TÃO VERDE QUANTO MADURO

Após show em Buenos Aires/ARG, Palmeiras está quase na final da Libertadores

Meus amigos.

Nem eu, nem vocês, nem o mais fanático palmeirense poderia esperar uma vitória como a que o nosso time conseguiu nesta terça-feira, em Avellaneda. Além do quase inacreditável placar de 3 a 0, o que mais deve ser enaltecida é a forma como a equipe chegou a estes números – jogando um futebol que, se não teve na técnica sua principal eficiência, teve na aplicação tática sua principal qualidade.

Assim que vi a escalação inicial, é claro que estranhei a presença de três volantes – e de nenhum homem de armação – em nosso meio-campo. Porém, rapidamente entendi o que pretendeu com isso o nosso treinador: ter um setor em que mais jogadores habituados à marcação pudessem diminuir ao máximo os espaços os quais o River Plate/ARG sabe utilizar como poucos times no mundo o fazem atualmente. Além disso, os retornos de Rony e Gustavo Scarpa no auxílio a Marcos Rocha e Viña, respectivamente, também ajudaram a povoar nossa intermediária defensiva. Este detalhe foi, acreditem, fundamental para que tudo, absolutamente tudo desse certo para o Palmeiras nesta primeira semifinal da Libertadores/2020.

Mas creio que se faz necessário um parágrafo exclusivamente dedicado a Abel Ferreira. Mesmo com pouca experiência na função, ainda que pela primeira vez dirigindo uma equipe gigantesca e com apenas pouco mais de dois meses de Brasil, ele parece já conhecer profundamente o grupo que dirige, conseguindo transmitir a todos os seus comandados aquilo que pensa sobre futebol. Isso significa que com ele vamos ganhar todos os jogos? Claro que não. Mas, por outro lado, deixa a certeza de que, com ele, temos condições de ganhar muitos jogos. Ao que parece, prezado torcedor, de burro este português nada tem.

Um outro ponto que julgo ter sido essencial para o excepcional resultado que obtivemos foi a humildade. A verdade é que, assim como eu, como vocês e até mesmo como o mais fanático palmeirense nossos atletas também têm ciência da inferioridade técnica em relação ao melhor time da América do Sul na última década. Desta forma, em nenhum momento os jogadores do Verdão relaxaram em campo, nem mesmo quando não só a vitória mais também o dilatado placar já estavam mais do que garantidos. Isso tornou o Palmeiras humilde, sim, mas em nenhum momento covarde. Na verdade, o que conseguimos nesta memorável noite foi mostrar ao adversário que, mesmo tecnicamente inferiores, temos uma camisa tão grande quanto, ou até mesmo maior.

Agora, atenção: sem querer colocar “água no chopp”, creio ser de bom tom avisar que o River Plate/ARG será, podem apostar, um adversário duríssimo na Arena Palestra Itália. Assim, embora praticamente garantida, nossa presença no Maracanã, dia 30 deste mês, ainda não está totalmente  garantida. Para que isso aconteça, teremos de jogar na terça-feira que vem com a mesma seriedade, com a mesma aplicação tática e, sobretudo, com a mesma humildade com que jogamos hoje.

Se isso acontecer – e estou convicto de que acontecerá –, a finalíssima da Copa Libertadores da América de 2020 será ainda mais verde e ainda mais madura do que já parece ser.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 7,5
ÓTIMO

MARCOS ROCHA – 6
BOM

EMPEREUR – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO GÓMEZ – 6
BOM

GUSTAVO SCARPA – 6,5
MUITO BOM

DANILO – 6
BOM

GABRIEL MENINO – 7,5
ÓTIMO

PATRICK DE PAULA – 6,5
MUITO BOM

GUSTAVO SCARPA – 7
ÓTIMO

LUIZ ADRIANO – 8,5
EXCELENTE

RONY – 8
EXCELENTE

ABEL FERREIRA – 8
EXCELENTE

ZÉ RAFAEL – 6
BOM

BRENO LOPES – 6
BOM

RAPHAEL VEIGA – 5,5
SATISFATÓRIO

ÉMERSON SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 5,5
SATISFATÓRIO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

18 Responses to TÃO VERDE QUANTO MADURO

  1. Fábio P. R.

    Porém… o Palmeiras pega o Sport dia 09, o River dia 12, o Grêmio dia 15, o gambá dia 18, Flamengo dia 21 e por aí vai. Que absurdo, jogos difíceis como esses a cada 3 dias, com um elenco tão reduzido… será necessária muita superação mesmo.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Fábio.

      Não há outra opção: teremos de escalar times mesclados em vários jogos se, de fato, chegarmos à final da Libertadores.

      Aí, se formos campeões, nossos jogos no Brasileirão e na Copa do Brasil terão de ser remanejados pois disputaremos o Mundial Interclubes.

      Abs.

  2. Fábio P. R.

    Até no Brasileiro ainda estamos vivos, quem diria…

    • Márcio Trevisan

      Fábio: vivos, sim.

      Mas com pouquíssimas chances de ser campeão também.

      Só que, se ganharmos esta Libertadores, não estarei nem aí para o Brasileirão e nem mesmo para a Copa do Brasil.

      Abs.

  3. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa tarde a todos!
    Ainda estou extasiado com essa magnífica vitória.
    O portuga vem provando a cada jogo que sabe muito.
    Parabéns aos jogadores, pela postura, pela aplicação tática, pela dedicação, pela vontade e muita raça.
    Estou muito orgulhoso de ser Palmeirense.
    Confesso que fiquei apavorado no início do jogo, onde fomos envolvidos até com certa facilidade e se não fosse a espetacular defesa do wewerton a história poderia ser outra.
    Mas após o gol do Rony veio a sensação de o melhor estava por vir e veio.
    E poderia ser melhor ainda.
    Não estamos classificados, mas aquela desconfiança foi trocada por um otimismo contagiante.
    Que os Deuses do futebol continuem nos abençoando!!!

    • Márcio Trevisan

      Zé: você tocou em um ponto importante.

      O que os deuses do futebol têm nos ajudado nesta temporada é coisa, de fato, de outro mundo.

      Mas há que se fazer uma ressalva: eles – os deuses – só ajudam a quem trabalha e faz por merecer.

      Abs.

  4. Bom dia, Marcio.

    Não há adjetivos para descrever o que foi essa vitória do Palmeiras em Buenos Aires. Se alguém apostou no Verdão – e acertou o placar – merece ficar milionário.

    Fiquei muito satisfeito em relação a um ponto específico: o Palmeiras evoluiu para uma condição em que não temos um time titular, mas adaptável ao seu adversário. Como você bem escreveu acima, Abel utiliza o elenco de acordo com o que vai ser demandado na partida e isto é uma quebra de paradigma no futebol brasileiro. Parabéns ao português, que com essa iniciativa botou Marcelo Gallardo no bolso.

    Da mesma forma que você dedicou um parágrafo a Abel, não posso deixar de dedicar um parágrafo a Gabriel Menino. A bola que esse rapaz jogou foi impressionante. Ele conseguiu, simplesmente, desestabilizar o River Plate dentro de casa de uma forma que há tempos eu não via.

    Estamos na final? Claro que não, mas quero me dar o privilégio de dizer que um pezinho está lá, sim!

    Um forte abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Permita-me discordar: não estamos com um pezinho na final.

      Estamos com um pezinho e meio.

      Abs.

  5. Vitória gigante! Com um pouco mais de capricho, daria para ter finalizado a disputa com um ou dois gols a mais, pois o River estava entregue. Como exposto, é necessário manter o foco e seriedade porque mesmo ontem sofremos na defesa. O River cria muitas chances. Mas estamos quase lá!

    • Márcio Trevisan

      Tiago, salve.

      O River tem um time superior ao nosso, mas não tão superior a ponto de lhe permitir errar o quanto errou.

      E mais: nossa vitória foi merecida porque, tanto tática quanto tecnicamente, fomos melhores em campo.

      O melhor que pode nos acontecer na terça é abrirmos o placar. Se isso se der, o jogo terá acabado e se tornará ou um amistoso ou, então, um show de pancadaria por parte dos caras.

      Abs.

  6. Roberto Alfano

    Bom dia caro Trevisan, importantíssima está vitória do Palmeiras, bem que você já informou o peso da nossa camisa.

    Agora ainda temos mais 90 minutos para decidir, entrando com a devida seriedade na competição e calma pois eles vão bater e não vamos entrar na deles!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: é isso mesmo.

      Se o primeiro tempo terminar, por exemplo, 0 a 0, pode ter certeza de que na etapa final eles vão baixar a porrada. Argentino é assim mesmo.

      O negócio é jogar sério e, se possível, abrir o placar. Se conseguirmos isso, o jogo terá acabado.

      Abs.

  7. JORGE FARANI

    Devido ao que vinha acontecendo nos últimos 4 jogos confesso que não esperava nem mesmo a vitória, muito menos o resultado retumbante como foi. Só não foi “monumental” porque o jogo foi realizado no Estádio Libertadores da America.

  8. Vitória monumental, maravilhosa, extraordinária!
    Pra mim , acompanhando o Palmeiras desde os anos 60 do século passado, é a maior Vitória fora de casa d história do Palmeiras.
    Pelo adversário, pela competição, etc..
    Abçs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>