QUEM TEM ÉMERSON SANTOS NÃO PRECISA DE INIMIGO

Zagueiro erra de forma ridícula e compromete vaga do Palmeiras na final da Copa do Brasil

 

Meus amigos.

Todo ser humano é passível de erros. Madre Tereza de Calcutá, por exemplo, com certeza passou dos limites ao se irritar alguma vez na vida com os políticos da Índia, assim como Irmã Dulce é certo que exagerou nas broncas em alguns moleques mais arteiros. Da mesma forma, podem acreditar que Michelangelo errou uma ou outra pincelada em suas telas, que Albert Einstein se atrapalhou numa conta de matemática e que Ludwig van Beethoven errou na partitura em alguma de suas composições. E se todos estes que citei, é garantido, já pisaram na bola, imaginem então alguém tão insignificante como este jornalista.

Ocorre, porém, que há erros e erros. O que cometeu o zagueiro Émerson Santos na noite desta quarta-feira extrapola qualquer tipo de crítica porque foi uma falha não juvenil, mas infantil – afinal, qualquer jogador de futebol da categoria Sub-13 sabe que não se cruza uma bola de um lado para outro quando se está próximo à sua própria grande área. A bobagem deste ridículo jogador deveria tê-lo feito pedir a sua imediata substituição, dada a vergonha e a raiva que fez todo palmeirense sentir naquele momento.

A falha que este infeliz teve é daquelas que não se pode perdoar, pois se isso acontecer se corre o risco de que o vejamos repeti-la. No lance, ele poderia ter tocado a bola para Gabriel Menino, tê-la recuado para Weverton, ter tocado um pouco mais atrás para Gustavo Gómez e, até mesmo, tê-la chutado para a lateral. Mas, não: o cara acha que, apenas por ter sido contratado – sabe-se lá por quê – pelo Palmeiras, é o novo Luís Pereira.

E por que ele jogou? Porque Luan, titular da posição, foi mal diante do Inter/RS, no sábado, e deixou Abel Ferreira desconfiado. Só que, mesmo com pouco tempo de clube, nosso treinador deveria saber que não se deve optar pelo pior quando se pode contar com o “mais ou menos”. Por isso, a responsabilidade do gol marcado pelo bom Ademir deve ser dividida entre o atleta e seu comandante.

É claro que não foi apenas por isso que o Verdão não ganhou. Afinal, não é culpa de Émerson Santos o fato de Rony ser ruim de dar dó, a ponto de não conseguir dominar uma única bola sem fazer com que ela sofra. Também não é responsabilidade dele o gol que Luiz Adriano perdeu – por sinal, começo a achar que este cara ajuda mais o nosso time quando está onde mais gosta: no Departamento Médico. E, por fim, não se pode jogar nas costas do pseudozagueiro os equívocos na escalação e a demora nas alterações, pois estas têm de ir para a conta do português que dirige o nosso time.

Além disso, é importante frisar que a bola que não jogamos no primeiro tempo se deveu a dois fatores principais: o primeiro foi a soberba, pois foi visível que os atletas palmeirenses tinham certeza de que venceriam o adversário por este estar, neste momento, na Série B do Brasileirão; e o segundo foi a extrema lentidão, a quase apatia que apresentaram até que Émerson Santos fizesse a m…. que fez. E a prova disso é que, pouco depois de levar o gol, o Verdão tomou conta do jogo, chegou ao empate e quase virou o placar. E na etapa final só não fez pelo menos mais dois gols porque nossos homens de frente são de fato fracos e, também, porque o goleiro do América/MG viveu uma noite, digamos, interessante.

Sei que agora você, prezado internauta, quer saber se, em minha opinião, ainda temos chance de ir às finais da Copa do Brasil. E minha resposta é direta: claro que sim. O Palmeiras tem infinitamente mais história, mais experiência no torneio e um time bem superior ao do Coelho. Ou seja: se jogar sério, se impuser sua camisa, voltará de BH na semana que vem com a vaga assegurada.

Mas, para que isso aconteça, convém deixar o “inimigo” apenas treinando na Academia.


ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO

MARCOS ROCHA – 6
BOM

ÉMERSON SANTOS – 3
PÉSSIMO

GUSTAVO GÓMEZ – 6
  BOM

GUSTAVO SCARPA – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL MENINO – 6,5
MUITO BOM

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL VERON – 6,5
MUITO BOM

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR

RONY – 4,5
RUIM

ABEL FERREIRA – 4,5
RUIM

DANILO – 5
REGULAR

LUIZ ADRIANO – 4,5
RUIM

LUCAS LIMA – 6
BOM

GABRIEL SILVA – 5
REGULAR

VIÑA – 5,5
SATISFATÓRIO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

18 Responses to QUEM TEM ÉMERSON SANTOS NÃO PRECISA DE INIMIGO

  1. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa tarde a todos!
    Márcio: seria possível apagar meu post numa crônica anterior em que vc meteu o pau no ES e eu o defendi.
    Acho que estava com espírito natalino adiantado…rsrsrs
    Chega a ser preocupante a nossa classificação a final da CB e principalmente os confrontos com o River.
    Zagueiros como Luan, Emperuer e ES deveriam ser descartados. Somente numa emergência.
    Creio que é hora de colocar o chileno ou o Renan, mesmo com sua inexperiência.
    RV, L Lesma, MR, WB, LA, Roni, etc…tão osso.
    Quando a gente pensa que vai, é pura enganação.
    Ainda tô esperançoso que os Deuses do futebol não nos abandone.

    • Márcio Trevisan

      Zé: os deuses do futebol podem até não nos abandonar, mas teremos de fazer a nossa parte também.

      Abs.

  2. Roberto Alfano

    Boa tarde, antes de mais nada caro Trevisan, um Feliz Natal a você e a sua Família.

    Agora temos que demonstrar mais seriedade afim de conseguir a classificação e melhorar a pontaria dos atacantes, pois em um jogo decisivo é nos detalhes que vem a vitória.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: agradeço e retribuo os votos.

      Que este tropeço sirva de alerta ao time. Ainda temos uma chance de ir à final, e ser eliminado de uma decisão por uma equipe da Série B é impensável e inaceitável.

      Abs.

  3. Emerson Santos, também conhecido por Beto Fuscão.

    • Márcio Trevisan

      Paulo: você foi imensamente injusto com Beto Fuscão.

      O ex-zagueiro atuou em 207 partidas pelo Palmeiras, sendo titular em 203.

      Um cara assim não foi tão ruim quanto muitos apregoam. Seu maior problema foi ter atuado entre 1977 e 1980, anos em que o Palmeiras até chegou perto, mas não foi campeão. Se tivesse sido, hoje ele seria lembrado de uma forma muito diferente e muito mais justa também.

      Abs.

      • Concordo com você em tudo, inclusive o ex-zagueiro teve passagem pela seleção. Mais o que veio na minha mente foi o passe errado na decisão do brasileiro contra o Guarani.

        • Márcio Trevisan

          Bem lembrado: Fuscão falhou naquele lance.

          Mas perderíamos de qualquer jeito, pois houve um problema quanto à premiação que, infelizmente, não posso contar porque, embora tenha certeza de que era verdade, não tenho como provar.

          Abs.

  4. Bom dia, Márcio.

    O erro do Emerson Santos foi equivalente ao de um engenheiro civil que calcula errado uma estrutura e o prédio cai, de um dentista que arranca um dente errado, de um médico que deveria tirar um rim esquerdo e retira o direito. Foi um erro que profissional jamais pode cometer.

    Precisa ser emprestado e ganhar mais experiência. Que, nesse momento de aprendizado, comprometa outros times, não o Palmeiras em uma decisão de campeonato.

    Quanto a Abel, foi mal na noite de quarta. Demorou demais para mexer no time e seus escolhidos não estão jogando bem. Gustavo Scarpa, Rafael Veiga, Emerson Santos, William Bigode e outros foram muito mal.

    Pessoalmente, não acho que o time teve soberba. O time não teve – e não vem tendo – futebol e isso me incomoda. Com exceção de Gustavo Gomes, ninguém está jogando futebol no time do Palmeiras.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Experiência para Émerson Santos? O cara tem 25 anos e já jogou no Botafogo/RJ e no Inter/RS.

      Tem é que mandar embora o quanto antes – e de forma definitiva. Se ele faz o que fez no segundo jogo, adeus vaga.

      Abs.

  5. Waldemar Incontri

    Se reintegrarem o Borja, e a dupla de ataque for Rony e Borja, com Emerson Santos na zaga!!!!!
    Infarto fulminante garantido.

    • Márcio Trevisan

      Waldemar: Borja não é lá essas coisas, mas será que é tão inferior assim a Luiz Adriano?

      É para se pensar…

      Aproveito para lhe dar as boas vindas a esta seção.

      Escreva sempre!!!

      Abs.

  6. Esse Emerson Santos, cheio de querer dar balãozinho na bola, não sabe nem fazer o básico. Me fez lembrar o lance do Leandro Almeida, jogando pelo Palmeiras lembra Trevisan ?

  7. António Manara

    Apesar do empate dolorido mais pelo péssimo primeiro tempo, acho que mereceríamos melhor sorte. Posso morder minha língua, mas tenho certeza que estamos nas finais da Copa do Brasil, assim como da Libertadores.

    • Márcio Trevisan

      Manara: também acredito piamente que iremos à final da Copa do Brasil.

      Já da Libertadores, dependerá de como encararmos o River Plate/ARG: se com ou sem medo.

      Abs.

  8. Péssimo resultado
    Mas… A vaga está aberta pra irmos a final.
    Alguns jogadores não tem condições de serem titulares no Palmeiras
    Casos específicos de Emerson Santos, Rafael Veiga,Rony, william e começo a ter dúvidas de Luiz Adriano

    • Márcio Trevisan

      Jair: a vaga está muito aberta.

      Mas, para que a consigamos, teremos de jogar como no segundo tempo.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>