QUE VOLTEM AS CORNETAS!

Palmeiras não tem vergonha na cara e perde pra candidato à Série B de 2021

Meus amigos.

Lembram-se daquele antigo ditado, que diz “Se arrependimento matasse…”? Pois é: se isso acontecesse, vocês teriam perdido este amigo do outro lado da telinha. Afinal, eu pedi a todos, em nosso mais recente encontro, que dessem uma pausa na corneta. E fui mais além: disse até que “o momento do Palmeiras pedia reflexão – e também paciência”.

Então: quebrei a cara. Justamente quando eu acreditei que o nosso time voltaria a apresentar um bom futebol, como vimos diante do Bolívar/BOL e do Ceará/CE, jogamos uma das piores partidas deste ano. E o pior é que conseguimos perder (aliás com todo o merecimento) de um dos piores times deste Brasileirão e que, podem anotar, é um dos mais certos candidatos ao rebaixamento à Série B do ano que vem.

O coitado do Botafogo/RJ só tem, mesmo, uma história gloriosa. Com exceção de seus dois goleiros – o titular Gatito e o reserva Cavalieri -, a equipe carioca é de dar pena. É por esta razão que não estou aborrecido pela derrota, até porque foi apenas a terceira em 36 partidas nesta temporada e, claro, uma hora a gente iria perder uma. O que me deixou “p” da vida foi o ridículo futebol apresentado no primeiro tempo, o qual já merecíamos ter terminado em desvantagem no placar, e mais ainda o fato de só começarmos a jogar alguma coisa quando levamos dois gols em cinco minutos.

A partir de então, o Verdão sobrou em campo. Então, pergunto: por que não jogamos desta forma desde o começo? Por que não mostramos ao Botafogo/RJ que não existe sequer comparação entre os dois elencos e que, hoje, estamos anos-luz à sua frente em todos os aspectos? E que não me venham com a história de que jogamos sem cinco titulares (Weverton, Gabriel Menino, Gustavo Gómez, Viña e Luiz Adriano), pois mesmo que tivéssemos atuado com 11 suplentes ou mesmo com alguns suplentes dos suplentes ainda assim mandaríamos a campo um time muito superior ao da equipe da Estrela Solitária.

Outra coisa: desta vez Wanderley Luxemburgo é o menos culpado. Ele manteve a coerência e definiu como titulares todos os que haviam jogado as duas últimas partidas e que puderam jogar nesta noite. Além disso, as cinco substituições que promoveu foram acertadas, pois todas visaram melhorar nossa marcação no meio-campo, frágil com Patrick e Bruno e Henrique, aumentar nossa criação no setor, então exclusivamente a cargo de Veiga, e dar ao ataque mais uma opção aguda pelas beiradas além de Wesley. Mas o que o nosso treinador pode fazer se Willian Bigode perde um gol quase na pequena área, logo em seguida não consegue dominar a bola e só por isso é derrubado pelo goleiro e, para fechar com “chave de m…..”, bate um pênalti pior do que bateria minha avó se ela ainda estivesse fisicamente entre nós?

Parece-me claro que, embora o Campeonato Brasileiro ainda não tenha chegado sequer à sua metade, o objetivo do Palmeiras desta vez será apenas aparecer no bloco de cima, o chamado G-4, ou pelo menos o G-6. Ou seja: a ideia é garantir uma vaga à próxima edição da Libertadores sem precisar ser o campeão desta edição (algo que, cá entre nós, pelo menos por enquanto não dá nem para sonhar). Se isso valer para que a equipe priorize a Copa do Brasil e desta consiga ser campeã, beleza. Mas, e se não der? Aí, prezado internauta, teremos de nos contentar com o Paulistinha.

E neste caso, como eu vou ter moral para pedir a toda a galera alviverde que dê uma pausa na corneta?

ANÁLISES INDIVIDUAIS

JAÍLSON – 5
REGULAR

MARCOS ROCHA – 5
REGULAR

FELIPE MELO – 5
REGULAR

LUAN – 5
REGULAR

MAYKE – 4,5
RUIM

PATRICK DE PAULA – 5
REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 5
REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 5
REGULAR

RONY – 4,5
RUIM

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

WESLEY – 5,5
SATISFATÓRIO

WANDERLEY LUXEMBURGO – 6
BOM

GUSTAVO SCARPA – 5
REGULAR

LUCAS LIMA – 5
REGULAR

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

RAMIRES – 4,5
RUIM

GABRIEL VERON – 5
REGULAR

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

20 Responses to QUE VOLTEM AS CORNETAS!

  1. Aos poucos vou me lembrando das coisas e volto a comentar. Aquela cena do Jaílson resenhando e contando piada no meio de campo com o goleiro adversário, logo após o apito final de uma derrota…..representou fielmente o que é esse time.

  2. Vitórias, empates ou derrotas, fazem parte do jogo…o que estão transformando o Palmeiras é algo muito pior. Um time gelado, sem empatia, sem alma, parecem controle de televisão com a pilha fraca que vc tem que ficar dando tapa pra ele funcionar. Ele funciona, vc fica feliz, mas no dia seguinte está lá vc tendo que dar tapas de novo. Tem que trocar a pilha desse time urgentemente.

  3. Esse Rony….não tem a mínima condição de ser um jogador de futebol, quanto mais de vestir a camisa do Palmeiras. Erraram, assumam e passem pra frente. Ficar insistindo nisso pra tentar consertar um erro aí viram dois erros.

  4. Realmente não dá, não se trata de cornetas e sim que realmente não dá. E não adianta dar show contra o São Paulo, é capaz deles ganharem bem e se acharem por isso. Aí chega no próximo jogo jogam com lombriga de novo. Eu não me iludo mais. Sou muito fã do Luxemburgo mas aquele do passado, que botava fogo no time, que ia pra cima o jogo inteiro. Esse de agora só quer garantir o emprego. Uma pena.

  5. José Almeida

    Márcio, gosto ler seus comentários, alias faço isso à muito tempo, e também gosto dos comentários do Alcides e do Conrado. Luxemburgo não é nem sombra do que um dia foi, jogo de ontem, Palmeiras entrou em campo com oito jogadores e dois cone que são, BH, Rony, e Willian numa fase muito irregular, esforçado mas nada da certo. Se assim continuar a possibilidade de classificação para libertadores esta comprometida, o resto sem possibilidade. É uma opinião pessoal, logicamente divergente de muitas outras opiniões.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Almeida.

      Agradeço muito os elogios que me fez e fico honrado por acompanhar minha carreira há tanto tempo.

      Agora que “estreou” por aqui, escreva sempre, ok?

      Abs.

  6. roberto alfano

    Boa tarde, justo do Botafogo, agora quero ver no próximo Sábado, o bicho vai pegar!!!!!

    Abraço e me desculpe o desabafo.

  7. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa tarde a todos!
    Somos os melhores no papel e na folha salarial.
    Qualquer time pereba encara nosso time.
    Bando de vagabundos.
    BH tá fingindo que joga. Esse é um pilantra gambá disfarçado.
    LL: vcs viram a vibração dele ao entrar no jogo?
    E o Roni??? Misericórdia.
    A impressão é que a raiva vai ser constante este ano.

  8. JORGE FARANI

    Este ano, cada dia que passa, por mais que queira não estou conseguindo ver um jogo inteiro do Palmeiras de tão decepcionado que estou com o nosso treinador, que a exemplo de tantos outros coloca o time jogando por uma bola e com isso está aderindo ao futebol de resultado ensinado pelos gaúchos que já tivemos. Certamente esse não é o Palmeiras que queremos, principalmente quando vemos tantos times de orçamento bem inferior nos enfrentando sem qualquer temor e mais que isso, nos dando sufoco boa parte do jogo e jogando melhor.
    Acho que se o nosso treinador está preparando a equipe para jogar assim na Libertadores e na Copa do Brasil, ele está se enganando, pois no mata-mata o retrospecto dele não ajuda e muitos dos prováveis adversários disputam melhor esse tipo de competição.

    Em tempo: voce foi muito generoso dando 5 para muitos e um dos quais o Patrick de Paula que fica procurando jogar bonito numa zona do campo que é perigosa e fica errando muito.

    • Márcio Trevisan

      Farani: em torneios “mata-mata” até dá para jogar por uma bola.

      Em 2012, ganhamos a Copa do Brasil desta forma – tínhamos um time bem comum, fraco até, e chegamos ao título.

      O problema é que a bola que jogamos agora não nos qualifica nem para este tipo de torneio.

      Abs.

  9. Bom dia, Márcio.

    Ontem foi uma noite para ser esquecida. Quem estava em campo não era o time do Palmeiras, mas alguns indivíduos que se dizem jogadores de futebol. Eu ainda não vi esse ano tamanha má vontade de todo – repito, todo – o time em campo. Não houve um jogador do Palmeiras ontem que merecesse vestir esse manto sagrado que é a nossa camisa.

    Concordo com o que você escreveu acima: o Luxa fez o que podia ser feito. Com 18″ de jogo no segundo tempo ele já tinha feito as 5 substituições, querendo dar uma chacoalhada no time. Agora, ele não pode pegar a bola e bater um pênalti tão ridículo como o cobrado pelo William. Essa responsabilidade é do jogador (aliás, como os jogadores brasileiros de uma forma geral, e em especial os do Palmeiras, batem mal pênaltis).

    Volto aqui a questionar um ponto: o que estão fazendo os excelentíssimos diretor e gerente de futebol do Palmeiras, que não se movimentam para olhar o mundo e reforçar o elenco com opções viáveis? O que estão pensando em termos de planejamento? Esse é o trabalho deles e eles são os maiores responsáveis pelo nosso descontentamento. A torcida do Palmeiras agradece se eles quiserem começar a trabalhar, pois até agora não vi absolutamente nada que tenham feito para justificar os altos salários que recebem.

    A torcida do Palmeiras precisa cobrar aqueles que se escondem detrás das cortinas, não aquele que dá a cara a tapa. Esse trabalha com aquilo que lhe deram.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: a pandemia evitou que entrassem nos cofres do Palmeiras cerca de R$ 200 milhões até o fim deste ano.

      Ou seja: não há dinheiro para grandes contratações, e para contratar apenas para compor o elenco é melhor não contratar.

      Talvez a solução seja pedir ajuda, de novo, à Dona Leila.

      Abs.

  10. Desisto de comentar individualmente cada jogo.
    Desisto de falar novamente sobre o Bruno Henrique e o Ramires.
    A partir de agora, como penso no Palmeiras como um Gigante a nível mundial, somente farei comentários MAIORES sobre o Palmeiras, sendo assim vamos lá:-
    Continuo torcedor fanático pelo Palmeiras, sendo assim:-
    1º) Vou torcer demais pro Palmeiras ganhar a Copa do Brasil deste ano.
    2º) Vou torcer demais pro milagre do Palmeiras ganhar o Campeonato Brasileiro deste ano.
    3º) Vou torcer demais pro Palmeiras NÃO ganhar em hipótese nenhuma a Copa Libertadores da América deste ano.
    Colegas Palmeirenses imagina numa final de Campeonato Mundial de Clubes, o nosso AMADO Palmeiras perder de 8 X 0 Do Bayer de Munich.
    Isto mesmo placar final do mundial Palmeiras 0 X 8 Bayer de Munich.
    ESTE ELENCO MAMBEMBE DO PALMEIRAS NÃO TEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE ENFRENTAR UM TIME COMO O BAYER DE MUNICH !
    Vai ser a maior humilhação que nós Palmeirenses vamos enfrentar na vida !
    Seremos massacrados pelos marginais, são paulinos, santistas, flamenguistas, etc…

    Eu não desejo isto pra nenhum colega Palmeirense !
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Jair: não precisa ter medo.

      Neste ano, não teremos Mundial Interclubes porque a Libertadores só terminará no ano que vem.

      Abs.

  11. Caro amigo Trevisan. O técnico Luxemburgo se tornou um covarde? Está jogando para não perder os jogos e consequentemente se manter no emprego ? Ele não é mais o mesmo técnico dos 100 gols ? Se tornou um retranqueiro ? Meu Deus, quanta decepção.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: não se pode exigir que Luxa monte um time para marcar 100 gols porque ele não tem jogadores capazes para tanto.

      Aliás, nem ele e nem nenhum outro treinador no futebol brasileiro.

      Abs.

  12. António Manara

    Na minha opinião o Palmeiras deveria ter nota de 4 pra baixo. Jailson, Marcos Rocha, Luan, Felipe Mello, Veron e Patrick, nota 4. Os demais nota 0,zero.

  13. António Manara

    Márcio, me desculpe mas a nota do Luxemburgo deveria ser péssima. Um técnico que consegue colocar em campo , 10 jogadores, porque Bruno Henrique e Ramires, não entraram em campo. Ontem fiquei decepcionado com o Palmeiras.

    • Márcio Trevisan

      Manara:não é preciso se desculpar.

      Luxa é o principal responsável, mas não é o único.

      E todos sabemos quais são os outros.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>