UM NOVO CÉSAR SAMPAIO?

Patrick de Paula faz palmeirense lembrar um dos melhores volantes da história do clube

Meus amigos.

São diversos os fatores que caracterizam a torcida palmeirense, e um deles é a quase viciante necessidade de encontrar substitutos para os maiores jogadores que o time já teve. Basta aparecer nos juniores um zagueiro com ótima saída de jogo que logo aparecem os que bradam: “Eis o novo Luís Pereira!!!”. Ou, então, qualquer garoto que faça alguns gols a mais nas categorias de base já é logo comparado a César Maluco, a Evair e a que tais. Goleiros, então, até já perdi a conta das vezes que ouvi que em breve teríamos de volta um Oberdan, um Leão, um Marcos. E, claro, na imensa maioria das vezes, nada disso aconteceu.

Contudo, ao que parece terei em breve de me curvar a um novo jogador que, partida a partida, cada vez mais me faz lembrar de César Sampaio. Patrick de Paula tem não apenas o estilo de jogombastante semelhante ao do inesquecível craque, mas também a personalidade – é incrível como não se deixa abater após errar uma jogada e, até agora, não entendi como teve coragem para bater o último pênalti na final do Paulistinha. Além disso, a qualidade técnica (ainda a ser apurada, é fato, mas inquestionavelmente já existente) é outra característica que recorda o volante que marcou época no Verdão em 304 partidas e com a conquista de diversos e importantes títulos.

Hoje, no Morumbi, foi ele o melhor do Palmeiras e de todo o clássico. Antes mesmo de fazer o lindo gol, batendo de primeira e de fora da área, e que garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o Santos/SP, ele já vinha comandando o setor de marcação do nosso meio-campo e, também, era o cara que iniciava a maior parte de nossas jogadas. O garoto oriundo do bairro de Santa Margarida, Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ, por sinal, quase faria outro golaço antes, numa perfeita cobrança de falta que parou no travessão de João Paulo.

Só que o Verdão não ganhou seu primeiro clássico em 2020 apenas devido a “PP”. Hoje, conforme havia prometido após os protestos de alguns torcedores no aeroporto de Curitiba/PR depois da vitória sobre o Atlético/PR, e de milhares de reclamações nas mídias palmeirenses e nas redes sociais, Wanderley Luxemburgo mudou a forma de o time jogar. A equipe mostrou um futebol de encher os olhos? Não, claro que não. Mas, pelo menos, não tivemos as terríveis ligações diretas, não vimos um exagero de passes laterais e o número de conclusões a gol foi infinitamente maior do que nas partidas anteriores. Por sinal, não fosse o jovem – e ao que parece muito bom – goleiro santista, o primeiro tempo teria terminado 3 a 0, e não apenas 1 a 0. Outro jogador que hoje foi bem demais é Luiz Adriano, principalmente quando saiu da área e começou a criar boas jogadas ofensivas com Willian Bigode.

Confesso que não entendi a saída de Bruno Henrique no intervalo. Hoje, ao contrário do que vinha acontecendo, teve liberdade para aparecer no campo de ataque e chutar a gol, e por pouco não marcou os dois dos quais falei no parágrafo acima. Ramires, apesar da infelicidade no gol contra que marcou, não foi mal, mas creio que com “BH” nosso time teria permanecido ainda melhor. Outro detalhe positivo, prezado palmeirense, é que mesmo levando o empate logo aos 2 minutos da etapa final, em nenhum momento a equipe se deixou abater ou permitiu que os santistas dominarem as ações – ao contrário: continuou buscando a vitória que, merecidamente, acabou vindo. E mesmo que não tivesse acontecido, em nada alteraria minha opinião sobre como jogamos neste frio domingo na Capital paulistana.

Por fim, quero salientar a importância desta vitória – não só em termos de pontuação, mas principalmente no que diz respeito à confiança. Nossos quatro próximos jogos certamente serão dificílimos (Bahia/BA, na Boa Terra; Internacional/RS, na Arena Palestra Itália; e Bragantino/SP e Corinthians, ambos fora de casa), e para que somemos o maior número de pontos possíveis nestas partidas será necessário que repitamos a forma como atuamos hoje.

É possível? Claro que sim. Principalmente para uma equipe que pode contar com Patrick de Paula, aquele que nos tem feito lembrar de César Sampaio.   

ANÁLISES INDIVIDUAIS

 

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 6
BOM

LUAN – 6
BOM

GUSTAVO GÓMEZ – 6,5
MUITO BOM

DIOGO BARBOSA – 6
BOM

BRUNO HENRIQUE – 6
BOM

PATRICK DE PAULA – 7,5
ÓTIMO

GABRIEL MENINO – 5
REGULAR

LUCAS LIMA – 6,5
MUITO BOM

LUIZ ADRIANO – 7
ÓTIMO

RONY – 5
REGULAR

WANDERLEY LUXEMBURGO – 6,5
MUITO BOM

WILLIAN BIGODE – 6
BOM

MAYKE – 5
REGULAR

GABRIEL SILVA – 5
REGULAR

RAMIRES – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO SCARPA – 5
REGULAR

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

17 Responses to UM NOVO CÉSAR SAMPAIO?

  1. António Manara

    Eu como a maioria dos torcedores estamos preocupados com a venda dessas jovens promessas. Mas Temos que ver o interesse do jogador e seus empresários,e seu contrato atual. O futebol está sem ter reda a quase 6 meses, os salários sendo pagos. O Palmeiras, como alguns clubes tem um patrocinador que nessa hora ajuda muito, e as despesas com funcionários também continua. Nesse caso nao tem como não negociar as propostas recebidas, se a vontade do adieta e seus empresários for de sair.

    • Márcio Trevisan

      Manara: jogador sempre quer sair, pois isso representa dinheiro entrando em sua conta.

      Cabe à diretoria convencer o cara a permanecer, apresentando o que se chama plano de carreira – que, claro, varia de jogador para jogador.

      Abs.

  2. Boa tarde, Márcio.

    Quando vejo que quem está ajudando o Palmeiras a dar volta por cima é um menino da base eu me pergunto: onde foi que erramos?

    Gastamos mensalmente uma fortuna com jogadores que não tem a metade do comprometimento e dedicação do PP. A única coisa que eu espero é que a diretoria do Verdão – que na minha humilde opinião, é o trabalho mais mole da atualidade – faça alguma coisa para valorizar não só ele, mas todos que subiram da base e estão mostrando muita vontade.

    Aliás, por falar em diretoria de futebol, o que faz o Sr. Anderson Barros? Quando o Alexandre Mattos ocupava essa posição, as coisas eram mais dinâmicas em termos de contratações, empréstimos e desligamentos. Agora, tudo está mais parado do que água de poço.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Válter: são estilos diferentes e momentos diferentes.

      Na época do Mattos, o Palmeiras tinha mais dinheiro em caixa e também mais impetuosidade (aliás, por vezes exagerada).

      Já Barros é mais discreto, não aparece na mídia mas, admito, poderia estar ao menos buscando peças de reposição para o elenco.

      Abs.

  3. Roberto Alfano

    Bom dia ,finalmente jogamos melhor e merecíamos até mais, mais como bem lembrado pelo Trevisan nesta boa crônica, temos jogos muito importantes pela frente.

    Agora é tentar manter a regularidade e buscar encostar na ponta da Tabela.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Alfano.

      E já no sábado teremos um jogo complicado.

      Creio que se empatarmos com o Bahia/BA já estará de bom tamanho.

      Abs.

  4. José Aparecido-Mogi das Cruzes

    Bom dia a todos!!
    Finalmente uma atuação, digamos satisfatória.
    Mas convenhamos, o time das sereias não é lá aquela coisa e os caras tavam mortos, principalmente no segundo tempo.
    Podíamos novamente vencer com mais tranquilidade.
    Na minha opinião, essa melhora teve dedo do pofexô e mudança de postura dos jogadores.
    Até o LL jogou bem (vamos ver se dá sequência)…apesar da ainda falta de raça.
    Oque é preocupante e não é de agora, a reposição de bola do wewerton.
    O gol do santos, ele deu aquele chutão medonho, e na sequência originou a falta.
    É o segundo jogo consecutivo que ele faz essa lambança.
    Mas fiquei com a impressão que vamos melhorar.
    Avante Palestra.

    • Márcio Trevisan

      Zé: a impressão, pelo menos, é que podemos melhorar.

      Isso já é algo bastante positivo.

      Abs.

  5. Boa vitória
    3 pontos ótimos
    Quando é que o Luxemburgo vai escalar definitivamente 2 volantes, sem dúvida nenhuma, Patrick de Paula e Gabriel Menino, 2 meias a escolher entre os badalados e sonolentos que estão no Palmeiras, e 2 atacantes sendo 1 centroavante e um pelas pontas ?
    Ramires e Bruno Henrique, por enquanto BANCO, onde os dois podem dialogar muito bem e contar um pro outro, todas as histórias de quando eles ainda eram jogadores de futebol e não ex-jogadores como são atualmente.
    O FUTURO de Ramires e Bruno Henrique no Palmeiras ?
    Medalhas de honra ao mérito, muito obrigado pelos serviços prestados e BOA VIAGEM !

    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Jair: no caso do BH, concordo com a medalha de honra ao mérito.

      Mas no caso do Ramires ele ainda tem que entregar muito se quiser ser lembrado.

      Abs.

  6. Vou fazer 3 comentários em 1:

    1) Assisti aos dois jogos simultaneamente, esperando ver um jogaço na final europeia e um jogo morno no brasileiro. Pra minha surpresa e uma boa surpresa vi um jogo muito melhor no Morumbi.

    2) Se realmente venderem o Patrick de Paula agora vai ser um crime lesa clube como nunca vi nos últimos tempos. Ou o Palmeiras quer conquistas ou quer dinheiro, tem que se decidir e esse garoto vai dar os dois, não precisa ter pressa. Já deviam ter chamado ele pra fazer um novo contrato com um excelente salário, vale o investimento. Se quiserem, por pelo menos uns 2 anos até a próxima copa dá.

    3) Viu como eles sabem jogar bola ???? Nada como uma pressãozinha da torcida, eles sabem jogar, são sem vergonhas.

    • Obs: quando eu falo eles acabo generalizando, mas excluo dessa crítica o goleiro, a defesa e os garotos novos Patrick e o Gabriel Menino. Eles que eu falo é aquela panelinha do meio campo que ganham muito bem e parecem que tem lombriga as vezes.

    • Márcio Trevisan

      Ed:

      1 – Também achei o jogo do Morumbi mais interessante.

      2 – Se PP for negociado nos próximos meses tem de prender o presidente do Palmeiras. Motivo: burrice.

      3 – Concordo: acho que a pressão no aeroporto de Curitiba/PR ajudou, sim, na mudança de postura da equipe.

      Abs.

  7. Fábio P. R.

    E eis que o Parmera voltou a jogar bola. Deus conserve!

  8. Eita. Ó eu aqui ó, o primeiro a comentar. E feliz da vida com a vitória do Verdão. Se continuar assim teremos boas surpresas ainda esse ano Hem.

    • Márcio Trevisan

      Fernando: menos, meu amigo.

      Para termos boas surpresas ainda neste ano teremos de melhorar bastante.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>