ATÉ PRA “ELAS”, VERDÃO?

Vergonha pouca é bobagem: mesmo quem nunca vencera na Arena conseguiu ganhar hoje

Meus amigos.

Desta vez, eu não vou tomar o tempo de vocês discorrendo sobre o que foi mais uma derrota do Palmeiras. E sabem por quê? Porque eu temo me tornar repetitivo, pecado mortal para qualquer jornalista. Hoje, o Verdão jogou mal pelos mesmos motivos que vem jogando mal desde o começo deste ano, mesmo quando faturou os títulos da Florida Cup e do Paulistinha. Então, se é sempre a mesma coisa, por que eu vou repetir, repetir, repetir…?

Sendo assim, prefiro me ater a dois pontos que julgo serem mais importantes: o elenco que temos no momento e as palavras de Wanderley Luxemburgo depois da derrota no “Choque-Rei”. Vamos a eles:

1 – Desde o final de 2019, nada menos do que 17 jogadores deixaram nossa equipe, a saber: Antônio Carlos, Borja, Carlos Eduardo, Deyverson, Edu Dracena, Fernando Prass, Hyoran, Jean, Matheus Fernandes, Thiago Santos, Alanzinho, Diogo Barbosa, Dudu, Pedrão, Victor Luís, Vítor Hugo e Bruno Henrique. Não questiono, aqui, a qualidade de cada um e se um ou todos deveriam mesmo ter ido embora, mas saliento que mais de um time e meio puxou o carro. E quantos vieram desde então? Apenas e tão somente seis: Viña e Rony, contratados, além dos quatro garotos oriundos da equipe sub-20 – Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley e Lucas Esteves. Ou seja: além do número dos que chegaram ser muito menor do que o número dos que saíram, o que por si só já gerou uma perda quantitativa, houve também uma inquestionável perda qualitativa. Ou será que alguém acha que um adolescente como Gabriel Veron pode substituir um jogador com o nível de Dudu?

2 – Nesta semana, um jornalista me perguntou, via redes sociais, se eu era a favor da demissão do nosso treinador. Respondi a ele que não, mas que infelizmente não via outra alternativa se a equipe não começasse a jogar um futebol ao menos minimamente condizente com a sua história. Hoje, após ver a longa entrevista, quase um desabafo, de Luxemburgo depois da derrota para o São Paulo/SP, estou ainda mais certo da minha convicção. É claro que, sob seu comando, ganharemos algumas partidas, mas podem anotar: quando o bicho pegar, mesmo, quando chegar a hora de decidir uma vaga na Copa do Brasil ou na Libertadores, tudo será muito mais complicado. Nossos jogadores parecem desestimulados e não conseguem realizar em campo aquilo que Luxa quer. E o técnico, por sua vez, começa a dizer coisas como precisamos decidir se o melhor é jogar mal, mas mesmo assim talvez vencer, ou jogar bem e, mesmo assim, talvez não vencer ou, então, precisamos discutir se eu tenho um elenco capaz de jogar bem e vencer. Tais palavras são de alguém que não sabe mais o que fazer para dar a uma equipe o padrão de jogo que qualquer equipe precisa para atingir os seus objetivos. E quando isso acontece, é fim de linha. Esta é, lamentavelmente, a minha opinião.

Por fim, prezado palmeirense, a informação mais importante: uma reunião prevista ainda para este domingo, mas que poderá ser adiada para segunda-feira pela manhã, decidirá o futuro de Wanderley Luxemburgo. As pressões são fortíssimas para que Maurício Galiotte o demita imediatamente, mas quem defende a permanência do treinador salienta que dos próximos cinco jogos – Coritiba/PR, Fortaleza/CE, Tigre/ARG (pela Liberta), Atlético/GO e Bragantino (pela Copa do Brasil) – somente não somos favoritos a vencer no Ceará. Acreditam os que ainda apoiam WL que, se estas quatro vitórias vierem, a equipe pode embalar, ganhar confiança, voltar a jogar bem e, principalmente, a vencer bem.

Pode ser que isso aconteça? Claro que pode – no futebol, tudo é possível. Mas você aposta seu salário que o Palmeiras ganhará quatro dos próximos cinco jogos? Eu não aposto o meu. E olha que ele é bem menor, mas bem menor mesmo do que o mais baixo salário pago a qualquer jogador do Palmeiras.

Obs.: a palavra “elas”, inserida no título desta crônica pós-jogo, se refere, obviamente, às estrelas são-paulinas.

 

ANÁLISES INDIVIDUAIS

JAÍLSON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 5
REGULAR

FELIPE MELO – 6
BOM

LUAN – 5
REGULAR

LUCAS ESTEVES – 4
MUITO RUIM

PATRICK DE PAULA – 6
BOM

ZÉ RAFAEL – 4
MUITO RUIM

RAPHAEL VEIGA – 5,5
SATISFATÓRIO

LUCAS LIMA – 6
BOM

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

WESLEY – 5,5
SATISFATÓRIO

WANDERLEY LUXEMBURGO – 5
REGULAR

GUSTAVO SCARPA – 5,5
SATISFATÓRIO

DANILO – 5
REGULAR

LUIZ ADRIANO – 5
REGULAR

RAMIRES – 5
REGULAR

GABRIEL VERON – 4,5
RUIM

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

19 Responses to ATÉ PRA “ELAS”, VERDÃO?

  1. Vicente Ranieri Jr

    Márcio, bom dia.
    Acredito que você já tenha respondido essa pergunta, mas devo ter perdido a resposta.
    Qual a diferença entre os empréstimos da Crefisa ao Palmeiras e o dos donos da MRV ao Atlético Mineiro ?
    Muito se falou quando a Receita Federal mudou o formato do “empréstimo” da Crefisa, mas não vejo a mesma cobrança nos gastos da MRV.
    Obrigado e boa semana.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Vicente.

      A MRV é uma construtora cujo presidente é torcedor fanático do Atlético/MG. Ele empresta o dinheiro que o clube precisa para contratar jogadores e, quando estes forem negociados, a empresa recebe o que lhe é devido, mas sem juros e nem qualquer tipo de correção.

      A CREFISA é uma financiadora cuja presidente é torcedora fanática do Atlético/MG. Ele empresta o dinheiro que o clube precisa para contratar jogadores e, quando estes forem negociados, a empresa recebe o que lhe é devido, mas com juros e todo o tipo de correção.

      Espero ter tirado a sua dúvida lhe dou as boas-vindas a esta seção.

      Escreva sempre!!!

  2. Que presente de dia das crianças (apaixonadas pelo palmeiras) acabamos de ganhar!
    O site oficial do clube acaba de confirmar a venda em definitivo do ex_gamba Bruno Henrique.
    Boa viagem, não volte nunca mais pra trotar, andar em campo e nos enganar, mesmo você recebendo R$ 1.000.000,00 por mês.
    Em tempo :_ Se você tiver algum sentimento pelo Palmeiras , por favor, tente fazer a cabeça do pessoal de comando do seu novo time, pra contratar seu ex_colega de meio de campo, um tal de Ramires.
    Vai ser o maior gol de placa que você fará pelo Palmeiras.

    • Márcio Trevisan

      Jair: vc está sendo injusto.

      BH foi mal neste ano e, no ano passado, também deixou a desejar. Mas foi importantíssimo na conquista do Brasileirão de 2018.

      Como historiador, aprendi que temos de analisar a passagem de um atleta como um todo, e não apenas pelas últimas apresentações.

      Abs.

      • Marcio
        Respeitosamente vou tentar argumentar com voce, mesmo tendo a certeza que é muito difícil, pois sou apenas um mero torcedor do Palmeiras desde o comecinho dos anos 60 do século passado e você é sem sombra de dúvidas um ótimo jornalista e historiador do Palmeiras.
        Mas vamos lá:_
        1°) não tenho intensão de menosprezar o que o Bruno Henrique jogou em 2018, mas quem ganhou o campeonato brasileiro com o ex técnico Felipão foram os jogadores RESERVAS do Palmeiras.
        O Bruno Henrique fazia parte do time reserva ?
        2° ) Você fala em “nao apenas pelas últimas apresentações ”
        Caramba esse cara passou 2 anos, isto mesmo 2 anos andando em campo, desde que ele assinou um contrato novo, num erro absurdo do galioti em não permitir que os chineses pagassem a multa de 6 milhões de euros que era a multa prevista no contrato do Bruno Henrique e passasse o salário dele pra esse valor estratosféricos de 1 milhão/mês.
        Isto fez com que ele “com o.burro na sombra” passasse a trotar em campo por quase 2 anos!
        3° ) Você que já foi assessor de imprensa do Palmeiras, me responda, qual é o efeito nos jogadores mais jovens, e nos que são contratados pra ser incorporado ao time de ver um cara ganhando esse salário e andando em campo, se dar ao trabalho de somente dar toquinhos pra trás e de lado?
        Abçs

        • Márcio Trevisan

          Jair: agradeço os elogios.

          Entendo seu ponto de vista, mas o futebol não é algo tão simples assim. Há vários fatores que determinam o rendimento de um atleta, inclusive os que acontecem extracampo.

          Para mim, a discussão da esposa com um torcedor no meio da rua não foi algo que tenha abalado BH, pois se o torcedor errou em cobrar o atleta fora do estádio – e errou – a esposa do atleta também errou ao bater boca com um torcedor.

          O que talvez tenha feito BH “amolecer” foi o fato de, semanas mais tarde, sua esposa ter sido identificada e muito ofendida nas tribunas do Palestra num dia de jogo. Creio que, a partir de então, ela tenha ficado no ouvido do cara, pressionando-o a deixar o clube. E um jogador que permite que sua esposa tome à frente dele próprio em uma discussão com um torcedor com toda a certeza sempre diz as últimas palavras: “sim, senhora”.

          De qualquer forma, BH ajudou o Palmeiras por um bom tempo, cumpriu seu papel e, sinceramente, creio que sua saída não nos fará mal nenhum.

          Abs.

          • Nota 10 pras suas explicações.
            Nota 1000 como jornalista, historiador e palmeirense que realmente ama o Palmeiras !
            Abçs

          • Márcio Trevisan

            Obrigado, amigo.

            Abs.

  3. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa noite a todos!
    Chega a ser revoltante ter 3 meias que somando os salários chega a quase 2 milhões de reais e nenhum mísero chute pro gol.
    O WL tem parcela de culpa nesta situação, mas na minha opinião nosso time é um bando de vagabundos e mentirosos, incluindo os muleques que precisam aprender e treinar fundamentos.

    • Márcio Trevisan

      Zé: por mais vencedoras que sejam nossas categorias de base, fundamentos é algo que não se treina há muito, mas muito tempo por aqui.

      E esta é uma das razões da baixa qualidade técnica do futebol brasileiro.

      Abs.

  4. roberto alfano

    Boa tarde, concordo plenamente com sua muito boa crônica, caro Trevisan, mais qual o Técnico temos hoje no mercado, será que o Guardiola faria o Palmeiras jogar melhor!!!

    Outra coisa muito conhecida no Futebol, quem não faz toma!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano, obrigado.

      Não precisamos pensar em Guardiola, mas podemos dar uma olhada pelos países da América do Sul. Isso, claro, se Luxa continuar a pisar na bola à beira do gramado e nas entrevistas.

      Abs.

  5. Tiago Santos

    Olá! Não acredito que a demissão do Luxemburgo seja a atitude correta no momento, pois quais alternativas melhores teríamos no mercado para contratação. Como enfatizado, a redução quantitativa e qualitativa do elenco é mais clara. A conquista do Paulistinha, em cima do maior rival, tem seus méritos. A oscilação, a irregularidade da equipe é que precisa encontrar um meio termo. Com relação ao jogo, não se pode deixar relevar os desfalques para um elenco tão enxuto. Esse ano é atípico e o clube está buscando um equilíbrio nas contas. Pensando no futuro, fato é que a conquista do BR20 é praticamente impossível. Importante é se manter na parte de cima da tabela e usá-lo como preparação para Libertadores e Copa do Brasil, onde o importante é o resultado, independente da apresentação de um futebol vistoso ou não. Troca de treinador só deve ser discutida ao fim da temporada.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tiago.

      Também não vejo ninguém no mercado brasileiro que seja tão superior assim a Luxa.

      Mas não custa nada dar uma olhada nos países vizinhos, certo?

      Que bom que você voltou por aqui. Escreva sempre!

      Abs.

  6. JORGE FARANI

    Caro Márcio,
    Sempre ao final de cada jogo do Palmeiras eu acesso o seu blog para ver seus comentários e na grande maioria concordo com sua opinião.
    No entanto tenho uma opinião de que já virou vicio o jogador jogar pouco tempo em seu pais e seguir logo para a Europa, que como você bem sabe é a capital financeira do futebol.
    Com isso eu acho que, quando o time é montado e ele fica ganhando títulos, vale a pena lutar para manter determinados jogadores, porém quando a “fonte seca” e o clube recebe propostas para negociar ele deve aceitar a negociação pois termina o jogador ficando acomodado no clube e dá no que está acontecendo no Palmeiras que está querendo vender alguns jogadores e não está conseguindo pois queiram ou não o que valoriza muito o jogador são os títulos que eles conquistam na sua passagem pelo clube.
    Resumindo: mesmo com a promoção de alguns jogadores da base o Palmeiras tem um time envelhecido, não na idade, mas no tempo de clube que tem determinados jogadores e isso para mim é um problemão para que quem chega, pois tem que se enquadrar aos “mafiosos” que ficam ainda no ambiente.
    Em tempo: na relação você esqueceu o nome do maior desperdício feito pelo clube, o Borja! No mais concordo em tudo no seu comentário.
    Um forte abraço.

    • Márcio Trevisan

      Farani: vc tem razão.

      O Borja foi tão “bem” no Palmeiras que me esqueci até do dia em que ele foi embora – rs…

      Já está corrigido.

      Abs e obrigado pela correção.

  7. Paulo Bergo

    Não quero falar sobre o jogo de ontem porque é chover no molhado, vamos falar da coletiva do Luxemburgo. Em qual rodada o Luxemburgo cairá? Ouvir aquelas explicações após a partida e esperar algo novo, impossível. Até o OO era mais vibrante e o time jogava mais bonito em 2015. WL , obrigado mas …. vaza!
    Seu destino parece ser meio óbvio, Itaquera mas o certo seria a aposentadoria. Vá para TV e continue a dar explicações usando como exemplo os anos 90 e 2000, pois você ficou lá.

    • Márcio Trevisan

      Bergo: sou obrigado a concordar com você, pois as explicações de WL após os jogos são ainda piores do que o futebol apresentado pelo Palmeiras.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>