HÁ MALES QUE VÊM PARA O BEM

 Perder para o Flamengo/RJ pode não ter sido tão ruim quanto parece

Meus amigos.

Existem máximas no futebol com as quais eu concordo. Por exemplo: quem não faz, toma. Ou, então, a que diz que não existe gol feio – feio é perder gol. Mas há outras das quais eu sempre discordei, e uma delas diz que não existem derrotas boas – bom é nunca perder.

Minha tese se baseia em jogos como o de hoje. Sei que sair derrotado diante do Flamengo/RJ, um time que, para nós, é no mínimo antipático, sempre é motivo de irritação, mas se levarem em conta a forma como perdemos e, sobretudo, o momento em que perdemos, talvez vocês concordem comigo – nem que seja apenas desta vez.

Comecemos, pois, pela forma como perdemos. Nossa derrota foi merecida? Sim, e embora pudesse citar aqui todos os motivos que a suscitaram, prefiro me ater a apenas um: perdemos porque os caras têm um time melhor do que o nosso. Se neste Brasileirão, até agora, não demonstraram tanta superioridade assim, é por razões que não vêm ao caso. Além disso, vale lembrar que, não fossem as incompetências de Willian Bigode, logo aos três minutos do primeiro tempo, e de Gabriel Menino, aos oito da etapa final, teríamos não só começado o jogo em vantagem – o que poderia mudar completamente a história desta partida – como também empatado o placar, talvez, conseguido um melhor resultado.

Quanto ao momento em que perdemos, vale também uma reflexão. Todo mundo quer ganhar e, se possível, ganhar tudo e sempre. Jogadores de futebol não fogem à regra: quanto mais vencem, mais prestígio, mais fama, mais glamour e – o que para eles é ainda mais importante do que tudo isso -, mais dinheiro ganham. A derrota desta noite não alija o Palmeiras da briga pelo título brasileiro, é claro, mas também é evidente que nos deixa um pouco mais longe (ou ainda mais longe, dependendo do ponto de vista) do hendeca.

E o que isso tem de bom? Elementar, meu caro palmeirense: a partir de agora, mesmo que digam o contrário, as atenções de nosso elenco e de nossa CT se voltarão quase que exclusivamente à finalíssima da Copa Libertadores da América. Aliás, espero que de fato seja assim que pensem e ajam atletas, treinador, preparadores, etc., pois de nada vale lutar por uma taça que dificilmente será nossa nesta temporada e, por causa disso, chegar com menor força para lutar por um troféu que é, indiscutivelmente, muito mais importante.

A verdade é uma só, caríssimo palmeirense: o jogo do próximo dia 30 será o mais importante dos últimos 20 anos da história do Palmeiras, já que não chegávamos a uma final da Liberta desde 2000. Por isso, daqui a oito dias tudo, absolutamente tudo, terá de dar certo para nós.

E se para que isso aconteça tivermos de perder no Brasileirão, que se dane o Brasileirão.

 

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 5,5
SATISFATÓRIO

LUAN – 6
BOM

KUSCEVIC – 5
SATISFATÓRIO

VIÑA – 6
BOM

DANILO – 6
BOM

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 5
REGULAR

GABRIEL MENINO – 4,5
RUIM

LUIZ ADRIANO – 5
REGULAR

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

ABEL FERREIRA – 6
BOM

GUSTAVO SCARPA – 5
REGULAR

BRENO LOPES – 5
  REGULAR

LUCAS LIMA – 5
REGULAR

PEDRO ACÁCIO – 5
REGULAR

GABRIEL SILVA – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

CRÉDITO FOTOS: CÉSAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

14 Responses to HÁ MALES QUE VÊM PARA O BEM

  1. Olá Márcio e amigos ! Espero que passamos a focar exclusivamente na Libertadores, a partir de agora. Os dois gols que levou foram na burrada e teve chance clara de marcar dois gols,mas o quê importa agora ? O prêmio de sábado do 30 é muito melhor. Abraços a todos.

    • Márcio Trevisan

      Paulo: concordo contigo.

      Mas o prêmio do dia 30 só será muito melhor se for nosso. E será!

      Abs.

  2. Depois de perdermos com um gol de pebolim, acordei com o copo meio cheio.
    Te cuida Bayern de Munich a tua hora vai chegar !!!!!

  3. Bom dia, Márcio.

    Ótima crônica, que traduz na íntegra o meu pensamento também. Espero que, a partir de agora, poupemos os atletas para aquilo que é o maior objetivo dessa temporada: a conquista da taça Libertadores.

    Quero tocar a corneta só um pouquinho! Faz tempo que não ganhamos do Flamengo e isso é, por falta de uma palavra melhor, chato. Confesso que gostaria de ter ganhado desses caras ontem, mas é fato que, pelo menos no papel, o time deles é bem melhor que o nosso.

    Que coloquemos agora todo o foco na Libertadores da América e terminemos essa temporada com a sensação de dever cumprido.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Nossa última vitória sobre os “mulambos” foi em 2017. De lá para cá, seis jogos, três empates e três derrotas.

      Quanto a poupar o time, espero que assim seja, mas minhas informações são de que tanto contra o Ceará/CE como quanto o Vasco/RJ jogaremos, senão com os 11 titulares, pelo menos com boa parte deles.

      É assim que pensa o português.

      Abs.

  4. roberto alfano

    Bom dia, tá na hora de começar a preparar a equipe para a Final do dia 30-01.

    Em um jogo de 90 minutos, tem que jogar com cabeça e coração e digo mais, tem que ter elemento surpresa para enganar o adversário.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: vc tocou em um ponto importante.

      Se conseguirmos surpreender o Santos/SP, seja lá como for, teremos boas chances de título.

      Temos mais elenco do que eles, claro, mas eles têm algo de que não desfrutamos: dois jogadores que podem definir o jogo em jogadas individuais.

      Abs.

  5. JORGE FARANI

    Campeonato Brasileiro desde 2019 já era há muito tempo, pois não posso aceitar que um time quer ser campeão em 2020 dispute 12 pontos contra Goiás, Botafogo e Coritiba e só ganhe “1 misero ponto”, ainda mais se contar outros pontos perdidos contra times “intermediários da tabela” que não disputam nada.
    Agora, eu gostaria de saber qual o Palmeiras que vai a campo no próximo dia 30 e disputar a final da Libertadores: o Palmeiras de sai na frente do placar, tem tudo para matar o jogo e não mata, e no final do jogo ainda cede o empate, ou o Palmeiras que começa perdendo o jogo e não consegue nem empatar?
    Será que a comissão técnica sabe que a final é em jogo único? Só falta essa de não saber, né!
    Tomara que acabe tudo isso e o clube faça 5 contratações pontuais, pois do contrário ficaremos somente na expectativa.

    • Márcio Trevisan

      Farani: de repente, o time que irá a campo na final da Libertadores pode ser o que jogou em Buenos Aires/ARG contra o River Plate/ARG ou o que goleou o Atlético/MG e o Corinthians/SP no Brasileirão.

      Abs.

  6. Fábio P. R.

    Claro que não é só o cansaço – com uma final de Libertadores logo na porta, o time não está com o mesmo foco no brasileiro. Felizmente, jogadores e CT entenderam que o Derby é um título a parte, e o máximo desempenho foi visto ali, mas no restante do campeonato eles não conseguirão se concentrar…

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Fábio.

      E, mesmo assim, só não saímos na frente graças à inoperância de Bigode e só começamos perdendo por pura falta de sorte.

      Abs.

  7. Fábio P. R.

    O time está extenuado, assim não consegue emendar dois jogos em alto nível. Ou a CT faz um trabalho de preparação exclusiva para a final, ou já perdemos. O Santos tá levando mais a sério a condução dessa questão, parece que jogou com apenas 2 titulares hoje (e perdeu, mas não devem estar nem aí).

    • Márcio Trevisan

      Fábio: vc tem razão.

      Mas o pior é que minhas informações são de que tanto contra o Ceará/CE como quanto o Vasco/RJ jogaremos, senão com os 11 titulares, pelo menos com boa parte deles.

      É assim que pensa o português.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>