UMA PAUSA NA CORNETA

Momento do Palmeiras pede reflexão – e também paciência – por parte dos palmeirenses

Meus amigos.

Todos sabem que o termo “corneteiro” se originou com a nossa torcida, e isso faz tantos anos que nem mesmo este jornalista, cinquentão já há algum tempo, havia nascido. Mas há momentos em que até mesmo nós, os palmeirenses, devemos dar uma pausa em nossas cornetadas, mesmo que tenhamos alguns – ou vários – motivos par mantê-las vivas e fortes. E eu creio que este seja um deles.

Explico: com a vitória por 2 a 1 sobre o Ceará/CE neste sábado, o Palmeiras manteve-se invicto por mais uma partida (agora já são 20, por ora a 11ª maior série invicta de toda a nossa história); atingiu os 22 pontos no Brasileirão e chegou ao 3º lugar na classificação ao lado do Internacional/RS (mas com o detalhe de ter um jogo a menos do que o clube gaúcho); e, percentualmente, apresenta 61.1% de aproveitamento (índice inferior somente ao do líder momentâneo da competição, o Atlético/MG).

Tais números poderiam ser ainda melhores? Claro que sim, sobretudo se não tivéssemos deixado escapar pontos nos últimos minutos de alguns jogos, como contra Bahia/BA e Grêmio/RS, ou outros dentro de casa, como diante de Sport/PE e Goiás/GO. Mas sejamos sinceros: estes mesmos números são ruins? Se vocês assim os consideram, respeito tal opinião, mas me permito discordar. Na verdade, o que não está muito legal é a forma como nosso time vem obtendo tais resultados, tais números.

Hoje, porém, a vitória palmeirense foi indiscutível e merecidíssima. Não fossem pelo menos três grandes defesas do nosso inesquecível Fernando Prass, o placar teria sido amplamente favorável ao Verdão. Aliás, vale lembrar que o gol de empate dos caras, fruto de uma bobagem tripla (de Weverton e Patrick de Paula no lance que originou o escanteio e de Gustavo Gómez após a sua cobrança), foi irregular: no momento em que a bola é roubada e tocada para o grandalhão Cléber, o centroavante da equipe cearense estava impedido, lance que não foi impugnado nem pelo bandeirinha e nem pelo árbitro de vídeo (para que catzo serve este tal de VAR?).

Desta vez, por sinal, em nenhum momento nos deixamos dominar pelo adversário, que só teve algumas chances devido a erros individuais dos nossos atletas. Além disso, criamos infinitamente mais, concluímos 28 vezes a gol e não abusamos das horrendas ligações diretas. E mais: ao que parece Wesley chegou para ficar na equipe titular, já que novamente foi o melhor da nossa equipe e só não marcou de novo porque Prass e a trave não lhe permitiram.

Tudo o que eu escrevi acima não me impede, porém, de ver os problemas que o time apresentou. Por exemplo: novamente nos abalamos psicologicamente após levarmos um gol; alguns atletas tiveram atuações ruins, casos de Gómez, Bruno Henrique e Rony; e o nosso treinador cometeu o absurdo de, logo após Bigode ter marcado o segundo gol, sacar o único jogador que poderia puxar um contra-ataque (Wesley) e colocar em seu lugar um zagueiro (Luan). Se isso não é chamar o adversário para dentro da nossa área não sei mais o que pode ser. Como venho dizendo há algum tempo, a cada dia conheço menos este Wanderley Luxemburgo, que não tem nada a ver com aquele Wanderley Luxemburgo com quem trabalhei e que aprendi a admirar não só no Palmeiras, mas em todos os clubes por que passou.

De qualquer forma, prezado internauta, pelo menos desta vez não deixamos a vitória escapar. Tomara isso sirva de incentivo para as próximas partidas deste Campeonato Brasileiro que, pelo menos por enquanto, ainda tem a disputa pelo seu título em aberto.

E se conseguirmos silenciar nossas cornetas, nem que seja só um pouquinho, certamente ajudaremos nossa equipe a de novo conquistá-lo.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 5
REGULAR

MARCOS ROCHA – 5,5
SATISFATÓRIO

FELIPE MELO – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO GÓMEZ – 4,5
RUIM

VIÑA – 5,5
SATISFATÓRIO

PATRICK DE PAULA – 5
REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 4,5
RUIM

RAPHAEL VEIGA – 6,5
MUITO BOM

RONY – 4,5
RUIM

WILLIAN BIGODE – 6
BOM

WESLEY – 7
ÓTIMO

WANDERLEY LUXEMBURGO – 5
REGULAR

GUSTAVO SCARPA – 6
BOM

LUAN – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

GABRIEL SILVA – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

RAMIRES – 5,5
SATISFATÓRIO

DANILO – 5
REGULAR

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

14 Responses to UMA PAUSA NA CORNETA

  1. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Boa tarde a todos!
    Difícil não cornetar ver o BH jogando.
    Aliás, ele finge que joga.

  2. Nem vou falar mais nada, quem sou eu pra dizer o que o Luxemburgo deve ou não fazer ? O cara ganhou quase tudo no futebol. Só acho estranho as vezes a forma que ele posta o time, mas tem muita vagabundagem de jogador também, não faz o que o cara pede, se arrasta em campo, tem isso também.

  3. António Manara

    Nesse ponto concordo com vc. Mas nossos zagueiros, Gomes e Felipe Melo, estavam falhando muito e penso que tentou consertar a defesa.

  4. Boa noite, Márcio.

    Concordo com você. Vamos aposentar as cornetas por um momento e deixar as coisas mais leves para o Verdão deslanchar.

    Eu não sei qual será o esquema tático a ser definido pelo Luxa, mas nem que seja o 1-1-8 o Wesley não pode sair do ataque do Verdão. Ele é o único dos jogadores que temos que consegue se aproximar ao que fazia Dudu, ou seja, partir para cima com confiança, deixar os zagueiros indecisos e proporcionar chances claras de gol. Me arrisco a dizer que é o melhor atacante que temos no elenco e que, se corretamente treinado, pode vir a ser o grande destaque dessa temporada.

    Achei as substituições feitas pelo Luxa um pouco estranhas. PP estava muito confiante, chutando todas as bolas com perigo e ele sacou o rapaz aos 22′ do segundo tempo. Wesley estava muito bem, atormentando a zaga com seus dribles desconcertantes e ele sacou o rapaz. Eu teria mantido os dois até o fim, pois são jovens, estavam bem e tem gás pra queimar.

    Por fim, o que vemos são medalhões no banco e molecada arrebentando. Parabéns ao Palmeiras por estar fazendo o que deve ser feito: valorizar e dar chances àqueles que querem fazer a diferença pelo Verdão.

    Um abraço.

    Valter

    P.S. Que saudades do Prass. Ainda joga muito!

    • Márcio Trevisan

      Valter: PP saiu porque, embora estivesse chutando bem de fora da área, já havia perdido bolas fáceis, como no lance que originou o gol do Ceará/CE e também numa outra jogada na etapa final.

      Quanto ao Prass, nada de surpresas: o cara ainda é bom demais!

      Abs.

  5. Roberto Alfano

    Boa tarde, caro Trevisan, muito boa sua crônica, se olharmos a Tabela do Campeonato só depende de nós brigarmos pela liderança, não é fácil porém podemos tentar.

    Valeu Willian Bigode, continua mostrando raça, principalmente aos mais jovens, que vamos conseguir chegar.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      O problema é que tem um tal de Flamengo/RJ que está crescendo e um tal de Atlético/MG que está assustando.

      Mas não nos custa sonhar.

      Abs.

  6. Caros sangue Verde. No gol do Ceará o lance foi rápido e o bandeira não conseguiu ver o impedimento. Se o gol tivesse saído direto o VAR teria anulado porque iria flagrar o impedimento mas, para o nosso azar, o Weverton defendeu e a bola foi para escanteio. Pelo que eu entendi, o VAR não pode ser acionado para decidir um escanteio, então a jogada seguiu e saiu o gol do Ceará. Foi um sequência de erros mas entendo que não houve má intenção da arbitragem. Importante é que vencemos mas por pouco o Prass não vira o herói dos caras hem.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: tudo o que vc escreveu está correto.

      Não houve má intenção – houve incompetência.

      Abs.

  7. Hoje estou otimista !
    Estou enxergando o copo meio cheio !
    Viva Bruno Henrique e Ramires, jovens revelações do Palmeiras !
    Vou dar uma nota ALTA e REDONDA pro time !
    De zero a dez = 5,387 !
    Abçs.

  8. António Manara

    Márcio, o Wesley foi substituído pelo Luan aos 87 minutos de Jogo por estar cansado na minha opinião. Mesmo assim não lembro termos sofrido pressão do Ceará.

    • Márcio Trevisan

      Manara: cansado ou não, jamais deveria ter saído faltando apenas alguns poucos minutos pois era nossa única opção de contra-ataque.

      Além disso, quando o adversário vê um atacante ser substituído por zagueiro automaticamente se lança ainda mais ao ataque.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>