COM A CABEÇA NAS QUARTAS

Palmeiras vence fácil o fraquíssimo Delfin/EQ e já pensa na próxima fase da Libertadores

Meus amigos.

Eu confesso a vocês que não gostei nem um pouco quando vi a escalação inicial do Verdão no jogo desta noite. Mesmo diante de tantos desfalques e da gigantesca quantidade de garotos em campo e no banco, começar uma partida diante de um adversário que beira o ridículo com quatro volantes e apenas um atacante, e ainda por cima improvisado, não me pareceu algo digno da grandeza do nosso clube.

E mesmo que, no fim das contas, tenhamos jogado um futebol de razoável qualidade e obtido a vitória de forma incontestável, sigo com a mesma opinião. Sei que Libertadores da América é um torneio diferenciado e que qualquer ponto que se soma fora de casa deve ser motivo de alegria, mas por pior que seja o Palmeiras que esteja em campo – e olha que eu já vi alguns Palmeiras pra lá de horríveis – eu sempre esperarei uma equipe destemida e em busca do bom resultado.

Muito bem: já dei vez e voz à minha porção corneta e, agora, vamos analisar tanto o jogo quanto o que dele conseguimos.

Abel Ferreira, mesmo quando age de uma forma aparentemente estranha, o faz de forma coerente. Neste jogo, ele optou por escalar a equipe no 4-5-1, sendo que este “1” era Rony – e improvisado no comando do ataque! Além disso, montou o meio-campo com quatro volantes (Patrick de Paula, Ramires, Zé Rafael e Gabriel Menino), deixando apenas Lucas Lima na armação. Na teoria, um time pra lá de fechado. Na prática, nem tanto.

Isso porque tal formação deu a Menino a liberdade necessária para atuar tanto aberto pela direita, como se um ponta o fosse, mas também para passear por todas as faixas ofensivas do gramado. Isso deu um nó no já bastante confuso sistema defensivo do Delfin/EQ, e o resultado foi o amplo domínio da partida e os 2 a 0 que obtivemos no primeiro tempo. Por sinal, tal vantagem teria sido ainda maior não fosse à péssima e já conhecida dificuldade de Rony em finalizar.

Como sempre acontece quando termina tranquilo a etapa inicial, o Verdão voltou cochilando à etapa final. E só não foi punido, como aliás bem merecia, porque os equatorianos são ruins de dar dó e porque Weverton esteve atento em três perigosos lances. Por sorte, e também porque a diferença técnica entre nós e eles é gigantesca, chegamos ao terceiro gol em uma linda jogada de Zé Rafael, que subiu demais de produção a partir do momento que abraçou a “segunda volância” do time. Nem mesmo o gol contra de Ramires (e de quem mais poderia ser?) complicou a vida palmeirense que, por sinal, de novo poderia ter ficado ainda mais fácil se não um certo alguém (adivinhem quem) não tivesse perdido outro gol imperdível.

De qualquer forma, prezado internauta, a verdade é que somente uma hecatombe nos impedirá de ir às quartas de final da Liberta. Na próxima semana, seja com o time que for, somente seremos eliminados se perdermos, na Arena Palestra Itália, por 3 a 0.

Vamos combinar que nem comigo no gol e com você de centroavante isso vai acontecer, certo?

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6
BOM

MARCOS ROCHA – 5
REGULAR

ÉMERSON SANTOS – 5
REGULAR

GUSTAVO GÓMEZ – 6,5
MUITO BOM


MAYKE – 6
BOM

PATRICK DE PAULA – 5,5
SATISFATÓRIO

RAMIRES – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ RAFAEL – 7,5
ÓTIMO

LUCAS LIMA – 7
ÓTIMO

GABRIEL MENINO – 6
BOM

RONY – 6
BOM

ABEL FERREIRA – 6
BOM

DANILO – 5,5
SATISFATÓRIO

RENAN – 5
REGULAR

LUCAS ESTEVES – 5
REGULAR

GABRIEL SILVA – 5
REGULAR

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

19 Responses to COM A CABEÇA NAS QUARTAS

  1. Estou felicíssimo pelo Palmeiras conquistar o 3° título em 2020.
    Isto mesmo, rescindir com o septuagenário equivale a conquista de mais 1 título em 2020.
    Obrigado senhor todo poderoso, Arquiteto e criador do universo, pois nenhum palmeirense merecia ver aquele sofrimento em campo.

  2. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa tarde a todos!
    Independente dos desfalques, do time horrível dos golfinhos, das pisadas do Ramires, dos gols perdidos do Roni(já pensou se fosse contra um boca lá na bombonera?), foi uma ótima vitória.
    Nas quartas não vai ser mais esse mamão com açúcar.
    Vamos Palmeiras.

    • Márcio Trevisan

      Zé: mas também não vai ser muito difícil, não.

      Seja Libertad/PAR, seja Jorge Wilsterman/BOL, temos mais time, mais tradição e mais estrutura.

      Já nas semifinais, provavelmente contra o River Plate/ARG, será briga de cachorro grande.

      Abs.

  3. António Manara

    Apesar do time ter melhorado taticamente, tecnicamente é fisicamente, eu acho prematuro dizer que atingimos o time ideal.

  4. Bom dia, Márcio.

    O time do Delfin é muito fraquinho, coitado. Mesmo com um início de segundo tempo um pouco mais ofensivo, te digo que em momento algum a vitória foi ameaçada. Os times que compuseram o nosso grupo durante a fase inicial do torneio eram mais fortes que o “Golfinho do Equador” e me surpreende que esse time tenha classificado para o mata-mata.

    De qualquer forma, como não temos nada com isso, passamos bem e praticamente estamos nas quartas de final. Acredito que Abel ficou com um pouco de “medo” ao propor a escalação, por duas razões principais: não conhece bem o nosso time, nem tão pouco a Libertadores. Como diria meu pai, respeito e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

    Não sei você de goleiro, mas eu me garanto no ataque do Verdão. Estou um pouco acima do peso – na verdade, bem acima do peso – e um pouco velho para o futebol – na verdade, bem velho para o futebol – mas dou minhas cacetadas.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: pois eu me garanto no gol, sim, senhor.

      Vou lhe contar uma coisa: estudei em dois colégios na adolescência, e fui para a seleção de ambos. Ok: tinha, então, entre 11 e 17 anos, e o futebol em questão era o de salão. Mas seleção é seleção, certo?

      Quanto a você, ainda que acima do peso e da idade, tenho para mim que não perderia tantos gols quanto o Rony.

      Abs.

  5. Gustavo Cantieri

    Bom dia. Ao que parece, o Abel tem acertado o time, mesmo com a quantidade de desfalques. Quanto ao ataque, li ontem, que a diretoria está reavaliando a volta do Borja. A situação econômica não estaria tão favorável para investir num atacante de peso agora, além do Luiz Adriano sempre estar contundido e os meninos não estarem prontos para o time principal.

    • Fábio P. R.

      Borja tem um problema, que é não aguentar pressão da torcida. Sempre que começam a pegar no pé dele, sua confiança vai a zero. Aí, quando falha, por exemplo, perdendo um gol, abaixa a cabeça e some de campo.

      Quem sabe, com os estádios vazios, ele não consiga apresentar melhores resultados?

      • Márcio Trevisan

        Bem lembrado, Fábio.

        Borja sem torcida poderia ser o Borja que se destacou no Atlético Nacional/COL.

        Mas e quando a galera voltar?

        De qualquer forma, ele seria uma opção para quando o Luiz Adriano estivesse machucado – ou seja: quase sempre.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Gustavo: vou ser sincero.

      Borja não é o centroavante que pensávamos que ele fosse. Luiz Adriano é superior a ele, mas tem o problema das seguidas contusões.

      Além disso, o colombiano é muito querido pelo grupo e nunca criou um único problema extracampo.

      Então, se é para ficar na reserva do Luiz Adriano, por que não?

      Abs.

  6. roberto alfano

    Bom dia, muito boa esta vitória do Palmeiras, os garotos deram conta, agora é jogar sério na próxima partida encaminhando a classificação.

    Abraço.

  7. Só existe 1 em 5 trilhões de possibilidades matemáticas existentes no UNIVERSO do Palmeiras ser eliminado pelo Delfin.
    Somente se o técnico Abel escalar o Palmeiras com 11 Ramires !
    Qual a sua análise Marcio, se o Palmeiras entrar em campo contra o Delfin com 11 Ramires ?
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Isso não acontecerá, Jair.

      E por duas razões: a primeira é que, se garantirem a vaga nas quartas de fina, os jogadores ganharão uma boladinha.

      E a segunda é que, graças a Deus, não existem 11 Ramires no Palmeiras.

      Abs.

  8. Opa, ó eu aqui ó, primeiro a comentar. E comentar o que se o Trevisan já falou tudo com perfeição. Só um detalhe eu gostaria de destacar, o Lucas Lesma, ou melhor o Lucas Lima foi bem demais hoje hem?! E o Rony… se for só para bater penalty traz o Evair de volta. Hehehe. Dá-lhe Sangue Verde.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Tadeu.

      Quanto ao Rony, quanta dificuldade para chutar longe do goleiro, não?

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>