VAI ENCARAR, MIGUEL ÁNGEL?

Técnico espanhol pode ser anunciado nas próximas horas. Se vier, que venha armado.

Meus amigos.

Tenho que lhes confessar que eu já esperava que todos vivêssemos um amargo domingo. Eu meio que já sabia que um novo tropeço (aliás o quarto seguido, algo que não acontecia desde março de 2016), desta vez diante do Fortaleza/CE, seria o resultado mais provável, e por duas razões: a primeira é que o time nordestino vive um bom momento e é muito bem dirigido pelo ex-goleiro do São Paulo/SP; e o segundo é que o Palmeiras, cá entre nós, facilita a vida de qualquer adversário, já que nossa defesa hesita, nosso meio-campo pouco marca e nada cria e nosso ataque chega a ser ridículo.

No entanto, admito que mesmo diante deste quadro este jornalista tinha um mínimo de esperança de que, pelo menos, mostrássemos um futebol um pouquinho melhor. Afinal, o objetivo principal do grupo já havia sido atingido na última quarta-feira, quando só faltou abrir as pernas para o Coritiba/PR e, desta forma, derrubou o então treinador. Só que isso não aconteceu, e o motivo foi simples: nosso técnico interino foi mal demais.

Primeiro, Andrey Lopes escalou o time no horrendo 4-5-1, ou seja, um esquema pra lá de defensivo e que deixa o centroavante relegado a um ostracismo irreversível. Depois, optou por colocar em campo três meio-campistas lentos e de pouca criatividade – Lucas Lima, Raphael Veiga e Zé Rafael (só faltou dar nova chance ao Ramires). Em seguida, até teve boa intenção ao mexer no time no intervalo, mandando a campo Wesley e Willian Bigode, mas errou feio ao sacar o único jogador que marcava na intermediária – Patrick de Paula. O mais correto teria sido tirar um dos meias, preferencialmente Zé Rafael, que teve de jogar como primeiro volante durante toda a segunda etapa. O tal do “Cebola” só acertou, mesmo, quando mandou o horroroso Mayke para os chuveiros.

Por fim, e para provar que foi ele o maior responsável por mais esta derrota, mesmo perdendo por 2 a 0 e vendo o Verdão não criar absolutamente nada, só voltou a alterar a equipe aos 32 minutos, e ainda assim colocando apenas mais um atacante – Gabriel Veron.

Mas já que falamos de comando técnico, parece que o próximo a ocupar tal cargo será mesmo Miguel Ángel Ramírez. Adepto de um futebol ofensivo e que em muito lembra o que o Verdão jogou nos melhores momentos de sua vida, o espanhol é a bola da vez. Só que ele precisar saber de uma coisa: sua atual equipe, a do Independiente Del Valle equatoriano, é um micróbio se comparada ao Palmeiras. Derrotas e eliminações fazem parte da história do clube equatoriano, já para nós derrotas e eliminações semelhantes pesam infinitamente mais. Isso significa que se no Verdão ele perder jogos de forma humilhante, como alguns que já perdeu no Equador, o peso sobre suas costas será muito, mais muito maior. Ou seja: caso de fato se torne o comandante palmeirense, Ramírez precisará fazer nosso time ter um padrão de jogo ofensivo, sim, mas sem tornar vulnerável nosso sistema defensivo.  

Portanto, se de fato optar por vir, é melhor que Miguel Ángel Ramírez venha armado – de boas ideias, de conhecimento da história e das características do maior campeão do futebol brasileiro e, principalmente, de muito respeito pelo que o Palmeiras representa no cenário mundial.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MAYKE – 4
MUITO RUIM

ÉMERSON SANTOS – 5
REGULAR

GUSTAVO GÓMEZ – 5
REGULAR

VIÑA – 5
REGULAR

PATRICK DE PAULA – 5
REGULAR

GABRIEL MENINO – 4,5
RUIM

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 6
BOM

LUCAS LIMA – 5
REGULAR

LUIZ ADRIANO – 4,5
RUIM

ANDREY “CEBOLA” LOPES – 3
PÉSSIMO

WESLEY – 5,5
SATISFATÓRIO

DANILO – 5
REGULAR

GABRIEL VERON – 5
REGULAR

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

20 Responses to VAI ENCARAR, MIGUEL ÁNGEL?

  1. saudações… sei não.. tá me cheirando 2012..quando o Felipão conseguiu na bacia das almas ganhar a copa do brasil… e em seguida… perdeu umas 10 partidas no brasileirão… o Nobre no desespero foi buscar um tal de Gareca… que perdeu outras 10 e fomos para na 2da divisão…
    Esse tal de Gareca.. um bom treinador.. fez o palmeiras comprar uns 5 argentinos sendo o unico mais ou menos foi um beque central.. o Tobio,, me parece que estamos pagando por parte deles até hoje…
    Espero que não cometam o mesmo erro… contratam o Miguel Angel.. que vai trazer a galera dele… e uma baciada de jogadores… Sei não Marcio.. tá me cheirando 2da divisão de novo…. vc que conhece a turma… dá um grito de alerta pra diretoria.. refresca memória deles…
    grande abraço a todos

    • José Aparecido-Mogi das cruzes

      Tenho receio que isso aconteça também.
      Ainda mais agora que a situação está sendo deflagrada, os vagabundos de plantão vão fazer mais corpo mole.
      A intenção de muitos alí é f… O Palmeiras.
      Márcio, oque vc acha que a diretoria e comissão técnica deveria fazer mediante está situação?

      • Márcio Trevisan

        Zé: não há muito o que fazer a não ser contratar um novo treinador e alguns reforços que cheguem para jogar.

        Não dá pra mandar meio time embora neste momento, pois o ano de de 2020 só acabará em fevereiro de 2021.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Vigar, salve.

      As situações são diferentes, pois em 2012 o time era infinitamente pior do que o de hoje.

      Em relação aos argentinos que vc citou, o melhor deles não foi Tobio, e sim Cristaldo.

      Abs.

  2. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa tarde a todos!
    Falar mal e criticar este time atual do Palmeiras é chover no molhado.
    É notório que o ambiente entre esses vagabundos está deteriorado.
    Temo pelo pior, ou seja, vamos fazer companhia aos gambás na parte de baixo da tabela.
    A solução é uma reformulação imediata.
    Chega de passar (tanta) raiva.

    • Márcio Trevisan

      Zé: não há dinheiro para uma reformulação completa.

      Ela tem de ser feita aos poucos, com a chegada e jogadores que venham para serem titulares.

      Abs.

  3. Roberto Alfano

    Boa tarde, um absurdo a escalação deste jogo, e ainda com os nervos na flor da pele!!!

    Gostaria de saber, o problema é mais tático, tem que deixar o Wesley e o Gabriel Veron, jogarem nas respectivas posições que sabem jogar.

    Este não é o Palmeiras que conhecemos!!!!

    Abraço.

  4. Bom dia, Márcio.

    Será que alguém tinha dúvida de que não seria mais um fiasco ontem? O Palmeiras está em frangalhos e só nos resta juntar os cacos. Confesso que, para mim, se tornou uma situação preocupante, pois perdemos o rumo. Só não falo em rebaixamento porque há times infinitamente piores que o Palmeiras e teríamos que fazer um esforço hercúleo para cair para a série B.

    O Sr. Ramirez (se realmente contratado) terá muito trabalho pela frente. Primeiro, deverá recuperar a autoestima do time, que está lá embaixo. Segundo, terá que encontrar um padrão de jogo diferente do que vinha tentando seu antecessor. Terceiro, separar o joio do trigo do elenco (o time está rachado e qualquer um percebe isso).

    É justo culpar o técnico interino pelo fiasco? Não. Nem Guardiola ou Klopp salvariam o Palmeiras de mais um vexame ontem e por uma razão muito simples: ninguém em campo sabia o que tinha que ser feito.

    A torcida organizada do Palmeiras fez certo no sábado. Foi até o centro de treinamento protestar contra os atletas e diretoria, mesmo vendo o técnico antecessor ir embora. É suficiente? Não, mas mostra que alguns ainda enxergam claramente quem merece ser cobrado.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Válter: em relação à cobrança por parte da torcida, não é bem por aí.

      Alguns jogadores cujos nomes foram citados estão sendo perseguidos não por deficiência técnica ou de caráter, mas sim porque não contribuem financeiramente com as torcidas organizadas.

      Isso sempre aconteceu e sempre acontecerá em todos os clubes.

      Abs.

  5. Fagner Pereira

    Bom dia Márcio e amigos palmeirenses!

    Assim como eu, devem estar putos em ver desmoronar algo que foi reconstruído as duras penas. Hoje venho falar aqui algo que até 2014 era recorrente (não sei se vai lembrar Márcio), vamos pensar no próximo ano, pq esse já era.

    Na proporção de 100% divido a culpa em 50% Diretoria, 25% Comissão técnica e 25% Jogadores. Porque, os atletas se acomodaram nos altos salários e contratos longos. Comissão que não consegue tirar mais nada desses jogadores que não querem nada.

    Por fim a diretoria, que tem um presidente omisso, banana, pau mandado da patrocinadora e que mudou a forma de contratos, no caso um valor fixo mais a produtividade que vinha dando certo. Fato é o seguinte, enquanto alguns atletas que aqui estão continuarem pode colocar quem for no comando técnico que não vai mudar muita coisa.

    Ps: Um time que joga com cinco no meio campo, não ganhar uma no setor é para repensar algumas coisas. Não acham?

    Abraços.

    • Bom dia, Fagner.

      Já que você perguntou, me permita responder.

      Concordo com a sua divisão de responsabilidades, mas atribuiria a seguinte proporção: 60% presidência/diretoria/gerência, 30% atletas e 10% comissão técnica. Me permita explicar.

      A presidência, diretoria e gerência de futebol inoperantes do Palmeiras são, sem sombra de dúvidas, os principais responsáveis pelo que estamos vivendo. São passivos e sem a menor iniciativa de mudar o cenário atual.

      Os “atletas” veteranos se tornaram acomodados. Possuem contratos de longo prazo, recebem uma babilônia de dinheiro e a presidência, diretoria e gerência não fazem nada para mudar isso. Há quem diga, inclusive, que os jovens da categoria de base já estão insatisfeitos por carregar o piano e ver o dinheiro grosso ir para os medalhões. Essa é a razão de, aparentemente, termos hoje um elenco rachado.

      A comissão técnica vem trabalhando com o que foi escolhido pelas presidência, diretoria e gerência de futebol. Várias comissões já passaram por ali desde a reformulação de 2015 e conseguiram, por algum tempo, sucesso que foi revertido em títulos. Porém, nosso elenco é como uma garrafa de refrigerantes de 2 litros: passou da metade, perde o gás.

      Um abraço.

      Valter

    • Márcio Trevisan

      Fagner: o problema é que este ano não terminará no fim deste ano – ele se estenderá e se unirá a 2021.

      Ou seja: se o clube optar por fazer uma reformulação no elenco, o que aliás creio ser inevitável, terá de fazê-lo com o carro andando.

      Abs.

  6. JORGE FARANI

    Se tivesse acesso a algum meio de comunicação com o Miguel Angel Ramirez eu daria um conselho e orientaria para pedir um salario de 2 milhões de dólares com uma multa rescisória de 50 milhões, e com isso o Palmeiras desistir da sua contratação, pois não precisa trabalhar do Palmeiras para saber que bagunça e esse departamento de futebol do clube que nos 6 últimos anos já teve mais de 10 técnicos e ainda mais o fato de enfrentar uma das torcidas mais enjoadas e exigentes do mundo, a ainda tem um plantel “recheado” de mafiosos que derruba qualquer treinador. Se ele aceitar pode botar a “barba de molho” e esperar que com menos de seis meses ele ser mandado embora. “Se eu fosse um técnico de futebol não aceitaria nunca treinar o Palmeiras”.

    • Márcio Trevisan

      Farani: tudo o que vc escreveu faz sentido.

      Mas vc se esquece de ver o outro lado da história: o cara tem 35 anos e a chance de assumir o comando de um dos maiores clubes do mundo. Se conseguir títulos no Palmeiras, certamente terá abertas as portas do futebol europeu.

      Isso mexe com a vaidade de qualquer um.

      Abs.

      • JORGE FARANI

        O Miguel Angel Ramirez mostrou que tem juizo. Acredito que ele já estava muito bem informado das coisas do Palmeiras.

  7. Esse técnico que dirigiu o time ontem teve uma oportunidade ímpar na vida de dirigir um gigante como o Palmeiras e o que ele fez?! Jogou a medo contra um pequeno Fortaleza. Primeiro, deveria colocar o Menino na lateral direita (foi ali que ele foi convocado para a seleção principal brasileira). Então já sacaria um cabeça-de-bagre chamado Mayque (Mayque cara ruim de bola). O tal do Andrey Lopes conseguiu ser pior que o Luxa, entrou com o Lucas Lesma (ninguém avisou o Lesma de que o Luxa já tinha caído e que já podia jogar futebol?) e deixou o nosso melhor jogador no momento, o Wesley, no banco de reservas. Meu Deus. Tirando duas porcarias do time (Mayque e Lesma) já sobraria espaço para o Wesley e o Bigode e assim poderia jogar mais ofensivo. Mas o projeto de anta entra com um time defensivo e mesmo assim me perde para um Fortaleza desfalcado, diga-se de passagem.

    • Márcio Trevisan

      Então, Tadeu, concordo com tudo o que vc escreveu.

      O Cebola foi bem nos dois últimos jogos de 2019, mas ambas as partidas foram praticamente amistosas para nós.

      Já o jogo de ontem, assim como os próximos, são importantíssimos, e erros como os que vimos neste domingo não podem se repetir.

      Abs.

  8. Conforme prometi não faço mais comentários sobre jogos individuais do Palmeiras.
    O Palmeiras tem que ter cuidado com o abismo da 2å divisão.
    O Palmeiras tem que se preparar pro milagre de se classificar em jogos das copas.
    Finalmente o Palmeiras tem que ter outro elenco em 2021.
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Jair: o problema é que 2020 não terminará em 2020 – ele se unirá a 2021.

      Quer um exemplo? O Brasileirão de 2020 terminará em um domingo, e apenas três dias depois, numa quarta-feira, começará o Paulistinha.

      Ou seja: se o clube optar por fazer uma reformulação no elenco, o que aliás creio ser inevitável, terá de fazê-lo com o carro andando.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>