O PARAÍSO É LOGO ALI. MAS O INFERNO É SEU VIZINHO DO LADO.

Se quiser ser campeão, Palmeiras terá de vencer derby. Nos pênaltis o favoritismo é todo “deles”.

Meus amigos.

A única forma que o Paulistinha tinha para terminar nesta quarta-feira seria se um dos finalistas vencesse por, pelo menos, dois gols de diferença. Neste caso, independentemente de quem fosse o ganhador, este teria uma grande vantagem na partida decisiva. Como o jogo em Itaquera terminou sem gols, tanto Palmeiras quanto Corinthians/SP têm as mesmas chances de levantar a taça na Arena Palestra Itália.

Isso até a página 2. Porque é minha obrigação avisá-los de que se quisermos que a festa seja verde e branca no começo da noite do próximo sábado teremos de ganhar no tempo regulamentar. Um novo empate e a consequente decisão nos pênaltis altera completamente a situação, pois como sabemos nosso rival tem em seu goleiro uma barreira quase intransponível neste tipo de disputa.

Antes, porém, de projetarmos o que o Verdão precisa fazer para garantir seu 23º título estadual vale uma análise do jogo desta noite. E quero começar elogiando bastante o trabalho de Wanderley Luxemburgo, que acertou não só na escalação inicial como também em todas as cinco alterações que promoveu.

Ao optar por Zé Rafael aberto pela esquerda, dobrou a marcação em Fágner e anulou a principal jogada ofensiva alvinegra, já que Marcos Rocha passou a ter um auxiliar nesta função. Além disso, o ex-meia do Bahia/BA também fechou pelo meio quando por lá os corintianos tentaram criar. Ofensivamente, é claro que a saída de Willian Bigode do time titular nos prejudicou, mas quando uma taça é decidida em duas partidas não se pode jogar todas as fichas no primeiro jogo.

Nosso sistema defensivo não viveu uma boa noite. Se Rocha e Luan não comprometeram, o mesmo não se pode dizer de Gustavo Gómez e Viña, que erraram mais do que acertaram e deixaram o Palmeiras, algumas vezes, em situação delicada. Ainda bem que, ao contrário do que acontecera no mais recente derby, Weverton salvou a pele de ambos praticando uma boa e uma excelente defesa.  

A repetição do meio-campo que foi bem diante da Ponte Preta/SP foi outra decisão acertada. O problema é que, desta vez, nenhum dos três reeditou a performance, sendo Gabriel Menino o pior deles. Tanto que foi justamente ali que Luxa mais mexeu, mantendo até o fim apenas um – Patrick de Paula – dos quatro jogadores que formaram o setor.

No que diz respeito ao ataque, mais uma vez Luiz Adriano aceitou passivamente o ostracismo a que foi relegado desde que Dudu deixou o clube. Sua técnica até lhe permitiu uma ou outra boa jogada (como a do final do primeiro tempo, quando tocou para Ramires perder uma grande chance já dentro da área), mas é muito pouco para o cara que tem a responsabilidade de fazer os gols do time. Já Rony… Bem, ele foi o que sempre é: ágil no primeiro tempo e absolutamente ausente na etapa final. Não à toa, em toda a etapa final o único chute que foi ao gol de Cássio se deu em uma cobrança de falta de Bruno Henrique.

Por fim, todas as alterações que nosso treinador promoveu – ele mandou a campo três atacantes, um meia e um segundo volante – visaram colocar o time mais próximo do gol. Ok: nenhuma deu muito certo, mas não podemos acusá-lo de não ter tentado vencer e menos ainda de ter recuado a equipe e jogado apenas para empatar.

Mas eu prometi, aí em cima, que diria o que espero que o Palmeiras faça no próximo sábado. E lhe adianto, internauta palmeirense, que para sermos campeões bastará igualarmos nosso oponente na vontade, no sangue nos olhos. Se isso acontecer, nossa indiscutível superioridade técnica naturalmente se sobreporá e a vitória virá de forma natural. Mas, repito: isso tem de acontecer no tempo regulamentar, pois não acredito que numa eventual disputa por pênaltis tenhamos boas chances de vencer.

Em síntese, é como diz o título desta crônica pós-jogo: estamos a um passo do Paraíso. Ou do Inferno.

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 5
REGULAR

LUAN – 5
REGULAR

GUSTAVO GÓMEZ – 4,5
RUIM

VIÑA – 4,5
RUIM

GABRIEL MENINO – 4,5
RUIM

PATRICK DE PAULA – 5,5
SATISFATÓRIO

RAMIRES – 5
REGULAR

ZÉ RAFAEL – 6
BOM

LUIZ ADRIANO – 5
REGULAR

RONY – 5
REGULAR

WANDERLEY LUXEMBURGO – 7
ÓTIMO

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 5,5
SATISFATÓRIO

 

GUSTAVO SCARPA – 5
REGULAR

 

LUAN – 4,5
RUIM

 

ANGULO – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

14 Responses to O PARAÍSO É LOGO ALI. MAS O INFERNO É SEU VIZINHO DO LADO.

  1. Roberto Alfano

    Boa tarde, agora teremos mais 90 min. decisivos como já bem informou caro Trevisan.

    Temos que jogar com a Alma e o Coração e mais um pouco de estratégia com o Luxemburgo,para levantarmos o Título.

    Força Verdão Acredita.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: apesar de tudo, confesso que estou confiante.

      Não será fácil, mas sinto que seremos campeões.

      Abs.

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Se não contratarmos um camisa “10″, o LA pode se aposentar. Não chega bola para ele fazer o gol e alguns torcedores (amendoins) já o criticam com muita ferocidade.Eu vi uma postura um pouco diferente, vi mais vontade, mas no futebol o que vale é o gol e isso, esta dificil de acontecer contra esse time (eles). Concordo contigo, temos que ganhar no tempo normal, até porque isso nos dara mais motivos para zoar os caras. Tipo: salão de festa é o K … mudou parceiro.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: concordo que Luiz Adriano sente demais o isolamento, mas ele precisa ajudar também neste ponto.

      Não quero comparar, mas o horrendo Deyverson jamais ficava parado esperando a bola chegar.

      Abs.

  3. José Aparecido-Mogi das cruzes

    Bom dia a todos!
    Um ponto positivo na minha opinião foi a pegada do time, principalmente no 2 tempo.
    Mas que futebol horrível.
    Chutes (raros) bisonhos.
    Muito erros de passes.
    Lançamentos então…pífios.
    Se tivéssemos batedores de falta competentes, podíamos estar comemorando mais uma vitória em cima deles e mais perto do título.
    Márcio, vc não acha que a emissora que tem os direitos de transmissão evita repetir e comentar lances que é desfavorável ao time deles. Sempre tive está impressão e ontem também.

    • Márcio Trevisan

      Olha, Zé, a RGT tem inúmeros problemas de caráter, e a cobertura que fez e segue fazendo durante a pandemia é uma inconteste prova disso.

      Mas nunca notei este tipo de situação a que vc se referiu.

      Ficarei mais atento daqui pra frente.

      Abs.

  4. Bom dia, Márcio.

    Frase do Luxa: “Pode questionar a qualidade, mas não a dignidade”.

    Duração do vídeo dos melhores momentos do jogo: 2 minutos.

    Precisa falar mais alguma coisa?

    Foi um show de horrores e para levantar a taça com vitória ou um milagre acontece ou um dos nossos “jogadores” tem um mau súbito à frente da pequena área – um ataque epilético, por exemplo – e empurra a bola para as redes sem querer.

    Não marcar um mísero gol em nenhum clássico disputado esse ano é uma piada.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Vc tem razão, Valter.

      Queira Deus que os gols em clássicos deste ano estejam guardados para este sábado.

      Abs.

  5. Marcio e amigos, bom dia.

    Por ser a final em duas partidas, reconheço a importância da estratégia de não apostar todas as fichas num único jogo, mas não não dá mais para aguentar este futebol pequeno do Palmeiras. Pelo jeito, mais um ano jogando esta bolinha.
    Sonho com o Palmeiras amassando o adversário, principalmente quando jogar com times inferiores, como este que jogamos contra ontem.
    O futebol do Palmeiras há tempos é muito pobre.

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: na verdade, o único time brasileiro que joga um futebol elogiável é o Flamengo/RJ.

      A diferença é que o Palmeiras, pelo elenco e pela grana que tem, deveria jogar bem melhor e nem tomar conhecimento de um adversário tão mais frágil quanto este.

      Abs.

  6. Qualquer resultado sábado abaixo de 2 x 0 mesmo sendo campeões já é algo vergonhoso, que jogo ridículo, que time ridículo, que bizarro é ver esses caras jogarem contra eles. Dá vergonha.

  7. Concordo em 100 % com a sua análise.
    Weverton é fraco pra defender penaltis e o “rerman monstro” dos marginais é espetacular.
    Você acha que Raphael Veiga tem futuro no Palmeiras ?
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Jair: RV já teve inúmeras chances no Palmeiras e nunca disse a que veio.

      Por mim, deveria ser envolvido em alguma troca.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>