CAIU DO CÉU!

Palmeiras joga muito mal, leva duas na trave e, ainda assim, fica perto da semifinal

Meus amigos.

Começo a considerar, de forma bem concreta, que nossas chances de faturar esta edição da Libertadores são um tanto quanto maiores do que inicialmente pensei. Afinal, além da quase inacreditável sorte que tivemos ao enfrentarmos Delfín/EQ nas oitavas e Libertad/PAR nas quartas, ainda por cima estamos obtendo ótimos resultados mesmo quando o futebol que apresentamos fica abaixo da crítica, como o de hoje.

Além disso, nesta noite conseguimos superar algo que, em se tratando deste torneio sul-americano, é dificílimo: uma arbitragem pra lá de tendenciosa. Ou seja: parece que os deuses do futebol estão trabalhando para que o bi da Liberta chegue no começo de 2021 e que, consequentemente, tenhamos a chance de disputar mais um Mundial Interclubes dentro de cerca de pouco mais de dois meses.

Falando especificamente da partida no tradicional Defensores del Chaco, o Palmeiras fez lembrar aquele de antes de Cebola assumir interinamente a equipe e Abel Ferreira tomar à frente do elenco. Inúmeros erros de passes, criatividade zero no setor de meio-campo, um ataque que beirou à nulidade (sobretudo no primeiro tempo) e nada menos do que seis titulares com exibições negativas. Isso tudo, somado à visível má vontade do árbitro Fernando Rapallini, que fez vistas grossas a lances que nos favoreceriam (como o possível pênalti em Rony ou a cotovelada sem bola que recebeu Raphael Veiga, que deveriam resultar em duas expulsões de jogadores do time paraguaio) mas foi firme em jogadas que nos prejudicaram, como os amarelos aplicados a Menino, Zé Rafael e Veiga ou a justa expulsão de Lucas Lima. Aliás, caso se classifique na semana que vem, o adversário do Verdão nas semifinais tem tudo para ser o River Plate da Argentina, mesmo país do apitador desta terça. Para bom entendedor meia palavra basta, certo?

Mas eu não poderia deixar de ressaltar um ponto, prezado palmeirense: bastou termos um jogo um pouquinho mais complicado para que víssemos que nossos garotos, ainda que muito bons, ainda estão “verdes” para uma competição complicada como a Copa Libertadores. Ou vocês acham que o fato de Menino, Danilo e Veron terem jogado mal foi apenas uma coincidência?

De qualquer forma, como disse na “linha fina” desta crônica pós-jogo, estamos mais próximos da etapa seguinte, e por uma razão simples: o Palmeiras é melhor do que o Libertad/PAR e, vale lembrar, se Weverton se limitar às boas defesas – e não às horrendas saída do gol, como aconteceu hoje –, até um 0 a 0 nos dará a vaga.

Em outras palavras: para ser eliminado dentro de casa na próxima terça-feira, nosso time terá de esforçar bastante.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MAYKE – 4,5
RUIM

LUAN – 5
REGULAR

GUSTAVO GÓMEZ – 7,5
  ÓTIMO

VIÑA – 4,5
RUIM

DANILO – 4,5
RUIM

ZÉ RAFAEL – 4
MUITO RUIM

RAPHAEL VEIGA – 4
MUITO RUIM

GABRIEL VERON – 4,5
RUIM

RONY – 5
REGULAR

VÍTOR CASTANHEIRA – 6
BOM

GABRIEL SILVA – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

BRENO LOPES – 5
REGULAR

LUCAS LIMA – 4,5
RUIM

ÉMERSON SANTOS – 5
REGULAR

WILLIAN BIGODE – 5,5
SATISFATÓRIO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

20 Responses to CAIU DO CÉU!

  1. roberto alfano

    Boa tarde, temos que pensar na próxima partida da Libertadores como uma grande final, e não cometer tantos erros de passe, rumo a classificação.

    Agora quanto ao Brasileirão tem que escalar os reservas e mais o Lucas Lima, tem que dar descanso aos Titulares.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: o problema é que se entrarmos só com reservas nossas chances de vencer serão menores.

      E, mesmo sabendo que temos pouquíssimas chances de título no Brasileirão, vc sabe bem o que sempre acontece quando perdemos.

      Abs.

  2. Fábio P. R.

    Também concordo com Manara. Não se sabe os efeitos que o coronavírus deixa em atletas (aliás, sabe-se pouco sobre essa doença, mas há muitos casos em que há sequelas). O ideal seria deixá-los recuperando-se por um tempo maior, porém isso é impossível, dado o elenco que se tornou enxuto (devido à má administração atual) e a maratona em que o Palmeiras está envolvido. Os jogadores estão exaustos, isso é fato. E talvez a ausência do portuga na beira do campo esteja afetando a empolgação do time, que não está entregando tudo que pode.

    Talvez seja necessário poupar os jogadores no brasileiro, o que seria uma pena, já que voltamos a tomar gosto por ganhar os títulos nacionais. No jogo de sábado, com certeza deveriam tomar essa atitude.

    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Fábio: tenho pra mim que diante do Bahia/BA provavelmente teremos uma equipe mista.

      Abs.

      • Fábio P. R.

        Alguns já vão “descansar” mesmo na marra (LL e ZR), então aproveitem e coloquem outros em stand by…

        • Márcio Trevisan

          Fábio: LL só descansa na terça.

          Contra o Bahia/BA, se o portuga quiser, ele poderá jogar.

          Se a decisão fosse minha, eu começaria com Jaílson; Marcos Rocha, Émerson Santos, Kuscevic e Mayke; Danilo, Lucas Lima e Raphael Veiga; Breno Lopes, Gabriel Silva e Rony.

          O time do Mano está tão mal que mesmo com esses caras a gente pode ganhar.

          Abs.

  3. Leonardo Madureira

    Bom dia Márcio, concordo com o amigo Manara ali. Covid devastou nosso elenco, e é injusto simplesmente dizer que os caras não estão correndo. Outro problema que acho é a falta do Abel na beira do campo. Empatamos todos os jogos sem ele… Coincidência?

    • Márcio Trevisan

      Léo: não escrevi que os caras não correram.

      Escrevi que jogaram mal e esta m…. de vírus tem boa parte de culpa nisso.

      Mas, faz parte do jogo.

      O bom é que, na terça que vem, se formos só um pouquinho melhores, estaremos na semifinal.

      E aí será outra história.

      Abs.

  4. Bom dia, Márcio.

    Fomos tão mal, mas tão mal, que é difícil citar alguma coisa positiva do Verdão de ontem e devemos lamber os beiços com esse empate. À exceção do gol do GG, o time foi a mais completa nulidade e só não saímos do Defensores del Chaco com 3 ou 4 na sacola porque o Libertad foi incompetente para concluir a gol.

    Eu, sinceramente, me preocupei com o que vi e sinto que o Palmeiras se iludiu com o que viveu até aqui na Libertadores. Apesar de ter feito um bom jogo, o Libertad foi a pior equipe classificada na fase de grupos, com apenas 7 pontos e saldo de -3 gols. O Delfin ficou na frente pelo saldo de gols!

    Penso, sinceramente, que a sorte não ajuda em todos os momentos e é melhor o Palmeiras voltar a jogar a bola. As últimas partidas foram muito ruins e velhos jogadores estão voltando a ser o que sempre foram. Para ser campeão da Libertadores, o Palmeiras não pode, em hipótese alguma, jogar o que jogou ontem. Outros times não terão a mesma piedade e cortarão a nossa cabeça rapidinho.

    Um abraço.

    Valter

  5. JORGE FARANI

    Pelo que vi ontem e não gostei, acho que o problema do Palmeiras é que as “contratações pontuais” não aconteceram e para jogar a Libertadores precisamos muito desses “cascudos”.

  6. Bom resultado
    Futebol digno da era Luxemburgo, só faltou estarem em campo os “inesquecíveis” Ramires e Bruno Henrique.
    Weverton = ” lo di siempre”
    Rafael Veiga = bibelozinho delicadíssimo
    Vina = 3å atuação consecutiva terrível, preocupante!
    Vamos aguardar !
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Jair: Viña cruza razoavelmente bem, apoia mais ou menos bem, passa muito mal e marca pior do que uma velhinha cadeirante.

      Não sei como consegue ser titular da Seleção Uruguaia.

      Abs.

  7. António Manara

    Desculpem, mas não tivemos tanta sorte assim! A mais de 10 partidas temos sofridos constantes baixas en nosso elenco, com contusões e infectados pelo corona vírus. No Sábado passado enfrentámos uma das melhores equipes do Brasil e em menos de 72 horas depois enfrentando o Libertad na casa deles com jogadores recuperados do Coronavírus e sem treinamentos necessários. Na minha opinião temos um elenco que luta até o último minuto e se conseguimos empatar, não foi sorte e sim capacidade.

    • Márcio Trevisan

      Manara: levamos duas bolas nas traves, uma delas no último lance do jogo.

      Se isso não é sorte, não sei que nome posso dar.

      Abs.

  8. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Bom dia a todos!
    A sorte tem nos acompanhado
    Mas até quando?
    Na minha opinião, LIBERTADORES é outro espírito.
    Todos os setores fracos.
    Exceção única foi o Gustavo Gomes, que jogou muito.
    Não adianta reclamar da arbitragem (tendenciosa ou não) e por exemplo, ficar se contorcendo no chão de uma falta não marcada.
    Inadmissível errar tantos passes.
    Inadmissível nosso goleiro fazer defesas importantes e falhar grotescamente em gol adversário, sempre em jogos decisivos.
    Não queria admitir, mas O FM fez falta e vai fazer.
    Repito: que a sorte não nos abandone.

    • Márcio Trevisan

      Zé, boas!

      Erro acontecem, tanto com Weverton – que é apenas um bom goleiro, nada mais do que isso – quanto com outros jogadores.

      Creio que os erros de passes se expliquem – mas não se justifiquem, claro – pelo acúmulo de jogos.

      Torçamos para que cada vez menos precisemos da sorte para atingir nossos objetivos.

      Por fim, quanto ao Felipe Melo, não creio que Felipe Melo faz falta; creio que ele faz uma imensa falta.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>