O “ASA” NOSSO DE CADA ANO

Desde 2002, Palmeiras somava 17 resultados vexatórios. Hoje foi o 18º “ASA” em 18 anos.

Meus amigos.

20/02/2002 – O Palmeiras precisa vencer o ASA/AL por apenas 1 a 0 para se classificar à segunda fase da Copa do Brasil. Ganha, mas de 2 a 1, e pelo critério de maior número de gols fora de casa é eliminado pelo time alagoano.

28/02/2002 – O Palmeiras disputa uma vaga na final da Copa dos Campeões com o Paysandu/PA. Toma de 3 a 1 em Belém/PA e é eliminado.

17/11/2002 – O Palmeiras precisa apenas ganhar do Vitória/BA para escapar do rebaixamento. Leva de 4 a 3 em Salvador/BA e cai para a Série B do Brasileirão.

23/04/2003 – O Palmeiras recebe o Vitória/BA no antigo Palestra Itália pela Copa do Brasil e é goleado por inacreditáveis 7 a 2.

20/05/2004 – O Palmeiras, após empatar no ABC por 3 a 3, joga por qualquer vitória ou por um novo empate, desde que no máximo por 2 a 2, para eliminar o Santo André/SP. O jogo termina 4 a 4 e o Ramalhão leva a vaga na Copa do Brasil dentro do Parque Antártica.

05/05/2010 – O Palmeiras joga por em empate com o Atlético/GO no Serra Dourada para seguir na Copa do Brasil. Mas perde por 1 a 0 e, nos penais, leva outra surra: 5 a 4.

24/11/2010 – O Palmeiras precisa apenas empatar com o Goiás/GO, em casa, para ir à final da Copa Sul-Americana. Mas perde por 2 a 1 e é eliminado no Pacaembu.

05/05/2011 – O Palmeiras é goleado pelo Coritiba/PR por 6 a 0 em jogo válido pelo Brasileirão.

23/10/2012 – O Palmeiras pode até perder, desde que por apenas um gol de diferença, para o Millionarios/COL para seguir na Copa Libertadores. Mas leva de 3 a 0.

04/11/2012 – O Palmeiras empata com o Botafogo/RJ por 2 a 2 e é rebaixado para a Série B do Brasileirão.

27/03/2013 – O Palmeiras é goleado por 6 a 2 pelo Mirassol/SP, em jogo válido pelo Paulistinha.

21/09/2014 – O Palmeiras é goleado por 6 a 0 pelo Goiás/GO, em jogo válido pelo Brasileirão.

07/12/2014 – O Palmeiras precisa apenas da vitória, em casa, sobre o Atlético/PR para permanecer na Série A do Brasileirão. Mas apenas empata (1 a 1) e só não cai graças a uma vitória do Santos/SP.

04/10/2015 – O Palmeiras é goleado por 5 a 1 pela Chapecoense, em jogo válido pelo Brasileirão.

27/03/2016 – O Palmeiras é goleado por 4 a 1 pelo Água Santa/SP, em jogo válido pelo Paulistinha.

09/08/2017 – O Palmeiras precisa vencer o Millionarios/COL por dois gols de diferença para seguir na Libertadores. Ganha, mas apenas por 1 a 0, e perde a vaga nos penais (4 a 5)

27/08/2019 – O Palmeiras precisa apenas do empate com o Grêmio/RS, no Pacaembu, para se classificar à etapa seguinte da Liberta. Mas perde de 2 a 1 e é eliminado.

E, por fim…

27/09/2020 – O Palmeiras, completo, recebe o Flamengo/RJ, que vem à Arena Palestra Itália com apenas dois titulares e sete jogadores (isso mesmo: sete jogadores!!!) da equipe Sub-20 ou com idade para tal. Esperava-se uma vitória sem maiores dificuldades, talvez até mesmo uma goleada, mas o time fica no 1 a 1 e só não é derrotado graças a uma atuação muito boa do nosso goleiro e também à sorte que deu nosso volante na hora do chute.

Sei que o fiz lembrar de coisas ruins, prezado palmeirense, mas sinceramente não poderia escrever outra crônica pós-jogo, já que o resultado deste domingo foi uma dos mais vergonhosos que o Palmeiras já teve desde que me conheço por gente.

É melhor fazer urgentemente o que tem de ser feito – e todo mundo sabe o que é que tem de ser feito – se não quisermos passar por mais vergonhas ainda nesta temporada.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 5
REGULAR

FELIPE MELO – 4,5
RUIM

GUSTAVO GÓMEZ – 5,5
SATISFATÓRIO

VIÑA –4,5
RUIM

PATRICK DE PAULA – 6
BOM

GABRIEL MENINO – 4,5
RUIM

ZÉ RAFAEL – 5,5
SATISFATÓRIO

LUCAS LIMA – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL VERON – 4
MUITO RUIM

LUIZ ADRIANO – 5
REGULAR


WANDERLEY LUXEMBURGO – 4,5
RUIM

WILLIAN BIGODE – 4
MUITO RUIM

RAPHAEL VEIGA – 5,5
SATISFATÓRIO

BRUNO HENRIQUE – 5,5
SATISFATÓRIO

RONY – 5,5
SATISFATÓRIO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

22 Responses to O “ASA” NOSSO DE CADA ANO

  1. valentine Vigar

    estabelecer uma caixinha dos jogadores… cada jogador que der passe pra traz… paga uma multa… 1000 reais… já imaginou..

  2. valentine Vigar

    Jogo tão ruim contra o flamengo.. tive que desligar tv e sair… pra dar uma volta… graças a deus não perdemos… agora contra o time boliviano na quarta…. sugerir ao luxa proibir dar passes para traz…só pra frente… vamos ver que vai dar… garanto que melhora.

    • Márcio Trevisan

      Vigar, salve!

      Poxa, há quanto tempo não te via por aqui! Fico feliz com a sua volta.

      Sua ideia é boa: quem tocar para trás ou mesmo mais de uma vez para os lado paga uma multa. Boa!!!

      Abraços e não suma mais, hein!

  3. Eu nunca imaginei que fosse ver um time do Luxemburgo passar um tempo inteiro sem praticamente chutar no gol. Que triste fim de carreira professor, era melhor ter parado para que lembrássemos apenas dos tempos bons e da famosa frase: “o medo de perder tira a vontade de ganhar”.

    • Márcio Trevisan

      Foi este Luxemburgo, Ed, que eu conheci e aprendi a admirar como treinador.

      Mas está difícil enxergá-lo novamente.

      Abs.

  4. Eu pedi a volta dele, eu comemorei a volta dele, eu apoiei ele até ontem. Chega, não dá mais.

    FORA LUXEMBURGO !!!

  5. Leonardo Madureira

    Bom dia Márcio. Não sou um conhecedor de tática de futebol, mas me preocupou muito ontem a impressão que tinha a cada momento que o cheiro atacava com mais gente e defendia com mais gente. Como é possível? Estavam sempre em superioridade numérica mesmo com time remendado. Algo está muito errado no nosso time…

  6. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Bom dia a todos!!
    Chega a ser revoltante a atuação desses vagabundos. Até o Bigode se contaminou.
    Fica nítido que quando é um jogo com uma carga psicológica a mais, eles vão pipocar.
    E acrescento. Encheram muito a bola dos muleques que na minha opinião não é tudo isso. Muito inconstantes, Muitos erros básicos (domínio, passe, chute, posicionamento) que são inadmissíveis num time profissional.
    Talvez seja a convivência com o Roni.
    Quem viver, verá.

    • Márcio Trevisan

      Zé: quanto aos garotos, excluo apenas Veron.

      Ele foi muito mal, não vem jogando quase nada, mas é muito menino ainda.

      A ele deve se dar mais um tempo.

      Abs.

  7. Bom dia, Márcio.

    Concordo que fomos muito mal, mas o Palmeiras está saindo da condição de herói para vilão.

    O que o Flamengo/RJ fez durante essa semana, não só no campeonato brasileiro, mas também pela Libertadores, foi o mais absoluto desrespeito aos regulamentos e protocolos vigentes. Mostrou soberba e deveria adotar o slogan “só preciso de mim”, pois foi o primeiro a querer a volta do futebol e agora quer que as regras mudem no meio das competições. O Flamengo/RJ é uma instituição arrogante.

    Dito isso, independentemente do resultado da partida de domingo, o Palmeiras seria sempre criticado pela mídia esportiva, não importando o resultado final. Se tivéssemos metido uma goleada, diriam que pegamos um time desfigurado, só com moleques da base e – como pregaram alguns influenciadores de opinião – que fomos uma instituição egoísta. Empatando ou perdendo, sofreríamos as críticas que estamos sofrendo agora.

    Claro que não foi um bom jogo para o Palmeiras, mas o que fizeram o Verdão passar foi um total desrespeito à nossa instituição e não percamos o foco, pois é exatamente isso que a mídia quer. Por que a confirmação do jogo apenas a 10 minutos do início oficial da partida?

    Para aqueles que criticam o trabalho do Luxa, lanço aqui um desafio: que digam o que deve ser feito. Se disserem que é a sua demissão, que digam quem vem para ocupar a sua posição e tornar o Palmeiras melhor. Eu não acredito que isso resolverá o nosso problema.

    Fica aqui uma sugestão, Márcio. Gostaria de ler uma crônica sua com o título “O que precisamos mudar para 2020 decolar”.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: tudo o que vc escreveu é a mais pura expressão da verdade.

      Mas em absolutamente nada justifica enfrentarmos um time com sete jogadores sub-20 e só marcarmos um gol porque a bola desviou.

      Isso é exemplo claro de que os jogadores não estão entendendo o que o técnico está dizendo, e aí há de se tomar uma decisão: ou troca o técnico ou muda quase o elenco todo, como aconteceu no fim de 2014.

      Caso Luxa seja demitido (e isso poderá, sim, acontecer), não sei quem poderia assumir o seu lugar. Mas não vejo no Brasil ninguém que poderia mudar muito o nosso time. Por isso, talvez a solução seja um treinador estrangeiro.

      Por fim, sua sugestão está anotada.

      Abração!

  8. Se o Luxemburgo fosse demitido hoje e contratado pro seu lugar o Sampaoli, a 1ª coisa que o Sampaoli iria fazer é extirpar do elenco os ex jogadores em atividade Felipe Melo, Ramires, Bruno Henrique, etc…
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Jair: não especifico nomes.

      Ontem, por exemplo, FM falhou no gol, mas já foi importantíssimo “n” vezes.

      O que me preocupa é o fato de o Palmeiras não produzir, não atacar. Nem gol a gente perde mais.

      Abs.

  9. Bom dia Marcio e Amigos,

    O time atual do Palmeiras jogando, pode ser melhor explicado olhando para o Rony jogar, é motivo até de vergonha.

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo, sabe qual é o meu medo?

      O Rony ir para o Grêmio/RS e arrebentar. Afinal, por maior que seja o time gaúcho, a pressão lá nem se compara à nossa.

      Abs.

  10. Roberto Alfano

    Bom dia,sabe qual o Problema “Fala-se muito e não joga Nada”.

    Quem deveria se impor era o Palmeiras e não o fez.

    Acredito que não é só o Treinador a culpa e sim tais jogadores que não estão produzindo o quanto ganham!!!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Isso já faz tempo, Alfano.

      Mas é aquele tal negócio: ou Luxa resolve o problema ou teremos de ter uma “limpa” no elenco, como aconteceu no fim de 2014.

      Abs.

  11. Jota Ferreira

    Time mal treinado com jogadores de nível médio para baixo, acho que o Luxemburgo já era.

    • Márcio Trevisan

      Jota: eu gostaria de saber o que se passa com ele.

      Nem no fraco Vasco/RJ do ano passado ele foi tão defensivo.

      Abs.

  12. Paulo Bergo

    Trevisan,

    Muitos jogadores nota 5 que se acham nota 10. A culpa maior ainda é deles e 35% desse Wanderley, porque o Luxemburgo verdadeiro ficou em nos anos 2000.

    • Márcio Trevisan

      Bergo: a cada dia eu reconheço menos o Luxa com quem trabalhei.

      É incrível como o nosso time só joga de lado.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>