NO CAMINHO DA REDENÇÃO

Mais importante do que a 3ª vitória seguida é o futebol que o Palmeiras volta a mostrar

Meus amigos.

Vencer três partidas seguidas é algo comum na história do Palmeiras. Na verdade, isso aconteceu tantas vezes que nem mesmo este jornalista e também historiador do clube seria capaz de lhes dizer com exatidão sem que levasse horas pesquisando. Além disso, cá entre nós, os times que atropelamos não são, assim, uma Brastemp. Contudo, como sempre costumo dizer por aqui, muitas vezes é mais importante a forma como se vence do que a vitória propriamente dita.

E é nesse ponto que gostaria de conversar com vocês. Hoje, na pra lá de chuvosa Bragança Paulista/SP, o Verdão teve um primeiro tempo que beirou a perfeição: foi exato na marcação, inclusive ainda no campo de ataque, criativo na armação das jogadas em seu meio, agilíssimo nos lances pelas pontas e fatal nas conclusões. Não à toa, garantiu não só a vitória mas muito provavelmente também a classificação às quartas de final da Copa do Brasil ainda na etapa inicial.

Para que isso fosse possível, foi essencial uma mudança promovida por Andrey Lopes. Ao recolocar Felipe Melo à frente da zaga, ele resolveu dois problemas  primeiro, tirou do time o ótimo, mas ainda deslumbrado Patrick de Paula; e o mais importante: neutralizou o ponto forte da criação do Bragantino/SP, que viu o ótimo Claudinho ser apenas uma peça decorativa na partida de hoje. Com isso, o outro destaque da equipe interiorana, o nosso conhecido Arthur, desapareceu em campo. Para quem já se esqueceu, vale lembrar que este é aquele que, quando emprestado ao Bahia/BA, vestiu a camisa do Flamengo/RJ e decretou o fim de sua história no nosso clube.

Outros pontos fortes do tal do “Cebola” foram a manutenção de dois jogadores agudos e velocíssimos pelos lados do campo, decisão que automaticamente empurrou o adversário para o seu campo de defesa e impediu os avanços de seus laterais, e a orientação para que Raphael Veiga se aproximasse da área, assim como acontecera nas últimas partidas. O resultado disso foi mais um gol marcado pelo meia de armação que, de novo, apareceu na rente como se o comandante do ataque verde fosse. Nosso técnico interino ainda não me parece pronto para ser efetivado, mas acredito que terá um ótimo futuro pela frente.

Por fim, mesmo temendo me tornar repetitivo, sou obrigado de salientar mais uma ótima atuação de Wesley. Não, como já disse, ele não é o novo Rodrigues Tatu ou o novo Nei, mas é um jogador habilidoso, veloz e consciente taticamente. Aos poucos, mas de forma cada vez mais contundente, vem se tornando peça fundamental em nossa equipe e se tornando um de seus titulares absolutos.

Agora, prezado palmeirense, na próxima segunda-feira teremos à nossa frente uma das sensações deste Brasileirão, o sempre ofensivo Atlético/MG. Jogo dificílimo, sem dúvida, do qual talvez nem sejamos os favoritos. Mas se mantivermos a postura das três mais recentes partidas, nossas chances de mais uma vitória serão bem maiores.

E, neste caso, estará definitivamente trilhado o caminho da redenção.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6
BOM

GABRIEL MENINO – 5,5
SATISFATÓRIO

LUAN – 6,5
MUITO BOM

GISTAVO GÓMEZ – 6,5
MUITO BOM

VIÑA – 4,5
RUIM

FELIPE MELO – 7
ÓTIMO

ZÉ RAFAEL – 7
ÓTIMO

RAPHAEL VEIGA – 6,5
MUITO BOM

RONY – 5
REGULAR

LUIZ ADRIANO – 7
ÓTIMO

WESLEY – 7,5
ÓTIMO

ANDREY “CEBOLA” LOPES – 7
ÓTIMO

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR

GUSTAVO SCARPA – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

LUCAS LIMA – 5,5
SATISFATÓRIO

RAMIRES – 5
REGULAR

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

15 Responses to NO CAMINHO DA REDENÇÃO

  1. António Manara

    Na minha opinião, temos que entender que treinando dois dia ante de cada jogo, não vai nos dar um bom preparo físico. Tempo chuvoso, com um gramado pesado o Palmeiras jogou tudo no primeiro tempo, fazendo o resultado. Infelizmente no segundo tempo o time pregou, mas soube se defender da pressão do Bragantino.

  2. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Bom dia a todos!
    O Palmeiras atual é um misto de esperança, sofrimento e pavor, demonstrado no jogo de ontem.
    A impressão é que quando enfrentarmos equipes mais qualificadas ou cascudas, o pavor e sofrimento será ativado.
    Mas valeu pela vitória, oque nos deixa próximo das quartas da CB.

  3. Saudações Marcio e amigos palmeirense… fiquei feliz com o primeiro tempo..embora não fizemos mais que nossa obrigação…
    agora o segundo tempo… sinceramente .. com chuva …sem chuva.. deu dó..
    Os jogadores do palmeiras não viram a cor da bola… 45 minutos tomando sufuco do bragantino… sufoco.. quando havia uma brechazinha para um contrataque… desastre.. erros grotescos… esse roney , vcs me desculpam… deu dó de ver .. não acerta uma!!
    Ele não tem noção de jogar bola… baixa cabeça e corre.. corre ..corre .. e não chega. Dinheiro perdido… aceitem diretoria.. não é possivel que não temos na molecada ninguem melhor. E uma vergonha..contra bolivianos…acertou um..um lancamento..que foi o penalti do beque grosso deles..
    Esse Gabriel Menino… não sei o que vcs viram nele… no sub 20 pode até ser..
    Scarpa deveria ser proibido de jogar pelo Palmeiras.. papelão… fazer o que ele fez..ganhando 300 mil por mes.. ou mais.. sem falar do lucas lima..
    o patrick não acerta passe mais de 10 metros…mas tem futuro… precisa muito treino
    Em suma.. o primeiro tempo normal.. time grande contra time pequeno.. agora o 2do tempo.. fiquei com vergonha.. sinceramente.
    saudades do felipao.. ele sabia que não tínhamos meio campo.. era ligação direta .. sem parar.. mas os gols saiam.. deiverson de casquinha pro dudu… e por aí a gente ganhava jogos.. com uma defesa muito boa.. esse paraguaio vale o peso em ouro. O luan muito bem.. e o felipe melo… melhor “stopper” do futebol brasileiro.
    Ja falei muito… mas.. o brasileiro já foi.. vamos tentar a copa do brasil… porque a liberta…. essa não vai da mesmo…
    abração

    • Márcio Trevisan

      Vigar: respeito sua opinião, mas não vi sufoco nenhum do Bragantino/SP no segundo tempo.

      Se isso tivesse acontecido, Weverton teria feito milagres, e na verdade só praticou uma defesa importante, e ainda no primeiro tempo. O que aconteceu é que, com 3 a 0 no placar, os caras administraram o resultado. Até porque, como já disse muitas vezes, jogador só corre quando é absolutamente indispensável.

      Quanto a Rony, você tem razão, mas ele não é mais titular da equipe. Hoje, o dono da posição é Gabriel Veron, que não atuou porque esteve treinando na Seleção Olímpica.

      Por fim, como sabemos, Patrick de Paula não esteve em campo.

      Forte abraço!

  4. roberto alfano

    Bom dia, valeu pelo bom primeiro tempo, agora para o próximo jogo na segunda-feira temos que jogar com a alma e o coração e não entrar nas provocações deles.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: na segunda teremos de entrar com alma, coração e um grande futebol.

      Caso contrário, poderemos perder – e feio.

      Abs.

  5. Bom dia, Márcio.

    Vendo o futebol apresentado por nossos excelentíssimos jogadores no primeiro tempo do jogo de ontem, eu gostaria de perguntar a eles se aquela atuação se deu ao acaso, por apoio ao trabalho do Cebola ou por quererem mostrar serviço para o novo chefe. Eu me arrisco a dizer que é a última opção, o que me leva a concluir que não se pode esperar nada desses caras.

    Gostei muito do jogo. Abrimos boa vantagem e com grandes chances de passar para a próxima fase da Copa do Brasil.

    Parece que a saga “O Técnico” está chegando ao fim. Depois de levar alguns redondos “nãos” daqueles que deveriam ser as primeiras opções, o Palmeiras parece que se acertou com um cidadão desconhecido chamado Abel Ferreira, um técnico Português que treinou o SC Braga de Portugal e vinha treinando o PAOK no dificílimo campeonato grego, ganhando nada em ambos.

    As informações iniciais não me parecem ser as melhores. Com personalidade difícil e pouca aceitação dos atletas, tem seu trabalho classificado como duvidoso pouco tempo depois. O PAOK, ao que parece, comemorou a saída de Abel.

    Esse cenário escancarou a incompetência plena da nossa diretoria de futebol e presidência. Sem nenhuma influência no cenário nacional e internacional, acharam que em um piscar de olhos trariam quem quisessem. Deram com os burros n’água e sobrou o cidadão que vem aí. Uma atuação digna de pena.

    Ao Palmeiras, fica a seguinte lição: grandeza não traz facilidades. Quando não se tem planejamento, qualquer caminho leva a qualquer lugar.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Em relação ao futebol que jogamos contra o Bragantino, minha opinião é que os jogadores quiseram mostrar que não eram tão ruins quanto se fizeram parecer até conseguirem derrubar WL. E, neste caso, concordo contigo: não se pode esperar muita coisa deste tipo de gente, muito embora isso sempre tenha existido – e vá existir – no futebol.

      No que diz respeito ao novo treinador, antes de vir para o Flamengo/RJ ninguém sequer também tinha ouvido falar de Jorge Jesus. Então, creio ser muito injusto avaliar um profissional sem antes conhecer de perto o seu trabalho. Vamos dar um tempo para o cara e, se ele realmente for tão ruim quanto você acredita, serei o primeiro a criticá-lo.

      Abs.

    • Bom dia, Márcio.

      Quero deixar claro que não estou criticando o Abel Ferreira, pois também não o conheço.

      Escrevi apenas que as primeiras informações não são as mais otimistas.

      Um abraço.

      Valter

  6. Como diria meu pai (que se foi em 1993): ‘a melhor defesa é o ataque’.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu, salve.

      Conheci outra pessoa que também dizia algo semelhante.

      Seu nome é Wanderley Luxemburgo.

      Abs.

  7. 1° passo (e bom) na copa do Brasil.
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Jair: creio ser quase impossível sermos eliminados na semana que vem, pois até perder – desde que por apenas um gol de diferença – poderemos.

      Aí, vamos torcer para que a sorte no sorteio continue e enfrentemos, nas quartas, um time mais fraco.

      Neste caso, já estaremos nas semifinais e o fator camisa poderá nos ajudar.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>