PAULISTINHA NÃO GARANTE EMPREGO DE NINGUÉM

 Ou Luxemburgo faz Palmeiras jogar bola ou pode se preparar para levar um pé na bunda

Meus amigos.

Certa vez, ouvi de um palmeirense que a única diferença entre um jornalista esportivo e um torcedor comum é que um tem onde publicar as besteiras que pensa, enquanto o outro as diz nos botequins da vida. Exageros à parte, o tal que me disse o que disse tem lá parte de razão – afinal, não é preciso ser um profissional para perceber que o Palmeiras não está jogando p…. nenhuma. E há muito tempo.

“Mas, Trevisan, só faz uma semana que ganhamos o título estadual!”, podem pensar alguns de vocês. É verdade. Só que todos nós sabemos que tal façanha foi muito mais obra do acaso e da sorte do que na verdade mérito da equipe. O futebol que o Verdão apresenta desde o começo de 2020 é paupérrimo, e nem mesmo a saída de Dudu pode ser usada como pretexto para uma equipe tão lenta, tão sem inspiração e tão previsível quanto a que temos no momento. É inacreditável, mas antes mesmo de o jogo começar todos já sabemos as dificuldades que o time terá, pois elas são as mesmas em todas as partidas.

Empatar em casa com o Goiás/GO já é, por si só, um mau resultado, por razões tão óbvias que nem devo tomar o valioso tempo de cada um de vocês as enumerando. Mas empatar em casa com um Goiás/GO que não pôde contar com 15 – isso mesmo: 15!!! – jogadores foi uma das páginas mais vergonhosas que o Palmeiras escreveu nos últimos anos. E nem mesmo o fato de que o gol adversário nascer de um lance irregular, já que não houve a falta que culminou no gol de Rafael Vaz, serve para amenizar a situação. E sabem por quê? Porque os caras, àquela altura, já dominavam as ações e o empate estava mais do que evidente.

Muitos de vocês vivem dizendo que o elenco do Verdão é supervalorizado, mas eu penso diferente. Creio que ainda temos um dos melhores grupos do País – que conta, sim, com vários jogadores em incrível má fase, como por exemplo Willian Bigode (este cara deve estar com algum problema pessoal, não há outra explicação) –, mas que não consegue entender o que o treinador quer.

Wanderley Luxemburgo precisa responder ao grupo que comanda e a todos nós algumas perguntas. Por exemplo:

1 – Em qual posição joga Gabriel Menino – primeiro volante, segundo volante, meia pela direita?

2 – Por que insistir em Ramires na armação, já que nem mesmo quando ele ainda não era um “ex-jogador em atividade” jamais desempenhou tal função?

3 – Se nenhum meia consegue armar o jogo e ele não gosta de Alanzinho (que ainda não foi testado), por que não vir a público e pedir à diretoria a contratação de um jogador com esta característica?

4 – O que ele espera de Zé Rafael? Quer que seja um segundo volante, um meia que marca o lateral adversário ou um atacante de beirada de campo?

5 – Como ele acredita que Luiz Adriano possa ser o homem-gol deste time se o coitado tem de buscar jogo fora da área a todo momento, já que não tem um fdp que faça a bola chegar a seus pés?

6 – Qual o esquema tático que o Verdão adota – é o 4-3-3, o 4-4-2, o 4-5-1,…?

7 – Como ele espera furar a retranca de um adversário de menor expressão começando uma partida na Arena Palestra Itália com quatro volantes?

Estas são apenas algumas das muitas perguntas às quais, creio, Luxa não tem respostas. E o pior é que nossos jogadores também já perceberam isso. Todos vocês sabem da admiração que sinto pelo nosso treinador, com o qual trabalhei em meus tempos de assessoria de Imprensa (aliás, uma convivência que nem sempre foi muito fácil para mim). Mas a verdade é que ele, se de fato não é o ultrapassado que muitos consideram, também parece já não ser o mesmo genial treinador de outrora.

Voltando, agora, ao tal palmeirense do qual lhes falei no início desta crônica pós-jogo: talvez um torcedor comum não perceba, até porque nem tem tal obrigação, mas um profissional percebe claramente que, após uma atuação como a deste sábado à noite, os problemas estão mais fora de campo do que dentro dele. Em outras palavras: Wanderley Luxemburgo precisa entender que o título de um Paulistinha da vida não garante o emprego de ninguém.

Será que fui claro o bastante ou precisarei fazer um desenho? 

 

ANÁLISES INDIVIDUAIS

 

 

WEVERTON – 5
REGULAR

MARCOS ROCHA – 5
REGULAR

LUAN – 6
BOM

GUSTAVO GÓMEZ – 6
BOM

VIÑA – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL MENINO – 4,5
RUIM

PATRICK DE PAULA – 4
MUITO RUIM

RAMIRES – 5
REGULAR

ZÉ RAFAEL – 4
MUITO RUIM

LUIZ ADRIANO – 4,5
RUIM

WILLIAN BIGODE – 4
MUITO RUIM

WANDERLEY LUXEMBURGO – 4,5
RUIM

RONY – 4,5
RUIM

BRUNO HENRIQUE – 4,5
RUIM

DIOGO BARBOSA – 4,5
RUIM

LUCAS LIMA – 5
REGULAR

WESLEY – 5,5
SATISFATÓRIO


CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

17 Responses to PAULISTINHA NÃO GARANTE EMPREGO DE NINGUÉM

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Acho que o luxa já deu o que tinha que dar, alias muito pouco. Quanto ao PP posso estar sendo injusto, mas o estão valorizando demais. Tem um bom desarme e raça, só isso.

  2. Marcio, não sei se estão a fim de derrubar, mas a rota tem que ser corrigida rápido, não acha? Já foram 4 pontos perdidos que não se pode perder p quem quer ser campeão nos pontos corridos, 2 p Fluminense, nosso freguês, tipo de vitoria fora de casa que te posiciona no bloco da frente, e 2 contra o Goias, com ou sem os 15 jogadores, lição de casa. É a velha história, não se ganha pontos corridos nas primeiras rodadas, mas se perde… Vc concorda que essa rota tem que ser corrigida imediatamente (isso quer dizer p próximo jogo contra o Athletiquinho)? E se concorda, qual a lista de treinadores que poderiam melhorar o Palmeiras? abraços!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maurício.

      Vc está correto no que disse. Estes quatro pontos poderão nos fazer muita falta em fevereiro.

      Em relação à troca no comando, explico: não quero a saída de Luxemburgo, pois o considero um ótimo treinador. Mas, pelo que entendo de futebol (se é que entendo), parece-me que os jogadores não conseguem entender o que ele está pedindo. Ou seja: ele precisar dar um jeito de mudar isso ou, então, acabará perdendo o emprego.

      Se isso acontecer, sinceramente não vejo nenhum nome disponível entre os brasileiros. Teria de ser alguém de fora.

      Abs.

  3. Roberto Alfano

    Boa tarde caro Trevisan, se você está informando um questionário ao Luxa, a ser respondido, que dirá nossa imensa Torcida com o futebolzinho apresentado!!!!

    Desculpe o desabafo, em um Campeonato como este, não pode perder pontos como tal!!!

    Abraço.

  4. Marcio seu comentário é simplesmente PERFEITO, não só por que você entende de futebol, mas também porque você já esteve trabalhando com esses seres chamados jogadores de futebol que julgam que são DEUSES !
    Eu tomo apenas a liberdade de questionar a nota do Ramires.
    Não é possível que este SEPTUAGENÁRIO, ex-jogador de futebol, tenha feito uma partida Regular merecendo nota 5 .
    Mais…, é inaceitável que no intervalo o Luxemburgo não tenha feito no mínimo 2 trocas na equipe do Palmeiras, ou seja, a retirada sumária do Ramires e do William Bigode que eram disparados os piores jogadores em campo entre os 22.
    Se eu fosse o técnico do Palmeiras, eu acertaria com a Diretoria de Futebol, faria uma reunião com o elenco e nessa reunião AFASTARIA imediatamente o Ramires e o Bruno Henrique, com a simples justificativa que no futebol moderno É IMPOSSÍVEL um time vencer partidas de futebol com jogadores como Ramires e Bruno Henrique trotando no meio de campo.
    Ah mais não pode afastar jogadores !
    Pode sim !
    Por muito menos o Guerra foi afastado, e esta a meses treinando separado do elenco.
    Eu quero que alguém venha contestar o que estou falando sobre o Guerra, e prove quando foi que o Guerra teve atuações VERGONHOSAS como as atuais do Ramires e do Bruno Henrique !
    Abcs.

    • Márcio Trevisan

      Jair, salve.

      O problema do Guerra é que ele nunca conseguiu jogar no Palmeiras o que jogava na Colômbia. Por isso, acabou emprestado ao Bahia/BA onde, aliás, também não foi bem.

      De nada adiantaria recolocá-lo no time agora, pois é certo que não renderia de novo.

      Abs.

  5. António Manara

    Esses caras jogam bola, que muito diferente de jogar futebol. Galiote, por favor da um prazo de um mês, pra criarem vergonha na cara, caso contrário empresta eles para times da segunda divisão do Brasileiro.

  6. António Manara

    Notam ouvindo uma entrevista do Jorginho Cantinflas, ouvi dele que a culpa não é do Luxa e sim de quem paga esses exelentes salários. Ele deveria se reunir com o elenco e comissão técnica e cobrar melhores apresentações ou rua. Dar um tempo para o problema ser resolvido-

    • Márcio Trevisan

      Manara: não sei se o problema está nos salários.

      Pagar bem o Palmeiras paga desde 2015, e de lá para cá a equipe faturou quatro títulos.

      Mas que tem alguma coisa estranha, tem. Talvez o grupo não consiga entender o que WL quer.

      Abs.

  7. José Aparecido-Mogi das Cruzes

    Bom dia todos!
    Simplesmente inadimissível o futebol apresentado por esses vagabundos.
    Dá a impressão que os caras fazem de propósito.
    Luxa também além de ultrapassado se tornou um teimoso igual ou pior o Felipão.
    Vou repetir: se faz substituições e baoy muda nada… até piora.
    Se continuar assim, até a vaga pra libertadores está ameaçada.

    • Márcio Trevisan

      Zé: também cheguei a desconfiar de que os caras estão a fim de derrubar o Luxa.

      Vamos ficar atentos.

      Abs.

      • Boa noite Marcio.

        Talvez seja pra derrubar o Luxa, mas pode ser tambem que esses vagabundos com salarios altos e pagos em dia esteja tirando onda com o Palmeiras e a torcida.

  8. Você sabe o quanto admiro o Luxemburgo, mas ele realmente não é mais o mesmo. Isso ficou bem claro logo na sua chegada quando não tendo coragem de tirar o FM do time, arrumou uma posição de zagueiro para o mesmo, como se o Palmeiras não tivesse zagueiros. Nem vou entrar no mérito se o FM deveria ou não ir para o banco, mas a verdade é que ele teve medo de mexer com o Pitbull e levar uma mordida. O Luxa do passado não seria tão covarde assim. E nem vou falar da insistência em Veiga pois já tá ficando repetitivo. A professor, desculpa, mas vc tá pedindo pra levar um pé na bunda.

    Obs: não vai adiantar demitir o Luxemburgo e manter essa meia dúzia de vagabundo que tem no meio de campo do Palmeiras. Pode esquecer, enquanto esses encostos tiverem no Palmeiras pode vir o Guardiolla que não dá jeito.

    • Márcio Trevisan

      Ed: você tem razão.

      Não adianta trocar o treinador se reforços não forem contratados.

      E quero deixar claro que prefiro que Luxa continue, mas se ele não fizer o time jogar bola não terá título que o mantenha no cargo.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>