DE HERÓI A VILÃO

Bigode marca um gol sem ângulo, mas perde dois indesculpáveis e impede vitória do Palmeiras

Meus amigos.

Uma das coisas que aprendi nos tempos de assessor de Imprensa do Palmeiras é que em um time de futebol jamais devemos apontar um ou mesmo alguns culpados quando um mau resultado advém. E o motivo é simples: em um grupo profissional, todos têm a sua parcela de responsabilidade, tanto nas vitórias quanto nas derrotas. É aquele tal negócio: quando se ganha, ganham todos; quando se perde, perdem todos.

Contudo, confesso que talvez por ter sido, durante anos, torcedor de arquibancada, nunca consegui entender direito esta filosofia. Acatava-a, claro, mas no fundo não concordava muito com ela, não. E continuo não concordando. Tanto que hoje vou dizer com todas as letras: se não ganhamos do Sport do Recife/PE nesta noite foi porque Willian Bigode usou e abusou do direito de perder gols.

“Mas, Trevisan, o cara fez um quase sem ângulo!”. É verdade. Aliás, naquele momento pensei até que ele não conseguiria marcar. Mas marcou, o que prova que tem qualidades (algo que, aliás, todos sabemos, já que com o que fez hoje chegou a 48 gols pelo nosso time, tornando-se o 57º maior artilheiro de toda a nossa história). Só que perdeu a chance de “matar” o jogo aos 4 minutos do segundo tempo, quando recebeu um toque primoroso de Gabriel Veron e, cara a cara com Luan Polli, conseguiu chutar para fora. Seria o 3 a 1 no placar, resultado que nem em sonho o time pernambucano conseguiria reverter. Mas o pior ainda estava por vir: aos 47, ele recebe de Marcos Rocha, encobre com um toque de cabeça o goleiro do Sport/PE e, com o gol aberto à sua frente, chuta pra fora!!! E que se dane se ele tentou cruzar para Veron: atacante que é atacante não perde a chance de empurrar pro fundo das redes quando elas se apresentam livres na sua cara.

É claro que as ausências de cinco titulares – Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez, Patrick de Paula e Luiz Adriano – interferiram no rendimento do Verdão, mas mesmo sem esses caras poderíamos ter vencido o jogo, pois embora a equipe comandada por Jair Ventura tenha feito uma boa partida, fomos superiores o tempo todo. Na verdade, eles só chutaram três vezes ao gol, e conseguiram marcar duas vezes. E se o Palmeiras tivesse ganhado, seria hoje o vice-líder do Brasileirão e estaria apenas um ponto atrás do primeiro colocado, mas com o detalhe de ter jogado uma partida a menos. Ou seja: em termos de aproveitamento, seríamos a melhor equipe deste Brasileirão.

Apesar do resultado adverso (empatar em casa com time pequeno não dá!), gostei da nossa equipe. Jogamos soltos, em busca do gol, conseguimos virar ainda no primeiro tempo e, como disse acima, só não garantimos os três pontos porque um bigodudo resolveu quebrar as nossas pernas. Só que agora, prezado palmeirense, o bicho tende a pegar nas próximas duas partidas pelo Campeonato Brasileiro: Grêmio/RS no Sul e Flamengo/RJ no Palestra. Se vencermos um e empatarmos com o outro, independentemente de quem seja, beleza – a dívida terá sido paga. Mas se não somarmos pelo menos quatro dos próximos seis pontos, a liderança ficará cada vez mais difícil de ser alcançada.

Agora é virar a chave e pensar em Libertadores. Aliás, já os aviso: dificilmente conseguiremos ganhar na Bolívia. Só quem já esteve em La Paz/BOL, caso por exemplo deste jornalista, sabe o inferno que é jogar bem perto das nuvens.

A não ser, claro, que Willian Bigode deixe de ser vilão e volte a ser herói.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO

MAYKE – 6
BOM

LUAN – 4,5
RUIM

VÍTOR HUGO – 6
BOM

VIÑA – 5
REGULAR

RAMIRES – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL MENINO – 4,5
RUIM

ZÉ RAFAEL – 7,5
ÓTIMO


LUCAS LIMA – 6
BOM

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

WESLEY – 5,5
SATISFATÓRIO

WANDERLEY LUXEMBURGO – 6,5
MUITO BOM

DANILO – 5
REGULAR

GABRIEL VERON – 5
REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 5
REGULAR

MARCOS ROCHA – 6
BOM

GABRIEL SILVA – 5
REGULAR


CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

13 Responses to DE HERÓI A VILÃO

  1. JORGE FARANI

    O que esperar de um time que disputa 9 pontos contra times como Goias, Bahia e Sport que estão brigando para fugir do rebaixamento e joga 6 pontos fora?

    • Márcio Trevisan

      Farani, é relativo.

      Por outro lado, o Palmeiras ganhou fora de casa do Atlético/PR e os clássicos contra Santos e “eles”. Além disso, só não ganhou do Bahia/BA em Salvador porque nosso goleiro pisou feio na bola.

      Abs.

  2. roberto alfano

    Boa tarde, agora já são 06 pontos perdidos em casa, bem que você já informou, Trevisan.

    Temos pela frente dois jogos que estão engasgados na minha garganta, Grêmio e Flamengo,espero que o Felipe Melo demonstra toda a sua garra ao Verdão e buscarmos tais pontos.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: FM voltará à equipe justamente na partida de Porto Alegre/RS.

      Ele pode não ser brilhante, mas ainda é muito útil ao nosso time.

      Abs.

  3. Nota do Luxemburgo
    1º) Por ter escalado Ramires = Zero
    2º) Por ter retirado de campo Ramires = 10
    3º) Por ter colocado Bruno Henrique em campo = Zero
    4º) Por ter deixado o time sem meia de expressão no final do jogo = Zero
    5º) Por perdemos 2 pontos em casa pra essa piada chamada Sport = Zero

    10 pontos dividido por 5 quesitos = 2,0 ; pela sua tabela PÉSSIMO 1

    Amçs.

  4. Bom dia Caro Márcio e Amigos,

    Pra mim, esse negócio de poupar jogador caiu por terra no ano passado com a postura do Flamengo, que não poupava ninguém e ganhou quase tudo sem ter jogador machucado.
    E olha que os jogadores de lá corriam o jogo inteiro com pressão alta o tempo todo.
    Não é possível que depois de tanto tempo parado, os jogadores já precisam descansar.
    Futebol no Brasil é assim: 1) Times começam o campeonato e jogador está fora de ritmo e isso vai uns 20 jogos 2) Começa Libertadores e aqueles jogadores que estavam sem ritmo, precisam ser poupados no principal campeonato do País (Brasileirão) pois já estão cansados 3) Times que poupam jogadores (como Palmeiras e a grande maioria) vão mal e perdem pontos preciosos contra times pequenos 4) Na libertadores, jogadores brasileiros, quase sempre tremem para argentinos e os times caem no mata mata 5) Voltam a atenção para o brasileirão e aí não existe mais este negócio de poupar, vai com time titular sempre, mas como jogadores agora sem confiança, outra muleta, e não conseguem recuperar o tempo perdido.
    É triste mas é sempre assim…

  5. Bom dia, Márcio.

    Me permita discordar de você. Acredito que a raça do William e o gol que fez (que por sinal, foi de extrema qualidade) foram determinantes para o Palmeiras não ter perdido o jogo em sua própria casa para o time do Sport. Infelizmente, perder gols também faz parte da profissão de atacante. Quem foi muito mal nessa noite de domingo foi Luxa.

    Jogar em casa contra um time que está na parte de baixo da tabela e entrar com esquema 4-4-2 é inaceitável. Ter um meio campo formado por Ramires (meu Deus, ainda temos que aturar esse cara), Zé Rafael, Lucas Lima e Gabriel Menino e um ataque composto apenas por Bigode e Wesley foi uma surpresa muito negativa para mim. Perdemos a chance de encostar de vez no líder e ainda com um jogo a menos. Confesso que não entendi o que passou pela cabeça do Luxa para adotar esse esquema.

    Li a sua matéria sobre o Luxa no portal Clique ABC (aliás, muito interessante) e acho que reflete um pouco do momento que ele vive. A retranca desse último jogo talvez tenha sido a prova de que o discurso “o medo de perder tira a vontade de ganhar” realmente está se desfazendo com o tempo.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: esteja à vontade para discordar de mim o quanto quiser.

      Mas discordo também do que vc disse: o esquema 4-4-2 vinha dando certo nos últimos jogos, e Luxa apenas no manteve. O fato de entrar com três atacantes não faz o time ser necessariamente mais ofensivo, pois obviamente haverá um meio-campista a menos para fazer com que a bola chegue na frente. Aliás, jogamos com três atacantes inúmeras vezes neste ano e nem sempre deu certo.

      O que concordo contigo é em relação a Ramires. Infelizmente, ele não é nem sombra do craque que foi no passado, e sempre que está em campo é quase como se estivéssemos com um jogador a menos.

      Agradeço sua leitura também no Clique ABC.

      Abs.

  6. António Manara

    Lamentável , mas fomos roubados novamente em nossa Arena. Mais um juizado cara de pau, que mesmo tendo a informação do VAR, no lance do Zé Rafael, disse ter visto falta pra cartão vermelho. Infelizmente a maioria dos nossos técnicos e jogadores não tem caráter. Essas atitudes não acontecem aqui na Inglaterra, com o jogador ficando marcado pela torcida de seu time.

    • Márcio Trevisan

      Manara: o que pegou é que Zé Rafael poderia ter sido expulso quando levou o amarelo.

      Aí, por ser novo, sentiu-se pressionado e não perdeu a chance de agir como agiu.

      Ou seja: tentou consertar um erro cometendo outro erro.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>