PALMEIRAS NÃO DÁ RAIVA. DÁ PENA.

Verdão não joga bem, não cria chances de gol, não vence e não convence. De novo.

“Pai: ver o Palmeiras jogar não me dá raiva – me dá pena”.

A frase acima, meus amigos, foi dita pelo meu filho instantes antes de ser marcado o pênalti para o Internacional/RS na partida desta quarta-feira. No auge dos seus 18 anos e com muito mais títulos comemorados do que eu quando tinha a sua idade, Vinícius não está acostumado a um futebol tão pobre, e talvez por isso tenha me surpreendido pela honestidade e, principalmente, pela coerência ao dizer o que me disse.

De fato, meus amigos, desde 2014 não via nosso time tão sem graça, tão sem sal, tão sem açúcar, tão sem criatividade, tão sem velocidade, tão sem finalização e até mesmo tão sem vontade.

Todos sabem que conheço bem Wanderley Luxemburgo e que foi sob seu comando que estreei em minha passagem pela assessoria de Imprensa do Palmeiras, no já longínquo ano de 2002. Cada preleção dele, prezado palmeirense, era um show à parte. E quando começava o jogo, o adversário fazia exatamente aquilo que ele havia avisado minutos antes. Parecia até que ele tinha combinado com os caras. Cada treinamento dele, caro palestrino, era uma aula de bom futebol.

Mas o Luxa de hoje não é o Luxa que aprendi a admirar como treinador, aliás bem antes de trabalhar ao seu lado. Aquele Luxa jamais começaria uma partida dentro de casa, ainda que diante do líder momentâneo da competição, com apenas um atacante. Nunca aceitaria passivamente que sua equipe não se sobrepusesse diante de um oponente que se deu ao luxo de poupar sete titulares em sua escalação inicial. Em hipótese alguma permitiria que seus jogadores não criassem uma única chance real de gol em todo o primeiro tempo.

Sei que perdemos nosso principal jogador, mas a saída de Dudu não explica e muito menos justifica este show de horrores a que estamos assistindo desde que a bola voltou a rolar. Também sei que, desde a saída de Valdivia, no fim de 2015, por mais que tenhamos contratado não conseguimos encontrar um meia que organize o time em campo. Por fim, igualmente sei que nenhuma equipe está enchendo os olhos de ninguém e que há muitas ainda piores do que a nossa. Mas ao olharmos nosso elenco (que pode não ser fantástico, ok, mas está longe de ser ruim) e o que este elenco não vem fazendo gera, como bem disse o Vininho (é assim que o chamamos), não dá ódio, mas tristeza.

Hoje, meus amigos, não perdemos, mas estivemos muito próximos de perder. Assim como no fim de semana, quando poderíamos ter ganhado, mas não ganhamos do Bahia/BA. Os pontinhos que se perde aqui, somados aos pontinhos que se perde acolá, serão os mesmos pontinhos que, ao final da 38ª rodada, nos farão falta para uma melhor classificação, talvez até para uma vaga na próxima edição da Libertadores (sim, porque se continuar a jogar o que não está jogando, pensar em Palmeiras campeão brasileiro chega a ser ilusório).

Por fim, finalizo esta crônica pós-jogo da mesma forma como a comecei: com uma frase dita por Vinícius (ou, se preferirem, por Vininho):

“Pai, vou dormir. Além de pena este Palmeiras também me dá sono”.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

 

WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO

MAYKE – 5,5
SATISFATÓRIO

LUAN – 4,5
RUIM

GUSTAVO GÓMEZ – 7
ÓTIMO

VIÑA – 3,5
PÉSSIMO

BRUNO HENRIQUE – 4,5
RUIM

PATRICK DE PAULA – 6,5
MUITO BOM

GABRIEL MENINO – 5
REGULAR

LUCAS LIMA – 5
REGULAR

LUIZ ADRIANO – 6,5
MUITO BOM

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

WANDERLEY LUXEMBURGO – 5
REGULAR

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

RONY – 4,5
RONY

DIOGO BARBOSA – 5
REGULAR

RAMIRES – 5,5
SATISFATÓRIO

WESLEY – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

20 Responses to PALMEIRAS NÃO DÁ RAIVA. DÁ PENA.

  1. Antonio Manara

    Segundo ouço as críticas da torcida e da imprensa temos, Bruno Henrique, Ramires, Lucas Lima,Scarpa , Roni e Raphael Veiga. Fácil, coloca esses “dorminhocos” para treinarem em separado do resto do elenco. Tenho certeza que sem esses génios da bola, ficaremos com um time com mais vontade de mostrar futebol.

    • Márcio Trevisan

      Manara: para agir desta forma WL precisaria contar com o irrestrito apoio da diretoria.

      Algo que, neste momento, ele não possui – nem de longe.

      Abs.

  2. Leonardo Madureira

    Bom dia Márcio, que tristeza esse jogo né? Só tomando uma gelada junto para dar conta de assistir. Uma pergunta, por que o Luxa não coloca o Wesley? Será que treina tão mal assim? Todo jogo que o moleque entra ele leva mais perigo que roney e william juntos. E qual a dificuldade de passar a bola pra frente? Parece que o armador do time é o Weverton, dando chutão pra frente. Tá complicado hein

    • Márcio Trevisan

      Léo: também acho que Wesley merece mais chances.

      Talvez não as tenha porque Rony custou muito caro e precisa ser escalado para não se desvalorizar ainda mais.

      Quanto aos chutões do Weverton, também não gosto. Mas enquanto não tivermos um 10 de verdade ficaremos reféns deste tipo de jogada.

      Abs.

  3. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Bom dia a todos!
    Sim, concordo com o Vininho de sentir pena do PALMEIRAS.
    Mas eu sinto mais é ódio destes vagabundos com salários altíssimos e pagos em dia.
    Que futebol medíocre.
    Não chutamos uma mísera bola ao gol.
    É inadmissível.
    E não adianta trocar de técnico (apesar que o pofexô tá pisando na bola).
    E o Roni? Fomos enganados novamente.
    É um jogador incansável.
    Briga o tempo todo pela bola.
    Mas a bola bate nele o tempo todo.
    E quanto ao pênalti marcado, se foi marcado erroneamente (pelas regras) eu não sei, mas como pode um zagueiro de seleção olímpica não saber nem dar chutão…aí não dá (pra não falar outra coisa).
    Resumindo…tá osso.

    • Márcio Trevisan

      Zé: este é exatamente o ponto.

      Diz não a regra, mas a recomendação da FIFA, que quando a bola toca na mão do jogador apenas porque ele mesmo a fez tocar de forma involuntária, não se caracteriza o penal. Mas o lance é interpretativo e, por isso, a gente dançou.

      De qualquer forma, o erro que o Luan cometeu foi ridículo.

      Abs.

  4. roberto alfano

    Bom dia, eu ainda acredito, porem falta destacar alguns jogadores, que não os fez por merecer vestir a camisa do Palmeiras!!!!

    Abraço e desculpe o desabafo.

    • Márcio Trevisan

      Alfano, salve!

      No fundo, a gente sempre acredita. Mas para que possamos pensar em título brasileiro (ou da Libertadores, ou do Copa do Brasil) teremos de melhorar muito.

      Desse jeito, não vai dar.

      Abs.

  5. Fábio P. R.

    Não entendo o Luxa. Coloca jogadores fora de posição, onde não rendem (vide G. Menino), parece que não consegue mais ler o jogo (em alguns momentos o Inter deixava espaços atrás, podia ter aproveitado), e ainda vem com discursinho que jogou melhor.

    Palmeiras só fez aquele gol devido ao desespero de ter tomado um logo antes naquele penalti (por sinal, roubado).

    Quais seriam as opções ao Luxa no mercado?

    • Márcio Trevisan

      Fábio: este é o problema.

      Se Luxa sair, teremos de buscar um nome no exterior. Ultimamente quase sempre tem dado certo.

      Abs.

  6. Bom dia, Márcio.

    Antes de mais nada, o que aconteceu com você nos últimos dois jogos do Verdão? Não teve crônica, não teve desabafo e nem desopilação de fígado. Assim não dá! Onde vamos chorar as nossas mágoas?

    Tudo o que você escreveu é a mais absoluta verdade, porém, confesso que sinto mais raiva do que pena. Raiva de ver tantos perebas vestindo a camisa do Palmeiras. Raiva de ver os mesmos jogadores apáticos com cadeira cativa na escalação do time. Raiva de não ver ação de uma viva alma da instituição Palmeiras.

    O que dizer do pênalti dado ao Inter? Se existe interpretação, cada um fala e faz o que quiser, então, se foi ou se não foi não me interessa. O que me interessa é ver o Palmeiras jogando bola e pelo que noto isto está muito longe de acontecer.

    Luxa está ultrapassado? Talvez, mas me arrisco a dizer que ninguém acerta esse time e por uma razão muito simples: quem está ali não quer jogar. Está na hora de reformular o elenco urgentemente.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Oi, Válter.

      O site ficou fora do ar no último fim de semana por problemas originados pelo provedor (eu avisei a todos pelo Facebook). Mas foi só no último jogo, contra o Bahia/BA, pois após a vitória sobre o Santos/SP o material foi postado normalmente.

      Vc tocou em um ponto importante: parece que tem alguns jogadores que não estão muito a fim de jogar no Palmeiras, só que não dá pra falar em reformulação agora pois não há dinheiro para tanto.

      Abs.

  7. Márcio e amigos, bom dia.

    Análise perfeita, assino embaixo.
    Colocação perfeita do Vininho, a ultima frase dele foi exatamente o que eu disse ontem.

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Rodrigo.

      Meu filho é mais exigente do nós porque não viveu a época da fila. O pior que lhe aconteceu foi a queda para a Série B em 2012, quando ele tinha 10 anos.

      Abs.

  8. JORGE FARANI

    Caro Márcio
    Foi uma pena não ter postado os meus comentários logo após o jogo contra o Bahia, quando tive a oportunidade de dizer que dentro dos últimos 30 dias o Bahia tinha jogado três vezes contra o Ceará e perdeu todas, e o Palmeiras enfrentando esse time medíocre do Bahia não conseguiu vencer.
    O que aconteceu ontem não é novidade para nenhum palmeirense, pois o que estamos vendo é mesmo de sentir pena de um time totalmente descaracterizado.
    Acho que estamos com é mesmo com um monte de “perebas” jogando nesse “meio de campo” e ainda temos que aguentar esse atrapalhado Rony que para variar é mais um monte de dinheiro jogado fora na compra de um jogador que foi pago como se fosse craque.

    • Márcio Trevisan

      Farani: o site ficou fora do ar no último fim de semana por problemas originados pelo provedor.

      Mas se eu tivesse escrito algo sobre o jogo em questão pode ter certeza de que não seria muito positivo.

      Abs.

  9. Jogar boa parte do 2º tempo com Ramires e Bruno Henrique no meio de campo pra enfrentar os garotos juvenis velozes do Internacional e substituir o dito cujo Bruno Henrique aos 51 minutos do 2º tempo ESCANCARA como esta o fim de carreira do ex ótimo técnico Wanderley Luxemburgo.

    • Márcio Trevisan

      Jair: ele ainda é um bom técnico, mas está longe do que foi.

      Neste momento, ele me parece perdido.

      Abs.

      • Fábio P. R.

        Parece ser pura teimosia, típica desses técnicos medalhões. Põe uma coisa na cabeça e não tira. O que custa colocar os jogadores nas posições certas? Coloca os dois meninos no meio, tira o Bruno Henrique, não escala mais o Rony, põe o Wesley na ponta…

        • Márcio Trevisan

          Concordo, Fábio.

          O Luxa que eu conheci já teria agido desta forma.

          Se não o faz agora, é porque sabe que certamente não teria o apoio da diretoria.

          Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>