres é mais experiente, mais entrosada e entrou em campo mais concentrada, portanto mereceu a vitória;
    O pouco tempo entre a final da Libertadores e a estréia no Mundial parece ter afetado o time, faltou entrar focado no jogo, os três jogadores que pintaram o cabelo mais o Marcos Rocha tiveram atuações ridiculas;
    A falta de opões no banco de reserva para o ataque devido a ausência do Veron, do Breno e do Wesley mais a má fase do Wiliam (vide o gol que perdeu contra o Botafogo) atrapalharam os planos do Abel de mudar alguma coisa no jogo.
    O Marcos Rocha parece ser um bom sujeito e é esforçado, mas não tem a minima condição de jogar em alto nivel.
    Portanto agora é cumprir tabela no Brasileirão, decidir a Copa do Brasil e a Recopa, reforçar a equipe com nomes pontuais e se preparar melhor para as próximas competições.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Raul.

      Concordo com tudo o que você disse.

      Se trouxermos um lateral-direito para ser titular, um lateral-esquerdo para disputar posição e um centroavante que possa jogar sempre que o Luiz Adriano estiver machucado (ou até mesmo quando não estiver), será ótimo. Além disso, se vier um meia daqueles bons, tipo Valdivia, também será muito bem-vindo.

      Agradeço seu post e aproveito para lhe dar as boas-vindas ao nosso site.

      Escreva sempre!

      Abs.

  4. Boa noite, Márcio.

    O início da sua crônica foi perfeito e vou te dizer uma coisa:lambamos os beiços, pois considerando todas as nossas limitações, fomos bem longe.

    A verdade, meus amigos, é que nosso time é mediano e fomos muito favorecidos nos confrontos que tivemos tanto na Libertadores como na Copa do Brasil.

    Temos que realizar algumas contratações pontuais para ajudar o Portuga na próxima edição da Libertadores. Imaginei por um momento que Hulk seria essa contratação e me surpreendi com sua ida para o Atlético-MG.

    De qualquer forma, bola pra frente. Ainda temos chances de boas conquistas para esse ano.

    Um forte abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Na boa: não fiquei preocupado com a ida do Hulk para o Galo.

      Nunca o achei grande coisa e creio que no Palmeiras ele seria apenas mais um jogador de mediano a bom, nada mais do que isso.

      Abs.

  5. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa noite a todos!
    É Márcio, acho que os deuses do futebol estavam cansados (com motivos) e não tivemos proteção.
    Mas apesar de estar logicamente frustrado com essa eliminação, não fiquei nervoso como das outras vezes.
    Dando uma consertada em alguns setores e jogando fora umas peças danificadas sem conserto e ajustando umas continuaremos protagonistas por muito tempo.
    E por favor proíbam aqueles cabelos platinados. Parecida que tinha uns 6 deiversons em campo.

    • Márcio Trevisan

      Zé: também não gosto deste tipo de atitude, pois dá a entender falta de seriedade. E o pior é que um deles, Zé Rafael, não é mais garoto.

      Mas não foi por isso que perdemos. Perdemos porque não jogamos absolutamente nada.

      Abs.

  6. Quando vi 3 com cabelos pintados esvoaçantes desisti!

    • Márcio Trevisan

      Jair: também não gosto deste tipo de atitude, pois dá a entender falta de seriedade. E o pior é que um deles, Zé Rafael, não é mais garoto.

      Mas não foi por isso que perdemos. Perdemos porque não jogamos absolutamente nada.

      Abs.

    • Fabiano Castro

      Concordo

  7. Jota Ferreira

    O treinador já tinha errado a escalação contra o Santos e teve sorte, contra o River já tinha escalado mal, hoje foi pior ainda, apesar que com esse time foi longe demais, Marcos Rocha é péssimo, Zé Rafael horrível.

    • Márcio Trevisan

      Jota: foi exatamente por isso que comecei minha crônica pós-jogo comparando os dois times do Palmeiras que venceram a Libertadores.

      Quando a gente vê o primeiro, chega a dar vontade de chorar quando olha o segundo. E os caras conseguiram ser campeões.

      É quase inacreditável.

      Abs.

  8. Roberto Alfano

    Boa noite caro Trevisan, não foi desta vez, mas estamos no caminho para tal, enquanto tem torcedores do nosso maior Rival festejando como se fosse um Título!!!!!

    Agora temos que levantar a cabeça, corrigir e vamos para mais Decisões nos próximos compromissos do Verdão, ai sim quero ver a cara deles (Rivais).

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: podemos não ser favoritos na Copa do Brasil, mas também não somos zebra nesta decisão.

      Já na Recopa somos 100% favoritos e vamos ganhar.

      Abs.

  9. Fábio P. R.

    Ah, sim, além do título nacional a que me referi (a Copa do Brasil), ainda teremos mais um internacional (a Recopa Sulamericana) e possivelmente a Supercopa do Brasil, caso ganhemos a CB. Enquanto isso, os rivais, por fora, riem com o “sem mundial”, mas por dentro certamente estão chorando…

    • Márcio Trevisan

      Não tenha a menor dúvida disso, Fábio.

      E se tivéssemos ganhado o Mundial deste ano, eles falariam que não temos Copinha.

      Chega a ser ridículo.

      Abs.

  10. Fábio P. R.

    Estou muito satisfeito com o desempenho do Verdão este ano. Dadas as circunstâncias (pandemia, jogadores covidados, excesso absurdo de jogos, diretoria medíocre, elenco enxuto etc), ainda conseguimos ser campeões paulistas em cima do maior rival, no brasileiro metemos 4×0 neles e somos BI-CAMPEÕES da Libertadores. E ainda podemos ganhar mais um título nacional nos próximos dias.

    Acertando alguns pontos, contratando algumas feras para serem titulares e reforçando o elenco em geral, acho que vamos continuar protagonistas, como vem sendo desde a retomada em 2015. E a profecia que encerra o texto do Márcio terá grandes chances de se realizar.

    • Márcio Trevisan

      Fábio, boas!

      Creio que esta claro que, mesmo com os títulos que ganhamos e que ainda poderemos ganhar (se bem que a Recopa Sul-Americana é algo certo, pois eu não admito perder uma taça para Defensa y Justicia/ARG), precisamos de reforços.

      De cara, um lateral-direito para ser titular, um lateral-esquerdo para disputar posição e um centroavante que possa jogar sempre que o Luiz Adriano estiver machucado (ou até mesmo quando não estiver). Além disso, se vier um meia daqueles bons, tipo Valdivia, também será muito bem-vindo.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>