MUITO ALÉM DE APENAS UMA VITÓRIA

Os 3 a 0 sobre o Atlético/PR dizem bem mais do que somente a soma de três pontos

Meus amigos.

Vamos combinar que vencer jogando na nova Arena Palestra Itália é algo comum para o Palmeiras – afinal, com a deste sábado já são 114 vitórias em 174 partidas. Vamos combinar, também, que ganhar do Atlético/PR atuando como mandante da mesma forma não é algo, assim, tão incomum – até porque com a vitória que obtivemos hoje à tarde já são quatro em sete jogos. Por fim, vamos também combinar que conseguir um placar por pelo menos três gols de diferença igualmente não é um resultado surpreendente se jogamos em casa – pois esta foi a 30ª vez que a conseguimos atuando em nosso novo estádio.

Então, por que este jornalista e também amigo de vocês ficou tão bem impressionado com os 3 a 0 que o Verdão impôs ao time paranaense? Por uma simples razão: a forma como o time atuou desde o começo e, principalmente, após ter “matado” o jogo (e isso se deu já aos 4 minutos do segundo tempo). Neste sábado, a verdade é que vimos um Palmeiras praticamente perfeito, tanto tática quanto tecnicamente.

No primeiro quesito, nosso time jogou com extrema inteligência em seu meio-campo, setor no qual ora Patrick de Paula, ora Zé Rafael fizeram a função de segundo volante e de meia de armação. Isso complicou muito a marcação por parte do Furacão que, não à toa, nem percebeu quando o garoto que veio da Taça das Favelas apareceu na grande área, como se um centroavante fosse, e marcou o primeiro e lindo gol. Outro detalhe tático importante é que tendo sempre ao seu lado um dos dois volantes/meias, Lucas Lima pôde jogar com muito mais liberdade. E isso, aliado a uma indiscutível e até surpreendente dedicação, fizeram com que o nosso “camisa 10” fosse o melhor homem em campo, ao lado de Gabriel Menino – hoje perfeito nos desarmes e sobretudo nos cruzamentos.

Já no aspecto técnico vale ressaltar que o crescimento da equipe como um todo faz com que alguns jogadores passem a se destacar individualmente. Além dos já citados Patrick, Zé e Lucas, é preciso reconhecer que nomes como Émerson Santos e, sobretudo, Gustavo Scarpa vêm muito bem nos últimos jogos. Isso sem que falemos, claro, do reconhecidamente limitadíssimo Rony que, apenas por estar só um pouquinho mais confiante, ultimamente não vem nos causando tanta raiva quanto antes.

E tudo isso, prezado palmeirense, tem muito da participação de Abel Ferreira. É claro que, há menos de um mês no clube, ele ainda por vezes titubeia, se precipita, se assusta, erra. Mas é visível que, após a sua chegada, o Verdão vem ganhando consistência, mostrando estilo de jogo e obtendo bons e até mesmo ótimos resultados.

É verdade que os compromissos mais difíceis no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Libertadores ainda estão por vir – e serão duríssimos, podem apostar. E também é verdade que será só quando o bicho pegar de vez é que saberemos até que ponto, de fato, o Palmeiras poderá ir.  Só que a chamada “casca”, tão necessária para momentos que viveremos muito em breve nestas três competições, se consegue com atuações como a deste sábado.

Estes 3 a 0, caríssimo alviverde, podem resultar em muito mais do que apenas uma vitória.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 5
REGULAR

GABRIEL MENINO – 8
EXCELENTE

ÉMERSON SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO GÓMEZ – 6
  BOM

VIÑA – 5,5
SATISFATÓRIO

PATRICK DE PAULA – 6,5
MUITO BOM

DANILO – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ RAFAEL – 6
BOM

LUCAS LIMA – 8
EXCELENTE

GUSTAVO SCARPA – 7
ÓTIMO

RONY – 7
ÓTIMO

ABEL FERREIRA – 7
ÓTIMO

GABRIEL VERON – 6
BOM

BRENO LOPES – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL SILVA – 5,5
SATISFATÓRIO

LUAN – 5
REGULAR

EMPEREUR – 5
REGULAR

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

8 Responses to MUITO ALÉM DE APENAS UMA VITÓRIA

  1. Bom dia, Márcio.

    Você já percebeu que todas as vezes que trocamos de técnico alguns velhos jogadores ressurgem das cinzas? Estamos vendo LL correndo atrás da bola e Rony marcando gols. Isso é quase um milagre contemporâneo!

    Abel Ferreira tem contribuição nisso? Talvez, mas é mínima e explico o por quê.

    A maior contribuição de Abel é simplesmente a sua presença. Um técnico novo, que ninguém conhece e que precisa ser impressionado por quem está lá. Nem tempo para treinar o cara tem, então não venham me dizer que Abel revolucionou a forma de jogar do Palmeiras.

    Se o Palmeiras tivesse perdido todas desde que ele chegou, seria justo mandar ele embora? Não, porque em um mês ele não poderia receber tanto descrédito e estaria usando da “muleta” que pegou um trabalho em andamento e que precisaria aplicar seus conceitos. Logo, não vamos dar o crédito excessivo ao que tem feito até agora, mesmo porque os grandes desafios não chegaram.

    Não esqueçamos que muito do que vivemos hoje foi um trabalho do seu antecessor e que ele está simplesmente dando continuidade. O que acontece é que nossos digníssimos atletas estão é querendo mostrar serviço para não acabarem esquecidos como o Guerra ou com seus contratos rescindidos, como ocorreu com o Ramirez.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Você está correto, Walter.

      Realmente, os méritos do portuga existem, mas não são a razão principal da melhora do futebol da equipe. Isso se deu muito mais pelo que você mesmo já falou: todos querendo mostrar serviço para não levarem um pé na bunda ou serem relegados ao ostracismo.

      Mas temos que reconhecer que Abel Ferreira é, sim, um treinador ofensivo, pois suas alterações quase sempre colocam o time mais à frente. Além disso, ele não tem medo de experimentar, de inovar, e isso também contribui para que o grupo meio que jogue também por ele.

      Abs.

  2. Roberto Alfano

    Bom dia caro Trevisan, muito bom seu comentário, agora já na próxima rodada do Brasileirão contra o Santos na Vila, poderemos ver a Força do Verdão.

    Já na quarta-feira temos que jogar para ganhar sem se incomodar com a vantagem.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano, grato.

      Na quarta creio que venceremos sem muitas dificuldades.

      Já no domingo começará a série de partidas complicadas para o Palmeiras, e então de fato veremos até onde poderemos chegar nas três competições.

      Abs.

  3. Estou plenamente satisfeito com os 3 titulos que o Palmeiras conquistou em 2.020.
    Campeão da Flórida Cup, com os marginais ficando na lanterna da chave.
    Campeão Paulista, derrotando os marginais na final
    … E o maior título conquistado em 2.020 !
    Conseguimos nos livrar pra sempre do ex jogador Bruno Henrique e do septuagenário Ramires, ambos trotando em campo, sugando o sangue e suor dos companheiros.
    Chega de errar Sr. Maurício galliotti
    Basta !
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Jair, mas vc viu o quanto o português ficou aborrecido com a saída do cara?

      Cabeça de treinador é assim mesmo.

      Abs.

  4. Opa, ó eu aqui de novo ó, o primeiro a comentar. Então Trevisan no fim desta próxima semana acho que o Verdão já terá um compromisso difícil, o jogo contra o Santos na Vila, e justo contra o santos que ocupa uma posição próxima à do Palmeiras na tabela de classificação. Então vamos ver o nosso poder de fogo. Concorda ?

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Tadeu.

      O jogo será complicado, mas como eu disse o time vem ficando “cascudo”. Então, de repente, até uma vitória na Vila a gente pode conseguir.

      De qualquer forma, para mim nossa missão no Brasileirão é terminá-lo entre os quatro ou, pelo menos, entre os seis. Título, por ora, ainda está distante.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>