UM PRA LÁ, DOIS PRA CÁ

Derrota no Sul deixa Palmeiras quase fora da briga pelo Brasileirão. Mas há melhores opções.

Meus amigos.

Regina Cazzarotto Trevisan, minha querida “nona”, era uma mulher de instrução zero (mal sabia assinar o próprio nome), mas de uma sabedoria elogiável. Gostava sempre de ensinar às dezenas de netos que teve frases de efeito ou ditados populares, e eu acredito que assim agia porque acreditava que eles refletiam a essência do ser humano – ainda que nem em sonho ela soubesse o que isso poderia significar. Por um deles, aliás bastante conhecido por todo mundo, tinha uma especial predileção: “Quem tudo quer, nada tem”, vivia a repetir, sobretudo quando insistíamos por mais um pouco de sobremesa após os “gnocchis” e as “porpettas” que ela fazia como ninguém.  

Lembrei-me daquela senhora sempre muito bem-humorada que já conheci velhinha, pois quando nasci já contava 69 anos, ao assistir à derrota do Palmeiras para o Internacional/RS por 2 a 0, neste embalo nada agradável de um sábado à noite. E embora muitos de vocês possam discordar de mim, a verdade é que este revés deve ser é comemorado por todos nós por um motivo bem simples: agora, mesmo que o discurso obrigatoriamente tenha de ser o contrário, a verdade é que o Brasileirão já era.

Então estou eu – e deveriam estar todos vocês – comemorando o fato de o hendeca ser protelado para 2021? Por mais paradoxal que isso seja, sim. A partir de agora, nossa missão no principal torneio nacional será somar pontos suficientes para que o terminemos entre os quatro ou, se não der, pelo menos entre os seis melhores, pois isso nos garantirá a presença na próxima edição da Copa Libertadores da América caso não vençamos a atual disputa ou então a Copa do Brasil. Isso significa que temos uma preocupação a menos, pois com 41 pontos e ainda 13 jogos pela frente (sendo sete em nossa casa), temos totais condições de chegarmos aos 64, 65 pontos e, desta forma, atingirmos a meta acima descrita.

Além disso, preocupando-se com apenas duas competições (e não mais três), nosso combalido elenco terá muito mais chances não apenas de chegar a ambas as decisões – ainda que reconheça ser este feito algo muito difícil – como também – quem sabe? – abocanhar ambos os títulos. Se isso acontecer, 2020 terá sido uma temporada mágica para o Palmeiras, pois no caso terá faturado quatro dos cinco campeonatos que disputou.

Sobre o jogo em si, não há muito o que falar. Abel Ferreira errou, mas não ao escalar a equipe no 4-4-2, e sim ao não mandar a campo nenhum jogador com características ofensivas. Isso facilitou o trabalho do seu xará, Abel Braga, que ainda deu a sorte de contar com erros individuais palmeirenses nos dois gols que sua equipe fez. Na etapa final, com as entradas de Veron e, sobretudo, Breno Lopes (atentem-se a este rapaz) o Verdão melhorou um pouco, mas não o suficiente para conseguir ao menos o empate (algo que, se tivesse acontecido, não mudaria em quase nada a atual situação do time na tabela).

Em síntese, prezado palmeirense, é o seguinte: com todo o respeito que merece, que se dane o Brasileirão. Foquemos nas duas copas e torcemos para que os deuses do futebol estejam do nosso lado e nos deem ambas ou, ao menos, uma delas. E se algum de vocês não concordar com isso, já aviso: Dona Regina continua ensinando seus provérbios de lá do Plano Espiritual.

Portanto, prepare-se para uma possível visita em seus sonhos.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 5
REGULAR

MARCOS ROCHA – 4,5
RUIM

LUAN – 4,5
RUIM

GUSTAVO GÓMEZ – 5,5
  SATISFATÓRIO

VIÑA – 4,5
RUIM

DANILO – 6
BOM

GABRIEL MENINO – 6
BOM

RAPHAEL VEIGA – 4,5
RUIM

LUCAS LIMA – 4,5
RUIM

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

GUSTAVO SCARPA – 5
REGULAR

ABEL FERREIRA – 4,5
RUIM

MAYKE – 4,5
RUIM

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

GABRIEL VERON – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL SILVA – 5
REGULAR

BRENO LOPES – 5,5
SATISFATÓRIO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

10 Responses to UM PRA LÁ, DOIS PRA CÁ

  1. JORGE FARANI

    Muito embora reconheça que o “portuga” conseguiu recuperar parte do futebol de alguns jogadores, penso que com o plantel “tecnicamente limitado” que o Palmeiras tem, na próxima temporada vamos ter que nos conformar em disputar a “Copa Sul Americana”, pois a classificação para a Libertadores via Brasileirão, Copa do Brasil e muito menos pela própria Libertadores está muito difícil de acontecer, provando mais uma vez que não temos plantel para disputar 3 competições ao mesmo tempo. Não foi por acaso que quando Luxemburgo era o técnico ele cansou de pedir a contratação de alguns jogadores, como um meia armador, um lateral direito e um atacante, pois está provado que a torcida não aguenta mais ver Marcos Rocha e Lucas Lima entrando em campo para não jogar nada e ainda o Luiz Adriano passando mais tempo no DM do que em campo com a camisa do clube. Outro jogador que não tenho a menor confiança é o zagueiro Luan. Acho que para jogar partidas contra o River Plate o nosso treinador deveria colocar o Emerson Santos que tem sido um jogador discreto, porém jogando o “feijão com arroz”.
    Por isso acho quase impossível acontecer coisas diferentes das que estou pensando, ainda mais que o próximo adversário, o América-MG é uma verdadeira “carne de pescoço” e por isso mesmo “dura de roer”, sem contar o nosso próximo adversário na Libertadores, River Plate que tem um time ajustado e calejado com o torneio.

    • Márcio Trevisan

      Farani: o que vc escreveu sobre a Libertadores faz sentido.

      Mas vc se esqueceu de dizer que, diante do América/MG, o favorito é o Palmeiras. Portanto, uma classificação à final da Copa do Brasil não será surpresa alguma.

      Se isso acontecer, estaremos na final e. neste caso, as forças se igualarão seja lá contra quem jogarmos.

      Abs.

  2. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa tarde a todos!
    Concordo com nosso amigo Valter.
    Me preocupa mais o futebol apresentado do que a derrota ocorrida no sábado.
    Me preocupa mais ainda ter no elenco “jogadores” pipoqueiros.
    MR como sempre fazendo lambanças.
    Mike, horrendo.
    Vina, parece que é treze.
    WB, irreconhecível.
    Lua, no segundo gol do Inter ele parecia um cavalo manco.
    Não sabia se ficava com raiva ou se ficava com dó.
    Nós mata matas não podemos errar tanto assim.
    Bom Natal a todos!

    • Márcio Trevisan

      Zé: só não entendi o que vc escreveu sobre o Viña.

      Por que ele parece que é treze? Rs…

      Abs.

  3. Boa noite, Márcio.

    Lendo a sua crônica, me deu vontade de saborear um bom gnocchi com porpettas, regado com vinho tinto e um pão para limpar o molho do prato. Isso não se faz, Márcio, é caracterizado como tortura.

    Concordo que o Brasileiro já era, e isso não me incomoda. O que me incomoda é a bola que voltamos a jogar. Pouco criativo no meio campo e sem nenhum poder de decisão no ataque, fomos uma presa fácil para o Inter. Claro que o árbitro também colaborou para o jogo ruim. Sem critério e passivo, transformou o jogo em um falatório e em um festival de pontapés de ambos os lados.

    Entendo que o calendário tem sido exigente com o Palmeiras, que não temos tempo para treinar, que muitos jogadores estão sofrendo com a volta pós COVID, etc. Porém, às vezes sinto que também estamos perdendo o gás.

    Espero que a noite de 23/12 me dê motivos para ter um Natal verde e branco. Aproveito para desejar a você e sua família um Feliz Natal, com muitos gnocchis e as porpettas.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      Nosso time caiu, sim, de rendimento, nas últimas rodadas, mesmo nos jogos em que vencemos.

      Mas isso já era esperado.

      Só que, em jogos decisivos como teremos diante de América/MG e River Plate/ARG, o espírito será outro, pode apostar.

      Retribuo os votos que me mandou e espero, sinceramente, que em sua mesa não falte nem gnocchi, nem porpetta.

      Abs.

  4. Roberto Alfano

    Boa tarde, foi dado o sinal de alerta, como bem informado por está boa crônica caro Trevisan, quem muito quer nada tem.

    Agora é restaurar as forças para os mata – mata e lutar até a classificação tão sonhada.

    Bom Domingo.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Tenho para mim que o elenco e a CT já perceberam que não temos time para ganhar tudo.

      Abs.

  5. Será, caro amigo Trevisan, que esse Breno Lopes vai ter futebol para jogar no Palmeiras ? Sinceramente, eu tenho dificuldade para acreditar. Me parece mais um engodo que o Palmeiras engoliu.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: não sei porque vc pensa desta forma. Até agora não vi nenhuma atuação que o desabonasse.

      Ele não é um Dudu, um Róger Guedes e nem mesmo um Wesley.

      Mas pode ser útil em jogadas pelas pontas.

      Precisa ter chances reais e consecutivas, jogando o tempo todo, para sabermos o que pode de fato nos dar.

      Abs.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>