OBRIGADO, SENHORES!

Erros de árbitros de campo e de vídeo garantem primeira vitória do Palmeiras no Brasileirão

Meus amigos.

Sempre que escrevo que o Palmeiras foi favorecido pela arbitragem recebo uma imensa saraivada de críticas. São inúmeros os torcedores que discordam do fato ou, então, que fazem questão de lembrar que inúmeras outras vezes o Verdão foi prejudicado pelo pessoal do apito e da bandeira. Tudo bem, faz parte: torcedor é assim mesmo e eu respeito todas as opiniões, inclusive aquelas que são embasadas apenas na emoção, e não na razão.

Hoje, mais uma vez, isso acontecerá. A vitória sobre o Atlético/PR na Arena da Baixada (aliás excelente, pois serão poucos os adversários que roubarão pontos do Furacão dentro de sua casa) só foi possível graças a um erro duplo do árbitro potiguar Caio Max Augusto Vieira e do seu colega responsável pelo VAR, o carioca Carlos Eduardo Nunes Braga. Ambos não marcaram uma penalidade máxima claríssima de Patrick de Paula em Léo Cittadini já na etapa final que, se marcada e convertida, provavelmente teria invertido o vencedor desta noite.

Sei que iniciar uma crônica pós-jogo depois de um ótimo resultado parece prova cabal de uma cornetagem sem fim. Mas isso se fez necessário porque, se desta forma não agisse, passaria a todos vocês uma imagem deturpada daquilo que o nosso time fez (ou deixou de fazer) na hoje gelada noite na capital paranaense. O Palmeiras, prezado internauta, foi mais do mesmo: sem criatividade, sem profundidade, sem velocidade, sem ofensividade.

Desta vez, é verdade, Wanderley Luxemburgo foi menos infeliz do que nas partidas anteriores. Primeiro acertou em definir Gabriel Menino como meia de marcação pela direita (ou uma espécie de ajudante de Marcos Rocha), impedindo desta forma que o Atlético/PR criasse boas jogadas pelo setor onde, normalmente, se destaca Nikão. Depois, também foi feliz ao deixar a equipe mais leve, fisicamente falando, ao sacar Zé Rafael e Ramires do time titular e, desta forma, optar pelo 4-4-2. A ideia era que Lucas Lima conseguisse ser o cérebro que municiasse tanto Rony quanto Luiz Adriano, mas infelizmente isso não aconteceu: o meia até tentou mas, muito bem marcado, produziu novamente bem menos do que dele se espera.  

Creio que nossa sorte, além do duplo erro da arbitragem, foi ter pela frente um adversário muito pouco inspirado. Se revermos os principais lances do jogo (raríssimos, por sinal), veremos que Weverton não praticou uma única defesa importante durante toda a partida, e o mesmo se deu em relação ao bom Santos – fatores que, por si só, já escancaram o absoluto equilíbrio de ações (ou a quase total falta destas). Além disso, claro, não se pode negar que o gol feito por Raphael Veiga já aos 47 minutos da etapa final após um arremesso lateral e um desvio na zaga foi mais uma prova de que, nesta quarta, a sorte esteve do lado alviverde.

Para finalizar, gostaria de parabenizar a meia dúzia de palmeirenses que recepcionaram o elenco no aeroporto minutos antes do embarque de volta a São Paulo/SP. A criatividade nos protestos pacíficos, pois nenhum jogador foi agredido fisicamente, é elogiável, mas o mais importante foi mostrar aos atletas que, ao contrário do que acontece em alguns clubes, no Palmeiras não basta ganhar – há, também, que se jogar um futebol condizente com a nossa história.

Sei que tem torcida por aí que se contenta com qualquer Paulistinha. Mas definitivamente este não é o nosso caso.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

 

 

WEVERTON – 5
REGULAR

MARCOS ROCHA – 6
BOM

LUAN – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO GÓMEZ – 5
REGULAR

DIOGO BARBOSA – 5,5
SATISFATÓRIO

BRUNO HENRIQUE – 5
REGULAR

PATRICK DE PAULA – 4,5
RUIM

GABRIEL MENINO – 6
BOM

LUCAS LIMA – 5
REGULAR

LUIZ ADRIANO – 4,5
RUIM

RONY – 5
REGULAR

WANDERLEY LUXEMBURGO – 6
BOM

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

ZÉ RAFAEL – 4,5
RUIM

RAPHAEL VEIGA – 6
BOM

RAMIRES – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

GUSTAVO SCARPA – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

14 Responses to OBRIGADO, SENHORES!

  1. Parabéns pelo texto Márcio, é por isso que sempre venho aqui, vc fala o que é, por mais que gostemos, torcemos, queremos que ganhe e seja campeão, a verdade tem que ser dita. Foi muito pênalti. É uma pena não dar pra colocar o vídeo aqui. Ai vão falar que ja fomos prejudicados no passado e blá blá blá. É justamente por isso que temos que ser diferentes. Se ficarmos quietinhos e aceitarmos erros a nosso favor, nos tornamos iguais a maioria dos times. Que futebol horroroso estamos apresentando e o gol foi pura sorte mesmo como há muito não tínhamos. Acorda Luxemburgo, eu não quero que vc saia do Palmeiras mas tá difícil.

    • Márcio Trevisan

      Ed: obrigado.

      Mas vc não tem ideia da quantidade de xingamentos que recebo sempre que critico o Palmeiras ou digo que a arbitragem nos favoreceu.

      Abs.

  2. José Aparecido-Mogi das Cruzes

    Boa noite a todos!
    Excelente crônica.Concordo em tudo que vc falou e mais:
    O GG quase cometeu outro pênalti imbecil.
    Nossa sorte é que o bom (quem diria) Tiago Heleno forçou barra também.
    Estranho os jogadores de meio campo sempre recuando a bola para a defesa e algumas na fogueira. Na minha opinião haviam outras alternativas. Pô, os caras são “profissionais”
    E me permita uma correção.
    O BH não esteve em campo. Acho que nem foi relacionado.
    E ainda acho que tem uns caras aí fazendo corpo mole.
    Só tão esperando propostas ou término do contrato.
    Vão fazer mais ainda após a recepção no aeroporto.

    • Márcio Trevisan

      Zé: obrigado.

      Como vc previu, já tem jogador pedindo pela mamãe.
      A eles, uma frase que meu pai sempre falava: a porta da rua é a serventia da casa.
      Abs.

  3. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio … sinto muito, mas não vejo nenhum esquema tatico no time e isso, somado a falta de raça de alguns, só me fazem ser pessimista nesse começo de campeonato.

  4. Palmeiras prática um esporte que é uma mistura de mma com futebol americano.
    Do mma é um golpe de lutas marciais a cada 26 segundos.
    Do futebol americano São N lançamentos longos por jogo do nosso lançador e pra variar contatos a cada 26 segundos.

    Que beleza!
    Abçs

  5. Roberto Alfano

    Bom dia, sempre digo no Futebol alem de saber jogar tem que estar com a sorte do lado, foi o que ocorreu.

    Em um Campeonato Longo como este, a vitória valeu.

    Agora na próxima rodada é um Clássico, vai ter que mostrar muita bola!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: não só neste clássico, mas em todas as demais partidas deste ano.
      Só teremos pedreiras, amigo.
      Abs.

  6. Paulo Bergo

    Bom dia a todos!

    Trevisan, o que está acontecendo com o “nosso” Pofexô ???? Parece que ele perdeu a mão. As vezes até covarde está sendo. Outra coisa. O futebol dos meninos caiu demais no brasileirão, coincidentemente com a saída do FM.

    Ontem mais um vez poucos lances de gols. Tô começando a concordar que essa falta de conjunto se deve mais ao técnico do que a ruindade de nossos jogadores.

    Abcs.

    • Márcio Trevisan

      Bergo: Luxa ainda é muito bom.
      Mas precisa entender que o Palmeiras, além de ganhar, tem de mostrar alguma coisa de futebol.
      Abs.

  7. António Manara

    Márcio, Realmente o primeiro tempo foi um show de horrores,porém a partir dos 30 minutos do segundo tempo, o Palmeiras começou a mostrar um pouco de progresso no ataque. Assisti o jogo é não vi o Patrick cometer penálti.

    • Márcio Trevisan

      Manara: PP deu um empurrão gigantesco no lado esquerdo da nossa grande área.
      O cara foi parar atrás da linha de fundo.
      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>