QUEM VIVER,… VERÓN!

Joia da base tem atuação fantástica. E ganha até nobre comparação.

Meus amigos.

O futebol é o mais apaixonante dos esportes e, também por isso, faz com que aqueles que o amam acabem, vez ou outra, exacerbando-se em suas declarações ou comparações.  Foi o que aconteceu nesta noite com Abel Ferreira. Após ver Gabriel Veron realizar uma partida quase perfeita, o treinador do Palmeiras disse na entrevista coletiva que, caso recebesse uma proposta, nosso clube não poderia vender seus direitos econômicos e federativos por menos do que recebeu o Santos/SP quando negociou Neymar com o Barcelona/ESP, em agosto de 2013.

Guardadas todas as devidas proporções (já que entre o craque e capitão da Seleção Brasileira e a ainda promessa palmeirense existe, pelo menos por enquanto, um abismo colossal), o fato é que o português que comanda o Verdão, talvez até sem saber, meio que acertou na mosca. Afinal, em agosto de 2013 o craque que hoje está no futebol francês foi negociado, oficialmente, por 57 milhões de euros (ou R$ 361,3 milhões de reais pelo câmbio de hoje), enquanto a multa rescisória da maior revelação das categorias de base alviverdes nos últimos tempos é de 60 milhões (cerca de R$ 380 milhões atuais).

Comparações e números à parte, o fato é que Gabriel Veron, pelo menos hoje, de fato fez lembrar Neymar – e muito. Com dois golaços, uma assistência e outros perfeitos lances individuais e coletivos, o atacante desmontou a defesa do Delfín/EQ e foi o principal responsável pela goleada por 5 a 0 e pela extremamente fácil classificação da equipe às quartas de final da Copa Libertadores da América. Aberto pela direita, onde mais gosta de jogar, o jovem de apenas 18 anos mostrou futebol de gente grande e provou por que foi eleito, em 2019, o melhor jogador do planeta em sua categoria.

Só que o Palmeiras, claro, não foi apenas Veron. Outro jovem revelado pela base, Danilo também jogou bem demais, sendo o responsável pelo início da jogada de um dos gols e pelo último balançar de redes na Arena Palestra Itália após boa jogada de Gabriel Silva – olha aí: mais um que veio de baixo. Além disso, vale destacar as atuações bastante sólidas de Luan, Patrick de Paula, Lucas Lima e Raphael Veiga, sendo que os três últimos nem jogaram todo o tempo.

Muito embora a fragilidade do time equatoriano fosse nítida, o fato que mais chamou a atenção não foi, mais uma vez, o número de gols marcados pelo Verdão, mas sim a forma como a equipe, como um todo, fez por merecer o placar que obteve. Nosso time vem mostrando um futebol mais consistente, mais envolvente e mais ofensivo a cada partida. E, mesmo sem ter praticamente tempo algum para treinar, consegue os resultados sem deixar sombra de dúvida de que o placar final sempre aponta a justiça. Principalmente por estas razões, acredito que não teremos muitas dificuldades para superar o apenas razoável Libertad/PAR e chegarmos às semifinais da Liberta.

Para tanto, prezado palmeirense, nem será preciso que Gabriel Veron tenha mais duas atuações à lá Neymar.  

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6
BOM

GABRIEL MENINO – 5,5
SATISFATÓRIO

LUAN – 7
ÓTIMO

GUSTAVO GÓMEZ – 5,5
  SATISFATÓRIO

VIÑA – 5
REGULAR

PATRICK DE PAULA – 6,5
MUITO BOM

DANILO – 7,5
ÓTIMO

LUCAS LIMA – 6
BOM

GABRIEL VERON – 9
QUASE PERFEITO

WILLIAN BIGODE – 6
BOM

GUSTAVO SCARPA – 5,5
SATISFATÓRIO

ABEL FERREIRA – 7,5
ÓTIMO

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 6,5
MUITO BOM

GABRIEL SILVA – 5
REGULAR

MAYKE – 5,5
SATISFATÓRIO

EMPEREUR – 5,5
SATISFATÓRIO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

8 Responses to QUEM VIVER,… VERÓN!

  1. José Aparecido da Silva

    Boa noite a todos!

    Excelente crônica.
    O jogo eu acompanhei pelo radio (só foi elogios) e depois os gols e melhores momentos na net.
    O Delfin é um time fraco, mas o futebol que o Palmeiras vem apresentando, nos deixa com muita esperança de novos triunfos com adversários mais fortes.
    O portuga arrumou a casa mesmo. Voltou a dar gosto de ouvir e ver este time jogando.
    Que venha o Libertad.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Zé.

      O Libertad/PAR tem mais time e mais tradição do que o Delfín/EQ, por isso os jogos contra eles serão mais difíceis.

      Porém, creio piamente que o Palmeiras se classificará às semifinais da Libertadores.

      Abs.

  2. Júnior Colletti

    Grande Márcio, boa tarde!

    Tempo que não aparecia por aqui, para escrever. Mas, a leitura pós-jogo é sempre obrigatória!

    Sobre o jogo, acho que ele consolida a impressão de que nossos treinadores estão muito defasados. Digo isso com tristeza, haja vista ser fã de Luxa e Felipão, por exemplo. Abel parece que está no Palmeiras acompanhando os meninos desde as categorias de base; permitindo que cada um atue em sua posição de destaque, a “equipa” só cresce! E nós, os “adeptos”, ficamos felizes!

    Outra prova, a meu ver, da diferença entre Abel e os brasileiros: os confrontos se fizeram fáceis, pois, o time assim fez ficar. Fosse Luxa talvez até passássemos, mas, não sem sofrimento ou placares enxutos e pálidos.

    É isso! Avanti Palestra!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Boas, Coletti.

      Tudo o que vc falou está correto. Creio que a maior diferença entre Abel e quase todos os demais técnicos brasileiros é que ele joga sempre no ataque.

      De qualquer forma, vamos ver se assim se manterá nas partidas mais difíceis e decisivas que teremos nas três competições, e que rapidinho chegarão.

      Abs.

  3. Bom dia, Márcio.

    Que atuação de gala do time do Palmeiras. O Verdão jogou tão bem e tão fácil, que eu me pergunto: será que evoluímos tanto assim ou o Delfin é mesmo tão fraco? Peço que você opine, mas creio que você responderá o seguinte:

    “Salve, Valter. É uma combinação dos dois”. Acertei?

    Fico feliz e impressionado ao ver que a molecada do Palmeiras está jogando o fino da bola. Esse é um dos raros momentos de sua história que o Palmeiras tem grandes joias em campo e poderá se dar muito bem financeiramente no futuro. Basta não fazer o que o Santos fez quando vendeu Neymar, uma transação em que o dinheiro evaporou e o clube hoje chupa o dedo.

    Por fim, gostaria de perguntar uma coisa: o que aconteceu com Lucas Lima? Façam um antidoping nesse cara, porque estão colocando alguma coisa na bebida dele antes dos jogos. Até correndo ele está!

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Salve, Válter! Rs…

      Olha só: os caras estavam a fim de derrubar o Luxa. Primeiro porque, como eu adiantei a vocês, ele não é um treinador que agrega grupos. E segundo porque criticou publicamente o elenco, lembra?

      Então, quando o cara caiu, o time só foi mal, mesmo, no primeiro jogo, dirigido pelo Cebola.

      Além disso, com raras exceções, pegamos adversários mais fracos, o que também ajuda.

      Por fim, em relação a Lucas Lima, creio que são dois os motivos que explicam sua melhora: o primeiro é que está jogando com maior liberdade e sem ter tanta preocupação em ajudar na marcação. E o segundo é que seu contrato, que terminará apenas em 2023, tem uma cláusula que permite ao clube dispensá-lo (assim como permite a ele dispensar o clube) no fim deste ano. Aí,é melhor correr um pouquinho, certo?

      Abs.

  4. roberto alfano

    Bom dia caro Trevisan, gostaria de Parabenizar o Palmeiras pelo espirito coletivo na partida contra o Delfin e a classificação.

    Agora é encarar com garra e determinação o Liberta lá no Paraguai.

    Vale ressaltar a qualidade do Veron, e de toda a molecada demonstrada em campo.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Tenho certeza absoluta de que o Palmeiras eliminará o Libertad/PAR.

      Mas também tenho certeza de que não será tão fácil quanto foi contra o Delfín/EQ.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>