TÔ NEM AÍ

Palmeiras perde para o Ceará/CE. E eu pergunto: e daí?

Meus amigos.

Quando tomei conhecimento da escalação inicial da nossa equipe para o jogo desta tarde de domingo, tive uma certeza absoluta e outra quase que total.

A absoluta é que Abel Ferreira havia acertado na mosca ao mandar a campo apenas um titular indiscutível – Gustavo Gómez – e promover os retornos de dois jogadores que podem ou não ser considerados titulares mas que, devido a contusões, precisavam mesmo de ritmo de jogo: Patrick de Paula e Gabriel Veron.

Já a certeza quase que total era que perderíamos o jogo, pois é claro que uma equipe repleta de suplentes – ou quase isso – e que nunca havia jogado junta teria muitas dificuldades para ganhar do Ceará/CE, um adversário que mesmo longe, mas bem longe, mesmo, de ser brilhante, também não pode ser considerado a baba do boi.

E agora, que a partida já terminou, chego à conclusão de que os dois parágrafos acima estão corretíssimos. E vou mais além: se nosso treinador repetir esta ideia na partida desta terça-feira, na Arena Palestra Itália, contra o Vasco da Gama/RJ (embora não acredite muito nisso), pelo menos a primeira assertiva estou certo de que se repetirá. Só não digo que ocorrerá o mesmo com a segunda porque a equipe carioca, a contrário da cearense, é fraquinha de dar dó e pode, sim, perder até mesmo para o nosso, parcial ou totalmente reserva, time.

Falando especificamente do jogo de hoje, preocupou-me a segunda falta de sorte seguida que tivemos: contra o Flamengo/RJ, demos de presente o primeiro gol com aquela patacoada entre Kuscevic e Luan; nesta tarde, foi o escorregão de Gustavo Scarpa que originou o gol de abertura do placar. Espero que esta pequena maré de infelicidades tenha terminado ou, no máximo, se estenda apenas até o próximo jogo.

Outro problema que se repetiu foi a imprecisão no momento das finalizações. Assim como Willian Bigode na quinta-feira, que nos teria colocado à frente do placar, também Gabriel Veron perdeu uma chance inacreditável, que nos daria a igualdade no jogo. Em ambos os casos as falhas são imperdoáveis, pois nem mesmo o cansaço, ainda que beirando o extremo, justifica tanta imprecisão.

Por fim, prezado palmeirense, levando em conta os resultados da rodada, a distância que temos agora (11 pontos) para o líder momentâneo da competição e também que todos os pensamentos estão voltados exclusivamente à decisão do próximo sábado, aliás o jogo mais importante para o Palmeiras desde 21 de junho de 2000 (portanto, dos últimos 20 anos), a conclusão é a seguinte: o hendeca já era.

E eu não tem aí.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

JAÍLSON – 5
REGULAR

MAYKE – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO GÓMEZ – 6
BOM

EMPEREUR – 5
REGULAR

GUSTAVO SCARPA – 4,5
RUIM

ÉMERSON SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO

PATRICK DE PAULA – 5,5
SATISFATÓRIO

LUCAS LIMA – 6,5
MUITO BOM

BRENO LOPES – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL SILVA – 5
REGULAR

GABRIEL VERON – 5,5
SATISFATÓRIO

ABEL FERREIRA – 6,5
MUITO BOM

LUCAS ESTEVES – 5,5
SATISFATÓRIO

FELIPE MELO – 5
  REGULAR

FABRÍCIO – 5,5
SATISFATÓRIO

PEDRO ACÁCIO – 5,5
SATISFATÓRIO

CRÉDITO FOTOS: CÉSAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

8 Responses to TÔ NEM AÍ

  1. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa tarde a todos!
    Espero que nossa cota de cagadas bem informadas por vc e de gols perdidos (viu WB, GV, Roni), se esgotaram.
    Amanhã será outro jogo sem “importância” diante da circunstância.
    O importante é que ninguém se machuque.
    Que os Deuses do futebol nos conduza á glória eterna.

    • Márcio Trevisan

      Zé: eles – os deuses do futebol – têm nos ajudado demais nesta Libertadores.

      Por isso, não acredito que nos abandonarão faltando apenas uma partida.

      Assim seja!

      Abs.

  2. Ótimo jogo por ter poupado os titulares e por MAIS UMA VEZ termos a oportunidade de vermos quem não tem a mínima condição de vestir a camisa de titular do Palmeiras.
    Vamos a pergunta do post
    Marcio você escalaria os titulares contra o Vasco na 3ª feira, quase 4 dias antes do jogo contra o Santos, ou preservaria todos os titulares para a decisão da Copa Libertadores ?
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Jair: se os titulares não jogarem contra o Vasco, terão ficado 9 dias sem jogar, pois a última partida que fizeram foi quinta-feira passada, contra o Flamengo/RJ.

      Temos que pensar em risco de contusões e desgaste, mas temos de levar em conta também o ritmo de jogo.

      Então, eu escalaria apenas aqueles que estão clinicamente mais descansados – ou seja: faria uma mescla.

      Abs.

  3. Bom dia, Márcio.

    Por mais antagônico que possa parecer, eu fiquei feliz com o que aconteceu.

    Feliz ao ver que Abel está priorizando a competição certa, poupando jogadores importantes e usando o jogo contra o Ceará para dar ritmo a GG, PP e FM. Feliz ao ver que os atletas – aparentemente – entenderam e compraram a ideia do treinador. Não temos culpa se alguns deles – como LL, Scarpa, Breno Lopes e Gabriel Silva – não sabem aproveitar as chances que tem para mostrar que são boas opções. Os dois primeiros que listei dispensam comentários adicionais e espero que recebam um bico nos fundilhos em breve.

    A verdade, é que só assisto aos jogos do Verdão no Brasileiro porque, como bom torcedor, não poderia deixar de fazê-lo. Se bem que sou obrigado a confessar que por alguns minutos assisti ao clássico gaúcho.

    Afinal, também é gostoso dar uma secadinha para ver o time do Morumbi continuar a sua abstinência de títulos.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Tenho para mim que contra o Vasco jogará a maior parte dos titulares.

      Vamos ver.

      Abs.

  4. Roberto Alfano

    Bom dia caro Trevisan, concordo plenamente contigo, ainda bem que poupou os Titulares.

    Agora o que vale é concentração total para a Final da Libertadores em jogo único, não pode dar mole, como diz tem que jogar com alma e coração.

    Avante Palmeiras.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: se jogarmos com alma e coração, seremos campeões, pois nosso time é melhor.

      Só não podemos perder tantas chances…

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>