ACABOU A BRINCADEIRA: AGORA É CONTRA “ELES”

Palmeiras chega a mais uma final de Paulistinha. E tem a obrigação de ser campeão.

“Eu só espero que, independentemente do que acontecer no próximo fim de semana, o teor do meu próximo texto seja de orgulho não só pelo resultado, mas principalmente pela forma como o tivermos obtido. Neste caso, aí sim, eu ficarei não apenas satisfeito, mas também feliz”.

Meus amigos: foi exatamente com a frase acima que terminei minha mais recente crônica pós-jogo, na última quarta-feira. Na oportunidade, disse que, embora satisfeito, apesar da vitória e da classificação para a semifinal do Campeonato Paulista eu não estava nem um pouco feliz, já que o futebol apresentado pelo time havia deixado muito a desejar. Para minha alegria, desta vez posso lhes garantir que estou como esperava estar.

“Ah, mas o Verdão jogou tão bem assim, Trevisan?”, podem perguntar agora muitos de vocês. Não, claro que não. Ainda tivemos alguns problemas na armação de jogadas, faltou-nos a velocidade necessária para a saída rápida e também aos contra-ataques e nosso poder de finalização segue sendo, no mínimo, discutível. Porém, mesmo diante de tal situação, foi visível o progresso da equipe na noite deste domingo.

Uma das razões para isso tenha sido a presença de Gabriel Menino um pouco mais à frente do que o habitual, como se um meia de armação fosse. Só no primeiro tempo, deixou Rony e Willian Bigode cara a cara com o ótimo Ivan, em lances que poderiam ter resultado em um placar bem mais tranquilo. No que diz respeito à velocidade na saída de bola, Menino se alternou com Patrick de Paula e Ramires nas três funções do setor (marcação, ligação e armação), Menino cumpriu com competência todas elas se tornou foi o melhor da equipe – e de todo o jogo – na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta/SP.

No aspecto ofensivo, também enxerguei progressos. Sobretudo no primeiro tempo, tivemos várias jogadas pelas linhas de fundo – e olha que, mais uma vez, não contamos com o lateral-esquerdo Viña. Mas Rony, ainda que vez ou outra atrapalhado, conseguiu incomodar bastante a marcação da Macaca e foi o principal responsável pelos erros cometidos por Apodi. Na etapa final, é verdade, de novo caiu muito de produção, o que prova que fisicamente ainda está bastante aquém do que dele se espera.

O gol marcado por Patrick de Paula só aconteceu, é verdade, porque desviou na zaga ponte-pretana, mas vale ressaltar que outras duas bolas acertaram o travessão: uma após violenta cabeçada de Gustavo Gómez e outra depois de um excelente chute de fora da área de Gustavo Scarpa. Isso sem que falemos em outras duas excelentes defesas do goleiro adversário. É claro que precisamos melhorar ainda mais, porém em relação aos jogos anteriores a melhora foi visível. Nosso ponto negativo tem sido Luiz Adriano que, sem receber muitas bolas, parece se acomodar mais a cada jogo.

Agora, prezado palmeirense, a final é contra nosso maior rival. Sabe-se lá como conseguiram chegar às finais (jogadores do Bragantino/SP diagnosticados com Covid-19 e liberados apenas poucas horas do jogo, jogador do Mirassol/SP expulso pelo VAR…), mas o fato é que de novo nosso elenco terá a chance de fazer valer sua superioridade técnica, algo indiscutível nos últimos anos mas que, como sabemos, poucas vezes de fato se deu. Só que, agora, o Palmeiras tem a obrigação de ser campeão, pois em nenhuma das outras partidas ou decisões a diferença técnica foi tão grande quanto hoje. Se isso não acontecer, podem ter certeza de que muitas cabeças irão rolar.

É que agora é contra “eles”. E acabou a brincadeira.

 

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 5
REGULAR

FELIPE MELO – 6
BOM

GUSTAVO GÓMEZ – 5
REGULAR

DIOGO BARBOSA – 5
REGULAR

GABRIEL MENINO – 7
ÓTIMO

PATRICK DE PAULA – 6,5
MUITO BOM

RAMIRES – 6
BOM

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR

LUIZ ADRIANO – 4,5
RUIM

RONY – 5,5
SATISFATÓRIO

WANDERLEY LUXEMBURGO – 6
BOM

LUCAS LIMA – 5
REGULAR

GABRIEL MENINO – 5,5
SATISFATÓRIO

 

GUSTAVO SCARPA – 5,5
SATISFATÓRIO

 

LUAN – 5
REGULAR

 

ZÉ RAFAEL – 6
BOM

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

18 Responses to ACABOU A BRINCADEIRA: AGORA É CONTRA “ELES”

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio … acordei feliz hoje e acho que vai ser 2-0 e depois, na nossa arena 1-0. Esse titulo sera nosso. A “pegada” sera diferente do jogo passado.

  2. Fábio P. R.

    É aquela história… se o Palmeiras jogar o que pode ganha fácil daquele timeco. A questão é: vão se borrar de novo?

    Afinal, há uma grande discrepância técnica nesta final e, se colocá-la em prática, mesmo o já esperado assalto que certamente vai acontecer não será suficiente para nos deter. O que realmente me preocupa é essa bundamolice dos últimos anos quando enfrenta o rival.

    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Fábio.

      Mas os jogadores sabem que chega uma hora em que não se pode mais ter medo de um mesmo adversário, principalmente se ele for inferior.

      Até porque, amigo, não queria estar na pele dos jogadores do Palmeiras se eles perdessem (note o tempo verbal) esta decisão.

      Abs.

  3. Bom dia, Márcio.

    Para mim, foi o melhor jogo do Palmeiras nesse retorno. Gostei muito de ver a molecada em campo e jogaram bem melhor que os medalhões Bruno Henrique, Lucas Lima, Zé Rafael, Scarpa e companhia. Espero que permaneçam nos jogos da final e empurrem esses pernas de pau definitivamente para o banco de reservas.

    Concordo plenamente com você em suas citações iniciais e finais. Acabou a brincadeira e não aceito nada menos que o título da competição. Que o fato de termos colaborado com a chegada dos caras na final – uma vez que perdemos para eles na fase de classificação – sirva apenas para sacramentar a supremacia do Verdão, derrotando o principal rival em uma final de campeonato.

    Até porque vou te dizer uma coisa: vai ser difícil encontrar um palmeirense que aceite passivamente perder dois títulos em casa para estes caras. Se isso acontecer, o caos se instala no Palestra este ano.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: não quero nem pensar nisso.

      Se isso acontecesse (note o tempo verbal), viveríamos uma crise semelhante à dos tempos da fila.

      Abs.

  4. Roberto Alfano

    Bom dia caro Trevisan, muito boa sua crônica, mais antes de tudo queria Parabenizar o Palmeiras por mais uma final a ser disputada, valeu Verdão.

    Tenho certeza que o Luxemburgo saberá conversar com a Equipe para tal decisão de 180min.

    Não podemos entrar no jogo “deles”, temos que jogar sério e valer a raça dos meninos até a conquista do Título.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Minha esperança é esta: conheço bem o Luxa e, quando em finais, ele sabe motivar o grupo como ninguém.

      Abs.

  5. Como eu gostaria de saber como é que os porões do sub-solo da federação paulista de futebol …

  6. Bom jogo
    Ótima vitória.
    William Bigode = Péssimo !
    Como eu gostaria de saber com o pé que os porões do Sub -solo da federação paulista de futebol conseguiu manipular os 26 exames que deram positivo no elenco, 7 titulares, vários reservas e comissão técnica do Bragantino, atrapalhando totalmente o time 2 dias antes do jogo com os marginais.

    V E R G O N H A !!!!!!!!!!!!

    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Jair: o pior é a repetição de Raphael Claus.

      O Palmeiras precisa ficar muito, mas muito esperto nesta quarta-feira.

      Abs.

  7. Também fiquei feliz com a postura da equipe, jogaram com a vontade que tanto pedimos, mas é incrível a dificuldade que eles tem pra finalizar. Agora não adianta criticar, é uma final onde eles não tem nada a perder e nós tudo. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: vc foi perfeito.

      Se “eles” perdessem, beleza – ganharam os últimos três.

      Mas se nós perdêssemos (note o tempo verbal), amigo, viveríamos uma crise semelhante à dos tempos da fila.

      Abs.

      • Exatamente Márcio. Se formos campeões eles já terão o discurso pronto de “superação”, “estávamos desacreditados”, “conseguimos uma classificação impossível e chegamos até a final”, “ganhamos os últimos 3″, e até uma tiradinha de sarro da gente “até que enfim ganharam uma”.

        Já pra nós uma derrota será o caos, um drink no inferno, totalmente catastrófico que acho que vai impactar psicologicamente por muito tempo.

        Não podemos perder de forma alguma. Uma final contra eles é tudo que precisamos pra nos reerguer se vencermos e tudo que não precisamos em caso de derrota.

        Um abraço.

        • Fábio P. R.

          Ou seja, vamos ter que não apenas ganhar, mas ganhar BEM, pra evitar essa “tiradinha de sarro”.

  8. Bom dia caros amigos palmeirenses. Ó eu aqui ó, primeirão a comentar. E o meu comentário é: Olha o Trevisan aí de novo economizando nas notas. Aumenta um pouco aí amigão. Rsss

    • Márcio Trevisan

      Tadeu, salve.

      Apenas corrigindo: vc foi o segundão a comentar – rs…

      Quanto às notas, vc conhece bem o meu estilo.

      Abs.

  9. Bom dia Marcio e Amigos,

    Gostei muito do primeiro tempo do Palmeiras, principalmente dos dois meninos. Ocorre que na segunda etapa (talvez ainda pela falta de ritmo) ficamos especulando contra ataques, e isso me incomoda um pouco.
    Quando o time é superior ao outro, na minha humilde opinião, tem que ficar martelando e fazer tantos gols quanto possível, pois assim, evita tomar gol numa bola perdida e entrar em parafuso.

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Rodrigo.

      Vc tem razão. Ocorre, porém, que tanto fisicamente quanto no que diz respeito a ritmo de jogo todas as equipes ainda levarão um tempo para atingirem o ápice.

      Daí a explicação da queda na etapa final.

      Mas foi, sem dúvida, nossa atuação “menos ruim” desde a volta do futebol.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>