PENA QUE NEM TODO TIME É O TIGRE…

Palmeiras goleia horrenda equipe argentina e termina como líder da Liberta. E daí?

Meus amigos.

Se a Libertadores terminasse logo após o encerramento de sua Primeira Fase, neste momento estaríamos comemorando o tetracampeonato da competição. Afinal, além do título de 1999, teríamos vencido também as edições de 2018, 2019 e 2020. Só que, como se sabe, no futebol o “se” não joga. E é por isso que, embora satisfeito por termos terminado na liderança mais uma vez, não vejo motivo para tanta alegria assim.

Da mesma forma como aconteceu nas temporadas anteriores, a única vantagem da nossa equipe, enquanto permanecer na competição, será disputar o jogo de volta em nossa casa (com exceção, claro, se chegar à grande decisão, que acontecerá no Maracanã). Só que, desta vez, tal benefício é ainda menor, pois ao que tudo indicia as arquibancadas continuarão vazias até o fim do torneio. Então, a pergunta que fica é a seguinte: na prática, que vantagem Maria leva?

De qualquer forma, ganhar é sempre melhor do que não ganhar, e mesmo quando a vitória é sobre um adversário de baixíssimo nível e que ainda por cima não pôde contar com sete jogadores, pode ser comemorada. E muito mais do que os 5 a 0 ou a tal da primeira colocação ao término da Primeira Fase, o que podemos festejar é a esperança, ainda que pequena, de que tal resultado faça com que o Verdão volte a jogar alguma coisa parecida com futebol e consiga não apenas se recuperar no Brasileirão já neste domingo, diante do Atlético/GO, como também estrear com um bom resultado na Copa do Brasil, quarta-feira próxima, diante do Bragantino/SP.

Se – xi… Olha olhe aí de novo! – o Palmeiras vencer estas duas próximas partidas, terá espantado a péssima fase em que mergulhou nas últimas semanas e aí, sim, todos nós teremos razões para não só comemorar, mas principalmente para acreditar que, a partir de então, e acredito que já com um novo treinador, as coisas de fato voltem à normalidade e retornemos a ser o que fomos nos últimos cinco anos: protagonistas.

Rony – acreditem! – jogou muito bem. E até gol marcou!

O jogo – Não há muito o que se analisar de uma partida de futebol quando o placar final é de 5 a 0 (que, aliás, só não foi 7 a 0 devido à brutal incompetência de Luiz Adriano). O que notei foi uma equipe muito bem escalada pelo interino Andrey Lopes que, nesta noite, errou muito pouco – bem ao contrário do que fizera no domingo passado. Um time ofensivo, com jogadores abertos pelos lados (Veron e Wesley), apenas um volante de marcação (Danilo), um volante de saída de jogo (Zé Rafael) e um meia de armação (Veiga) sempre se aproximando da área.

Mesmo assim, eram visíveis a insegurança e o nervosismo dos jogadores, que chegaram a errar de forma tão grotesca (Felipe Melo, Viña, Gustavo Gómez…) que só não viram o Tigre/ARG sair na frente porque os caras são, mesmo, ruins de dar pena. Foi preciso o primeiro gol, aos 33 minutos, para que a equipe se acalmasse e, na etapa final, passeasse em campo, com direito até mesmo – acreditem! – a um gol e a uma atuação muito boa de Rony.

Mas o grande destaque do jogo foi outro ponta. Wesley ainda comete erros comuns a jogadores jovens, mas me parece que tem tudo para ser um dos principais nomes do Palmeiras em muito pouco tempo. Jogador incisivo, que não foge do drible e raramente corre com a cabeça baixa, o atacante foi o melhor da partida, e sua substituição o único equívoco cometido, na opinião deste jornalista, pelo tal do “Cebola” durante toda a partida.

 

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL MENINO – 6,5
MUITO BOM

FELIPE MELO – 5
REGULAR

GUSTAVO GÓMEZ – 6
BOM

VIÑA – 5,5
SATISFATÓRIO

DANILO – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ RAFAEL – 6
BOM

RAPHAEL VEIGA – 6,5
MUITO BOM

GABRIEL VERON – 6,5
MUITO BOM

LUIZ ADRIANO – 4
MUITO RUIM

WESLEY – 7
ÓTIMO

ANDREY “CEBOLA” LOPES – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR

MAYKE – 5
REGULAR

ÉMERSON SANTOS – 5
REGULAR

RAMIRES – 5
REGULAR

RONY – 6,5
MUITO BOM

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

12 Responses to PENA QUE NEM TODO TIME É O TIGRE…

  1. Roberto Alfano

    Bom dia , caro Trevisan, bem que falei da Dupla Veron e Wesley, deixa os meninos jogarem onde gostam.

    Como bem informado nesta crônica, os próximos jogos serão importantíssimos ao Palmeiras.

    Agora queria salientar, o Palmeiras não precisa gastar fortunas para contratar Técnicos que não conhecem o mercado nacional será!!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: o problema é técnicos brasileiros podem atém ser mais baratos, mas não vejo nenhum que poderia ser o cara que tanto procuramos.

      Se a decisão estivesse em minhas mãos, talvez desse uma oportunidade a Jorginho, que hoje está na Ponte Preta/SP. Mas seria uma aposta.

      Abs.

  2. Bom dia, Márcio e Colegas Palmeirenses.

    Falar sobre o jogo de ontem você já o fez muito bem, Márcio. Nada adicional a declarar.

    Por isso, gostaria de utilizar este nobre espaço para chamar a atenção para alguns outros pontos:

    1. Se vocês entrarem na página principal de um grande meio de comunicação, verão que a única notícia do Palmeiras, neste momento, é um meme em que o Del Valle – aparentemente – satiriza o fracasso da negociação com Ramírez. Não se fala nada sobre a excelente vitória e a melhor campanha na Libertadores. Falam do Flamengo/RJ, Corinthians/SP e até mesmo da conquista estadual do Fortaleza, mas nada do Verdão. E por que escrevo isso? Porque muitos querem que o Verdão viva o que estamos vivendo agora: uma crise gratuita. Não sejamos influenciados por esses picaretas!

    2. Que papelão do Sr. Ramírez. Longas reuniões, tudo acertado – inclusive com o Del Valle – e o cidadão recua na última hora com o discurso que “quer dar continuidade ao trabalho”. Por que? Meu palpite: ou pediu mais grana quando viu que estava tudo certo ou alguém disse “caia fora que é fria”;

    3. Quem vem para treinar o Verdão? Falam do ex-técnico do Barcelona, Quique Setién, e do ex-técnico do Velez Sarsfield, Gabriel Heinze. Pessoalmente, não acompanhei muito bem o trabalho de nenhum dos dois em seus ex-clubes, por isso pergunto: qual a sua opinião?

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Agradeço o elogio.

      Vamos às suas respostas:

      1 – A cobertura da mídia é, sim, parcial. O fato de o Palmeiras ter conquistado quatro títulos importantes nos últimos cinco anos incomoda muita gente.

      2 – Creio que o Ramírez percebeu que o interesse era muito grande e, mesmo já tendo aceitado a proposta, resolveu fazer jogo duro para ver se conseguia algo a mais. Mas também há a chance de o cara ter tremido nas bases.

      3 – Setién foi mal no Barcelona/ESP, mas não significa que iria ser um mal para o Palmeiras. Só não sei se ele é tão ofensivo quanto queremos. E relação a Heinze, sinceramente não o conheço. Mas alguém terá de vir, e rápido. Se a decisão estivesse em minhas mãos, talvez desse uma oportunidade a Jorginho, que hoje está na Ponte Preta/SP. Mas seria uma aposta.

      Abs.

      • Márcio,

        O que você acha de Tiago Nunes e Rogério Ceni?

        Um abraço.

        Valter

        • Márcio Trevisan

          Válter:

          1 – Tiago Nunes pode até ser, mas teria de dar certo imediatamente, o que eu não acredito que aconteceria.

          2 – Rogério Ceni tem um amor imensurável pelo SPFC. No primeiro empate seria execrado pela torcida.

          Abs.

  3. Gustavo Cantieri

    Bom dia, Márcio.
    E sobre o técnico que não quis assumir já? Difícil acreditar que a delegação do Palmeiras somente descobriu no Equador que ele primeiro terminaria seu trabalho com o time de lá. O Palmeiras enviou a minuta do contrato e certamente com prazo de início do vínculo. Ele tremeu mesmo. Deu uma entrevista ontem e disse que “Nunca é fácil, nunca é fácil e muito menos quando os gigantes te chamam. Te tremem as pernas.”

    • Márcio Trevisan

      Gustavo: por pior que seja a atual diretoria, ela não iria até o Equador se não tivesse a certeza do acerto.

      Ou seja: o cara com toda a certeza mudou de ideia.

      Só não podemos afirmar por qual razão, mas que parece que deu um medinho, parece.

      Abs.

  4. A partir de agora o Palmeiras já vai definir em que bloco vai ficar no campeonato brasileiro, além de disputar os jogos eliminatórios da copa do Brasil e copa Libertadores da América .
    Vamos ver o que este elenco de “super craques” vai conseguir”.

    • Márcio Trevisan

      Jair: tudo pode acontecer, mas creio que em termos de Brasileirão nossas chances de título são mínimas, pois a diferença para os primeiros colocados já está muito grande.

      Na Libertadores, temos de torcer não apenas por um adversário mais fácil nesta fase (no caso, Delfín/EQU ou Libertad/PAR) mas, também, pelo emparceiramento, pois é daí que sairá nosso adversário nas quartas (se chegarmos a ela, claro).

      Por fim, creio que nossas chances são um pouco maiores na Copa do Brasil, pois se trata de um torneio em que surpresas acontecem com certa frequência. Lembra-se da edição de 2012?

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>