TÁ RUIM. MAS TÁ BOM.

Mesmo com a criatividade próxima a zero, Palmeiras obtém ótimo resultado no Paraguai

Meus amigos.

Depois de mais uma partida em que o ataque do Palmeiras não conseguiu nem nos dar raiva (já que para isso é preciso criar e perder chances), mas sim sono, imagino que a opinião de todos vocês é quase unânime: nosso time precisa melhorar muito, mas muito, mesmo, se quiser ir bem mais longe nesta Copa Libertadores da América do que apenas às oitavas de final, etapa à qual já está, se não matematicamente, ao menos moralmente classificado.

E é verdade: se a defesa palmeirense vai muito bem, obrigado, dali em diante a situação fica bem mais complicada. Vez ou outra nosso meio-campo consegue criar alguma coisa de interessante, mas isso tem sido muito raro neste ano. Aliás, do ataque palmeirense confesso que começo a sentir pena: nossos laterais, quando jogamos fora de casa, não apoiam de jeito nenhum; nossos homens de beirada de campo, sejam eles quais forem, ou são muito jovens e por isso cometem muitos erros ou, então, têm sentido demais o peso da camisa; e nossos centroavantes, independentemente de qual deles comece a partida, veem-se sempre em um ostracismo digno de uma prisão soviética na época da Guerra Fria.  

Ocorre, porém, que existe um outro lado desta história. Em se tratando de Liberta, o fato é que o empate sem gols obtido nesta noite em Assunción/PAR foi um resultado pra lá de bom. Explico: enfrentamos o adversário mais forte da chave fora de casa, e não perdemos; mantivemos a liderança isolada do grupo; ficamos a apenas um ponto da garantia da vaga à etapa seguinte do torneio; e nossas duas últimas partidas, ambas em casa, serão diante dos dois times mais fracos. Em outras palavras: somente uma hecatombe impedirá o Verdão de terminar na liderança (minha previsão, aliás, é que chegaremos ao fim desta etapa com 16 pontos) e de ter, assim, a vantagem de decidir na Arena Palestra Itália uma vaga às quartas de final.

Libertadores é um torneio diferente, e para ganhá-la (ou, pelo menos, para se ir o mais longe possível) é preciso jogar com inteligência e adotar a cada partida sua correta estratégia. Hoje, taticamente o Palmeiras fez o que deveria fazer: esperou o Guaraní/PAR tomar as iniciativas, marcou a partir da intermediária, diminuiu os espaços próximos à nossa área e, quando foi possível, tentou algumas jogadas em contra-ataques. Tanto que só correu perigo quando erros individuais foram cometidos (Danilo, Ramires, Wesley,…). Poderia ter ganhado? Claro, se tivesse mais criatividade no meio-campo e mais poder de fogo no ataque. Poderia ter perdido? Sem dúvida, e só não perdeu porque o árbitro não marcou um pênalti para os paraguaios e porque Gustavo Gómez e Weverton estiveram muito bem.

Sintetizando, prezado inetrnauta: a verdade é que nenhum palmeirense está feliz da vida com a equipe, e isso é ruim. Mas também é verdade que os objetivos desta temporada, pelo menos até agora, têm sido alcançados.

E pra você, tá ruim ou tá bom?

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 5
REGULAR

FELIPE MELO – 6
BOM

GUSTAVO GÓMEZ – 6,5
MUITO BOM

VIÑA –5,5
SATISFATÓRIO

DANILO – 5
REGULAR

GABRIEL MENINO – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

LUCAS LIMA – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR

LUIZ ADRIANO – 5
REGULAR

GABRIEL VERON – 5
REGULAR

WANDERLEY LUXEMBURGO – 6
BOM

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR

RAMIRES – 4,5
RUIM

BRUNO HENRIQUE – 5
REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 5
REGULAR

WESLEY – 5,5
SATISFATÓRIO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

14 Responses to TÁ RUIM. MAS TÁ BOM.

  1. BOA NOITE, COPIEI SEU ARTIGO, COLOQUEI SUA FOTO, ATE PROCUREI UMA DAS ANTIGAS, QUANDO ESTAVA NO PALMEIRAS , E COM MAIS CABELO, LEMBRANDO QUE ESTAMPO SUA IMAGEM E O SEU BOM TRABALHO “SENHOR PALMEIRAS´´ , UM ABRAÇO, EM TEMPO , 4,5 PARA O RAMIRES, FOI EXAGERADO, ELE MERECE , 1,5 , UMA APOSENTADO EM CAMPOA !

    • Márcio Trevisan

      Longo: achar uma foto minha com cabelos é quase uma tarefa impossível.

      Abs e obrigado pelo constante apoio.

  2. Olá,
    Está ruim de assistir aos jogos. Futebol é diversão e esse ano não está sendo interessante como divertimento.
    Por outro lado, está bom porque, independentemente de ser um esquenta, ganhou a Copa da Flórida, o Paulistão – depois de 12 anos -, perdeu apenas dois jogos em todo o ano, é o líder do grupo na Liberta – neste momento, apenas o Nacional tem campanha melhor -, e está entre os primeiros no Brasileirão. E tem a questão da invencibilidade nos dois torneios.
    Reclamar do que? Da falta de tesão, da falta de botar medo no adversário, de jogar bonito, de que seja diversão na maioria dos jogos, e acima de tudo, que tem sim capacidade de se dar bem em pelo menos um dos 3 torneios que está disputando.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Marcelo.

      O que mais nos incomoda é o fato de o Palmeiras incomodar pouco os adversários. Não é este o futebol ao qual nos acostumamos.

      Mas em se tratando de Libertadores o estilo de jogo tem de ser este, mesmo. Afinal, se ganharmos todas as partidas em casa e empatarmos todas as que jogarmos fora de casa, seremos campeões, certo?

      Abs.

  3. Concordo em 100 % com o seu comentário e notas (finalmente kkkkkkk).
    Bom resultado. Não vamos esquecer que este time eliminou os MARGINAIS da libertadores deste ano.
    Eu só tive uma TREMEDEIRA no momento que o Luxemburgo deixou o time com Ramires e Bruno Henrique juntos no meio de campo !

    NENHUM PALMEIRENSE MERECE SOFRER UM ATAQUE CARDÍACO COM ESTAS 2 FIGURAS RIDÍCULAS DE EX-JOGADORES DE FUTEBOL EM ATIVIDADE !

    Misericórdia = Ramires e Bruno Henrique (juntos) é DEMAIS !
    Que o Senhor Todo Poderoso, Arquiteto e Criador do Universo tenha piedade de nós !!!!!
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Jair: BH não vem rendendo porque está incomodado com a reserva e, vira e mexe, é escalado fora de sua posição.

      Já Ramires… Bem, não sei o que aconteceu com este cara, que era um excelente jogador e, agora, parece que esqueceu o que sabia.

      Abs.

  4. Muito pessimista o nosso amigo Manara. Que nada companheiro, vamos dar é uma surra nos cheirinhos e depois ainda vamos dizer ‘pena que eles NÃO estavam com os titulares’. Hehehe.

  5. Roberto Alfano

    Bom dia, um bom teste para seguir em frente nesta competição, só depende de nós, óbvio que temos melhorar o entrosamento do ataque.

    Agora é pensar no Brasileirão.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: Brasileirão está difícil.

      Começo a ter mais esperanças nas Copas do Brasil e Libertadores.

      Abs.

  6. Bom dia, Márcio.

    É difícil responder a sua pergunta (tá ruim ou tá bom?), porém, me arrisco a dizer que tá ruim. Explico.

    Só não perdemos o jogo de ontem – e outros que disputamos – porque nossa defesa vai muito bem (se não me engano, média de 0,67 gol por jogo esse ano). É a defesa mais sólida da temporada, fazendo jus ao nosso hino. Porém, nossa linha atacante de raça – como você bem mencionou – é pífia. Então, pela lógica, se nossa defesa falhar as chances do nosso ataque reverter o cenário são mínimas. Logo, do jeito que as coisas estão, um gol sofrido pelo Verdão tende a nos levar a um resultado final adverso.

    A pergunta é: o que Luxa pode fazer de diferente? Para mim, ele tem feito o que pode. Faz as cinco substituições todos os jogos, procura alterar o posicionamento dos atletas no decorrer da partida, escala o time com caras novas, ou seja, está jogando com as cartas que tem na mão. O problema é que nossos digníssimos “jogadores” não correspondem.

    Não acho que seria um jogo para o Verdão passar fácil, como muitos esperavam. O Guaraní/PAR é um time difícil, com um condicionamento físico impressionante e não são bobos. No fim do jogo, achei que o empate foi de lamber os beiços, pois estivemos mais pertos da derrota do que da vitória.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: concordo contigo.

      O time paraguaio não é um timaço, mas é o melhor dos três adversários que já enfrentamos até aqui. E como quase perdemos o jogo, o resultado pode ser considerado bom.

      Quanto à média de gols, informo: sofremos 19 em 32 jogos, o que dá uma média de 0.59 por partida.

      Abs.

  7. António Manara

    Desculpe Márcio, mas bom para Luxemburgo e muito alto. Esse cara se tornou um ridículo treinador covarde. Hoje seria o jogo pra nós classificarmos com uma sonora goleada. Tem um ditado que diz mais ou menos assim” Quem tem medo de perder, não ganha nada”. Desse jeito eu acho melhor o Palmeiras aceitar o cancelamento do jogo contra o cheirinho Domingo, senão levaremos uma goleada do Sub-17 deles em pleno Allianz.

    • Márcio Trevisan

      Manara, salve.

      Não é preciso se desculpar. A nota 6 e a qualificação “bom” para Luxemburgo se devem pelo fato de ele ter escalado a equipe de maneira correta e feito quatro das cinco alterações de forma correta – a única em que errou foi quando mandou Ramires a campo.

      Quanto ao jogo contra o Flamengo/RJ, talvez fosse bom, mesmo, ele ser adiado. Já pensou se a gente pro time reserva/sub-20 dos caras?

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>