DEUS LHE PAGUE, WEVERTON !!!

Palmeiras sofre horrores, mas goleiro brilha e garante time na final da Libertadores

Meus amigos.

A fim de facilitar para todos vocês, resumo esta crônica pós-jogo em apenas 10 tópicos. Sendo assim, ei-los:

1 – Espero que todos estejam vivos e saudáveis, porque depois do que passamos há pouco não sei nem mesmo se eu estou vivo e saudável.

2 – O Palmeiras merece estar na final da Copa Libertadores da América, pois cumpriu uma campanha superior a de todos os demais 31 clubes que a disputaram. Além disso, partidas eliminatórias são sempre disputadas em quatro tempos, e nos que jogamos contra o River Plate/ARG vencemos dois (ambos em Buenos Aires/ARG), empatamos um e perdemos apenas um (estes últimos em São Paulo/SP).

3 – O futebol que apresentamos nesta noite – se é que apresentamos algum futebol –  foi vergonhoso, patético e indigno da gloriosa e mais do que centenária história do maior campeão do Brasil.

4 – Nossos jogadores – alguns pela pouca idade, outros pela pouca técnica e outros pela pouca determinação – por muito pouco não jogaram no lixo uma classificação que estava em nossas mãos. Foi visível a tremedeira de Danilo, a apatia de Breno Lopes ou a soberba de Gustavo Scarpa, isso para ficarmos em apenas três exemplos.

5 – Se não tivéssemos Weverton vivendo a melhor fase de sua carreira estaríamos todos, agora, não apenas eliminados, mas também humilhados com uma derrota por goleada. Ele fez, pelo menos, três excelentes defesas e um milagre.

6 – Marcelo Gallardo é, de longe, o melhor técnico da América do Sul e um dos melhores do mundo. Hoje, ao mudar o esquema tático de sua equipe para o 3-5-2, não deu espaço às nossas jogadas ofensivas e, ao mesmo tempo, ciente das enormes dificuldades de marcação que têm Marcos Rocha e Viña (Jesus, esse uruguaio não marca nem um cágado tetraplégico!), liberou seus laterais para serem mais dois atacantes. Ou seja: ele deu o chamado “nó tático” em Abel Ferreira que, humilde, reconheceu lhe ser inferior no fim da coletiva na Arena Palestra Itália.

7 -  Patrick de Paula nos fez uma falta enorme, pois com ele em campo Menino não precisaria dar tanto apoio a Marcos Rocha na marcação e poderia ter sido o armador do Verdão, assim como acontecera no primeiro jogo.

8 – Se Rony não tivesse desperdiçado a chance logo nos primeiros minutos e se Breno Lopes não hesitasse tanto na hora do passe no único contra-ataque que tivemos na etapa final, teríamos sofrido bem menos. O detalhe é que, como todos sabemos,  o se não joga.

9 – Espero que nosso adversário na decisão seja o Santos/SP. Não porque acho que será mais fácil, pois assim como nós temos time para vencê-los eles têm time para nos vencer. É que, se der Boca Juniors/ARG, temo que uma nova tremedeira geral aconteça e nossos jogadores terminem o jogo do próximo dia 30 não apenas derrotados, mas também com os calções na cor marrom.

10 – Peço a Deus que Felipe Melo possa voltar ao time o mais breve possível e que esteja em campo no Maracanã, seja na cabeça-da-área, seja na zaga, ao lado de Gómez (aliás, seria esta a minha escolha). Em uma finalíssima, a experiência e a liderança de um jogador como ele são imprescindíveis.

Por fim, diante da sorte que estamos dando (com os times que pegamos na fase de grupos, com o adversário das oitavas, com o lado da chave em que caímos nas quartas e hoje, com o VAR inacreditavelmente acertando as três intervenções que fez e impedindo que sofrêssemos uma derrota vexatória), é bem capaz que sejamos bicampeões sul-americanos.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 9
QUASE PERFEITO

MARCOS ROCHA – 4,5
RUIM

EMPEREUR – 5
REGULAR

GUSTAVO GÓMEZ – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO SCARPA – 5
REGULAR

DANILO – 4,5
RUIM

GABRIEL MENINO – 5
REGULAR

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

GUSTAVO SCARPA – 3,5
PÉSSIMO

LUIZ ADRIANO – 5,5
SATISFATÓRIO

RONY – 5
REGULAR

ABEL FERREIRA – 5
REGULAR

LUAN – 5
REGULAR

BRENO LOPES – 4,5
  RUIM

RAPHAEL VEIGA – 4
MUITO RUIM

ÉMERSON SANTOS – 6
BOM

KUSCEVIC – 5
REGULAR

CRÉDITO FOTOS CAPA: MANCHETE – GE.GLOBO
DESTAQUE: CÉSAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

18 Responses to DEUS LHE PAGUE, WEVERTON !!!

  1. JORGE FARANI

    Na Bahia, quando um time “Amarela” nós dizemos que “Deu Caruara” ou popularmente conhecido também como “Deu Caganeira”. Foi simplesmente isso que aconteceu ontem com esse timeco do Palmeiras. Tenho certeza que nem eles acreditaram no resultado conseguido em Buenos Aires, tanto que até ontem ainda estavam anestesiados sem entender o que aconteceu. Agora! Tudo isso aconteceu no mata-mata e se na final esse time levar o primeiro gol o que pode-se esperar dele. Só Deus para explicar!

    • Márcio Trevisan

      Farani: dependerá do adversário.

      É por isso que, apesar de Marinho e Soteldo, eu prefiro enfrentar o Santos, porque tremedeira não vai ter.

      Se perdermos, será porque eles foram melhores, e não porque nós fomos medrosos.

      Já se der Boca…

      Abs.

  2. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa tarde a todos!
    Quando acabou o 1 tempo eu desliguei a TV e fui pro rádio.
    Que sufoco…
    Que os deuses do futebol continuem nos abençoando.
    Que o Santo VAR não nos abandone.
    Que são Wewerton continue iluminado.
    Que MR, LUAN, Vina, Roni, etc vão pra…

    • Márcio Trevisan

      Zé: como eu disse, a gente tem dado tanta sorte que vamos acabar levando esta Libertadores com um time bem meia-boca.

      Abs.

  3. roberto alfano

    Boa tarde , muito boa a sua crônica caro Trevisan, a se não fosse o Weverton.

    Pena que o Time não jogou o suficiente nesta partida para equilibrar.

    Vai ter que demonstrar um melhor Futebol na final em 30-01-2021.

    Parabéns Palmeiras por estar na final da Libertadores 2020

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Na final terá de ser – e será – diferente.

      Talvez percamos, mas não podemos ter medo.

      Abs.

  4. Leonardo Madureira

    Bom dia Márcio, ainda estamos vivos, mas esperamos não ter que passar por isso de novo. Seu resumo foi perfeito, estamos na final porque fomos superiores em dois dos quatro tempos. Acho que não podemos nem ficar confiantes pelo jogo de ida, e nem desesperados pelo jogo de volta, são atuações que dificilmente se repetirão, apesar de que precisaremos ser melhores que no primeiro caso enfrentemos o Bayer. De resto, que falta faz o Felipe Melo não é mesmo? E o Rony tem que treinar muito 1×1 contra goleiro. Mas muito mesmo.

  5. Jogo na Argentina = maior Vitória fora de casa da história do Palmeiras.
    Jogo no Brasil = quase, quase, mas quase mesmo a maior derrota vergonhosa da história do Palmeiras.
    É 8 ou 80 !
    Alguns garotos tremeram no Brasil, outros como Rafael “bibelo” Veiga, só comprovam que não tem a mínima condição de vestir a camisa do Palmeiras.

    • Márcio Trevisan

      Jair: RV não é para jogos que exijam raça, sangue.

      O cara é bom tecnicamente, mas não tem vibração.

      Abs.

  6. Bom dia Marcio e amigos , estamos classificados ! Num tremendo sufoco. Weverton, quase perfeito. Alguns jogadores até mereceram um cinco, mas uma outra metade, nota 3,00 e olha lá. Haja emoção ! Forte abraço a todos.

    • Márcio Trevisan

      Paulo: garotos tremerem eu entendo, mas véios tremerem não tem explicação.

      Faltou liderança, amigo. Faltou Felipe Melo.

      Abs.

  7. A derrota de ontem deve servir como exemplo para corrigir os erros do nó tático realizado pelo Gallardo e quanto à apatia dos jogadores. Agora é descansar, treinar e pensar em alternativas para final, pois só falta mais um jogo. Em paralelo, tentar garimpar vitória por vitória no BR20, já que os adversários abriram brecha na disputa do título. Avante, Palestra!

    • Márcio Trevisan

      Tiago, boas.

      Cara, sinceramente não penso em título brasileiro e nem acredito nele.

      Por quê? Porque se ganharmos a Liberta viajaremos para Dubai e abandonaremos o Brasileirão, ao qual retornaremos somente após o Mundial de Clubes.

      E aí, meu amigo, as tais brechas certamente não existirão mais.

      Abs.

  8. Bom dia, Márcio.

    Pelo amor de Deus, que jogo foi esse? Eu não me recordo de ter sofrido tanto em uma partida de futebol do Palmeiras, nem de ter visto um cenário em que um time amarelou tanto. Foi impressionante o abatimento dos nossos jogadores frente ao River, o mais puro medo de encarar um adversário.

    Isso me preocupa, e muito. O Palmeiras mostrou ontem que não tem inteligência emocional para jogar partidas decisivas e, independentemente de Boca ou Santos, receio que iremos pipocar na final e jogar outra partida sofrível.

    Quero dedicar um parágrafo especial ao VAR, que para mim, mais do que Weverton, classificou o Palmeiras para a final da Libertadores. Com uma atuação exemplar, anulou o terceiro gol do River em um lance que só mesmo o VAR para ver, interferiu no pênalti mal marcado pelo árbitro e, ao final da partida, apontou um impedimento em um lance em que, no mínimo, teríamos mais uma polêmica. Eu classificaria essas interferências do VAR como surpreendentes, algo que eu nunca vi.

    Se pensávamos que a CONMEBOL favoreceria um time argentino para chegar a final da Libertadores em função da morte de Maradona, vimos que isso não é verdade. Vamos aguardar o resultado de Boca e Santos.

    Um abraço.

    Valter

    P.S. Infelizmente, eu acho que enfrentaremos o Boca na final.

    • Márcio Trevisan

      Válter: nunca vi o VAR acertar tanto.

      Sei que estão falando que o Palmeiras foi favorecido, mas a verdade é que isso não aconteceu.

      E mais: mesmo assim, não fosse o Weverton teríamos levado de 4 ou 5.

      Abs.

  9. Opa, ó eu aqui ó. Vc foi perfeito Márcio Trevisan. Não há o que acrescentar. Creio que agora teremos um bom tempo para recompor o time e chegar fortes na final. Bóra Sangue VERDE.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Tadeu.

      Mas perfeito, mesmo, foi o VAR. Nunca vi acertarem tanto numa mesma partida.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>